SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Perfil epidemiológico das mortes maternas ocorridas no Rio Grande do Sul, Brasil: 2004-2007Relações sociais e autopercepção da saúde: projeto envelhecimento e saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Page  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790X

Resumo

LADEIRA, Roberto Marini et al. Epidemiologia dos acidentes provocados por linhas com cerol: estudo de vítimas atendidas em hospital de trauma em Belo Horizonte, Brasil. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 407-414. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000200018.

OBJETIVO: Descrever as características das vítimas de acidentes por linhas com cerol atendidas em hospital de trauma de Belo Horizonte, Brasil. MÉTODOS: Estudo seccional com vítimas de acidentes por linhas com cerol no período de 2005 a 2009. Os dados foram coletados retrospectivamente nos prontuários médicos. Foram utilizadas medidas de tendência central e comparação entre proporções para descrever as características das vítimas. RESULTADOS: Foram identificadas 211 vítimas no período estudado, 94% das quais eram do sexo masculino. Houve concentração do atendimento nos meses de junho e julho (37% e 41,7%, respectivamente). A média de idade foi de 15 anos, não havendo diferença entre os sexos. No conjunto das vítimas, os membros superiores foram o local mais prevalente de lesões, mas entre os motociclistas e ciclistas os principais locais de lesão foram o pescoço e a face. Foram registrados 2 óbitos (0,95%), ambos em motociclistas e causados por lesões das estruturas anatômicas do pescoço. O local de residência das vítimas se concentrou em distritos sanitários de Belo Horizonte (Leste, Nordeste e Centro-Sul). CONCLUSÃO: Apesar da benignidade das lesões identificadas no período estudado, podem ocorrer lesões fatais, principalmente em motociclistas. Medidas educativas e preventivas são necessárias para evitar a ocorrência de lesões potencialmente fatais.

Palavras-chave : Epidemiologia; Linha com cerol; Ferimentos e lesões; Morbidade; Mortalidade; Serviço hospitalar de emergência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português