SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue4A Escola nacional de saúde pública ao fim deste séculoCarta ao editor author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464
Print version ISSN 0102-311X

Cad. Saúde Pública vol.4 n.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 1988

http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1988000400014 

REGISTRO

 

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

 

(CONFEN/UNFDAC)

 

 

O Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina está consolidando um Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, em convênio com o Conselho Federal de Entorpecentes (CONFEN) e com as United Nations Fund for Drug Abuse Control (UNFDAC).

Este Centro reúne,e coloca à disposição do público, dados relativos ao consumo, prevenção, tratamento e repressão ao uso e tráfico de drogas psicotrópicas no Brasil, constituindo-se na primeira iniciativa deste gênero no País.

Um dos serviços que já se encontra em pleno funcionamento é o Banco de Dados da Produção Científica Brasileira sobre o Abuso de Drogas Psicotrópicas. O Banco contém quase 1000 artigos científicos publicados no Brasil, desde o relato clínico da intoxicação de escravos pela planta alucinógena conhecida por "trombeteira", até levantamentos epidemiológicos sobre o uso de bebidas alcoólicas por crianças. As listagens podem ser requisitadas por ano de publicação, autor, estado, revista, droga ou grupo de drogas, população onde o dado foi colhido, conteúdo específico. Através da delimitação destes itens as listagens poderão ser bem específicas ou bem genéricas. A partir da listagem recebida, caso haja interesse, poderão ser obtidas fotocópias dos trabalhos.

As listagens deverão ser solicitadas por carta ao Banco de Dados Departamento de Psicobiologia/Escola Paulista de Medidina Rua Botucatu, 862 CEP 04023 - São Paulo/SP.

Longe de ser completo, pois um grande número de trabalhos científicos brasileiros foi publicado em revistas não indexadas, o Banco de Dados aceita e agradece as contribuições que forem feitas (basta enviar cópia do trabalho para o endereço acima).