RESENHA

 

 

Frederico Simões Barbosa

 

 

A SAÚDE NAS FÁBRICAS. Giovanni Berlinguer. Tradução brasileira da 5a edição italiana (publicada em 1977). Editada pelo CEBES-HUCITEL, São Paulo, 1983.

Este é o segundo livro do autor sobre medicina social. Como o primeiro, é vibrante, humano e profundo.

O livro resultou de uma pesquisa sobre as condições nocivas do trabalho nas fábricas italianas como vistas e sentidas pelos seus operários. É uma visão nada tradicional de abordagem de um problema geralmente olhado do ponto de vista tecnicista.

O estudo não apenas expõe e denuncia as condições de trabalho existentes nas fábricas, mas critica e coloca como essencial para a melhoria daquelas condições a participação efetiva dos operários.

A introdução a esta nova edição que ocupa quase a metade do livro é um rico ensaio sobre o desenvolvimento da questão operária após 1967-68. Creio que a apresentação de Márcio dos Santos Melo, nas palavras que se seguem, interpretam muito bem a brilhante e aguda análise do autor.

"A introdução se desenvolve mostrando como as lutas contra as condições insalubres de trabalho devem se conjugar com a questão do meio ambiente. Como a democracia na fábrica e o controle operário da produção estão relacionadas ao peso do movimento operário na correlação de forças políticas na sociedade italiana. Como a classe operária deve se relacionar com a intelectualidade, o saber operário precisando interagir com a ciência, aprendendo com ela e, ao mesmo tempo, transformando-a.

Enfim, Berlinguer indica que para os trabalhadores mudarem radicalmente as suas condições de trabalho, defenderem sua integridade física e buscarem o seu bem-estar, não basta se organizarem e lutarem em seus locais de trabalho. É preciso até mesmo para que a sua organização na fábrica avance, que os operários transponham os muros das fábricas e batalhem em múltiplas frentes políticas. E conquistem apoios demonstrando que a luta contra a nocividade do ambiente de trabalho significa um meio ambiente mais saudável para a sociedade. Convençam a sociedade que a luta pelo bem-estar físico, psíquico e social dos operários é a luta por uma sociedade de bem-estar para todos".

A leitura do livro de Berlinguer é indispensável não apenas aos especialistas em saúde ocupacional, mas a todos que se preocupam com os rumos da sociedade atual.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br