Fatores que interferem na sexualidade de idosos: uma revisão integrativa

Factors that influence the sexuality of the elderly: an integrative review

Danielle Lopes de Alencar Ana Paula de Oliveira Marques Márcia Carréra Campos Leal Júlia de Cássia Miguel Vieira Sobre os autores

Resumos

O objetivo deste artigo é analisar as evidências científicas que abordam os fatores que interferem na sexualidade de idosos. A busca ocorreu em pares, de forma on-line, sendo incluídos artigos originais que estivessem na língua portuguesa, inglesa ou espanhola e respondessem ao objetivo do estudo e com publicação no período de 2006 a outubro de 2011. Teve por Base de dados: Medline, Lilacs, CIDSAÚDE e BDENF, sendo utilizados como descritores: sexualidade e idoso/ sexuality and aged/ sexualidad y anciano. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à qualidade metodológica por meio de dois instrumentos: CASP e a Classificação Hierárquica das evidências. Após análise, 15 artigos foram incluídos na revisão, os quais discutem a cultura da assexualidade do idoso, prevalecendo a vivência da sexualidade apenas aos mais jovens. A ausência do parceiro devido à viuvez, valorização do padrão da beleza jovem, ocorrência de doenças, uso de medicamentos e mudanças na fisiologia sexual foram identificadas como fatores importantes que influenciam na sexualidade dos mais velhos. Conclui-se que fatores sociais, culturais, mudanças na fisiologia corporal e a ocorrência de doenças interferem na sexualidade dos idosos, fazendo-se necessária atuação do profissional de enfermagem na desmistificação de mitos e para promover orientações.

Sexualidade; Idoso; Enfermagem


The scope of this article is to analyze the scientific evidence addressing the factors that influence the sexuality of the elderly. It involved an online search carried out in pairs, including original articles published between 2006 and October 2011 in Portuguese, English or Spanish, which fulfilled the requirements of the study. The MEDLINE, LILACS, CidSaúde and BDENF databases were used with the key words: sexualidade e idoso / sexuality and elderly / sexualidad y anciano. The articles selected were assessed for methodological quality using two instruments, namely CASP and the Hierarchical Classification of Evidence. After analysis, 15 articles were included in the review, which discuss the culture of asexuality of the elderly, whereby the experience of sexuality only prevails among younger people. The absence of the partner due to widowhood, attributing value to beauty standards of the young, the occurrence of disease, use of medication, and changes in sexual physiology were identified as important factors that influence the sexuality of the elderly. The conclusion drawn is that social and cultural factors, changes in body physiology, and the occurrence of disease interfere with the sexuality of the elderly, making it necessary for nursing professionals to be proactive in debunking myths and providing orientation.

Sexuality; Elderly individuals; Nursing


Introdução

O envelhecimento no Brasil se destaca por um processo de reestruturação demográfica da qual cada vez mais cresce quantitativamente com perspectivas de que em 2020 tenhamos um número maior de dependentes financeiramente sobrepondo a população economicamente ativa11. Veras RP. Experiências e tendências internacionais de modelos de cuidado para com o idoso. Cien Saude Colet 2012; 17(1):231-238., implicando a necessidade de novas discussões para se buscar estratégias que englobem a amplitude do termo saúde da pessoa idosa, reconhecendo-o em sua totalidade, dentre elas sua sexualidade. A velhice, enquanto etapa da vida, na concepção de muitos, ainda, é marcada como sinônimo de incapacidades, seja de ordem física ou mental, tornando os idosos improdutivos no campo econômico e social22. Almeida LA, Patriota LM. Sexualidade na terceira idade: um estudo com idosas usuárias do Programa Saúde da Família do bairro das cidades-Campina Grande. Qualitas 2009; 8(1):1-20.. A abordagem no processo de envelhecimento engloba vários aspectos, na perspectiva do desenvolvimento humano, com enfoque biológico e psicológico, nas questões socioeconômicas e na abordagem cultural, que realça os estereótipos e as percepções dos mesmos e dos outros ao seu respeito22. Almeida LA, Patriota LM. Sexualidade na terceira idade: um estudo com idosas usuárias do Programa Saúde da Família do bairro das cidades-Campina Grande. Qualitas 2009; 8(1):1-20.. A sexualidade quando relacionada ao envelhecimento traduz mitos e tabus, resultando na concepção de que idosos são pessoas assexuadas33. Coelho DNP, Danter DV, Santana RF, Santo FHE. Percepção de mulheres idosas sobre sexualidade: implicações de gênero e no cuidado de enfermagem. Rev Rene 2010; 11(4):163-173.. A sexualidade do idoso deve ser compreendida partindo do princípio de que ela se compõe da totalidade deste indivíduo, devendo ser considerado o seu sentido holístico. Sendo, portanto, não somente fator biológico, como também biopsicossociocultural44. Lyra DGP, Jesus MCP. Compreendendo a vivência da sexualidade do idoso. Nursing 2007; 9(104):23-40.. Face ao aumento contínuo da população idosa e da necessidade de cuidados que visualizem a promoção da sua qualidade de vida, são necessários estudos na área do envelhecimento, que abordem não apenas o aparecimento das doenças, como também temáticas que considerem o idoso em toda sua identidade humana, incluindo a sua sexualidade. A investigação sobre os fatores que interferem na vivência da sexualidade dos idosos, sem estigmas e repreensões, comuns nessa faixa etária, deve ser estimulada no campo científico e nos espaços sociais, tendo por atores do processo educativo os profissionais de saúde, dentre estes o enfermeiro. Portanto, o estudo objetivou analisar as evidências científicas dos últimos seis anos que retratam os fatores que interferem na sexualidade dos idosos.

