Antidepressivos: uso, adesão e conhecimento entre estudantes de medicina

Antidepressants: use, adherence and awareness among medical students

Aline Granada Ribeiro Ligiane Paula da Cruz Kátia Colombo Marchi Carlos Renato Tirapelli Adriana Inocenti Miasso Sobre os autores

Resumos

Este estudo avaliou em estudantes de medicina que usam antidepressivos, o grau de adesão e conhecimento relacionados ao medicamento e a opinião sobre a importância da orientação no tratamento. Trata-se de estudo transversal e descritivo, realizado em uma Faculdade de Medicina pública paulista. Dos 289 alunos entrevistados, 33 (11,4%) utilizam ou já utilizaram antidepressivos, sendo a fluoxetina o mais prescrito. O enfermeiro não foi citado como responsável pela orientação sobre o antidepressivo. Embora a maioria dos estudantes tenha recebido orientações sobre antidepressivo, a maioria não aderia ao mesmo havendo, ainda, dúvidas quanto ao seu uso. Houve associação estatisticamente significativa quanto ao consumo de outros medicamentos além do antidepressivo e presença de efeitos colaterais e quanto ao aumento da dose sem consulta médica e presença dos referidos efeitos. São necessárias ações para valorização do ensino da psicofarmacologia na formação do profissional de medicina e para maior articulação entre teoria e prática profissional.

Antidepressivos; Enfermagem psiquiátrica; Estudantes de medicina


This study assessed the degree of adherence and drug-related awareness and opinions regarding the importance of guidance with respect to treatment among medical students who use antidepressants. It is a cross-sectional descriptive study, carried out in a public Medical School in the state of Sao Paulo, Brazil. Of the 289 students interviewed, 33 (11.4%) use or had already used antidepressants, with fluoxetine being the most prescribed. The nurse was not cited as being responsible for guidance on the antidepressant. Although most students had received guidance on antidepressants, they did not heed guidance and still had doubts regarding their use. There was a statistically significant association regarding the consumption of other drugs in addition to antidepressants and the existence of side effects, as well as regarding an increase of the dosage without medical consultation and the existence of such side effects. Actions are necessary to acknowledge the importance of the teaching of psychopharmacology in the training of the medical professional and for greater harmony between theory and practice.

Antidepressants; Psychiatric nursing; Medical students


Introdução

A depressão é um transtorno de humor crônico e recorrente, que ocasiona forte impacto na qualidade de vida do paciente e de seus familiares. Considerando o aumento no número de casos e suas consequências sociais, constitui sério problema de saúde pública11. Aguiar CC, Castro TR, Carvalho AF, Vale OC, Sousa FC, Vasconcelos SM. Drogas Antidepressivas. Acta Med Port 2011; 24:91-98.. É um transtorno que caracteriza-se por sentimentos de tristeza, culpa, pessimismo, perda de apetite, dificuldade de concentração, diminuição da libido e aumento da irritabilidade22. Sadock BJ, Sadock VA. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 9ªed. Porto Alegre: Artemd; 2007..

Aproximadamente 50% dos pacientes com um primeiro episódio depressivo apresentará pelo menos um segundo. Esse risco aumenta com o número de episódios33. Graeff FG, Guimarães FS. Fundamentos de Psicofarmacologia. São Paulo: Editora Atheneu; 2005.. Por isso a depressão é a quarta causa mais importante de inaptidão mundial e é esperado que se torne a segunda causa mais importante até 202044. Butler R, Carney S, Cipriani A, Geddes J, Hatcher S, Price J, Von Korff M. Depressive Disordes. Am Fam Physician 2006; 73(11):1999-2004.. É, ainda, potencialmente letal, pois, em casos graves, existe o risco contínuo de suicídio55. Oliê JP, Silva, JAC, Macher JP. Neuroplasticity and a new approach to the pathophisiology of depression. London: Current Medicine Groups; 2005..

No Brasil, algumas pesquisas têm relatado os sintomas depressivos em estudantes universitários. Estima-se que durante sua formação acadêmica, 15 a 25% dos estudantes universitários apresentem algum transtorno psíquico66. Sakae TM, Padão DL, Jornada LK. Sintomas depressivos em estudantes da área da saúde em uma Universidade no Sul de Santa Catarina - UNISUL. Rev AMRIGS 2010; 54(1):38-43.. Nesse contexto, destacam-se os estudantes da área de saúde, incluindo aqueles do curso de medicina, os quais convivem precocemente com a dor humana durante a sua formação, o que pode resultar em maior probabilidade de desenvolver quadros depressivos77. Vallilo NG, Danzi R Júnior, Gobbo R, Neil F, Hübner CVK. Prevalência de sintomas depressivos em estudantes de Medicina. Rev Bras Clin Med 2011; 9(1):36-34..

Estudo realizado em estado brasileiro, com estudantes de Medicina, demonstrou prevalência de sintomas depressivos em 27% dos pesquisados88. Nunes MF, Junqueira A. Sintomas depressivos nos estudantes de medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL [dissertação]. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina; 2007.. Essa maior predisposição parece estar relacionada a diferentes fatores ao longo do curso. A depressão, além de causar grande sofrimento psíquico, pode levar a prejuízos no desempenho acadêmico e nos relacionamentos sociais77. Vallilo NG, Danzi R Júnior, Gobbo R, Neil F, Hübner CVK. Prevalência de sintomas depressivos em estudantes de Medicina. Rev Bras Clin Med 2011; 9(1):36-34..

Destaca-se que dois tipos de abordagens terapêuticas têm sido empregadas para tratar pessoas com transtornos depressivos, incluindo os jovens: psicoterapia e terapia medicamentosa com antidepressivos. Em casos de depressão severa ou resistente à psicoterapia, o tratamento farmacológico é necessário99. Clavenna A, Bonati M, Rossi E, Rosa M. Increase in non-evidence based use of antidepressants in children is cause for concern. Br Med J 2004; 328(7441): 711-712.. A esse repeito a literatura revela que o uso de psicofármacos tem aumentado nas últimas décadas, principalmente dos antidepressivos1010. Rodrigues MAP, Facchini LA, Lima MS. Modificações nos padrões de uso de psicofármacos em localidade do Sul do Brasil. Rev Saude Publica 2006; 40(1):1-14.. Nesse sentido destaca-se estudo que identificou prevalência de 3,1% no uso de antidepressivos em indivíduos com 15 anos ou mais1111. Garcias CMM, Pinheiro RT, Garcias GDL, Horta BL, Brum CB. Prevalência e fatores associados ao uso de antidepressivos em adultos de área urbana de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, em 2006. Cad Saude Publica 2008; 24(7):1565-1571..

O aumento do consumo de antidepressivos, nesta década, possivelmente está relacionado com o surgimento de novas medicações, com a ampliação das indicações terapêuticas, bem como com o crescimento do diagnóstico das doenças depressivas na população em geral, em especial nas mais jovens1212. Schmitt R, Gazalle FK, Lima MS, Cunha A, Souza J, Kapczinski F. The efficacy of antidepressants for generalized anxiety disorder: a systematic review and meta-analysis. Rev Bras Psiquiatr 2005; 27(1):18-24.. Destaca-se que a classe de antidepressivos mais utilizada no tratamento de jovens, incluindo estudantes, é a dos Inibidores seletivos da receptação de serotonina (ISRS) devido a sua ação seletiva apresentar um perfil mais tolerável de efeitos colaterais1313. Usala T, Clavenna A, Zuddas A, Bonati M. Randomised controlled trial of selective serotonin reuptake inhibitors in treating depression in children and adolescents: a systematic review and meta-analysis. Eur Neuropsychopharmacol 2008; 18(1):62-73..

Apesar de os antidepressivos apresentarem resultados positivos não é incomum a dificuldade de adesão aos mesmos devido, principalmente, ao tempo de latência para início dos seus efeitos terapêuticos e o surgimento dos efeitos colaterais logo no início do tratamento22. Sadock BJ, Sadock VA. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 9ªed. Porto Alegre: Artemd; 2007.. Nesse contexto, os profissionais da saúde, incluindo o enfermeiro, desempenham papel fundamental na orientação do usuário de antidepressivos, visando uma terapia medicamentosa segura e efetiva.

