RESENHAS BOOK REVIEWS

 

 

Elisabeth Meyer da Silva

Terapeuta Ocupacional, Mestre e doutoranda em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

 

 

Pagnoncelli de Souza R. Filhos sadios, pais felizes. Porto Alegre: L± 2006. 152 p.

Ronald Pagnoncelli de Souza, um dos pioneiros da medicina de adolescentes no Brasil, foi por muitos anos professor do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Valendo-se da sua rica experiência como professor e pediatra, escreveu vários livros de orientação aos pais, como "Nossos filhos, a eterna preocupação", "A educação sexual de nossos filhos", "Nossos adolescentes", "Os filhos no contexto familiar e social", entre outros. Sua mais recente obra foi lançada no segundo semestre de 2006 e permite ao leitor conhecer, de forma agradável e eminentemente prática, o desenvolvimento da criança de zero a dez anos.

"Filhos sadios, pais felizes" reúne num só livro, de fácil manuseio e em linguagem acessível, diversos capítulos que seguem uma ordem lógica baseada no ciclo do desenvolvimento das capacidades neuropsicomotoras, psicológicas e sociais da criança. Dessa forma, o autor possibilita que a mãe, o pai e a família aprendam a apreciar e a lidar com as capacidades e limites próprios de cada faixa etária. Assim, a primeira parte do livro apresenta um panorama geral da criança quanto aos aspectos sociais. O autor expõe como o bebê e, mais tarde, a criança interage com os outros, tanto no meio familiar como na creche e na escola. A segunda parte é composta por vários capítulos que discutem aspectos detalhados de como a criança se desenvolve, com questões próprias das diferentes idades. Mais adiante, encontramos capítulos específicos, em uma discussão atualizada, para cada uma das áreas que merecem atenção especial: a criança hiperativa, a agressiva, a diabética, a superdotada, a mal-humorada, a asmática.

De acordo com o autor, saber o que se pode esperar de uma criança nas diferentes fases de seu desenvolvimento é fundamental para entender a sua realidade. A obra é rica em exemplos práticos de como lidar com situações específicas de cada etapa do desenvolvimento infantil. O lançamento de um livro que não apenas trata dos aspectos do desenvolvimento infantil, mas que proporciona ao leitor leigo boas idéias sobre o que fazer com a criança na prática diária, é muito bem-vindo.

ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br