SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 suppl.Violence today author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Ciênc. saúde coletiva vol.11  suppl.0 Rio de Janeiro Jan. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232006000500001 

EDITORIAL EDITORIAL

 

A violência na sociedade contemporânea e suas repercussões na saúde coletiva

 

 

Este suplemento traz uma versão ampliada da revista Ciência & Saúde Coletiva nº 11.2 sobre a violência na sociedade contemporânea e suas repercussões sobre a saúde, publicada em inglês em 2006. Sua divulgação se deve a uma demanda de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública que queriam ter em mãos uma obra temática sobre violência, acessível aos que não lêem em língua estrangeira. Este número foi patrocinado pela direção da ENSP. E vem somar-se aos vários subsídios existentes e visando a um público de maior abrangência.

Seu conteúdo propõe ao leitor uma visão ampliada e aprofundada do fenômeno a partir deste momento histórico e dos condicionantes sociais e estruturais, alguns deles estruturantes, da condição e da convivência humana. O texto de Michel Wieviorka, diretor de L'École de Hautes Études de Sciences Sociales em Paris, abre o debate, seguido pelo aprofundamento do assunto, construído por eminentes estudiosos estrangeiros, como Vamik D.Volkan, professor da Universidade da Virgínia (EUA), indicado para prêmio Nobel da Paz; Duncan Pedersen, médico e epidemiologista da Universidade McGill, em Montreal; Etiene Krug e Linda Dahlberg, da Organização Mundial da Saúde; Paulo Sérgio Pinheiro, assessor da ONU; o sociólogo Roberto Briceño-León, da Universidade Central de Caracas; Saul Franco, da Universidade Nacional de Bogotá; Hugo Spinelli, da Universidade Nacional de Lanus;Miguel Malo e Alberto Concha, da Opas.

Os pesquisadores brasileiros são em grande número e tratam da situação do País com análises epidemiológicas sobre acidentes e violências; com estudos sobre grupos particulares; com textos que analisam a formulação, a trajetória de legitimação e a implementação da Política Nacional de Redução de Acidentes e Violências, promulgada em 2001 pelo Ministério da Saúde. Outros artigos apresentam uma pluralidade de iniciativas de serviços de atenção, de análise de redes e de experiências bem-sucedidas de prevenção, promoção e tratamento das violências no âmbito do SUS.

Este suplemento completa uma série de números temáticos, organizados por pesquisadores do Claves ao longo de 12 anos: o volume 10, supl.1, 1994 de Cadernos de Saúde Pública, denominado "O impacto da violência sobre a saúde", pioneiro na introdução do tema e lançado simultaneamente no Brasil e em Washington no I Seminário Latino-Americano sobre Violência na Opas; o volume 4 nº 1 de 1999 de Ciência & Saúde Coletiva – "É possível prevenir a violência?" – voltado para analisar e problematizar o tema no marco da promoção da saúde; e o volume 11 nº 2, também de Ciência & Saúde Coletiva, "Global view on violence and health", lançado no 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, em 2006.

O propósito deste número temático é contribuir com profissionais de sáude e com a sociedade, a fim de construir um nível de compreensão teórica, de organização de dados gerais e específicos e de análise de práticas a favor da cidadania, da inclusão social e da promoção da qualidade de vida: estes últimos valores são o antídoto da violência que sempre e sob todas as formas não pode ser justificada, mas dramatiza a questão social.

 

Maria Cecília de Souza Minayo
Editora científica

Simone Gonçalves de Assis, Edinilsa Ramos de Souza
Editoras convidadas