SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Interobserver reliability of the international classification of primary care at a primary health care unitSmoking and alcohol consumption among university students: prevalence and associated factors índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Brasileira de Epidemiologia

versión impresa ISSN 1415-790X

Resumen

PITANGA, Francisco José Gondim et al. Fatores sociodemográficos associados aos diferentes domínios da atividade física em adultos de etnia negra. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 363-375. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000200014.

OBJETIVO: Analisar a prevalência e os fatores sociodemográficos associados aos diferentes domínios da atividade física em adultos de etnia negra. MÉTODOS: Estudo transversal com amostra de 2.305 adultos negros de 20 a 96 anos de idade, sendo 902 (39,1%) homens, residentes na cidade de Salvador, BA, Brasil. Foram analisadas as variáveis sociodemográficas sexo, idade, escolaridade, nível socioeconômico (NSE), estado civil, discriminação racial no trabalho/escola (DRTE), em ambientes públicos (DRAPU) e privados (DRAPR) e percepção de policiamento (PPB)/violência no bairro (PVB), além da atividade física total (AFT) e em diferentes domínios: tempo livre (AFTL), trabalho (AFTR), deslocamento (AFDL) e doméstico (AFDM). As associações foram analisadas por meio dos testes qui-quadrado, qui-quadrado de tendência e razão de prevalência (RP). Utilizou-se também regressão logística para estimar a razão de chances (RC) com intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: As proporções de indivíduos ativos foram 39,1% para AFT, 11,2% para AFTL, 9,6% para AFTR, 23,7% para AFDL e 33,7% para AFDM. A AFT associou-se positivamente com escolaridade e inversamente com sexo masculino, idade maior que 60 anos e com não PPB. A AFTL associou-se positivamente com sexo masculino, maior escolaridade e maior NSE. A AFTR associou-se inversamente à idade maior que 60 anos e positivamente com o sexo masculino, maior escolaridade e não PPB. A AFDL associou-se inversamente à idade maior que 60 anos e positivamente ao sexo masculino. A AFDM associou-se inversamente com o sexo masculino, idade maior que 60 anos e não PPB; e positivamente com maior escolaridade e NSE. CONCLUSÕES: Os fatores sociodemográficos, principalmente sexo, idade e escolaridade se mostraram associados aos diferentes domínios da atividade física em adultos de etnia negra.

Palabras llave : Atividade física; Etnia negra; Fatores sociodemográficos; Atividade física no tempo livre; Atividade física no deslocamento; Atividade física no trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués