Prevalência de infecção por SARS-CoV-2 e fatores associados em pessoas privadas de liberdade no Espírito Santo, Brasil

SARS-CoV-2 prevalence and associated factors in prison inmates in Espírito Santo State, Brazil

Prevalencia de infección por SARS-CoV-2 y factores asociados en personas privadas de libertad en Espírito Santo, Brasil

Erika do Nascimento Bianchi Laylla Ribeiro Macedo Ethel Leonor Noia Maciel Ricardo Tristão Sá Adriana Ilha da Silva Camila Leal Cravo Duque Pablo Medeiros Jabor Cristiana Costa Gomes Orlei Amaral Cardoso Pablo Silva Lira Raphael Lubiana Zanotti Silvânio José de Souza Magno Filho Eliana Zandonade Sobre os autores

Resumos

O objetivo foi estimar o percentual de pessoas privadas de liberdade no Espírito Santo, Brasil, infectados com o SARS-CoV-2 e apresentar os fatores associados ao resultado positivo. Trata-se de um inquérito sorológico, realizado entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro de 2020, nas 34 unidades prisionais do estado. Realizou-se uma entrevista e testes sorológicos para detecção de IgG e IgM no grupo estudado. Foram avaliadas 844 pessoas privadas de liberdade, 265 testaram positivo para COVID-19, indicando uma prevalência de 31,64% (IC9%%: 28,44-34,83). Observou-se associação estatística entre resultado positivo e localização do presídio na região norte (p = 0,001), regime de prisão fechado (p = 0.002) e sexo masculino (p = 0.005). Destaca-se ainda que todos os sintomas foram observados em menor frequência no grupo dos positivos, assim como uma baixa prevalência de comorbidades (0 a 7,1%). Os resultados permitiram conhecer as características dessa população vulnerável a fim de direcionar ações de saúde.

Palavras-chave:
Prevalência; Infecções por Coronavírus; Prisões


The study aimed to estimate the proportion of prison inmates in the state of Espírito Santo, Brazil, with SARS-CoV-2 infection and to present factors associated with positive test result. This was a serological survey conducted from August 31 to September 4, 2020, in the state’s 34 prison units. An interview and serological tests were performed for detection of IgG and IgM in the group. A total of 844 prison inmates were assessed, 265 of whom tested positive for COVID-19, indicating 31.64% prevalence (95%CI: 28.44-34.83). Statistically significant associations were seen between positive test and location of the prison in the north of the state (p = 0.001), closed imprisonment (p = 0.002), and male gender (p = 0.005). All symptoms were observed less frequently in the group that tested positive, and there was a low prevalence of comorbidities (0 to 7.1%). The results revealed the characteristics of this vulnerable population and can help target health measures.

Keywords:
Prevalence; Coronavirus Infections; Prisons


El objetivo fue estimar el porcentaje de personas privadas de libertad en Espírito Santo, Brasil, infectadas con el SARS-CoV-2 y presentar factores asociados al resultado positivo. Se trata de una encuesta serológica, realizada entre los días 31 de agosto y 4 de septiembre de 2020, en las 34 unidades carcelarias del estado. Se realizó una entrevista y tests serológicos para la detección de IgG e IgM en el grupo estudiado. Se evaluaron a 844 personas privadas de libertad, 265 dieron positivo en COVID-19, indicando una prevalencia de 31,64% (IC95%: 28,44-34,83). Se observó una asociación estadística entre resultado positivo y localización del presidio en la región norte (p = 0,001), régimen de prisión cerrado (p = 0,002) y sexo masculino (p = 0,005). Se destaca incluso que todos los síntomas fueron observados en menor frecuencia en el grupo de los positivos, así como una baja prevalencia de comorbilidades (0 a 7,1%). Los resultados permitieron conocer las características de esa población vulnerable, con el fin de dirigir acciones de salud.

