SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Iron-deficiency diagnosis in infancy author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Rev. Saúde Pública vol.19 n.3 São Paulo Jun. 1985

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101985000300010 

RESUMOS DE LIVROS BOOK REVIEWS

 

 

Arnaldo Augusto Franco de Siqueira

Departamento de Prática de Saúde Pública — FSP/USP

 

 

Child and family development: implications for primary health care, by Debra P. Hymovich and Robert W. Chamberlin. New York, McGraw-Hill, 1980. 474 p.

Trata-se de livro que aborda a questão do crescimento e desenvolvimento fetal e pós-natal tendo como base de referência a família. São abordados aspectos desde a motivação para a paternidade ou maternidade, até o conteúdo de visitas domiciliares durante a gravidez, ou a contribuição ao desenvolvimento da auto-estima ou ao relacionamento com o outro, no caso do pré-escolar. Também aborda aspectos de como planejar programas educacionais para pais, crianças e professores. Ensina a lidar com problemas específicos da idade. Traz uma excelente revisão bibliográfica e, nos anexos, gráficos de crescimento do National Center for Health Statistics, bem como os principais testes psicoeducacionais.

Os autores conseguiram mesclar um conhecimento em profundidade sobre a maturação individual com o conhecimento da dinâmica familiar, com um propósito muito claro de facilitar a aplicação prática destes conceitos.

No dizer da professora M.S. Brown, que faz o prefácio, o livro facilita não só a compreensão da inter-relação entre maturação individual e familiar, mas da relação entre estas e a saúde dos indivíduos, famílias e sociedades.

O livro é voltado para a aplicação desses conceitos na assistência primária à saúde. Acredito, por isso, que ele poderá ser de grande ajuda não apenas para teóricos, pesquisadores mas também para clínicos e enfermeiros na sua prática cotidiana.