Materiais e métodos

Trata-se de uma revisão integrativa, cuja finalidade foi reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre um delimitado tema ou questão, de maneira sistemática e ordenada, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento acerca do tema investigado55. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enferm 2008; (4):758-764.. Esse método científico constitui a Prática Baseada em Evidência (PBE), a qual permite a utilização de resultados para prática clínica. A Enfermagem baseada em evidências é caracterizada pela tomada de decisões do profissional ocasionada pela aplicabilidade de informações válidas, testadas e baseadas em pesquisas66. Cullum N, Ciliska D, Haynes RB, Marks S. Enfermagem Baseada em evidências. Porto Alegre: Artmed; 2010..

Uma das finalidades da PBE é encorajar a utilização de resultados experimentados e avaliados em pesquisas na assistência prestada à saúde em seus níveis de atuação, reforçando a importância da pesquisa para prática profissional66. Cullum N, Ciliska D, Haynes RB, Marks S. Enfermagem Baseada em evidências. Porto Alegre: Artmed; 2010.. Para elaboração da presente revisão, foram utilizadas as seguintes etapas: formulação da questão de pesquisa; seleção dos artigos e estabelecimento dos critérios de inclusão; obtenção dos artigos que constituíram a amostra; avaliação dos artigos; interpretação dos resultados e apresentação da revisão integrativa77. Beya S, Nicoll LH. Writing an integrative review. AORN J 1998; 67(4):877-880.. Para a primeira etapa elaborou-se a seguinte questão norteadora: quais são as evidências científicas publicadas nos últimos seis anos que abordam os fatores que interferem na sexualidade dos idosos? A segunda etapa constituiu-se na busca dos artigos, esta ocorreu em pares, em outubro de 2011, de forma on-line, utilizando os descritores em Ciências da Saúde (DeCS): sexualidade e idoso/ sexuality and aged/ sexualidad y anciano.

As bases de dados eletrônicas empregadas para seleção dos artigos foram: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Literatura Latino Americano em Ciências da Saúde (Lilacs), Cidades Saudáveis (CIDSAÚDE) e Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). Os artigos selecionados obedeceram aos critérios de inclusão: ser artigo original; ter sido publicado entre os anos de 2006 até o mês de outubro de 2011; responder à questão norteadora; e estar nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola. Foram excluídos os trabalhos que envolviam idosos e adultos na publicação e estudos que consideravam indivíduos com idade inferior a 60 anos, por definição no Brasil o idoso deve ter idade igual ou superior a 60 anos. A terceira etapa teve como objetivo a avaliação da qualidade metodológica dos estudos posteriormente à seleção dos artigos, os mesmos foram submetidos a dois instrumentos, por dois autores da presente revisão integrativa, de forma separada: o primeiro instrumento foi adaptado do Critical Appraisal Skills Programme - CASP, esse instrumento possui 10 itens que são pontuados, incluindo: 1) objetivo; 2) adequação do método; 3) apresentação dos procedimentos teórico-metodológicos; 4) critérios de seleção da amostra, 5) detalhamento da amostra; 6) relação entre pesquisadores e pesquisados; 7) respeito aos aspectos éticos; 8) rigor na análise dos dados; 9) propriedade para discutir os resultados e 10) contribuições e limitações da pesquisa. Ao final do instrumento, o estudo foi classificado em nível A (6 a 10 pontos), significando possuir boa qualidade metodológica e viés reduzido; ou nível B (até 5 pontos), indicando qualidade metodológica satisfatória, porém com tendência a viés. No presente estudo optou-se pela utilização dos artigos classificados no nível A.

O segundo instrumento foi o critério de Classificação Hierárquica das Evidências para Avaliação dos Estudos88. Stillwell S, Melnyk BM, Fineout-Overholt E, Williamson K. Evidence-based practice: step by step. Am J Nurs 2010; 110(5):41-47., sendo considerados os estudos nos seguintes níveis: (1) revisão sistemática ou metanálise; (2) ensaios clínicos randomizados; (3) ensaio clínico sem randomização; (4) estudos de coorte e de caso-controle; (5) revisão sistemática de estudos descritivos e qualitativos e (6) único estudo descritivo ou qualitativo. Após aplicação dos instrumentos, foi realizada leitura breve dos títulos e resumos para posterior seleção dos artigos que atendessem aos critérios de inclusão adotados. Na quarta etapa, os artigos foram lidos crítica e exaustivamente, sendo separados em três eixos temáticos que convergiam pela similaridade dos seus resultados, são eles: aspectos socioculturais, mudança fisiológica e condição de saúde.