Palabras-clave:
Prevalencia; Infecciones por Coronavirus; Prisiones


Introdução

A pandemia da SARS-CoV 2, iniciada na China em dezembro de 2019, tem ocasionado inúmeras e devastadoras consequências para a saúde pública mundial. Com a disseminação da COVID-19 para os demais países e o crescimento do número de casos e óbitos, vêm sendo identificados alguns fatores evidentes nos indivíduos mais acometidos, demonstrando que alguns grupos apresentaram mais risco de contágio e de evolução negativa da doença quando comparado a outros, ampliando assim os desafios para o controle efetivo da COVID-19. Um estudo realizado em São Paulo, Brasil, relacionou taxas de mortalidade mais altas em doentes com menor nível educacional e renda; e vivendo em aglomeração familiar e concentrados em aglomerados subnormais 11. Ribeiro KB, Ribeiro AF, Veras MASM, Castro MC. Social inequalities and COVID-19 mortality in the city of São Paulo, Brazil. Int J Epidemiol 2021; 50:732-42., mostrando que estes grupos com maior vulnerabilidade se associam à restrição ao acesso a serviços de saúde e a desigualdade social estrutural, como é o caso da população privada de liberdade.

Considerando o comportamento da transmissão da doença e a disseminação do vírus pelo ar, os ambientes prisionais se apresentam suscetíveis nesse contexto e por isso ainda mais preocupantes. Tendo em vista as condições de encarceramento no país, estima-se que um caso positivo contamine até 10 pessoas, enquanto na população não privada de liberdade, um caso infectado contamine de 2 a 3 pessoas 22. WHO Regional Office for Europe. Preparedness, prevention and control of COVID-19 in prisons and other places of detention. http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0019/434026/Preparedness-prevention-and-control-of-COVID-19-in-prisons.pdf?ua=1 (acessado em 14/Abr/2021).
http://www.euro.who.int/__data/assets/pd...
,33. Sánchez A, Simas L, Diuana V, Larouze B. COVID-19 nas prisões: um desafio impossível para a saúde pública? Cad Saúde Pública 2020; 36:e00083520..

No Brasil, de uma maneira geral, vivencia-se uma situação prisional desfavorável, com unidades prisionais em estados ruins de conservação, mal ventiladas e superlotadas. Dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias de 2019 mostram que o sistema prisional contabilizou em dezembro 748.009 pessoas presas no país, com uma taxa de aprisionamento de 359,40 pessoas presas por 100 mil habitantes e um déficit de 312.925 vagas 44. Departamento Penitenciário Nacional, Ministério da Justic¸a e Segurança Pública. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias - período de julho a dezembro de 2019. Taxa de aprisionamento e déficit de vagas por ano. https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZWI2MmJmMzYtODA2MC00YmZiLWI4M2ItNDU2ZmIyZjFjZGQ0IiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9 (acessado em 02/Mar/2021).
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZ...
.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram registrados até o dia 22 de fevereiro de 2021, 46.901 casos e 141 óbitos por COVID-19 em pessoas presas. A Região Sudeste apresentou o maior quantitativo de casos e óbitos representando respectivamente 39,9% e 47,5% dos registros totais do país entre as pessoas presas. Ainda neste período foram contabilizados 245.465 testes para a COVID-19 realizados no Brasil. O sistema prisional do Espírito Santo registrou até a data mencionada, 972 casos da doença e 5 óbitos por COVID-19 no estado 55. Conselho Nacional de Justiça. Boletim CNJ de Monitoramento COVID-19 - registro de casos e óbitos. Brasília: Conselho Nacional de Justiça; 2021..

É importante ressaltar que o potencial propagador da doença vai além das celas das unidades prisionais, a literatura evidencia que a alta incidência da COVID-19 entre a população privada de liberdade pode ser uma fonte para a população em geral, haja vista que a doença pode ser transmitida para as comunidades locais através de trabalhadores do sistema penitenciário (administrativos, agentes e profissionais de saúde), visitantes ou ainda após a soltura de egressos 66. Franco-Paredes C, Jankousky K, Schultz J, Bernfeld J, Cullen K, Quan NG, et al. COVID-19 in jails and prisons: a neglected infection in a marginalized population. PLoS Negl Trop Dis 2020; 14:e0008409.,77. Crispim JA, Ramos ACV, Berra TZ, Santos MS, Santos FL, Alves LS, et al. Impacto e tendência da COVID-19 no sistema penitenciário do Brasil: um estudo ecológico. Ciênc Saúde Colet 2021; 26:169-78..

