A Epidemiologia Crítica do século XXI e o ciberespaço**Cyberspace is an existing space in the communication world where the physical presence is not required to build the dialogue as a basis for relationship. The emphasis is on the imagination needed to create an anonymous image in tune with others. It is the virtual space for the dialogue enabled by technology. Source: Wikipedia. Ciberespaço. Available in: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespa%C3%A7o>. Accessed on: Sep 23 2015

José da Rocha Carvalheiro Sobre o autor

O epidemiologista equatoriano Jaime Breilh, desde o número inaugural da Revista Brasileira de Epidemiologia, tem sido um colaborador constante. Desenvolve há décadas ideias originais nos estudos da saúde na sociedade. Introduziu desde sempre a ideia de uma Epidemiologia Crítica que ultrapassa os limites da Epidemiologia convencional, que se compraz em buscar associações entre fatores de risco e doenças.

Com a novidade social de um mundo cada vez mais dependente do espantoso desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), em particular, mas não somente, da web e das redes sociais. Com os resultados da interação social na esfera virtual (uma second life ), indaga até onde vamos assistir à deturpação da existência no espaço físico (uma first life , a verdadeira).

Três comentadores aceitaram o desafio do Autor e iniciaram um Debate que, esperamos, renda novas contribuições o futuro. São todos professores da Universidade de São Paulo: José Ricardo Ayres, da Faculdade de Medicina, Marcos Barbosa de Oliveira, do Instituto de Estudos Avançados e Cássia Baldini Soares, da Escola de Enfermagem.

Tenham todos uma edificante leitura e respondam ao desafio do Autor enviando comentários para o próximo número.

  • *
    Ciberespaço é um espaço existente no mundo da comunicação em que não é necessária a presença física para constituir a interlocução como fonte de relacionamento. É dada ênfase à imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima em comunhão com os demais. É o espaço virtual para o diálogo disposto por meio da tecnologia. Fonte: Wikipedia. Ciberespaço. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespa%C3%A7o>. Acesso em: 23 set 2015.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Out-Dec 2015
Associação Brasileira de Pós -Graduação em Saúde Coletiva São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br