SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Epidemiology of powdered glass-coated kite line injuries: victims admitted to a trauma hospital in Belo Horizonte, BrazilPrevalence of musculoskeletal disorders in nursing professionals índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Page  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Brasileira de Epidemiologia

versión impresa ISSN 1415-790X

Resumen

NUNES, Ana Paula Nogueira; BARRETO, Sandhi Maria  y  GONCALVES, Luana Giatti. Relações sociais e autopercepção da saúde: projeto envelhecimento e saúde. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 415-428. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000200019.

OBJETIVO: Investigar a associação entre as relações sociais e a autopercepção da saúde em idosos. MÉTODOS: Estudo transversal de amostra representativa de idosos cobertos pelo Programa de Saúde da Família e residentes em uma área de alta vulnerabilidade para a saúde em Belo Horizonte, MG. As informações foram obtidas por meio de entrevista estruturada. Idosos que relataram autopercepção ruim ou muito ruim da saúde foram comparados aos demais e os fatores associados foram determinados por meio de regressão logística múltipla. RESULTADOS: 363 dos 371 idosos elegíveis participaram do estudo. A autopercepção ruim da saúde foi relatada por 17,1% dos idosos e foi positivamente associada com o número de doenças crônicas e o grau de dificuldade para realizar as atividades de vida diária, apresentando um gradiente dose resposta. Idosos com auto-avaliação negativa dos relacionamentos pessoais e que não podiam contar com alguém caso ficassem acamados tiveram mais chance de autoperceber sua saúde como ruim. Trabalhar foi associado negativamente com a autopercepção ruim da saúde. CONCLUSÃO: Os resultados encontrados corroboram a estrutura multidimensional da autopercepção da saúde englobando fatores sociodemográficos, aspectos relacionados à saúde e às relações sociais e reforçam o papel dessas últimas sobre a saúde.

Palabras llave : Saúde do idoso; Idoso; Autopercepção; Relação social; Suporte social; Envelhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués