SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue4A Escola nacional de saúde pública ao fim deste séculoCarta ao editor author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Cad. Saúde Pública vol.4 n.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 1988

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1988000400014 

REGISTRO

 

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

 

(CONFEN/UNFDAC)

 

 

O Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina está consolidando um Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, em convênio com o Conselho Federal de Entorpecentes (CONFEN) e com as United Nations Fund for Drug Abuse Control (UNFDAC).

Este Centro reúne,e coloca à disposição do público, dados relativos ao consumo, prevenção, tratamento e repressão ao uso e tráfico de drogas psicotrópicas no Brasil, constituindo-se na primeira iniciativa deste gênero no País.

Um dos serviços que já se encontra em pleno funcionamento é o Banco de Dados da Produção Científica Brasileira sobre o Abuso de Drogas Psicotrópicas. O Banco contém quase 1000 artigos científicos publicados no Brasil, desde o relato clínico da intoxicação de escravos pela planta alucinógena conhecida por "trombeteira", até levantamentos epidemiológicos sobre o uso de bebidas alcoólicas por crianças. As listagens podem ser requisitadas por ano de publicação, autor, estado, revista, droga ou grupo de drogas, população onde o dado foi colhido, conteúdo específico. Através da delimitação destes itens as listagens poderão ser bem específicas ou bem genéricas. A partir da listagem recebida, caso haja interesse, poderão ser obtidas fotocópias dos trabalhos.

As listagens deverão ser solicitadas por carta ao Banco de Dados Departamento de Psicobiologia/Escola Paulista de Medidina Rua Botucatu, 862 CEP 04023 - São Paulo/SP.

Longe de ser completo, pois um grande número de trabalhos científicos brasileiros foi publicado em revistas não indexadas, o Banco de Dados aceita e agradece as contribuições que forem feitas (basta enviar cópia do trabalho para o endereço acima).