Considerando o aumento da prevalência de depressão entre a população jovem e o fato de que há grande incidência desse transtorno entre universitários, incluindo aqueles do curso de medicina, os objetivos deste estudo foram: identificar o uso de medicamentos antidepressivos em alunos do curso de medicina de uma universidade estadual paulista e avaliar, naqueles estudantes que usam medicamentos antidepressivos, o grau de adesão à terapêutica medicamentosa, a opinião sobre a importância da orientação no tratamento e o conhecimento sobre as ações dos antidepressivos. Acredita-se que os resultados desse estudo possam fornecer subsídios para intervenções que minimizem lacunas de conhecimento e as consequências da não adesão ao tratamento.

Metodologia

Trata-se de estudo transversal e descritivo, realizado em uma Faculdade de Medicina pública do Estado de São Paulo, entre os meses de maio e novembro de 2010. A referida instituição possuía, na ocasião da coleta dos dados, 608 alunos matriculados. Destes, 289 manifestaram interesse em participar da pesquisa, dos quais 33 disseram fazer uso de antidepressivos e constituíram a amostra deste estudo.

Para coleta dos dados foi empregada a técnica de autorrelato estruturada, utilizando um questionário composto por cinco partes. Na primeira parte do questionário foram coletados dados de identificação dos sujeitos, na segunda parte o objetivo foi avaliar a opinião do usuário de antidepressivo quanto à orientação sobre o uso do medicamento, na terceira parte foram coletados dados a respeito do conhecimento do usuário sobre o medicamento antidepressivo, na quarta parte do questionário foi caracterizado o padrão de consumo dos antidepressivos (tipo de antidepressivo, frequência de consumo, acompanhamento médico e motivo do consumo) e, na última parte foi investigado o grau de adesão ao tratamento medicamentoso pelo Teste de Morisky-Green1414. Morisky DE, Green LW, Levine DM. Concurrent and predective validity of self-reported measure of medication adherence. Med Carev 1986; 24(1):67-74.. As informações eram registradas pelos sujeitos, mas eles tinham a oportunidade de esclarecer dúvidas com o entrevistador. Não era obrigatório o preenchimento, dando-se a opção de devolvê-lo em branco.

O teste de Morisky e Green1414. Morisky DE, Green LW, Levine DM. Concurrent and predective validity of self-reported measure of medication adherence. Med Carev 1986; 24(1):67-74. foi utilizado para identificar o grau de adesão ao tratamento medicamentoso e permitiu avaliar o comportamento do estudante quanto ao uso diário do medicamento. Este teste consiste de quatro perguntas: "Você, alguma vez, se esquece de tomar o seu remédio?"; "Você, às vezes, é descuidado quanto ao horário de tomar seu remédio?"; "Quando você se sente bem, alguma vez, você deixa de tomar seu remédio?" e "Quando você se sente mal, com o remédio, às vezes, deixa de tomá-lo?". Pela natureza destas questões, pode-se discriminar se a eventual não adesão é devida ao comportamento intencional ou não intencional, ou, ainda, a ambos os tipos de comportamentos.

A adesão foi avaliada por respostas dicotomizadas nos valores de 0 (zero) ou 1. Assim, as respostas às perguntas do teste foram pontuadas, atribuindo-se o valor 1 a cada resposta positiva em que a frequência admitida foi de uma vez por mês ou menos e o valor 0 (zero) para as outras possibilidades de frequência. Para comparar e discutir os resultados deste estudo foi adotado como critério para classificar o grau de adesão: "mais aderente" os que obtiveram 4 pontos no TMG e como "menos aderentes" os que obtiveram de 0 a 3 pontos.

Para análise dos dados foi utilizada abordagem quantitativa. Após a codificação de cada uma das variáveis, foi elaborado um dicionário de dados para construção de uma planilha de dados no programa EXCEL. Posteriormente, os dados foram transportados para serem analisados no programa Statistical Package for the Social Science (SPSS, versão 17.0). Foram investigadas associações estatísticas entre as variáveis categóricas usando o teste Qui-quadrado (χ2), sendo a hipótese de associação aceita quando p encontrado foi menor ou igual a 0,05. A comparação das variáveis quantitativas foi feita pelo teste não paramétrico de Mann-Whitney. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade em estudo. Os participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS 196/96)1515. Brasil. Ministério da Saúde (MS). Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº. 196 de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Diário Oficial da União 1996; 16 out..

Resultados

Dentre os 289 estudantes que responderam à pesquisa, 33 (11,4%) afirmaram que fazem ou já fizeram uso de medicamentos antidepressivos. Os dados de identificação e socioeconômicos dos participantes são apresentados na Tabela 1.

Tabela 1
Frequência e porcentagem das características socioeconômicas dos estudantes que usam ou usaram medicamentos antidepressivos. Ribeirão Preto (SP), Brasil, 2010 .

A Tabela 1 revela que todos os alunos deste estudo que utilizam ou já utilizaram antidepressivos são solteiros, não têm filhos e não trabalham. Verifica-se que a maior porcentagem destes alunos (24,2%) era do segundo ano. A maioria possuía renda familiar igual ou superior a 11 salários mínimos (63,6%) e tiveram a última consulta médica a menos de três meses (60,6%). Observa-se, ainda, maior porcentagem de consumo de antidepressivos entre os alunos do sexo feminino (51,5%) e na faixa etária de 18 a 22 anos (54,5%).

Observa-se, na Tabela 2, que apenas um participante não recebeu orientações sobre o uso dos antidepressivos, seus efeitos colaterais e interações medicamentosas (χ2 = 29,12; p < 0,05). A maioria (97%) apontou o médico como o responsável pelas orientações, sendo citado uma vez o psicólogo (χ2 = 29,12; p < 0,05). Os 33 sujeitos também afirmaram considerar as orientações importantes, principalmente por aumentar a confiança (51,5%), a segurança (42,4%) e a efetividade (36,4%) da terapia, como também a redução dos efeitos colaterais e interações medicamentosas (12,1%).

Tabela 2
Distribuição dos participantes do estudo de acordo com a opinião sobre a importância da orientação no tratamento. Ribeirão Preto (SP), Brasil, 2010

Destaca-se que embora a grande maioria dos alunos (97%) tenha recebido orientações quanto ao uso dos antidepressivos, 21,2% deles ainda apresentavam dúvidas em relação aos mecanismos de ação destes fármacos, tempo de tratamento, dependência causada pelos mesmos, efeitos colaterais e interação com outros fármacos.

Observa-se, na Tabela 3, que apesar das orientações recebidas, 24,3% dos participantes não tinham conhecimento do período para que seja observado o início dos efeitos antidepressivos. Ainda, a maioria dos usuários acreditava que estas medicações causam dependência (54,5%) e tolerância (51,5%).

Tabela 3
Distribuição dos participantes do estudo de acordo com o conhecimento a respeito das ações dos antidepressivos. Ribeirão Preto (SP), Brasil, 2010.

Constata-se que os participantes não aumentaram a dose da medicação sem consentimento médico. No entanto, não houve diferença estatisticamente significativa (χ2 = 0,03; p > 0,05) no que diz respeito ao número de participantes que interromperam o tratamento com (48,5%) e sem o consentimento médico (45,4%).

Vinte participantes (60,6%) dos trinta e três que usam ou já usaram alguma medicação antidepressiva afirmaram não estar apresentando efeitos colaterais devido ao seu uso e oito (24,2%) reportaram tais efeitos. Entre os principais efeitos, destacaram-se vômito, diarreia, tontura e redução do interesse sexual (33,3%). Identificou-se que 24,2% dos participantes utilizam outros medicamentos concomitantemente com as medicações antidepressivas e os principais medicamentos referidos foram propanolol, carbamazepina, lorazepam e alprazolam.

Foi encontrada associação no que diz respeito ao consumo de outros medicamentos além do antidepressivo e a presença de efeitos colaterais (p < 0,05). Da mesma forma o aumento da dose sem consulta médica e a presença de efeitos colaterais também estiveram associados estatisticamente (p < 0,05).

A fluoxetina foi a medicação mais usada pelos participantes da pesquisa (Figure 1).

