SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Intra-family violence: health workers' practice in São Joaquim do Monte, Pernambuco, BrazilDiarrhea in children and sanitation and housing conditions in periurban areas in the city of Guarulhos, SP author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Abstract

ROLIM, Cristina Lúcia Rocha Cubas  and  MARTINS, Monica. O uso de tomografia computadorizada nas internações por Acidente Vascular Cerebral no Sistema Único de Saúde no Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 179-187. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000100016.

O Acidente Vascular Cerebral é um dos principais motivos de internação no Sistema Único de Saúde. O exame de tomografia computadoriza tem sido indicado como o principal método diagnóstico de imagem para a definição do tratamento do Acidente Vascular Cerebral. O objetivo desse artigo é avaliar a utilização de exames de tomografia computadorizada em internações por Acidente Vascular Cerebral com base nas informações do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde. O universo de estudo incluiu as internações de pacientes adultos ocorridas no Brasil e financiadas pelo Sistema Único de Saúde entre abril de 2006 e dezembro de 2007. A análise dos dados foi descritiva para o conjunto de casos de Acidente Vascular Cerebral e para cada subgrupo separadamente. Das 328.087 internações por Acidente Vascular Cerebral, observou-se que em 73,5% o exame não foi realizado. Nas internações que realizaram tomografia computadorizada, 22,3% tiveram acesso a um exame e somente 4,2% a dois exames. Além de subutilizado, o exame de tomografia computadorizada, quando realizado, não trouxe melhora na codificação adequada do subgrupo da doença.

Keywords : Acidente vascular cerebral; Qualidade do cuidado; Tomografia computadorizada; Sistema de Informação Hospitalar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese