SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Dengue fever and the urban environment author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Revista Brasileira de Epidemiologia

Print version ISSN 1415-790X

Rev. bras. epidemiol. vol.9 n.2 São Paulo Jun. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2006000200001 

EDITORIAL EDITORIAL

 

 

José da Rocha Carvalheiro

 

 

Com este número 9(2) a Revista Brasileira de Epidemiologia prossegue com os Debates que vêm sendo travados nos últimos meses. Há uma consideração de Gérvas & Perez- Fernandez, autores do artigo sobre o papel de filtro do médico geral no sistema de saúde, relacionada com os comentários de Bárbara Starfield no número anterior da RBE. Publicamos ainda um comentário ao artigo de opinião do número anterior sobre "problema de saúde" (Costa & Victora) e a resposta dos autores. Na questão da gripe aviária transcrevemos um resumo publicado pela lista "Promed-Port", baseada numa síntese do problema até final de abril publicada pelo boletim epidemiológico semanal da OMS.

Em Editorial especial, Roberto Medronho analisa a questão do dengue no contexto da urbanização.

Nos trabalhos encaminhados pelo processo normal de fluxo contínuo com peer review , publicamos nove artigos todos de grupos brasileiros. A maioria (5) é da região sudeste, todos de São Paulo. Dois são do Sul, ambos do Paraná; um do Norte (Amazonas) e outro do Nordeste (Ceará). Como de hábito, não há trabalho de autor solitário, com média de 3,6 autores por artigo. Embora menos pronunciada (apenas 56,2 %) mantém-se a supremacia feminina entre os autores.

Dois trabalhos, ambos de São Paulo, relacionam-se com vacinas. Um deles analisa a vacinação de idosos contra influenza e o outro a rede de frio para conservação de vacinas.

Os demais trabalhos analisam temáticas de grande diversidade. Acidentes de trânsito em Maringá, Paraná; uma revisão crítica sobre e prevalência da osteoporose; internações hospitalares por problemas respiratórios e sua possível associação à queima de palha da cana de açúcar em São Paulo; prescrição de medicamentos um município do Norte do Paraná; inspeção de condições sanitárias num município de São Paulo; perfil epidemiológico do idoso na atenção odontológica.

Na seção de Notícias e Eventos divulgamos uma notícia que nos enche de júbilo. Eleito pelos pares, César Gomes Victora tomou posse na Academia Brasileira de Ciências. Junta-se assim a nomes ilustres da ciência brasileira e compõe, com Maurício Lima Barreto, outro Editor Associado da RBE, a "bancada" da Epidemiologia brasileira na ABC.

Tenham todos uma boa leitura.

 

O Editor.