SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Supply and demand of "instant health" by means of medicines: a proposal for research author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Rev. Saúde Pública vol.21 n.1 São Paulo Feb. 1987

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000100011 

RESUMOS DE LIVROS BOOK REVIEWS

 

 

Lygia Busch Iversson

Departamento de Epidemiologia - FSP/USP

 

 

Dengue hemorrhagic fever; proceedings of the First International Center for Medical Research Seminar, Kobe, 1980. Kobe, 1981. 253 p.

A preocupação para um melhor conhecimento sobre dengue, determinada pela recente ocorrência epidêmica da moléstia no país, levou clínicos, sanitaristas e profissionais que trabalham em diagnóstico laboratorial a vasculhar as bibliotecas a procura de trabalhos atualizados que transmitissem experiência adquirida em locais onde a doença ocorre endemicamente. Entre as publicações de consulta obrigatória se inclui o "Dengue Hemorrhagic Fever" - 1981, publicada pelo "International Center for Medical Research" (ICMR) da Escola de Medicina da Universidade de Kobe. Constitui-se nos anais do Primeiro Seminário do ICMR, realizado em Kobe em novembro de 1980, sobre os auspícios da "Japan Society for the Promotion of Science, Directorate General of Higher Education", Indonesia e o "National Research Council of Thailand".

Durante 2 dias, em 7 sessões, 92 participantes do Japão, China, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Índia, Paquistão, Bangladesh, Malásia, Israel e Estados Unidos da América apresentaram e discutiram aspectos ligados a patologia, patogênese, imunologia, diagnóstico e epidemiologia da moléstia.

A transcrição na íntegra dos trabalhos apresentados segue-se também integral transcrição das discussões sobre os mesmos, inclusive das mensagens de cortesia no melhor estilo da cultura oriental, permitindo ao leitor participar do conhecimento, das dúvidas não resolvidas e do clima de afabilidade e perfeita organização do Seminário.

Os diversos temas foram agrupados em capítulos correspondentes às sessões que receberam as denominações genéricas de Sessões de Virologia, Imunologia, Hematologia e Patologia Clínica. Para o leitor não interessado em conhecimentos mais especializados nessas áreas, são recomendáveis os trabalhos de Schlesinger, "Panorama geral do dengue e dengue hemorrágico", no 1.° capítulo; de Woodall e colaboradores, "A ausência de dengue hemorrágico epidêmico nas Américas" no 3.° capítulo; do Halstead que apresenta e discute a teoria imunopatogênica do dengue hemorrágico no 4.° capítulo;e as Discussões Finais onde se estabelece interessantes diálogos interdisciplinares entre hamatologistas e virologistas em relação à patogênese dos fenômenos hemorrágicos e de patologistas, imunologistas e epidemiologistas quanto à gênese das formas mais graves.

Sem esquecer a qualidade dos trabalhos apresentados, úteis para virologistas, imunologistas, clínicos e epidemiologistas, o livro propicia o ensejo raro de conhecimento do intercâmbio informal de experiências diversas e momentos de descontração como quando Schlesinger, referindo-se ao quadro clínico da doença, transcreve trecho de um conto de novelista americano que descreve de forma perfeita, durante um diálogo entre dois personagens, a sintomatologia clássica de um caso de dengue.

 


 

 

Maurício Meyer

Departamento de Nutrição-FSP/USP

 

 

Fisiologia da Nutrição, por Rebeca C. de Angelis. 3.ª ed. São Paulo, Nobel, 1986. 2 v. (605 p.).

O livro Fisiologia da Nutrição, da Professora Rebeca Carlota de Angelis, reúne uma lista de autores de renome nacional e internacional na área de Nutrição. Este livro é estruturado em dois volumes, sendo que o volume 1 apresenta, de uma forma interessante, considerações a respeito dos nutrientes, sua utilização e metabolismo energético. Além desses tópicos, o capítulo 12 preocupa-se particularmente com aspectos relacionados à Nutrofisiologia experimental. O volume 2, em sua primeira parte, aborda alguns problemas nutricionais, tais como: desnutrição protéico-calórica e metabolismo hidroeletrolítico e mecanismos de adaptação durante o processo de má-nutrição, as deficiências das vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, etc. Na segunda parte os assuntos são direcionados para a área de Nutrição aplicada; dentro deste contexto há uma grande diversidade de temas, como por exemplo: Nutrição de Animais em Laboratório, Tecnologia de Alimentos e alguns deles relacionados com saúde pública (Problemas Nutricionais no Brasil e Merenda Escolar).

A adequada utilização de figuras, gráficos e esquemas tornam o livro bastante didático, possibilitando melhor entendimento por parte do leitor.

Pode-se afirmar que o livro Fisiologia da Nutrição é material indispensável aos estudantes e profissionais da área, como referencial básido no estudo da Nutrição.