Dessa forma, o objetivo deste artigo é estimar o percentual de pessoas privadas de liberdade no Espírito Santo infectados com o SARS-CoV-2 e apresentar os fatores associados ao resultado positivo para a doença.

Métodos

Trata-se de um inquérito sorológico, com amostragem realizada em unidades prisionais no Espírito Santo para pessoas privadas de liberdade (N = 21.970). Este desenho de estudo foi baseado no protocolo de investigação soroepidemiológica com base na população, estratificada por idade, para infecção pelo vírus COVID-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS) 88. World Health Organization. Population-based age-stratified seroepidemiological investigation protocol for COVID-19 virus infection. http://www.who.int/publications-detail/population-based-age-stratified-seroepidemiological-investigation-protocol-for-COVID-19-virus-infection (acessado em 17/Jul/2020).
http://www.who.int/publications-detail/p...
.

O período de realização foi entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro de 2020. Para o cálculo do tamanho da amostra, considerou-se a população descrita, a prevalência esperada de 10%, erro amostral de 2% e nível de significância de 5%. O tamanho mínimo da amostra foi de 832 pessoas privadas de liberdade.

Foram realizados exames em todas as 34 unidades prisionais do Estado do Espírito Santo, distribuídas em 13 municípios. As amostras foram calculadas proporcionalmente ao número de pessoas privadas de liberdade na população em cada unidade prisional.

Uma semana antes do início da pesquisa, a partir de uma listagem fornecida pela Secretaria de Estado da Justiça do Estado do Espírito Santo (SEJUS), foi realizado um sorteio aleatório dos nomes que fariam parte da pesquisa. Incluiu-se um excedente de aproximadamente 40% de pessoas privadas de liberdade a fim de contemplar eventuais ausências desses indivíduos sorteados, haja vista que a movimentação de pessoas privadas de liberdade é constante.

Foi desenvolvido um aplicativo no software ArcGIS Online (https://www.esri.com/en-us/arcgis/products/arcgis-online/overview) instalado em aparelhos celulares utilizados de forma completamente offline, podendo ser aplicado nas unidades prisionais. No final de cada dia de aplicação, os aparelhos eram conectados à Internet e a equipe técnica recebia imediatamente o pacote de dados coletados naquele dia.

Para otimizar as atividades em campo, também foi desenvolvido um painel de acompanhamento do andamento da pesquisa para cada uma das unidades prisionais. Deste modo, na medida em que a pesquisa era realizada, era possível monitorar quais unidades estavam próximas ou já tinham atingido as metas para cada um dos perfis que o inquérito abrangeu (internos, servidores penitenciários e profissionais da saúde do sistema). Os entrevistadores foram treinados na execução do exame, que foi realizado com amostra de sangue obtida através de punção digital.

O teste utilizado foi o teste rápido imunocromatográfico de anticorpo IgM e IgG (registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, nº 80560310056) da marca MedLevensohn (http://www.medlevensohn.com.br/), com sensibilidade de 97.4% e especificidade de 99.3% (porcentagens referentes a IgG) e possui sensibilidade de 86,8% e especificidade de 98.6% (porcentagens referentes a IgM).

A equipe de entrevistadores recebeu todos os equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados pela Anvisa para a situação de possível contato com pessoas com a COVID-19 e materiais necessários como celulares e álcool, instrumentos e equipamentos utilizados no inquérito sorológico da Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (SESA).

Além da testagem para COVID-19, foram coletadas as seguintes informações sobre os participantes: sexo, idade, escolaridade do respondente, cor da pele autorreferida, sintomas de COVID-19 (tosse, febre, cansaço, dores no corpo, dificuldade para respirar, alterações no paladar e olfato) nos 15 dias anteriores à entrevista e outros sintomas não relacionados, e também as comorbidades.

Os dados foram coletados utilizando-se o aplicativo citado acima, com a possibilidade de operar sem internet como contingência. Estes dados formaram um banco de dados e foram analisados estatisticamente pelo programa SPSS, versão 20.0 (https://www.ibm.com/). Foram realizadas tabelas de frequência e foi estimada a prevalência e seu intervalo de confiança. Foram feitas associações dos resultados do teste qui-quadrado de Pearson e as variáveis do estudo. O nível de significância adotado foi de 5%.

