RESENHAS BOOK REVIEWS

 

 

Maria Zélia Rouquayrol

zelia@fortalnet.com.br

 

 

EPIDEMIOLOGIA: AUTO-AVALIAÇÃO E REVISÃO. Silva MGC. 3ª Ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará; 2008. 396 p.

ISBN:

Esta obra, de autoria do médico e professor titular da Universidade Estadual do Ceará, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, foi publicada inicialmente em novembro de 1990, destacando-se por ser, à época, o primeiro livro de auto-avaliação do tipo perguntas e respostas e obtendo excelente aceitação na área da Saúde Pública. Dado o interesse despertado pelo tema, em 1995 foi lançada a segunda edição.

Nesta terceira edição, o Prof. Marcelo Gurgel se supera naquilo que mais o caracteriza: a didática. Este livro é, portanto, uma réstia iluminada dele mesmo ao transformar temas complexos, de autores diversos, em um texto simples e essencial ao aprendizado. Partindo dos livros pesquisados, o autor confere a Epidemiologia: Auto-Avaliação e Revisão a objetividade e a clareza de linguagem necessárias para garantir ao leitor o benefício do tempo auferido e a assimilação fecunda dos temas descritos, sob a forma de perguntas do tipo múltipla escolha.

A estrutura básica desta obra, chancelada pela EdUECE e distribuída pela ABRASCO Livros, está disposta em cinco capítulos: Epidemiologia Geral, Epidemiologia Histórica, Métodos Epidemiológicos, Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Epidemiologia das Doenças Não-Infecciosas.

Nesta terceira edição, foram revistas e atualizadas as 600 questões originais da primeira edição e as 800 da segunda, incorporando-se mais 200 novas questões que concedem maior densidade técnica a presente obra. Os quesitos foram elaborados com base em ampla bibliografia nacional e estrangeira, porém concedendo prioridade aos problemas de saúde mais prevalentes no Brasil.

As questões são do tipo teste de múltipla escolha, e cada quesito é acompanhado de resposta comentada e da correspondente referência bibliográfica, onde o assunto pode ser verificado ou aprofundado.

Com mais esta edição, Epidemiologia: Auto-Avaliação e Revisão cumpre o seu papel complementar aos bons textos de Epidemiologia produzidos por autores nacionais, contribuindo para o ensino da matéria e para a formação de epidemiologistas no Brasil.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br