Resultados

Realizada a busca, conforme os critérios estabelecidos, a amostra foi representada por 16 artigos, a seleção e exclusão de acordo com cada base de dados estão representados na Tabela 1. Após aplicação do instrumento da CASP, um artigo foi excluído por estar evidenciado no nível B, sendo a amostra reduzida para 15 artigos. Na Medline, foram publicados 692 artigos, destes, 65 estavam entre os anos de publicação de 2006 a 2011. Foram excluídos 61, sendo a amostra representada por quatro artigos, todos na língua inglesa. Na Lilacs, 135 artigos foram publicados, contudo apenas 28 estavam no ano delimitado, posteriormente, 20 estudos foram excluídos e nove permaneceram na amostra, destes, cinco na língua portuguesa e quatro na língua espanhola, dois destes artigos também foram encontrados na BDENF, reduzindo a amostra para sete. Na base de dados BDENF, foram encontradas cinco referências, mas apenas três artigos respeitavam aos critérios de inclusão, apenas dois sendo avaliados, todos pertencem à língua portuguesa. Na CIDSAÚDE, dois artigos foram encontrados e somente um foi incluído na amostra, o qual pertence à língua espanhola.

Tabela 1
Relação dos artigos selecionados conforme Base de dados. Recife, 2012.

O Quadro 1 detalha os artigos, conforme título/periódico/autoria/objetivo/resultados/ano de publicação. Dos estudos da presente revisão, oito artigos utilizaram o desenho metodológico quantitativo e sete a pesquisa qualitativa. Quanto à autoria, oito foram realizados por enfermeiros, seis por médicos e um por uma fisioterapeuta. Apenas um artigo trouxe a discussão da educação em saúde como mediadora no processo da sexualidade dos idosos, entretanto todos relatam a importância da atuação profissional no aconselhamento ou na visão do profissional na temática da sexualidade ao tratarem pacientes idosos, seja na atenção básica ou hospitalar. Quanto ao nível de evidência, cinco artigos se encontram no nível 6, tendo apenas um, no nível 3. Na coleta de dados, utilizaram o método da entrevista semiestruturada, grupo focal, observação participante, questionário Quociente Sexual - versão feminina, questionário de satisfação sexual (GRISS), inventário de saúde sexual masculino, índice de cinco itens internacionais de disfunção erétil (IIEF-5). Para organização dos dados, encontrou-se a utilização da análise estatística descritiva, Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), análise temática, análise do discurso.

Quadro 1
Identificação dos artigos, conforme título, autor (es), objetivo(s), metodologia, principais resultados, ano de publicação. Recife, 2012.

Discussão

Aspectos Socioculturais

A influência da cultura sobre a assexualidade dos idosos encontra-se discutida em alguns artigos99. Linhares FMP, Pottes AF, Araújo EC, Menezes EP, Siqueira KA. Percepção de idosos sobre o exercício da sexualidade atendidos no Núcleo de Atenção ao idoso em Recife, Brasil. Rev. enferm. herediana. 2008; 1(2):93-103.

10. Grandim CVC, Sousa AMM, Lobo JM. A prática sexual e o envelhecimento. Cogitare enferm 2007; 12(2):204-213.
-1111. Lenardt MH, Seima MD, Willig MH, Araújo CR, Hammerschmidt KA. Concepção de ser idoso pelos Cavalheiros da Boca Maldita: estudo qualitativo descritivo. Online braz. J. nurs.[serial on the internet] 2009 [cited 2013 dez 12];8(3):[about 7p]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2460/539.
http://www.objnursing.uff.br/index.php/n...
, preconceitos e tabus estão presentes quando os sujeitos pertencem à faixa etária dos 60 anos99. Linhares FMP, Pottes AF, Araújo EC, Menezes EP, Siqueira KA. Percepção de idosos sobre o exercício da sexualidade atendidos no Núcleo de Atenção ao idoso em Recife, Brasil. Rev. enferm. herediana. 2008; 1(2):93-103.,1111. Lenardt MH, Seima MD, Willig MH, Araújo CR, Hammerschmidt KA. Concepção de ser idoso pelos Cavalheiros da Boca Maldita: estudo qualitativo descritivo. Online braz. J. nurs.[serial on the internet] 2009 [cited 2013 dez 12];8(3):[about 7p]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2460/539.
http://www.objnursing.uff.br/index.php/n...
. A percepção que a sociedade tem acerca da prática sexual na terceira idade ainda transcorre nos moldes de que a pessoa quando alcança a fase da velhice deixa de ser sexual, adotando a assexualidade. O significado da sexualidade se reduz, em sua maioria, ao órgão genital e ao coito, reduzindo-o para a atividade sexual. Nessa fase da vida, a ausência do companheiro fixo delimita para alguns idosos como o fim das práticas sexuais44. Lyra DGP, Jesus MCP. Compreendendo a vivência da sexualidade do idoso. Nursing 2007; 9(104):23-40.,99. Linhares FMP, Pottes AF, Araújo EC, Menezes EP, Siqueira KA. Percepção de idosos sobre o exercício da sexualidade atendidos no Núcleo de Atenção ao idoso em Recife, Brasil. Rev. enferm. herediana. 2008; 1(2):93-103.,1111. Lenardt MH, Seima MD, Willig MH, Araújo CR, Hammerschmidt KA. Concepção de ser idoso pelos Cavalheiros da Boca Maldita: estudo qualitativo descritivo. Online braz. J. nurs.[serial on the internet] 2009 [cited 2013 dez 12];8(3):[about 7p]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2460/539.
http://www.objnursing.uff.br/index.php/n...
. A sexualidade não é expressa somente pelo ato sexual1010. Grandim CVC, Sousa AMM, Lobo JM. A prática sexual e o envelhecimento. Cogitare enferm 2007; 12(2):204-213. e o sexo nem sempre significa penetração, é preciso separar a genitalidade da sexualidade33. Coelho DNP, Danter DV, Santana RF, Santo FHE. Percepção de mulheres idosas sobre sexualidade: implicações de gênero e no cuidado de enfermagem. Rev Rene 2010; 11(4):163-173.. À medida que o corpo não responde mais ao desejo, as adaptações sexuais se tornam necessárias e ajudam na expressão da sexualidade em idosos1010. Grandim CVC, Sousa AMM, Lobo JM. A prática sexual e o envelhecimento. Cogitare enferm 2007; 12(2):204-213.. Ao considerar a sexualidade em sua denominação, deve-se compreender e esclarecer aos idosos que mesmo na ausência de parceiro, a busca pelo prazer pode ser obtida por outras formas e que sua identidade sexual não se estabelece pela presença do outro. Os fatores que podem interferir na expressão da sexualidade ou no ato sexual transcorrem pelos aspectos individuais, fisiológicos e sociais, e apesar das limitações que podem ocorrer na velhice, a satisfação sexual ainda pode permanecer1212. Hernández FM, Cano MNG, Muñoz Gonzaléz F, Calvo IM, Torres EC, Ferrer FEM. Sexualidad en las mujeres mayores. Aten Primaria 2006; 37(9):504-509.. As dificuldades na aceitação da sexualidade nessa fase podem advir tanto pela ausência de informação como na conceituação que a sexualidade esteja restrita a genitalidade, concepção essa que existe entre os idosos e sociedade1111. Lenardt MH, Seima MD, Willig MH, Araújo CR, Hammerschmidt KA. Concepção de ser idoso pelos Cavalheiros da Boca Maldita: estudo qualitativo descritivo. Online braz. J. nurs.[serial on the internet] 2009 [cited 2013 dez 12];8(3):[about 7p]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2460/539.
http://www.objnursing.uff.br/index.php/n...
.