Todos os indivíduos selecionados para a amostra do inquérito nas unidades prisionais foram informados sobre os objetivos do estudo, riscos e vantagens. O material e informações só foram coletados após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Foram adotadas medidas de biossegurança recomendadas pela OMS e procedeu-se a notificação de todos os casos, de forma a garantir a saúde dos trabalhadores de campo atuando na coleta dos dados e do material. Durante a realização do inquérito epidemiológico, medidas de controle foram tomadas para os casos ativos da doença. Pessoas presas foram encaminhadas às áreas específicas de isolamento e receberam atendimento necessário pelas equipes de saúde.

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (parecer nº 4.209.127).

Resultados

Na pesquisa foram avaliadas 844 pessoas privadas de liberdade. Destas, 267 testaram positivo para COVID-19, indicando uma prevalência de 31,64% (IC95%: 28,44-34,83). A população estimada de casos é de 6.951 (IC95%: 6.248-7.652) pessoas privadas de liberdade positivas para COVID-19.

A Tabela 1 apresenta o perfil sociodemográfico das pessoas privadas de liberdade e sua associação com a positividade do COVID-19. As pessoas presas em unidades prisionais da região norte apresentaram percentual mais elevado de testes positivos em relação as outras regiões (p = 0,001), assim como a população localizada em regime fechado (p = 0,002), quando comparada ao semiaberto, e presos do sexo masculino (p = 0,005), em relação ao sexo feminino. As demais variáveis, faixa etária, escolaridade e raça/cor não apresentaram associação estatística significativa.

Tabela 1
Distribuição das variáveis sociodemográficas segundo a positividade do teste de anticorpos. População privada de liberdade, Espírito Santo, Brasil.

A Tabela 2, apresenta a positividade do teste segundo o número de sintomas, presença de comorbidades, procura por algum serviço de saúde nos últimos 15 dias e adoção do hábito de higienização das mãos. Os resultados indicaram que os casos testados positivos mostraram percentuais de sintomas, para todas as categorias, inferiores aos observados no grupo com resultado negativo para o teste de SARS-CoV-2 (p = 0.021). Destaca-se ainda que a procura por algum serviço de saúde nos últimos 15 dias foi menor das pessoas privadas de liberdade com resultado positivo (38,9%) em relação ao grupo com resultado negativo para o teste (61,1%), tendo esta variável apresentado significância estatística (p = 0,022).

Tabela 2
Distribuição do número de sintomas, comorbidades, procura por serviço de saúde e hábito de lavar as mãos, segundo a positividade do teste. População privada de liberdade, Espírito Santo, Brasil.

A Figura 1 apresenta as frequências de cada sintoma no grupo dos positivos. Observa-se que todos os sintomas foram observados em maior percentual no grupo dos positivos. Os sintomas com associação estatisticamente significante foram: dor no corpo/mialgia (p = 0,011), anosmia (p = 0,019), algum outro sintoma (p = 0,051), diarreia (p = 0,040) e dor abdominal (p = 0,025).

Figura 1
Frequência de sintomas nos grupos positivo e negativo para COVID-19. População privada de liberdade, Espírito Santo, Brasil.

Os sintomas foram apresentados na ordem de maior frequência no grupo dos positivos. Ressalta-se que os sintomas mais prevalentes foram: tosse, dor no corpo e dificuldade de respirar, todos com 13% (Figura1).

A Tabela 3 apresenta as comorbidades das pessoas privadas de liberdade, comparando os resultados entre os grupos de positivos e negativos. Observa-se a baixa frequência de comorbidades no grupo positivo, variando 0% (câncer) até 7,1% (asma ou bronquite). As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) foram mais prevalentes no grupo positivo, com 4,6% (p = 0,018).

Tabela 3
Distribuição das comorbidades segundo o resultado do teste. População privada de liberdade, Espírito Santo, Brasil.

