RESENHA

 

 

ELEMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA GERAL. Walter Leser, Victório Barbosa, Roberto G. Baruzzi, Myriam B.D. Ribeiro e Laércio J. Franco. Livraria Atheneu, Rio de Janeiro São Paulo, 1985.

Walter Leser, professor aposentado de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina, e seus colaboradores apresentam seu livro com as seguintes palavras iniciais:

"Há cerca de 10 anos, decidiu-se, no Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina, introduzir, em caráter experimental, nova metodologia de ensino da Epidemiologia Geral, nele ministrado. Dadas as características adotadas para esse curso, de que praticamente se excluíam as aulas magistrais, foi necessária a redação de um texto de suporte a ser utilizado na forma de apostilas. No decurso dos anos, tanto o curso quanto o texto foram objeto de modificações que a análise crítica dos resultados tornava indicadas.

Tendo em vista o objetivo proposto, de natureza estritamente didática, o que se pretendeu, sem que se possa afirmar até que ponto se conseguiu, foi apresentar aos estudantes, na seqüência adotada no desenvolvimento do curso e em forma compatível com o seu estágio de formação, os elementos de epidemiologia geral em que se alicerçam as atividades de Medicina Preventiva, em sua abrangente concepção atual.

Assim, a matéria exposta é, naturalmente, a que figura nas obras que integram a vasta literatura nesse campo, várias delas objeto de citações ao longo do texto. Apenas no capítulo referente à Epidemiologia Geral das Doenças Transmissíveis são introduzidas conceituações e definições divergentes das que são usualmente adotadas, parecendo, porém, aos autores, capazes de propiciar mais fácil compreensão dos mecanismos envolvidos no processo de transmissão".

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br