Em uma atividade educativa realizada com 25 idosos, percebeu-se a necessidade de programas de educação sexual que visem à sensibilização quanto às questões sobre o tema e construções de novos conceitos que ainda permeiam sobre a assexualidade na velhice, tendo por público alvo não somente pessoas idosas, como também os não idosos1313. Molina RB. Intervención educativa sobre salud sexual en ancianos y ancianas del centro urbano Abel Santamaría Cuadrado. Medsan 2010; 14(4):444-452.. Faz-se necessário que esse processo educativo tenha espaço em diversos momentos durante a atuação profissional, seja na atenção básica ou hospitalar, permitindo de fato o início nas mudanças sociais e pessoais quanto à sexualidade dos idosos.

O julgamento e a vigilância que a sociedade mantém sobre a pessoa idosa faz com que a mesma se sinta inibida a expressar com naturalidade sua identidade sexual1414. Pérez Martínez VT, Arcia Chavéz N. Comportaminento de la sexualidad en ancianos Del Policlinico Ana Betancout. Rev cuba med gen integr 2008; 24(2):0-0.,1515. Hernández MM, Díaz PR, Llerenas ES. Estados clínicos y autopercepcíon de la sexualidade em ancianos com enfoque de género. Rev Cubana Enfermer 2009; 25(1-2):0-0.,2222. Ferreira KS, Silva MG, Cherem TMDA, Araújo CLO. Percepção dos idosos perante o sexo na idade avançada. Rev. bras. geriatr. Gerontol 2009; 3(4):182-188.. Isso faz com que o mesmo assimile esses reflexos como verdade, levando a privações pessoais, passando a adotar comportamento de acordo com as expectativas sociais1111. Lenardt MH, Seima MD, Willig MH, Araújo CR, Hammerschmidt KA. Concepção de ser idoso pelos Cavalheiros da Boca Maldita: estudo qualitativo descritivo. Online braz. J. nurs.[serial on the internet] 2009 [cited 2013 dez 12];8(3):[about 7p]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2460/539.
http://www.objnursing.uff.br/index.php/n...
. O modelo de educação dos antepassados unidos ao atual envolvem regras repressoras e mesmo quando os idosos se sentem repreendidos quanto a sua sexualidade, a maioria discursa que seus desejos e vontades ainda continuam e que desejam vivenciá-los, mesmo com as mudanças fisiológicas ocorridas33. Coelho DNP, Danter DV, Santana RF, Santo FHE. Percepção de mulheres idosas sobre sexualidade: implicações de gênero e no cuidado de enfermagem. Rev Rene 2010; 11(4):163-173.,99. Linhares FMP, Pottes AF, Araújo EC, Menezes EP, Siqueira KA. Percepção de idosos sobre o exercício da sexualidade atendidos no Núcleo de Atenção ao idoso em Recife, Brasil. Rev. enferm. herediana. 2008; 1(2):93-103.,1010. Grandim CVC, Sousa AMM, Lobo JM. A prática sexual e o envelhecimento. Cogitare enferm 2007; 12(2):204-213.,1212. Hernández FM, Cano MNG, Muñoz Gonzaléz F, Calvo IM, Torres EC, Ferrer FEM. Sexualidad en las mujeres mayores. Aten Primaria 2006; 37(9):504-509.,1616. Politzer AA, Alves TMB. Perfil da satisfação e função sexual de mulheres idosas. Fisioter mo 2009; 22(2):151-158.,2222. Ferreira KS, Silva MG, Cherem TMDA, Araújo CLO. Percepção dos idosos perante o sexo na idade avançada. Rev. bras. geriatr. Gerontol 2009; 3(4):182-188..

