SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Epidemiologia dos acidentes provocados por linhas com cerol: estudo de vítimas atendidas em hospital de trauma em Belo Horizonte, BrasilPrevalência de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em profissionais de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Page  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790X

Resumo

NUNES, Ana Paula Nogueira; BARRETO, Sandhi Maria  e  GONCALVES, Luana Giatti. Relações sociais e autopercepção da saúde: projeto envelhecimento e saúde. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 415-428. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000200019.

OBJETIVO: Investigar a associação entre as relações sociais e a autopercepção da saúde em idosos. MÉTODOS: Estudo transversal de amostra representativa de idosos cobertos pelo Programa de Saúde da Família e residentes em uma área de alta vulnerabilidade para a saúde em Belo Horizonte, MG. As informações foram obtidas por meio de entrevista estruturada. Idosos que relataram autopercepção ruim ou muito ruim da saúde foram comparados aos demais e os fatores associados foram determinados por meio de regressão logística múltipla. RESULTADOS: 363 dos 371 idosos elegíveis participaram do estudo. A autopercepção ruim da saúde foi relatada por 17,1% dos idosos e foi positivamente associada com o número de doenças crônicas e o grau de dificuldade para realizar as atividades de vida diária, apresentando um gradiente dose resposta. Idosos com auto-avaliação negativa dos relacionamentos pessoais e que não podiam contar com alguém caso ficassem acamados tiveram mais chance de autoperceber sua saúde como ruim. Trabalhar foi associado negativamente com a autopercepção ruim da saúde. CONCLUSÃO: Os resultados encontrados corroboram a estrutura multidimensional da autopercepção da saúde englobando fatores sociodemográficos, aspectos relacionados à saúde e às relações sociais e reforçam o papel dessas últimas sobre a saúde.

Palavras-chave : Saúde do idoso; Idoso; Autopercepção; Relação social; Suporte social; Envelhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português