Discussão

No ano de 2020, foram contabilizados 41.971 casos de COVID-19 na população privada de liberdade no Brasil 99. Ministério da Justiça e Segurança Pública. COVID-19 no sistema prisional. https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2020/12/Monitoramento-Semanal-COVID-19-Info-23.12.20.pdf (acessado em 02/Mar/2021).
https://www.cnj.jus.br/wp-content/upload...
, considerando os dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) que sinalizam uma população prisional de 702.069 presos para este período 1010. Departamento Penitenciário Nacional, Ministério da Justiça e Segurança Pública. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias - período de janeiro a junho de 2020. https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMjU3Y2RjNjctODQzMi00YTE4LWEwMDAtZDIzNWQ5YmIzMzk1IiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9 (acessado em 02/Mar/2021).
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiM...
, observa-se uma prevalência de casos de 5,98%. A prevalência de 31,64% apresentada neste estudo é bastante superior ao indicador nacional, o que pode sugerir a existência de subnotificação de casos.

Uma pesquisa realizada entre abril e maio de 2020, em 16 prisões dos Estados Unidos, mostrou que após a testagem em massa foi identificada uma prevalência de SARS-CoV-2 que variou de 0 a 86,8% (mediana de 29,3%) entre as instituições prisionais. Esse estudo ainda mostrou que a testagem em massa para COVID-19 aumentou em média 12,1 vezes a detecção de infecções, em comparação ao número de casos confirmados através de testes realizados exclusivamente em pessoas presas que manifestaram os sintomas da doença 1111. Hagan LM, Williams SP, Spaulding AC, Toblin RL, Figlenski J, Ocampo J. Mass testing for SARS-CoV-2 in 16 prisons and jails - six jurisdictions, United States, April-May 2020. MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2020; 69:1139-43., corroborando assim com a proposição de subnotificação dos casos de COVID-19 devido a não realização de testes em grande escala. Dessa forma, os indicadores da doença na população privada de liberdade no país podem ser ainda expressivamente superiores aos oficialmente registrados 77. Crispim JA, Ramos ACV, Berra TZ, Santos MS, Santos FL, Alves LS, et al. Impacto e tendência da COVID-19 no sistema penitenciário do Brasil: um estudo ecológico. Ciênc Saúde Colet 2021; 26:169-78..

Os achados do artigo quanto à frequência das variáveis sociodemográficas e resultado positivo do teste são condizentes com o perfil da população prisional do Brasil, bem como do Espírito Santo 1010. Departamento Penitenciário Nacional, Ministério da Justiça e Segurança Pública. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias - período de janeiro a junho de 2020. https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMjU3Y2RjNjctODQzMi00YTE4LWEwMDAtZDIzNWQ5YmIzMzk1IiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9 (acessado em 02/Mar/2021).
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiM...
. Importante mencionar que entre os indivíduos que apresentaram resultado positivo do teste, 57,3% relataram não sentir nenhum sintoma, enquanto entre os indivíduos testados negativos, 69% relataram não apresentarem sintomas; reafirmando a importância da testagem a fim de iniciar as medidas adequadas de isolamento e bloqueio da cadeia de transmissão.

Uma metanálise baseada em dados de 8 estudos chineses que objetivou avaliar a proporção de transmissões de SARS-CoV-2 na comunidade a partir de indivíduos assintomáticos, estimou que 30% dos infectados nunca desenvolvem sintomas e que esses têm poder de transmissão de 75% em relação aos sintomáticos. Os resultados do estudo ainda mostraram que aproximadamente 59% das infecções são transmitidas por indivíduos assintomáticos, sendo 35% oriundos de casos que ainda desenvolverão quadro clínico e 24% provenientes de pessoas que nunca desenvolverão sintomas da doença 1212. Johansson MA, Quandelacy TM, Kada S, Prasad PV, Steele M, Brooks JT, et al. SARS-CoV-2 transmission from people without COVID-19 symptoms. JAMA Netw Open 2021; 4:e2035057.. Embora os autores mencionem a incerteza em se afirmar a precisão dos dados, dada a complexidade em se estimar determinadas variáveis, como o dia de maior transmissibilidade da doença, por exemplo, é inegável a contribuição dos casos assintomáticos na propagação da COVID-19 1212. Johansson MA, Quandelacy TM, Kada S, Prasad PV, Steele M, Brooks JT, et al. SARS-CoV-2 transmission from people without COVID-19 symptoms. JAMA Netw Open 2021; 4:e2035057.. Dessa forma, apenas isolar pacientes com sintomas pode ser pouco eficiente para conter o aumento de casos, sendo necessário recomendar o uso de máscaras, higienização correta das mãos, distanciamento social e a realização de testes nos contatos ou indivíduos com alta exposição ao vírus.