O preconceito do sexo na velhice é adotado por se acreditar que a fase de vivenciar a sexualidade está condicionada à idade dos mais jovens99. Linhares FMP, Pottes AF, Araújo EC, Menezes EP, Siqueira KA. Percepção de idosos sobre o exercício da sexualidade atendidos no Núcleo de Atenção ao idoso em Recife, Brasil. Rev. enferm. herediana. 2008; 1(2):93-103.. Em um Grupo da Terceira Idade, com a participação de 15 idosas, identificou-se a continuidade pelo interesse sexual entre todas as entrevistadas e quando a relação sexual estava ausente, o namoro e o companheirismo foram indicados como substitutos do sexo. Outro aspecto considerado pelas idosas refere-se à beleza corporal, ligada à juventude e devido ao avanço da idade não se sentem atraentes para terem relação sexual33. Coelho DNP, Danter DV, Santana RF, Santo FHE. Percepção de mulheres idosas sobre sexualidade: implicações de gênero e no cuidado de enfermagem. Rev Rene 2010; 11(4):163-173.. O sentimento da feminilidade ou de não mais se sentirem atraentes devido às mudanças físicas ocasionada pelo envelhecimento, retrata o declínio da função sexual, principalmente pelas idosas1010. Grandim CVC, Sousa AMM, Lobo JM. A prática sexual e o envelhecimento. Cogitare enferm 2007; 12(2):204-213.. Corroborando, estudos33. Coelho DNP, Danter DV, Santana RF, Santo FHE. Percepção de mulheres idosas sobre sexualidade: implicações de gênero e no cuidado de enfermagem. Rev Rene 2010; 11(4):163-173.,2323. Silva RMO. A sexualidade no envelhecer: um estudo com idosos em reabilitação. Acta fisiátrica 2003; 10(3):107-112.demonstram a concepção errônea de que no climatério e na menopausa a sexualidade se exaure e isso se relaciona ao conceito de que a atração somente ocorre com a beleza da juventude e vigor físico.

A presença fixa do parceiro sexual é relatada como aspecto positivo para continuidade das relações sexuais, e isso contribui favoravelmente para abstinência sexual das mulheres, visto que as mesmas estão mais propensas à viuvez. Enquanto que nos homens a reação ocorre de forma diferente, parte dos idosos procuram outras companheiras, em sua maioria jovens, para continuarem as relações sexuais33. Coelho DNP, Danter DV, Santana RF, Santo FHE. Percepção de mulheres idosas sobre sexualidade: implicações de gênero e no cuidado de enfermagem. Rev Rene 2010; 11(4):163-173.,44. Lyra DGP, Jesus MCP. Compreendendo a vivência da sexualidade do idoso. Nursing 2007; 9(104):23-40.,1616. Politzer AA, Alves TMB. Perfil da satisfação e função sexual de mulheres idosas. Fisioter mo 2009; 22(2):151-158.,2222. Ferreira KS, Silva MG, Cherem TMDA, Araújo CLO. Percepção dos idosos perante o sexo na idade avançada. Rev. bras. geriatr. Gerontol 2009; 3(4):182-188.. Quando existe o parceiro sexual, o desejo de manter as atividades sexuais ocorreu em 75% dos idosos, em uma totalidade de 162 participantes, quando ocorre a ausência desse parceiro fixo, observa-se declínio significativo das relações sexuais, em que apenas 14,3% referem manter o desejo sexual1616. Politzer AA, Alves TMB. Perfil da satisfação e função sexual de mulheres idosas. Fisioter mo 2009; 22(2):151-158.,2222. Ferreira KS, Silva MG, Cherem TMDA, Araújo CLO. Percepção dos idosos perante o sexo na idade avançada. Rev. bras. geriatr. Gerontol 2009; 3(4):182-188..

Mudanças Fisiológicas

As mudanças fisiológicas que são esperadas no processo do envelhecimento podem influenciar na resposta sexual dos idosos, seja no sexo masculino ou feminino99. Linhares FMP, Pottes AF, Araújo EC, Menezes EP, Siqueira KA. Percepção de idosos sobre o exercício da sexualidade atendidos no Núcleo de Atenção ao idoso em Recife, Brasil. Rev. enferm. herediana. 2008; 1(2):93-103.,1010. Grandim CVC, Sousa AMM, Lobo JM. A prática sexual e o envelhecimento. Cogitare enferm 2007; 12(2):204-213.,1717. Justo D, Arbel Y, Mulat B, Mashav N, Saar N, Steinvil A, Heruti RF, Banai S, Lerman Y. Sexual activity and erectile dysfunction in ederly men with angiographically documented coronary artery disease. Int J Impot Res 2010; 22(1):40-44.. As transformações na fisiologia sexual masculina embora não ocorram de forma uniforme entre todos os homens caracterizam-se quanto aos aspectos: ereção mais flácida, sendo necessário mais tempo para alcançar o orgasmo; ereções involuntárias noturnas diminuem; ejaculação retardada e redução do líquido pré-ejaculatório1717. Justo D, Arbel Y, Mulat B, Mashav N, Saar N, Steinvil A, Heruti RF, Banai S, Lerman Y. Sexual activity and erectile dysfunction in ederly men with angiographically documented coronary artery disease. Int J Impot Res 2010; 22(1):40-44..

