SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6The domestic violence against the elderly within the Family Health Program of Niterói (RJ, Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Ciênc. saúde coletiva vol.15 n.6 Rio de Janeiro Sep. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000600038 

RESENHAS BOOK REVIEWS

 

 

Karina Silveira de Almeida HammerschmidtI; Jennifer Becheregaray Gomes ÁvilaI; Silvana Sidney Costa SantosII

IUniversidade Federal do Pampa
IIUniversidade Federal do Rio Grande

 

 

Moraes EM, organizador. Princípios básicos de geriatria e gerontologia. Belo Horizonte: Coopemed; 2008. 700 p.

 

 

O livro Princípios básicos de geriatria e gerontologia têm organização de Edgar Nunes Moraes, médico geriatra, professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG, do Centro de Referência ao Idoso do Hospital de Clínicas da UFMG e do Programa de Residência Médica do HC-UFMG, especialista em geriatria e gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), mestre e doutor em Medicina Tropical.

A obra foi construída por mestres e ilustres convidados da UFMG, todos profissionais de saúde, porém de diversas áreas de atuação, e para sua construção investiram-se alguns anos. A publicação tem como essência a avaliação do idoso com abordagem multidisciplinar, ou seja, percebendo o idoso no seu ambiente físico, psicológico e social. Também trata de cuidados paliativos, enfatizando a dignidade no morrer, com ênfase na importância de o profissional desenvolver ações visando minimizar o sofrimento do idoso.

Esta obra contou com a colaboração de 79 autores para sua construção, possibilitando a incorporação de conteúdos e ideias diversas, com experiências e vivências que compõem a magnitude heterogênea da geriatria e gerontologia, incitando contribuição para a melhoria da assistência ao idoso, com o intuito de promover um atendimento digno e de qualidade. Outro aspecto interessante do livro é sua apresentação, que mescla texto descritivo com gráficos, quadros e figuras esquemáticas facilitando o entendimento e tornando a leitura agradável, interessante e estimuladora.

Este livro é essencial na biblioteca pessoal daqueles que lutam por uma velhice com dignidade e que desejam prestar assistência de qualidade para os idosos.

O livro está organizado em nove módulos, nos quais estão contidos os seus 54 capítulos. A organização para a apresentação da obra traduz a preocupação dos autores com a coerência e integralidade do pensamento geriátrico e gerontológico.

O módulo I, Gerontologia Básica, se encontra dividido em três capítulos: (1) Demografia e epidemiologia do envelhecimento no Brasil; (2) Bases do envelhecimento do organismo e do psiquismo; (3) Filosofia do envelhecimento aplicada à prática clínica. Este módulo apresenta os aspectos básicos do processo de envelhecimento através de panorama geral abordando a saúde do idoso em vários contextos.

O módulo II, Avaliação Multidimensional, é composto por oito capítulos: (1) Avaliação clínico-funcional do idoso; (2) Avaliação da cognição e do humor; (3) Avaliação da mobilidade; (4) Avaliação da comunicação; (5) Adaptação ambiental; (6) Exames complementares em geriatria; (7) Tomada de decisão em geriatria; (8) Protocolo de avaliação multidimensional do idoso. Este módulo representa a sistematização do novo olhar da geriatria e gerontologia que valoriza os problemas biopsicossociais trazidos pelo paciente e sua família. Consideramos o último capítulo deste módulo como um dos mais interessantes do livro, pois os autores apresentam a avaliação fragmentadamente e finalizam com o protocolo de avaliação multidimensional, no qual constam vários instrumentos, com diversas avaliações proporcionando um modelo que pode ser utilizado nas práticas clínicas para avaliação do idoso no âmbito global, de forma integral e integrada. Ele também pode ser utilizado como instrumento de coleta de dados em investigações amplas/interinstitucionais ou multicêntricas.

Essa avaliação multidimensional do idoso tem como objetivo a elaboração do Plano de Cuidados, capaz de recuperar ou manter a autonomia e independência do idoso, respeitando a possibilidade de melhorias, mesmo que isto signifique não piorar a vida desse idoso. Esse Plano de Cuidados é composto por ações voltadas para a promoção de ações curativas, paliativas e reabilitadoras, além da prevenção de doenças.

O módulo III, Estratégias de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, está constituído por sete capítulos: (1) Aterosclerose: diagnóstico e tratamento; (2) Vitaminas e reposição hormonal em geriatria; (3) Exercício físico no idoso; (4) Rastreamento de câncer no idoso; (5) Imunização no idoso; (6) Osteoporose: diagnóstico e tratamento; (7) A sexualidade na adultez velha. Este módulo traz informações sobre as ações eficazes para favorecer o envelhecimento bem-sucedido. Expõe reflexão sobre a desmistificação de algumas intervenções desaconselháveis na prática geriátrica.