O Brasil adotou a Recomendação nº 62/2020 do CNJ 1313. Conselho Nacional de Justiça. Recomendação nº 62, de 17 de março de 2020. Recomenda aos Tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus - COVID-19, no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo. DJe/CNJ 2020; 17 mar., que indica a tribunais e magistrados a instituição de medidas preventivas para a propagação da infecção pelo novo coronavírus no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo. Dentre essas medidas estão: ações de desencarceramento e não aprisionamento de indivíduos pertencentes a grupos de risco, tais como idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas, respiratórias ou condições imunossupressoras; além de ações sanitárias como restrição de visitas, higienização frequente de celas e espaços comuns, realização de triagem das pessoas privadas de liberdade nas entradas das unidades prisionais, bem como de profissionais e visitantes, e também isolamento de casos suspeitos ou confirmados nas unidades prisionais 77. Crispim JA, Ramos ACV, Berra TZ, Santos MS, Santos FL, Alves LS, et al. Impacto e tendência da COVID-19 no sistema penitenciário do Brasil: um estudo ecológico. Ciênc Saúde Colet 2021; 26:169-78.,1313. Conselho Nacional de Justiça. Recomendação nº 62, de 17 de março de 2020. Recomenda aos Tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus - COVID-19, no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo. DJe/CNJ 2020; 17 mar.. A SEJUS ainda elaborou um plano de contingência contra o COVID-19 adotado por todas as unidades prisionais do estado e validado pela SESA, que dispõe sobre as orientações para identificação, prevenção e enfrentamento do novo coronavírus no sistema prisional capixaba. Dentre as medidas destaca-se a busca ativa por meio da aplicação de um formulário de triagem de casos suspeitos de coronavírus e aferição de temperatura da pessoa presa ingressante no sistema penitenciário e/ou qualquer pessoa que for acessar a unidade prisional. Ressalta-se ainda que os profissionais da saúde atuantes no sistema prisional foram orientados por meio de capacitações agindo como multiplicadores das medidas de prevenção e controle para os demais servidores que atuam diretamente nas unidades prisionais 1414. Secretaria de Estado da Justiça do Estado do Espírito Santo. Nota técnica para padronização das medidas de prevenção, controle e manejo do novo coronavírus no sistema prisional do Espírito Santo. https://sejus.es.gov.br/Media/sejus/Arquivos%20PDF/NOTA%20T%C3%89CNICA%20SOBRE%20O%20NOVO%20CORONAV%C3%8DRUS%20-%20VERS%C3%83O%20FINAL.pdf (acessado em 02/Mar/2021).
https://sejus.es.gov.br/Media/sejus/Arqu...
,1515. Secretaria de Estado da Justiça do Estado do Espírito Santo. Plano de contingência para o novo coronavírus (COVID-19). https://sejus.es.gov.br/Media/sejus/Arquivos%20PDF/PLANO_DE_CONTINGENCIA_COVID_-_SEJUS.pdf (acessado em 02/Mar/2021).
https://sejus.es.gov.br/Media/sejus/Arqu...
.

Uma cartilha elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) 1616. Fundação Oswaldo Cruz. Cartilha COVID-19 e a população privada de liberdade. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz; 2020., direcionada a gestores e profissionais de saúde dos sistemas prisional e socioeducativo, reúne informações sobre a pandemia da COVID-19 nas instituições de privação de liberdade do Brasil e suas consequências na saúde física e mental da população privada de liberdade e trabalhadores das unidades prisionais, bem como orienta para prevenção, cuidado e atenção psicossocial nesse âmbito. O documento reafirma o impacto trazido pela pandemia para as sociedades em todo o mundo e enfatiza a necessidade de adaptação da atenção e da assistência por trabalhadores do sistema prisional, devendo ser consideradas as particularidades da COVID-19 nesses espaços de privação de liberdade.

