SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Orfandade por aids ou por homicídio apresenta efeitos sobre o estado nutricional das crianças?Características clínico-laboratoriais no retratamento por recidiva em hanseníase índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Page  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790X

Resumo

PINHO, Paloma de Sousa  e  ARAUJO, Tânia Maria de. Associação entre sobrecarga doméstica e transtornos mentais comuns em mulheres. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2012, vol.15, n.3, pp. 560-572. ISSN 1415-790X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2012000300010.

INTRODUÇÃO: Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) acometem mais frequentemente as mulheres. A baixa gratificação e a falta de visibilidade na realização do trabalho doméstico constituem quadro determinante para esse adoecimento psíquico. OBJETIVOS: Avaliar a associação entre sobrecarga doméstica e a ocorrência de transtornos mentais comuns em mulheres da zona urbana do município de Feira de Santana - BA. METODOLOGIA: Estudo epidemiológico de corte transversal incluindo 2.057 mulheres com 15 anos ou mais de idade, selecionadas através de amostragem aleatória por conglomerado. O indicador de sobrecarga doméstica foi criado a partir das atividades domésticas: lavar, passar, limpar e cozinhar, ponderadas pelo número de moradores do domicílio. Os transtornos mentais comuns foram avaliados através do SRQ-20. RESULTADOS: Mulheres com alta sobrecarga doméstica apresentaram prevalência de TMC mais elevada do que as mulheres com baixa sobrecarga: 45,6% contra 36,2%. A análise de regressão logística múltipla confirmou associação entre sobrecarga doméstica e TMC (RP: 1,23; IC95%: 1,05 - 1,44), ajustada pelas variáveis renda, escolaridade e atividades de lazer. CONCLUSÃO: Os achados sustentam a hipótese de que o trabalho doméstico, em elevada sobrecarga, está associado a transtornos mentais.

Palavras-chave : Trabalho doméstico; Sobrecarga doméstica; Mulher; Transtorno mental comum; Saúde mental; SRQ-20.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês