Geomorfologia: Uma Atualizagão de Bases e Conceitos. Antônio José Teixeira Guerra & Sandra Baptista da Cunha (organizadores). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.

ISBN 85-286-0326-1

 

Este é um livro que estava faltando, pois os textos em português não prendem muito a atenção do leitor.

"Ciência geomorfológica" de Jorge Soares Marques, capítulo que abre o livro é uma bela introdução. Nele é chamada a atenção para o fato do geógrafo necessitar uma sólida formação científica básica. Sempre notamos que a diferença entre o nível da produção brasileira e da européia, resultava do preparo básico dos autores.

"Processos endogenéticos na formação do relevo" de Hélio Monteiro Penha, é de leitura agradável, mas riquíssimo de informações e, portanto, difícil de ser resumido.

"Hidrologia de encostas (...)" de Ana L. Coelho Neto é um capítulo da maior importância prática. Além disso, há uma parte teórica, bem minuciosa, sobre o comportamento da chuva em diversos tipos de vegetação e sobre o movimento da água no solo.

"Processos erosivos nas encostas" transcreve a opinião de um autor, que a nós parece absurda: considerar a erosão como causa e conseqüência do subdesenvolvimento. Aliás, esse capítulo é, de uma maneira geral, confuso.

Em "Geomorfologia fluvial" de Sandra Baptista da Cunha, destaca-se o estudo pormenorizado do funcionamento dos leitos dos rios.

Para quem foi viciado em praia, "Geomorfologia costeira" de Dieter Muehe, é uma grande surpresa. Nunca pensamos que houvesse tanta teoria e tanta matemática, no estudo das áreas costeiras. Em suma, trata-se de um capítulo interessantíssimo.

"Geomorfologia cárstica" de Heinz Charles Kohler, resume o estudo do relevo das regiões calcáreas.

"Geomorfologia do quaternário" de Josilda Rodrigues da Silva de Moura é um capítulo confuso.

"Mapeamento geomorfológico" de Mauro Sérgio F. Argento, como não poderia deixar de ser, se baseia, principalmente no Projeto Radambrasil que foi o único grande mapeamento geomorfológico realizado no país.

"Geomorfologia e geoprocessamento" de Jorge Xavier da Silva, como o autor avisa, no início do capítulo, não é de fácil entendimento.

"Aplicabilidade do conhecimento geomorfológico nos projetos de planejamento" de Antonio Christofoletti, é um capítulo escrito por um mestre, de grande utilidade para os que se dedicam a relatórios de impacto ambiental (Rima).

 

Mario B. Aragão
Departamento de Ciências Biológicas
Escola Nacional de Saúde Pública

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br