Sobre os achados deste estudo, os sintomas apresentados sendo os mais prevalentes nos testados positivos, tais como tosse, mialgia, dificuldade para respirar, anosmia e fadiga são semelhantes aos mencionados na literatura como característicos da COVID-19 1717. Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela doença pelo coronavírus 2019. Brasília: Ministério da Saúde; 2020., embora somente mialgia, anosmia, algum outro sintoma, diarreia e dor abdominal tenham mostrado uma associação estatisticamente significativa neste estudo. Quanto às comorbidades avaliadas, notou-se uma semelhança entre os percentuais nos grupos positivo e negativo, apresentando baixas prevalências em ambos os grupos, podendo ser atribuído ao fato de ser uma população em sua maioria jovem.

Diante do exposto, as medidas de prevenção e controle da COVID-19 na população privada de liberdade e nos ambientes prisionais constitui um desafio para gestores e trabalhadores desse sistema. Ainda que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) 1818. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 1, de 2 de janeiro de 2014. Institui a Política Nacional de Atenção Integral a` Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União 2014; 3 jan. e a Recomendação nº 62/2020 do CNJ 1313. Conselho Nacional de Justiça. Recomendação nº 62, de 17 de março de 2020. Recomenda aos Tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus - COVID-19, no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo. DJe/CNJ 2020; 17 mar. apresentem um direcionamento para as ações de saúde e medidas contra a doença, a pandemia apenas evidenciou a precariedade do cenário prisional brasileiro, proveniente do permanente descaso da gestão pública com esse grupo, reforçando problemas já existentes 1919. Carvalho SG, Santos ABS, Santos IM. A pandemia no cárcere: intervenções no superisolamento. Ciênc Saúde Colet 2020; 25:3493-502..

Ressalta-se que embora a vacinação seja uma medida de prevenção eficaz da doença e a população privada de liberdade tenha sido contemplada na revisão do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO) 2020. Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde. Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. 2ª Ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2021., a morosidade com que o PNO vem sendo executado no que tange à aquisição dos imunobiológicos não garante o controle da COVID-19 em curto prazo.

Sendo assim, cabe aos formuladores de políticas públicas nas diversas esferas - além da sociedade civil e comunidade científica - compreenderem e refletirem sobre os aprendizados vivenciados com a pandemia da COVID-19, que desvelou por meio de uma crise sanitária as iniquidades sociais e de acesso a saúde das populações vulneráveis, e principalmente transformarem definitivamente essa desigual realidade.

Agradecimentos

À Secretaria de Estado da Justiça do Estado do Espírito Santo.

