RESENHA REVIEW

 

Ricardo V. Santos

Departamento de Antropologia (Museu Nacional)
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Departamento de Endemias Samuel Pessoa
Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz

 

 

Fetus into Man: Physical Growth from Conception to Maturity . J. M. Tanner. Cambridge: Harvard University Press, 1990. 280 pp., ils. (Brochura)
ISBN 0-674-30692-9

A primeira edição de Fetus into Man foi publicada na década de 70, tornando-se obra bastante conhecida entre aqueles interessados em crescimento e desenvolvimento humano. Como indicado por Tanner no prefácio, a edição de 1990 representou praticamente uma reescrita das versões anteriores, já que foram consideráveis os avanços das pesquisas em crescimento e seus aspectos morfológicos e fisiológicos. As principais modificações introduzidas dizem respeito à endocrinologia e às interações entre aspectos genéticos e ambientais no controle do processo de crescimento.

Fetus into Man não se propõe a ser uma obra de referência para especialistas. É algo mais próximo de um livro de divulgação científica, procurando atingir uma platéia minimamente informada, ainda que não necessariamente envolvida diretamente em pesquisa neste campo. Nas palavras do autor, o livro "...descreve o processo de crescimento em crianças de uma forma que [...] o leitor sem conhecimento aprofundado em biologia será capaz de entender e aquele profundamente versado no assunto aprovará" (p. 1). Tal perspectiva reflete-se na abundância de ilustrações (91 no total), particularmente gráficos, e na forma de apresentação das referências bibliográficas. Tanner constantemente lança mão de exemplos oriundos de pesquisas de ponta em crescimento e desenvolvimento, muitas delas fruto de suas próprias atividades de investigação; procura, no entanto, não sobrecarregar o texto com referências. No final do livro, o leitor pode encontrar uma bibliografia comentada e uma lista dos trabalhos mencionados em cada um dos capítulos.

Tanner aborda o processo de crescimento de uma maneira abrangente, indo do nível celular ao morfológico, do período intra-uterino ao adulto. Predomina a ênfase em aspectos biológicos, o sociológico emergindo naqueles momentos quando o autor discute as inter-relações entre crescimento e bem-estar sócio-econômico. Há uma constante preocupação em demonstrar a complexidade e interação de múltiplos fatores na determinação do processo de crescimento e desenvolvimento humano. Os doze capítulos de Fetus into Man abordam tópicos como a curva de crescimento físico da espécie humana, o desenvolvimento de células e tecidos, o crescimento no período intra-uterino, a puberdade e o processo de diferenciação sexual, a questão dos diferentes timings de maturação, a endocrinologia do crescimento, o desenvolvimento do cérebro, as interações genéticas e ambientais no controle do processo de crescimento, os padrões de crescimento físico e desordens de crescimento.

Fetus into Man é um livro introdutório bem dosado e informativo, através do qual o leitor é levado a visualizar o crescimento e desenvolvimento físico humano de uma maneira processual. Para aqueles interessados em saúde coletiva, tal perspectiva é importante à medida que o crescimento de crianças tem sido cada vez mais empregado no monitoramento das condições de bem-estar físico.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br