Na fisiologia feminina, as alterações se iniciam na fase da menopausa, com a diminuição dos hormônios pelos ovários; a pele tende a ficar mais fina e seca; a lubrificação vaginal diminui, podendo ocorrer a dispaurenia; o orgasmo fica em menor duração devido às contrações vaginais estarem mais fracas e em menor número1010. Grandim CVC, Sousa AMM, Lobo JM. A prática sexual e o envelhecimento. Cogitare enferm 2007; 12(2):204-213.. A autoerotização pode ser uma prática quando não há existência de um parceiro sexual. O sexo vaginal deixa de ser a principal fonte de prazer e o erotismo apresenta-se mais difuso, passando a se manifestar por outras formas de estimulação e outras zonas erógenas99. Linhares FMP, Pottes AF, Araújo EC, Menezes EP, Siqueira KA. Percepção de idosos sobre o exercício da sexualidade atendidos no Núcleo de Atenção ao idoso em Recife, Brasil. Rev. enferm. herediana. 2008; 1(2):93-103.,1010. Grandim CVC, Sousa AMM, Lobo JM. A prática sexual e o envelhecimento. Cogitare enferm 2007; 12(2):204-213.,1414. Pérez Martínez VT, Arcia Chavéz N. Comportaminento de la sexualidad en ancianos Del Policlinico Ana Betancout. Rev cuba med gen integr 2008; 24(2):0-0..

Pesquisa2323. Silva RMO. A sexualidade no envelhecer: um estudo com idosos em reabilitação. Acta fisiátrica 2003; 10(3):107-112. realizada com 36 participantes verificou-se que 10 idosos relataram que preferiam carícias, quatro citaram carícias e beijos e outros quatro praticavam a masturbação para alcançarem a satisfação sexual, da amostra, nenhum dos idosos relatou o ato sexual como fonte de prazer. Como zona erógena, (8) mencionaram a cabeça, seguida de boca e pescoço (6), mamilos, peito e genitais (2), como zona secundária, rosto (7), mamilos (5) peito (4), genitais (30), boca (2), pescoço e nuca (1). Em estudo com 125 idosos, a prática da masturbação esteve presente tanto em homens como em mulheres, apesar de serem mais prevalentes entre os homens (67,1%), as mulheres (13,4%) que a praticavam mencionaram o ato como fonte de prazer e para alívio das tensões1414. Pérez Martínez VT, Arcia Chavéz N. Comportaminento de la sexualidad en ancianos Del Policlinico Ana Betancout. Rev cuba med gen integr 2008; 24(2):0-0..

As idosas preferem carícias, beijos e toques com manipulação do corpo e partes íntimas e não necessariamente o ato do coito para obter prazer. Na fase da velhice, as mudanças ocorridas na função sexual levam esses idosos a expressarem a relação sexual em outros meios que não sejam necessariamente o coito1515. Hernández MM, Díaz PR, Llerenas ES. Estados clínicos y autopercepcíon de la sexualidade em ancianos com enfoque de género. Rev Cubana Enfermer 2009; 25(1-2):0-0.. As carícias e o toque desempenham papel fundamental no exercício da sexualidade, por isso descobrir o poder do carinho, do beijo, da fala pode diferenciar a vivência do sexo33. Coelho DNP, Danter DV, Santana RF, Santo FHE. Percepção de mulheres idosas sobre sexualidade: implicações de gênero e no cuidado de enfermagem. Rev Rene 2010; 11(4):163-173..

Condição de Saúde

A presença de enfermidade, tanto no parceiro como no próprio idoso, foi fator envolvido para ausência ou diminuição da prática sexual, principalmente quando a doença ocorre no homem, pois comumente afetam a potência masculina44. Lyra DGP, Jesus MCP. Compreendendo a vivência da sexualidade do idoso. Nursing 2007; 9(104):23-40.,1313. Molina RB. Intervención educativa sobre salud sexual en ancianos y ancianas del centro urbano Abel Santamaría Cuadrado. Medsan 2010; 14(4):444-452.,1616. Politzer AA, Alves TMB. Perfil da satisfação e função sexual de mulheres idosas. Fisioter mo 2009; 22(2):151-158.,1818. Ruiz LGG, Sánchez LG, Aranda IC, González JVA, Pérez GS, Egea LG. Trabajando la incontinência urinaria en atencion primaria: satisfacción, sexualidade y cumplimiento terapéutico. Arch. Esp. Orol. 2006; 60(6):625-632.

19. Filtch ML, Miller D, Sharir S, McAndrew A. Radical cystectomy for blade cancer: a qualitative stdy of patient experiences and implications for practice. Can Oncol Nurs J 2010; 20(4):177-187.

20. Carter N, Bryant-Lukosius D, Dicenso A, Blythe J, Neville AJ. The supportive care needs of men with advanced prostate cancer. Oncol Nurs Forum 2011; 38(2):189-198.

21. Chew KK, Bremner A, Stuckey B, Earle C, Jamrozik K. Sex life after 65: how does erectile dysfunction affect ageing and ederly men? Aging Male 2009; 12(2):41-46.
-2222. Ferreira KS, Silva MG, Cherem TMDA, Araújo CLO. Percepção dos idosos perante o sexo na idade avançada. Rev. bras. geriatr. Gerontol 2009; 3(4):182-188.. Estudo1717. Justo D, Arbel Y, Mulat B, Mashav N, Saar N, Steinvil A, Heruti RF, Banai S, Lerman Y. Sexual activity and erectile dysfunction in ederly men with angiographically documented coronary artery disease. Int J Impot Res 2010; 22(1):40-44. que objetivou determinar a prevalência da Disfunção Erétil (DE), por meio do inventário de saúde sexual, tendo por casuística 124 idosos que se submeteram ao procedimento de angiografia coronária, identificou 31,3% de ausência da atividade sexual entre os homens com diagnóstico de Doença Arterial Coronariana (DAC).

