SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Aspects of the School Ophthalmology Health Plan in the State of S. Paulo, BrazilErrata author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

On-line version ISSN 1518-8787

Rev. Saúde Pública vol.16 n.4 São Paulo Aug. 1982

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101982000400006 

RESUMO/BOOK REVIEW

 

 

Oswaldo Paulo Forattini

 

 

SHELLEY, Louise I. Crime and modernization: the impact of industrialization and urbanization on crime. Carbondale, Ill., Southern Illionois University Press, 1981. 186 p.

Em seis capítulos o autor considera as maneiras pelas quais o processo de modernização tem afetado os coeficientes de criminalidade no decurso das etapas iniciais e posteriores do desenvolvimento social. Objetiva com isso verificar se a transição entre os estados de sociedade subdesenvolvida e desenvolvida altera o quadro do comportamento e se, da modernização daí decorrente resulta mudança significante nas características da população criminosa. Dividido em três partes, o livro analisa aspectos fundamentais. A primeira é dedicada à perspectiva teórica do crime e sua focalização no desenvolvimento industrial. Nas outras duas, considera os aspectos encontrados nas nações capitalistas e socialistas, dividindo os relativos àquelas, em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Conclui considerando o binômio modernização e crime, nesse contexto global e histórico. O livro abre perspectivas para o estudo desse problema social e se constitui em valioso repertório de informação. Acompanha-o bibliografia selecionada.