SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue5The epidemiology of meningitis by Streptococcus pneumoniae in a metropolitan area of Brazil, 1960-1977 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910

Rev. Saúde Pública vol.24 n.5 São Paulo Oct. 1990

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101990000500001 

NOTA DO EDITOR EDITOR NOTE

 

 

A Revista de Saúde Pública completará 25 anos de publicação, em 1991. Ao longo desse período teve evolução bastante apreciável, ressalvado o fato de se tratar de periódico de país que, além de fazer parte da área menos desenvolvida, tem sofrido sérios problemas em sua ordem econômica. Na oportunidade de seu aniversário, e com o objetivo de avançar na qualidade deste periódico, algumas novas diretrizes para publicação dos trabalhos deverão ser observadas a partir do primeiro fascículo de 1991.

Essas diretrizes podem ser divididas em três partes a seguir apresentadas.

1 - A Revista tem por política editar prioritariamente artigos de pesquisa original. Entretanto, e sobretudo em decorrência da temática Saúde Pública, alguns artigos de pesquisa submetidos à publicação têm interesse muito localizado, sem permitir conclusões de ordem geral. Sendo hoje a Revista de Saúde Pública um periódico de nível internacional, indexada pelos principais serviços de controle e disseminação da informação do mundo ocidental, artigos restritos a um local não pode ter interesse maior para a citada comunidade internacional. Não se trata propriamente de se analisar a qualidade intrínseca desses artigos, mas sim o nível de seu interesse. Diante destes aspectos decidiu-se adotar política que priorize os artigos de pesquisa cujos resultados e conclusões sejam de interesse mais abrangente, deixando para outros periódicos da área aqueles de interesse localizado.

2 - Ainda em decorrência de se priorizar a pesquisa original, decidiu-se que artigos classificados na categoria "Atualização", compreendida como aquela que engloba os trabalhos que atualizam um determinado tema, mas não no nível de profundidade de uma revisão, continuarão a ser publicados, normalmente, mas, de preferência, um por fascículo. A escolha do artigo será feita pelo Conselho de Editores, de acordo com a demanda e importância do tema, após avaliação de qualidade, pêlos relatores. Os artigos de revisão continuarão a ser publicados a convite do Conselho de Editores.

3 - A Revista edita seção de resumos de livros especializados com o objetivo não somente de divulgar essa literatura como também, e sobretudo, orientar o leitor sobre o conteúdo da mesma. Entretanto, o Conselho de Editores entende que a contribuição dos colaboradores somente poderá ser atingida se esses resumos forem críticos, compensando, inclusive, o custo-benefício de tal prestação de serviços. Assim, pois, decidiu-se que a partir de 1991 essa seção será mantida somente para resenhas críticas substanciais de livros e artigos especializados na área da Saúde Pública.

O Conselho de Editores espera que essas modificações sejam importantes para melhoria da qualidade da Revista e conta com a compreensão e colaboração dos autores e leitores da Revista de Saúde Pública.

 

São Paulo, agosto de 1990.