Referências

  • 1
    Ribeiro KB, Ribeiro AF, Veras MASM, Castro MC. Social inequalities and COVID-19 mortality in the city of São Paulo, Brazil. Int J Epidemiol 2021; 50:732-42.
  • 2
    WHO Regional Office for Europe. Preparedness, prevention and control of COVID-19 in prisons and other places of detention. http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0019/434026/Preparedness-prevention-and-control-of-COVID-19-in-prisons.pdf?ua=1 (acessado em 14/Abr/2021).
    » http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0019/434026/Preparedness-prevention-and-control-of-COVID-19-in-prisons.pdf?ua=1
  • 3
    Sánchez A, Simas L, Diuana V, Larouze B. COVID-19 nas prisões: um desafio impossível para a saúde pública? Cad Saúde Pública 2020; 36:e00083520.
  • 4
    Departamento Penitenciário Nacional, Ministério da Justic¸a e Segurança Pública. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias - período de julho a dezembro de 2019. Taxa de aprisionamento e déficit de vagas por ano. https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZWI2MmJmMzYtODA2MC00YmZiLWI4M2ItNDU2ZmIyZjFjZGQ0IiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9 (acessado em 02/Mar/2021).
    » https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZWI2MmJmMzYtODA2MC00YmZiLWI4M2ItNDU2ZmIyZjFjZGQ0IiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9
  • 5
    Conselho Nacional de Justiça. Boletim CNJ de Monitoramento COVID-19 - registro de casos e óbitos. Brasília: Conselho Nacional de Justiça; 2021.
  • 6
    Franco-Paredes C, Jankousky K, Schultz J, Bernfeld J, Cullen K, Quan NG, et al. COVID-19 in jails and prisons: a neglected infection in a marginalized population. PLoS Negl Trop Dis 2020; 14:e0008409.
  • 7
    Crispim JA, Ramos ACV, Berra TZ, Santos MS, Santos FL, Alves LS, et al. Impacto e tendência da COVID-19 no sistema penitenciário do Brasil: um estudo ecológico. Ciênc Saúde Colet 2021; 26:169-78.
  • 8
    World Health Organization. Population-based age-stratified seroepidemiological investigation protocol for COVID-19 virus infection. http://www.who.int/publications-detail/population-based-age-stratified-seroepidemiological-investigation-protocol-for-COVID-19-virus-infection (acessado em 17/Jul/2020).
    » http://www.who.int/publications-detail/population-based-age-stratified-seroepidemiological-investigation-protocol-for-COVID-19-virus-infection
  • 9
    Ministério da Justiça e Segurança Pública. COVID-19 no sistema prisional. https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2020/12/Monitoramento-Semanal-COVID-19-Info-23.12.20.pdf (acessado em 02/Mar/2021).
    » https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2020/12/Monitoramento-Semanal-COVID-19-Info-23.12.20.pdf
  • 10
    Departamento Penitenciário Nacional, Ministério da Justiça e Segurança Pública. Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias - período de janeiro a junho de 2020. https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMjU3Y2RjNjctODQzMi00YTE4LWEwMDAtZDIzNWQ5YmIzMzk1IiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9 (acessado em 02/Mar/2021).
    » https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMjU3Y2RjNjctODQzMi00YTE4LWEwMDAtZDIzNWQ5YmIzMzk1IiwidCI6ImViMDkwNDIwLTQ0NGMtNDNmNy05MWYyLTRiOGRhNmJmZThlMSJ9
  • 11
    Hagan LM, Williams SP, Spaulding AC, Toblin RL, Figlenski J, Ocampo J. Mass testing for SARS-CoV-2 in 16 prisons and jails - six jurisdictions, United States, April-May 2020. MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2020; 69:1139-43.
  • 12
    Johansson MA, Quandelacy TM, Kada S, Prasad PV, Steele M, Brooks JT, et al. SARS-CoV-2 transmission from people without COVID-19 symptoms. JAMA Netw Open 2021; 4:e2035057.
  • 13
    Conselho Nacional de Justiça. Recomendação nº 62, de 17 de março de 2020. Recomenda aos Tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus - COVID-19, no âmbito dos sistemas de justiça penal e socioeducativo. DJe/CNJ 2020; 17 mar.
  • 14
    Secretaria de Estado da Justiça do Estado do Espírito Santo. Nota técnica para padronização das medidas de prevenção, controle e manejo do novo coronavírus no sistema prisional do Espírito Santo. https://sejus.es.gov.br/Media/sejus/Arquivos%20PDF/NOTA%20T%C3%89CNICA%20SOBRE%20O%20NOVO%20CORONAV%C3%8DRUS%20-%20VERS%C3%83O%20FINAL.pdf (acessado em 02/Mar/2021).
    » https://sejus.es.gov.br/Media/sejus/Arquivos%20PDF/NOTA%20T%C3%89CNICA%20SOBRE%20O%20NOVO%20CORONAV%C3%8DRUS%20-%20VERS%C3%83O%20FINAL.pdf
  • 15
    Secretaria de Estado da Justiça do Estado do Espírito Santo. Plano de contingência para o novo coronavírus (COVID-19). https://sejus.es.gov.br/Media/sejus/Arquivos%20PDF/PLANO_DE_CONTINGENCIA_COVID_-_SEJUS.pdf (acessado em 02/Mar/2021).
    » https://sejus.es.gov.br/Media/sejus/Arquivos%20PDF/PLANO_DE_CONTINGENCIA_COVID_-_SEJUS.pdf
  • 16
    Fundação Oswaldo Cruz. Cartilha COVID-19 e a população privada de liberdade. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz; 2020.
  • 17
    Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela doença pelo coronavírus 2019. Brasília: Ministério da Saúde; 2020.
  • 18
    Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 1, de 2 de janeiro de 2014. Institui a Política Nacional de Atenção Integral a` Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União 2014; 3 jan.
  • 19
    Carvalho SG, Santos ABS, Santos IM. A pandemia no cárcere: intervenções no superisolamento. Ciênc Saúde Colet 2020; 25:3493-502.
  • 20
    Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde. Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. 2ª Ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2021.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Fev 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    12 Abr 2021
  • Revisado
    26 Ago 2021
  • Aceito
    10 Set 2021
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br