Figura 1
Frequência do uso de diferentes antidepressivos.

A idade em que a medicação foi consumida pela primeira vez variou de 15 a 24 anos. Dos 33 participantes, 24 (72,7%) referiram ter tido acompanhamento médico durante o uso de antidepressivos e as principais razões relatadas para o uso incluíram transtornos de ansiedade e depressão.

Os dados mostraram que apenas 10 estudantes (30,3%) apresentaram adesão à terapia quando avaliados pelo teste, 18 (54,5%) não tiveram adesão e 5 (15,2%) não responderam ao teste. Um dado que chamou atenção foi que dos 33 estudantes, 16 (48,5%) reportaram que são descuidados quanto ao horário de administração de sua medicação e 11 (33,3%) já se esqueceram de tomar sua medicação alguma vez (Tabela 4). Não foram encontradas correlações entre a presença de dúvidas, efeitos colaterais, uso de outras medicações e acompanhamento médico com a adesão ao tratamento (p > 0,05).

Tabela 4
Distribuição dos estudantes usuários de antidepressivos de acordo com os resultados apresentados no teste de Morisky e Green.

Discussão

É estimado que o uso de medicamentos antidepressivos por jovens chegue a 8,3%1616. Adewuia AO, Ola BA, Aloba OO, Mapayi BM, Oginni OO. Depression amongst Nigerian university students: prevalence and sociodemographic correlates. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol 2006; 41(8): 674-678. e de acordo com os resultados desta investigação, foi identificado que essa porcentagem pode ser maior em estudantes de medicina, uma vez que 11,4% dos participantes afirmaram utilizar ou já terem utilizado esse tipo de medicação. Este resultado vem ao encontro da literatura sobre a temática, que aponta maior prevalência de depressão entre jovens universitários, inclusive entre aqueles do curso de medicina.

No Brasil, em uma universidade privada, a prevalência dos sintomas depressivos nos estudantes de Medicina foi de 40,7%1717. Moro A, Valle J, Lima L. Sintomas Depressivos nos Estudantes de Medicina da Universidade da Região de Joinville (SC). Rev Bras Educ Med 2005; 29(2):97-102.. Em 2007, estudo realizado na cidade de Tubarão, Santa Catarina, demonstrou prevalência de sintomas depressivos em 27% dos estudantes de Medicina pesquisados88. Nunes MF, Junqueira A. Sintomas depressivos nos estudantes de medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL [dissertação]. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina; 2007.. Essa maior predisposição, tanto à depressão como à ansiedade, pode estar relacionada a uma variedade de estressores ao longo do curso de medicina, incluindo a perda da liberdade pessoal, o alto nível de exigência do curso, a falta de tempo para o lazer, a forte competição entre colegas e o próprio contato com pacientes1717. Moro A, Valle J, Lima L. Sintomas Depressivos nos Estudantes de Medicina da Universidade da Região de Joinville (SC). Rev Bras Educ Med 2005; 29(2):97-102..

Estudos1818. Istilli PT, Miasso AI, Cláudia MP, José AC, Carlos RT. Antidepressivos: uso e conhecimento entre estudantes de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2010; 18(3):421-428. indicam maior prevalência de consumo de antidepressivos entre o sexo feminino, corroborando os resultados da presente pesquisa que também identificou maior consumo deste tipo de medicamento por estudantes do sexo feminino (51,5%).

Neste estudo, 100% dos participantes consideraram importantes as orientações sobre os antidepressivos, entretanto, a maioria foi considerada como não aderente ao medicamento. Este aspecto é relevante, pois a não adesão ao tratamento pode resultar no agravamento da doença piorando as condições clinicas do paciente e diminuindo sua qualidade de vida, o que pode ocasionar ainda um aumento nos custos terapêuticos. Especialmente no caso da depressão, a não adesão ao tratamento medicamentoso pode trazer sérias consequências, pois trata-se de um transtorno altamente incapacitante. É, ainda, potencialmente letal, considerando o risco contínuo de suicídio55. Oliê JP, Silva, JAC, Macher JP. Neuroplasticity and a new approach to the pathophisiology of depression. London: Current Medicine Groups; 2005..

