SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Educação em saúde author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Cad. Saúde Pública vol.2 n.2 Rio de Janeiro Apr./Jun. 1986

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1986000200019 

REGISTRO

 

Memória do câncer

 

 

Regina C. Bodstein

 

 

O Projeto Memória da Luta Contra o Câncer no Brasil, que se vem desenvolvendo no Departamento de Ciências Sociais da ENSP/FIOCRUZ a partir de setembro de 1984, situa-se numa proposta mais ampla de consolidação de uma linha de pesquisa voltada para a reconstrução histórica das políticas de saúde no país. Fruto de convênio entre a Campanha Nacional de Combate ao Câncer/ENSP/FIOCRUZ, adotou como tema central, na primeira fase da investigação, o desenvolvimento histórico da política institucional de combate ao câncer, em especial a história do Instituto Nacional do Câncer, que resultou no relatório "contribuição à História da Luta Contra o Câncer no Brasil", elaborado em fevereiro de 1985.

Procurando aprofundar as questões suscitadas no primeiro relatório, o convênio estendeu-se para 85. Neste sentido, iniciou-se uma nova fase da pesquisa tendo como objetivo perceber em que medida as práticas voltadas para o câncer encontram significação dentro do quadro mais geral das políticas de saúde, observando suas relações com as conjunturas político-econômicas do Brasil.

A pesquisa encontra-se em fase de redação do relatório final que, posteriormente, será publicado pelo Programa de Educação Continuada (PEC) da Escola Nacional de Saúde Pública, na série "Memórias da Saúde Pública".