SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Vigilância de eventos adversos a medicamentos em hospitais: aplicação e desempenho de rastreadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Page  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790X

Resumo

VIELLAS, Elaine Fernandes; GAMA, Silvana Granado Nogueira da; THEME FILHA, Mariza Miranda  e  LEAL, Maria do Carmo. Gravidez recorrente na adolescência e os desfechos negativos no recém-nascido: um estudo no Município do Rio de Janeiro. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2012, vol.15, n.3, pp. 443-454. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000300001.

O objetivo do estudo foi estimar a magnitude da gravidez recorrente na adolescência verificar os fatores associados ao fenônemo e os principais resultados perinatais. Foram selecionadas 1.986 puérperas adolescentes no pós-parto em maternidades do Município do Rio de Janeiro. A análise estatística consistiu em utilizar testes qui-quadrado (χ2) para testar hipóteses de homogeneidade de proporções. Foram estimadas as associações entre as variáveis pela razão dos produtos cruzados - Odds Ratio (OR) e respectivos intervalos de confiança, utilizando-se procedimentos de regressão logística. Verificou-se que 31,4% já haviam experimentado a maternidade anteriormente e os principais fatores associados foram: idade materna entre 16 e 19 anos e paterna superior a 19 anos, a idade de menarca anterior aos 12 anos, a cor da pele da puérpera preta ou parda, a escolaridade inferior à 5ª série do ensino fundamental e a presença do companheiro durante a gestação. O óbito perinatal foi significativamente maior entre grupo de adolescentes com gestações sucessivas. Os resultados obtidos revelam que as adolescentes com gravidez recorrente apresentam piores condições sociodemográficas do que aquelas na primeira gravidez. Os achados indicam a importância das políticas sociais para as mulheres com gravidez recorrente na adolescência.

Palavras-chave : Gravidez na Adolescência; Multigestação; Óbito Perinatal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português