Constatou-se, ainda, que a não adesão foi principalmente por comportamento não intencional, ou seja, o estudante se esquecia de tomar o medicamento ou era descuidado em relação ao horário de utilizá-lo. Entretanto, outros resultados identificados neste estudo, embora não tenham apresentado associação estatisticamente significativa com a adesão, podem ter contribuído para a baixa porcentagem da mesma.

Nesse sentido, destaca-se que apesar de a maioria (97,0%) dos sujeitos terem recebido orientações quanto ao uso do antidepressivo, 21,2% deles ainda apresentavam dúvidas em relação aos mecanismos de ação dos fármacos, tempo de tratamento, dependência causada pelas medicações, efeitos colaterais e interação com outros fármacos. Estudo19 destaca como barreira para seguimento da terapêutica medicamentosa a falta de iniciativa dos pacientes em questionar os profissionais sobre a mesma em consequência, principalmente, da hegemonia do modelo biomédico, o qual não prevê espaço para questionamentos e coparticipação dos pacientes na definição da proposta terapêutica. A literatura aponta, ainda, que frequentemente os pacientes tomam decisões sobre tomar ou não um medicamento baseado nas informações recebidas acerca dos mesmos2020. Gimenes HT, Zanetti ML, Haas VJ. Fatores relacionados à adesão do paciente diabético à terapêutica medicamentosa. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2009; 17(1):46-51., sendo as dúvidas um fator que pode ter contribuído para a baixa adesão nessa clientela.

Ainda, 24,3% dos alunos não tinham conhecimento sobre o período para que seja observado o início dos efeitos antidepressivos. É fato que apesar dos resultados positivos, os antidepressivos apresentam algumas limitações, pois seus efeitos terapêuticos começam apenas depois de duas a seis semanas e os efeitos colaterais surgem no início do tratamento22. Sadock BJ, Sadock VA. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 9ªed. Porto Alegre: Artemd; 2007.. Desse modo, na prática terapêutica, o tempo de latência para o início do efeito antidepressivo está associado à redução da adesão do paciente ao tratamento, figurando como um importante fator na desistência do tratamento com esse tipo de medicamento, principalmente na presença de efeitos colaterais2121. Lehne RA. Pharmacology for Nursing Care. 5a ed. St. Louis: Saunders; 2003.. Vale ressaltar que os resultados deste estudo mostraram que 45,4% dos estudantes já interromperam o tratamento sem consultar o médico.

Ao não conhecer o tempo de latência para início dos efeitos terapêuticos dos antidepressivos, o usuário pode, também, aumentar a dose do medicamento a fim de observar os efeitos desejados1818. Istilli PT, Miasso AI, Cláudia MP, José AC, Carlos RT. Antidepressivos: uso e conhecimento entre estudantes de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2010; 18(3):421-428.. Assim, a educação do usuário é de fundamental importância para não gerar falsas expectativas, otimizando a adesão ao medicamento2222. Leite SN, Vasconcellos MPC. Adesão à terapêutica medicamentosa: elementos para a discussão de conceitos e pressupostos adotados na literatura. Cien Saude Colet 2003; 8(3):775-782.,2323. Leite SN, Vieira M, Veber AP. Estudos de utilização de medicamentos: uma síntese de artigos publicados no Brasil e América Latina. Cien Saude Colet 2008; 13(Supl.):793-802.. Nesse contexto, o enfermeiro tem importante papel na educação do cliente, todavia, nenhum participante o citou como responsável pela sua orientação, sendo esta responsabilidade quase totalmente atribuída ao médico.

Verificou-se, também, que a maioria dos entrevistados acreditava que os antidepressivos podem causar dependência (54,5%) e tolerância (51,5%), sendo que tais aspectos não estão associados ao uso destes medicamentos22. Sadock BJ, Sadock VA. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 9ªed. Porto Alegre: Artemd; 2007., revelando a falta de conhecimento dos estudantes a esse respeito.

No que se refere aos efeitos colaterais, faz-se importante mencionar a associação identificada entre a presença dos referidos efeitos e o consumo de outros medicamentos além do antidepressivo (p < 0,05). Neste estudo constatou-se que 24,2% dos participantes utilizavam outro medicamento além do antidepressivo. Em tratamento ambulatorial, as interações medicamentosas ocorrem em 5 a 20% das situações, sendo causa frequente dos efeitos adversos, incluindo os efeitos colaterais2424. Cruciol-Souza JM, Thomson JC. A pharmacoepidemiologic study of drug interactions in a Brazilian teaching hospital. Clinics 2006; 61(6):515-520.. Embora muitos destes efeitos sejam previsíveis, tendo em vista o conhecimento da farmacodinâmica e farmacocinética dos medicamentos, alguns podem ser inesperados, sendo fundamental a orientação do usuário em relação à observação e relato dos mesmos à equipe visando à revisão da prescrição medicamentosa.

Constatou-se que a fluoxetina foi o medicamento antidepressivo mais utilizado pelos estudantes (33,3%). Ressalta-se a relevância da identificação das classes farmacológicas utilizadas, pois alguns grupos de fármacos apresentam maior índice de interações medicamentosas possíveis, especialmente os anticonvulsivantes, benzodiazepínicos e antidepressivos2525. Spina E, Santoro V, D'arrigo C. Clinically relevant pharmacokinetic drug interactions with second-generation antidepressants: an update. Clin Ther 2008; 30(7):1206-1227.. Neste estudo há estudantes que utilizam concomitantemente o antidepressivo tanto com benzodiazepínicos como com anticonvulsivantes. Desse modo, as pessoas que utilizam antidepressivos devem receber acompanhamento farmacoterapêutico caso haja necessidade de utilizar qualquer outro medicamento.

Conclusões

Este estudo identificou que 11,4% dos estudantes de medicina entrevistados utilizam ou já utilizaram medicamento antidepressivo, sendo a fluoxetina a medicação mais prescrita. Na amostra estudada, o enfermeiro não foi citado como profissional responsável pela orientação relacionada à utilização do antidepressivo, ficando esta função restrita ao médico.

Embora quase todos os estudantes tenham recebido orientações em relação ao uso do antidepressivo, a maioria não aderia ao mesmo e há aqueles que ainda apresentavam dúvidas quanto aos mecanismos de ação dos referidos fármacos, tempo de tratamento, dependência e tolerância causadas pelos mesmos, efeitos colaterais e interação com outros fármacos.

Foi identificada associação estatisticamente significativa no que se refere ao consumo de outros medicamentos além do antidepressivo e a presença de efeitos colaterais bem como em relação ao aumento da dose sem consulta médica e a presença dos referidos efeitos.

Considerando que a amostra deste estudo é composta por estudantes de medicina, chama a atenção o desconhecimento dos mesmos a respeito dos vários aspectos relacionados aos antidepressivos, mesmo utilizando tais medicamentos. A partir do quinto ano do curso de medicina, todos deveriam estar preparados para prescrever os referidos medicamentos. Tal achado aponta para a necessidade de ações voltadas para a valorização do ensino da psicofarmacologia na formação do profissional de medicina bem como para a maior articulação entre a teoria e a prática profissional.

Referências

  • 1
    Aguiar CC, Castro TR, Carvalho AF, Vale OC, Sousa FC, Vasconcelos SM. Drogas Antidepressivas. Acta Med Port 2011; 24:91-98.
  • 2
    Sadock BJ, Sadock VA. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 9ªed. Porto Alegre: Artemd; 2007.
  • 3
    Graeff FG, Guimarães FS. Fundamentos de Psicofarmacologia. São Paulo: Editora Atheneu; 2005.
  • 4
    Butler R, Carney S, Cipriani A, Geddes J, Hatcher S, Price J, Von Korff M. Depressive Disordes. Am Fam Physician 2006; 73(11):1999-2004.
  • 5
    Oliê JP, Silva, JAC, Macher JP. Neuroplasticity and a new approach to the pathophisiology of depression. London: Current Medicine Groups; 2005.
  • 6
    Sakae TM, Padão DL, Jornada LK. Sintomas depressivos em estudantes da área da saúde em uma Universidade no Sul de Santa Catarina - UNISUL. Rev AMRIGS 2010; 54(1):38-43.
  • 7
    Vallilo NG, Danzi R Júnior, Gobbo R, Neil F, Hübner CVK. Prevalência de sintomas depressivos em estudantes de Medicina. Rev Bras Clin Med 2011; 9(1):36-34.
  • 8
    Nunes MF, Junqueira A. Sintomas depressivos nos estudantes de medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL [dissertação]. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina; 2007.
  • 9
    Clavenna A, Bonati M, Rossi E, Rosa M. Increase in non-evidence based use of antidepressants in children is cause for concern. Br Med J 2004; 328(7441): 711-712.
  • 10
    Rodrigues MAP, Facchini LA, Lima MS. Modificações nos padrões de uso de psicofármacos em localidade do Sul do Brasil. Rev Saude Publica 2006; 40(1):1-14.
  • 11
    Garcias CMM, Pinheiro RT, Garcias GDL, Horta BL, Brum CB. Prevalência e fatores associados ao uso de antidepressivos em adultos de área urbana de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, em 2006. Cad Saude Publica 2008; 24(7):1565-1571.
  • 12
    Schmitt R, Gazalle FK, Lima MS, Cunha A, Souza J, Kapczinski F. The efficacy of antidepressants for generalized anxiety disorder: a systematic review and meta-analysis. Rev Bras Psiquiatr 2005; 27(1):18-24.
  • 13
    Usala T, Clavenna A, Zuddas A, Bonati M. Randomised controlled trial of selective serotonin reuptake inhibitors in treating depression in children and adolescents: a systematic review and meta-analysis. Eur Neuropsychopharmacol 2008; 18(1):62-73.
  • 14
    Morisky DE, Green LW, Levine DM. Concurrent and predective validity of self-reported measure of medication adherence. Med Carev 1986; 24(1):67-74.
  • 15
    Brasil. Ministério da Saúde (MS). Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº. 196 de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Diário Oficial da União 1996; 16 out.
  • 16
    Adewuia AO, Ola BA, Aloba OO, Mapayi BM, Oginni OO. Depression amongst Nigerian university students: prevalence and sociodemographic correlates. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol 2006; 41(8): 674-678.
  • 17
    Moro A, Valle J, Lima L. Sintomas Depressivos nos Estudantes de Medicina da Universidade da Região de Joinville (SC). Rev Bras Educ Med 2005; 29(2):97-102.
  • 18
    Istilli PT, Miasso AI, Cláudia MP, José AC, Carlos RT. Antidepressivos: uso e conhecimento entre estudantes de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2010; 18(3):421-428.
  • 19
    Nicolino PS, Vedana KGG, Miasso AI, Cardoso L, Galera SAF. Esquizofrenia: adesão ao tratamento e crenças sobre o transtorno e terapêutica medicamentosa. Rev Esc Enferm USP 2011; 45(3):708-715.
  • 20
    Gimenes HT, Zanetti ML, Haas VJ. Fatores relacionados à adesão do paciente diabético à terapêutica medicamentosa. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2009; 17(1):46-51.
  • 21
    Lehne RA. Pharmacology for Nursing Care. 5a ed. St. Louis: Saunders; 2003.
  • 22
    Leite SN, Vasconcellos MPC. Adesão à terapêutica medicamentosa: elementos para a discussão de conceitos e pressupostos adotados na literatura. Cien Saude Colet 2003; 8(3):775-782.
  • 23
    Leite SN, Vieira M, Veber AP. Estudos de utilização de medicamentos: uma síntese de artigos publicados no Brasil e América Latina. Cien Saude Colet 2008; 13(Supl.):793-802.
  • 24
    Cruciol-Souza JM, Thomson JC. A pharmacoepidemiologic study of drug interactions in a Brazilian teaching hospital. Clinics 2006; 61(6):515-520.
  • 25
    Spina E, Santoro V, D'arrigo C. Clinically relevant pharmacokinetic drug interactions with second-generation antidepressants: an update. Clin Ther 2008; 30(7):1206-1227.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    16 Mar 2013
  • Revisado
    27 Abr 2013
  • Aceito
    07 Maio 2013
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br