Na avaliação dos idosos sexualmente ativos, a disfunção sexual foi mais prevalente entre os que tinham DAC (85,7%), em relação aos que não apresentavam DAC (72,7%). Analisando a influência da incontinência urinária de urgência sobre a sexualidade de 60 pacientes com idade media de 65 anos, acompanhados por 24 semanas, Ruiz et al.1818. Ruiz LGG, Sánchez LG, Aranda IC, González JVA, Pérez GS, Egea LG. Trabajando la incontinência urinaria en atencion primaria: satisfacción, sexualidade y cumplimiento terapéutico. Arch. Esp. Orol. 2006; 60(6):625-632.verificam a relação entre a presença de incontinência urinária e a recusa para a prática sexual nestes pacientes, os quais relatam que a perda da urina durante o ato sexual influencia a diminuição ou ausência da prática sexual.

É necessário avaliar o impacto da patologia sobre a sexualidade desses pacientes, já que estão mais propensos a problemas emocionais e de isolamento social. Em estudo que explorou as experiências de 22 pacientes com diagnóstico e tratamento para câncer de bexiga, foram relatados especificamente as mudanças na função e imagem corporal, as relações sexuais e a intimidade como desafios para estes pacientes devido ao processo cirúrgico2121. Chew KK, Bremner A, Stuckey B, Earle C, Jamrozik K. Sex life after 65: how does erectile dysfunction affect ageing and ederly men? Aging Male 2009; 12(2):41-46.. O diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata foram representativos na interferência da potência sexual masculina2020. Carter N, Bryant-Lukosius D, Dicenso A, Blythe J, Neville AJ. The supportive care needs of men with advanced prostate cancer. Oncol Nurs Forum 2011; 38(2):189-198.. No estudo de Peréz Martínez e Arcia Chavéz1414. Pérez Martínez VT, Arcia Chavéz N. Comportaminento de la sexualidad en ancianos Del Policlinico Ana Betancout. Rev cuba med gen integr 2008; 24(2):0-0., o interesse pelo sexo e pela atividade sexual ocorre em 75% dos homens e 69% das mulheres, com frequência que varia de uma vez por semana ou mais.

Os distúrbios na função sexual encontrados são: hábitos de tabagismo (47,7%), lesões de nervos periféricos causados por diabetes mellitus (35,3%), depressão e uso de medicamentos para tratamento de doenças crônicas. Estudo que avalia independência funcional com satisfação de vida evidencia que os idosos com declínios funcionais apresentam menor satisfação com a vida2424. Sposito G, D'Elboux MJ, Neri AL, Guariento ME. A satisfação com a vida e a funcionalidade em idosos atendidos em um ambulatório de geriatria. Cien Saude Colet 2013; 18(12):3475-3482., esses resultados podem ocasionar mudanças quanto a vivência da sexualidade, pois ao decorrer dos anos os idosos tendem a diminuir sua capacidade física por mudanças fisiológicas que são esperadas e redirecionar vivências como o sexo para outras atividades, como o autocuidado.

Outro fator importante que advêm com as mudanças nesta fase é a insatisfação com a própria imagem corporal relacionado pelo aumento do peso2525. Menezes TN, Brito KQD, Oliveira ECT, Pedraza DF. Percepção da imagem corporal e fatores associados em idosos residentes em município do nordeste brasileiro: um estudo populacional. Cien Saude Colet 2014; 19(8):3451-3460., principalmente nas mulheres, conduzindo que as mesmas sejam mais insatisfeitas com sua aparência física, levando a diminuição ou ausência nas relações afetivas com o outro, condicionado pela não aceitação de si e com isso a recusa para o sexo.

Conclusão

A presente revisão evidenciou que além das modificações fisiológicas que o corpo apresenta com o decorrer dos anos e que podem interferir na prática sexual, a cultura da assexualidade e o preconceito social com os mais velhos favorecem a construção do estereótipo que a sexualidade está designada aos mais jovens, repreendendo em idosos desejos e vontades no campo sexual.

A análise dos estudos permitiu visualizar por meio dos 15 estudos os fatores que interferem na sexualidade do idoso, remetendo à importância da atuação dos profissionais da saúde na educação sexual dos mais velhos, a fim de contribuir, por meio de atividades educativas, para desmistificação que permeia o exercício da sexualidade da população idosa.

A educação em saúde vem a ser a estratégia na construção de conceitos que visualizem o idoso como indivíduo livre para vivenciar sua sexualidade desprendida de mitos e preconceitos que se solidificaram socialmente, sendo necessário considerar que essas ações educativas devem envolver idosos e não idosos, pois o envelhecimento é inerente ao ser humano e questões sobre a sexualidade precisam ser discutidas no percurso de todas as etapas da vida. Portanto, a sexualidade permanece em construção ao longo da trajetória do ser humano, e frente a este processo, destaca-se o papel do enfermeiro como educador, inserindo a educação em saúde nos espaços de atuação profissional, no que se refere à educação sexual.

