SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Factors associated with dyslipidemia in children and adolescents enrolled in public schools of Salvador, BahiaInterobserver reliability of the international classification of primary care at a primary health care unit índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Brasileira de Epidemiologia

versión impresa ISSN 1415-790X

Resumen

CUNHA, Ricardo Vivian da; BASTOS, Gisele Alsina Nader  y  DUCA, Giovâni Firpo Del. Prevalência de depressão e fatores associados em comunidade de baixa renda de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 346-354. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000200012.

OBJETIVO: Estimar a prevalência e os fatores demográficos e socioeconômicos associados à depressão em adultos e idosos em uma comunidade de baixa renda de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. MÉTODOS: Estudo transversal realizado com adultos com >20 anos de idade residentes nos distritos sanitários da Restinga e Extremo Sul, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de julho a dezembro de 2009. A variável dependente do estudo foi a depressão, avaliada pela Escala de Depressão Pós-Natal de Edimburgo. As variáveis independentes foram sexo, idade, situação conjugal atual, escolaridade e nível econômico. Empregou-se teste qui-quadrado de Pearson na análise bruta e regressão de Poisson com variância robusta na análise ajustada. RESULTADOS: Dentre os entrevistados, a prevalência de depressão encontrada foi de 16,1% (IC95%: 14,9%; 17,4%). Após análise ajustada, observou-se que a depressão esteve associada ao sexo feminino (RP = 2,38). Além disso, observou-se tendência de maiores ocorrência de depressão conforme o aumento da faixa etária e diminuição dos níveis de escolaridade e renda. CONCLUSÕES: Os valores de depressão encontrados foram semelhantes a outros estudos populacionais. Atenção específica deve ser destinada a mulheres e indivíduos de baixa escolaridade, que apresentaram maiores ocorrências de depressão.

Palabras llave : Depressão; Estudos transversais; Prevalência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués