RESENHA/REVIEW

 

 

Carlos E A. Coimbra Jr.

Núcleo de Doenças Endêmicas Samuel Pessoa; Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz

 

 

Health Transition Review. John C. Caldwell & Gigi Santow (editores). Publicação do National Centre for Epidemiology and Population Health, The Australian National University, Camberra, Austrália, vol. 1 (1), 1991, semestral, ISSN 1036-4005. Assinaturas: Health Transition Review, Health Transition Centre, The Australian National University, GPO Box 4, Camberra ACT 2601, Austrália.

Health Transition Review, editada por J. C. Caldwell e G. Santow, vem consolidar a linha de trabalho do grupo de pesquisadores do Centro Nacional de Epidemiologia em Camberra, Austrália, que se dedica ao estudo dos processos de transição da saúde, transição epidemiológica e transição demográfica.

Segundo as palavras de seus editores no editorial do primeiro fascículo, Health Transition Review destina-se à publicação de estudos interdisciplinares enfocando as interfaces entre cultura, sociedade, comportamento e saúde: "...we welcome theoretical explorations of the health transition field, methodological contributions, review anieles and studies of the cultural, social and behavioural contributions to historical mortality or morbidity declines" (pp. 1-2).

Dentre os editores associados figuram nomes de destaque internacional nos campos da epidemiologia e ciências sociais em saúde: A. G. Hill (Londres), A. C. Kleinman (Cambridge), S. J. Kunitz (Rochester), S. H. Preston (Philadelphia) e J. E. Rohde (Nova Deli). O Conselho Editorial da revista é também internacional, figurando representantes de diversos continentes, inclusive da América Latina, representada por H. L. Delgado (Guatemala) e J. Frenk (México).

O conteúdo do primeiro fascículo traz, além do editorial, dez contribuições, distribuídas em quatro seções, totalizando 129 páginas. Cinco artigos compõem a seção Original Articles. J. C. Caldwell & P. Caldwell analisam as principais conclusões do primeiro encontro sobre transição realizado em Camberra, 1989, e procuram mostrar a importância do conhecimento acerca do processo de transição na redução da mortalidade e da melhoria das condições de saúde das populações. A contribuição de J. Frenk e colaboradores apresenta os elementos básicos para a construção de uma teoria da "transição da saúde". S. R. Johansson analisa a tendência observada em diversos países onde a diminuição nas taxas de mortalidade contrapõem-se a aumento nas taxas de morbidade. O artigo de E. Walle & F. Walle faz uma aproximação antropológica à questão da relação entre aleitamento e supressão do intercurso sexual após o nascimento como medidas adotadas para prevenir as infecções diarréicas em crianças de duas cidades do Sahel, na África. O papel econômico da mulher na Índia e sua relação com a mortalidade infantil é analisado por A. M. Basu & K. Basu.

Uma interessante discussão sobre controle da fecundidade encontra-se publicada na seção Forum, coordenada por J. Trussell & G. Santow, enfocando o efeito do aleitamento sobre a ovulação. Ao argumento dos autores, seguem-se os contrapontos de outros quatorze pesquisadores.

Finalmente, L. C. Chen publica na seção Reports uma síntese da oficina de trabalho sobre transição realizada na Universidade de Harvard, a terceira de uma série promovida pela Fundação Rockefeller. Há também uma nota sobre o programa de pesquisa sobre transição conduzido pela Universidade de Ibadan, na Nigéria. O fascículo traz, ainda, duas resenhas bibliográficas.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br