Referências

  • 1
    Veras RP. Experiências e tendências internacionais de modelos de cuidado para com o idoso. Cien Saude Colet 2012; 17(1):231-238.
  • 2
    Almeida LA, Patriota LM. Sexualidade na terceira idade: um estudo com idosas usuárias do Programa Saúde da Família do bairro das cidades-Campina Grande. Qualitas 2009; 8(1):1-20.
  • 3
    Coelho DNP, Danter DV, Santana RF, Santo FHE. Percepção de mulheres idosas sobre sexualidade: implicações de gênero e no cuidado de enfermagem. Rev Rene 2010; 11(4):163-173.
  • 4
    Lyra DGP, Jesus MCP. Compreendendo a vivência da sexualidade do idoso. Nursing 2007; 9(104):23-40.
  • 5
    Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enferm 2008; (4):758-764.
  • 6
    Cullum N, Ciliska D, Haynes RB, Marks S. Enfermagem Baseada em evidências. Porto Alegre: Artmed; 2010.
  • 7
    Beya S, Nicoll LH. Writing an integrative review. AORN J 1998; 67(4):877-880.
  • 8
    Stillwell S, Melnyk BM, Fineout-Overholt E, Williamson K. Evidence-based practice: step by step. Am J Nurs 2010; 110(5):41-47.
  • 9
    Linhares FMP, Pottes AF, Araújo EC, Menezes EP, Siqueira KA. Percepção de idosos sobre o exercício da sexualidade atendidos no Núcleo de Atenção ao idoso em Recife, Brasil. Rev. enferm. herediana. 2008; 1(2):93-103.
  • 10
    Grandim CVC, Sousa AMM, Lobo JM. A prática sexual e o envelhecimento. Cogitare enferm 2007; 12(2):204-213.
  • 11
    Lenardt MH, Seima MD, Willig MH, Araújo CR, Hammerschmidt KA. Concepção de ser idoso pelos Cavalheiros da Boca Maldita: estudo qualitativo descritivo. Online braz. J. nurs.[serial on the internet] 2009 [cited 2013 dez 12];8(3):[about 7p]. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2460/539.
    » http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2460/539
  • 12
    Hernández FM, Cano MNG, Muñoz Gonzaléz F, Calvo IM, Torres EC, Ferrer FEM. Sexualidad en las mujeres mayores. Aten Primaria 2006; 37(9):504-509.
  • 13
    Molina RB. Intervención educativa sobre salud sexual en ancianos y ancianas del centro urbano Abel Santamaría Cuadrado. Medsan 2010; 14(4):444-452.
  • 14
    Pérez Martínez VT, Arcia Chavéz N. Comportaminento de la sexualidad en ancianos Del Policlinico Ana Betancout. Rev cuba med gen integr 2008; 24(2):0-0.
  • 15
    Hernández MM, Díaz PR, Llerenas ES. Estados clínicos y autopercepcíon de la sexualidade em ancianos com enfoque de género. Rev Cubana Enfermer 2009; 25(1-2):0-0.
  • 16
    Politzer AA, Alves TMB. Perfil da satisfação e função sexual de mulheres idosas. Fisioter mo 2009; 22(2):151-158.
  • 17
    Justo D, Arbel Y, Mulat B, Mashav N, Saar N, Steinvil A, Heruti RF, Banai S, Lerman Y. Sexual activity and erectile dysfunction in ederly men with angiographically documented coronary artery disease. Int J Impot Res 2010; 22(1):40-44.
  • 18
    Ruiz LGG, Sánchez LG, Aranda IC, González JVA, Pérez GS, Egea LG. Trabajando la incontinência urinaria en atencion primaria: satisfacción, sexualidade y cumplimiento terapéutico. Arch. Esp. Orol. 2006; 60(6):625-632.
  • 19
    Filtch ML, Miller D, Sharir S, McAndrew A. Radical cystectomy for blade cancer: a qualitative stdy of patient experiences and implications for practice. Can Oncol Nurs J 2010; 20(4):177-187.
  • 20
    Carter N, Bryant-Lukosius D, Dicenso A, Blythe J, Neville AJ. The supportive care needs of men with advanced prostate cancer. Oncol Nurs Forum 2011; 38(2):189-198.
  • 21
    Chew KK, Bremner A, Stuckey B, Earle C, Jamrozik K. Sex life after 65: how does erectile dysfunction affect ageing and ederly men? Aging Male 2009; 12(2):41-46.
  • 22
    Ferreira KS, Silva MG, Cherem TMDA, Araújo CLO. Percepção dos idosos perante o sexo na idade avançada. Rev. bras. geriatr. Gerontol 2009; 3(4):182-188.
  • 23
    Silva RMO. A sexualidade no envelhecer: um estudo com idosos em reabilitação. Acta fisiátrica 2003; 10(3):107-112.
  • 24
    Sposito G, D'Elboux MJ, Neri AL, Guariento ME. A satisfação com a vida e a funcionalidade em idosos atendidos em um ambulatório de geriatria. Cien Saude Colet 2013; 18(12):3475-3482.
  • 25
    Menezes TN, Brito KQD, Oliveira ECT, Pedraza DF. Percepção da imagem corporal e fatores associados em idosos residentes em município do nordeste brasileiro: um estudo populacional. Cien Saude Colet 2014; 19(8):3451-3460.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2014

Histórico

  • Recebido
    18 Jul 2013
  • Aceito
    11 Abr 2014
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br