O módulo IV, Grandes Síndromes Geriátricas, está composto por 15 capítulos: (1) Abordagem do idoso com incapacidade cognitiva; (2) Exame neuropsicológico; (3) Demências reversíveis; (4) Demências irreversíveis; (5) Depressão: diagnóstico e tratamento; (6) Delirium: diagnóstico e tratamento; (7) Tratamento dos sintomas comportamentais e reabilitação cognitiva; (8) Cuidando do cuidador; (9) Instabilidade postural: abordagem diagnóstica; (10) A fisioterapia na instabilidade postural; (11) Abordagem diagnóstica e terapêutica do idoso com tontura; (12) Imobilidade; (13) Incontinência urinária; (14) Incontinência fecal; (15) Iatrogenia. Este módulo apresenta revisão dos principais sistemas fisiológicos do corpo humano, enfatizando as características e alterações fundamentais que ocorrem nos idosos. Também apresenta a avaliação funcional global, que está diretamente ligada à qualidade de vida do idoso.

O módulo V, Neuropsiquiatria Geriátrica, é composto por quatro capítulos: (1) Sono e envelhecimento; (2) Uso de benzodiazepínicos no idoso; (3) Tremores no idoso: diagnóstico, tratamento e fisioterapia da doença de Parkinson; (4) Acidente vascular cerebral: prevenção, diagnóstico, tratamento clínico e reabilitação fisioterápica. Neste módulo são tratados, com consistência, os distúrbios do sono e as avaliações complementares. Abordam-se também os tremores nos idosos, incluindo tremor essencial e de repouso, parkinsonismo e doença de Parkinson, evidenciando-se características, diferenciais e importância clínica.

O módulo VI, Gerenciamento de Polipatologia, constitui-se de nove capítulos: (1) Abordagem da hipertensão arterial e hipotensão ortostática; (2) Insuficiência cardíaca congestiva no idoso; (3) Insuficiência coronariana no idoso; (4) Doença pulmonar obstrutiva crônica; (5) Pneumonia adquirida na comunidade; (6) Diabetes mellitus no idoso; (7) Osteoartrite no idoso; (8) Constipação intestinal; (9) Principais alterações dermatológicas no idoso. Este módulo apresenta as particularidades das principais doenças geriátricas valorizando o seu gerenciamento no idoso. Os autores incitam a importância do gerenciamento de polipatologias, bem como da avaliação destas de forma unificada, evitando melhorar uma e desqualificar outra.

O módulo VII, Reabilitação, é composto de três capítulos: (1) Princípios da reabilitação geriátrica; (2) O uso de tecnologia assistida por idosos; (3) Acupuntura e envelhecimento. Nesta parte do livro, o ponto culminante é a ênfase na reabilitação, visto que se entende como fundamental no processo terapêutico.

O módulo VIII, Princípios da Paliação, está constituído por dois capítulos: (1) Cuidados paliativos em geriatria; (2) Controle da dor. Este módulo reflete sobre os limites da cura e da reabilitação, ressalta a ação dos profissionais nesse processo e a relevância dos cuidados paliativos. Estas considerações podem ser confirmadas na seguinte citação: "a terapêutica paliativa é voltada para o controle sintomático e preservação da qualidade de vida do paciente, sem função curativa, de prolongamento ou de abreviação da sobrevida"(p. 635).

O módulo IX, Políticas Públicas e Serviços de Atenção à Pessoa Idosa, é composto por três capítulos: (1) Participação e direitos das pessoas idosas; (2) Rede assistencial de atenção à pessoa idosa; (3) Políticas públicas, serviços e programas de atenção à pessoa idosa. Este módulo resgata o papel das políticas públicas, dos serviços de saúde e dos profissionais que desejam que a população idosa tenha uma velhice digna e com qualidade de vida, enfatizando a necessidade do respeito pela velhice.

Com a realização desta análise crítica da obra, pode-se recomendar a leitura deste livro, considerando que se apresenta bem estruturado. A temática é desenvolvida de forma clara, explicativa e interessante de ser lida. Acredita-se que o livro pode apresentar-se como guia para as temáticas geriatria e gerontologia. Tem formato adequado, que propicia a leitura-estudo, expõe sugestões para a prática profissional e acadêmica. Trata-se de uma obra de interesse para todos aqueles que pretendem conhecer esse assunto, incluindo aspectos clínicos, conceituais, técnicos e administrativos, abrangendo o envolvimento das políticas públicas nesse âmbito. Uma leitura recomendada a estudantes da área da saúde, profissionais, gestores e interessados em compreender essa temática.

O presente livro é um esforço para aproximar a geriatria e gerontologia da intimidade da ciência; é uma nova obra sobre a ciência do envelhecimento. Não se trata de uma publicação que versa sobre doenças e doentes, mas que enfatiza a perspectiva multidisciplinar que analisa o homem no seu ambiente físico, social e psíquico. O cuidado ao idoso aqui compreendido é um continuum que captura o sentido da união de esforços profissionais, visando ao desenvolvimento da práxis que viabiliza oportunidade de reflexão sobre o processo de envelhecimento pelos idosos e pelos profissionais. A base deste livro é fundada e iluminada pela interdisciplinaridade, abrangendo reflexões atuais e relevantes para o futuro da ciência do envelhecimento.