Estresse ocupacional e fatores associados em trabalhadores bancários, Vitória – ES, Brasil

Glenda Blaser Petarli Eliana Zandonade Luciane Bresciani Salaroli Nazaré Souza Bissoli Sobre os autores

Resumo

O estresse ocupacional tornou-se uma das principais causas de adoecimento, constituindo-se importante risco ao bem-estar psicossocial dos trabalhadores. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi estimar a prevalência de estresse ocupacional em funcionários de uma rede bancária da Grande Vitória/ES e verificar sua associação com variáveis sociodemográficas e características do trabalho. Foi realizado um estudo transversal envolvendo 525 funcionários bancários. O estresse ocupacional foi avaliado utilizando-se a versão reduzida da Job Stress Scale. Procedeu-se a analise multivariada para verificar a associação entre os quadrantes de Karasek e as variáveis independentes. Verificou-se que a maioria dos bancários pertenceu ao quadrante de trabalho passivo (34,4%, n = 179), avaliado como de risco intermediário ao estresse ocupacional. Considerando a categoria de baixa exigência como padrão, estiveram associadas ao maior risco de estresse, possuir baixa escolaridade (Odds 3,69, IC 1,64 – 8,28), trabalhar nas agências bancárias (Odds 2,55, IC 1,36 – 4,77), trabalhar no banco há mais de 5 anos (Odds 3,32, IC 1,89 - 5,81), ter carga horária diária de trabalho de 6h (Odds 2,72, IC 1,27 – 5,81), e principalmente apresentar baixo apoio social (Odds 2,57, IC 1,45 - 4,56).

Estresse psicológico; Saúde do trabalhador; Esgotamento profissional

Introdução

Os processos de reestruturação produtiva e globalização da economia de mercado têm acarretado mudanças significativas na organização e gestão do trabalho11. Brasil. Ministério da Saúde (MS). Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde.Brasília: MS; 2001.. No setor bancário estes processos foram consolidados através da combinação de demissões em massa, automação e terceirização, reengenharia de negócios com redução de níveis hierárquicos, a precarização do trabalho e tarefas multifuncionais22. Silva LS, Pinheiro TMM, Sakurai E. Reestruturação produtiva, impactos na saúde e sofrimento mental: o caso de um banco estatal em Minas Gerais, Brasil. Cad Saude Publica 2007; 23(12):2949-2958..

Todas essas transformações, além de acarretarem impactos significativos nas condições de trabalho, emprego, salário33. Jinkings N. Os trabalhadores bancários em face a reestruturação do capitalismo contemporâneo. Cadernos de Pesquisa 2001; 28:1-21., também afetaram diretamente a saúde dos trabalhadores bancários44. Silva JL, Navarro VL. Organização do trabalho e saúde de trabalhadores bancários. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2012; 20(2):226-234.. O estresse ocupacional passou a ser uma das principais causas de adoecimento55. Campello JC. O Trabalho bancário e seus reflexos sobre a saúde. In: Fonseca TMG, organizador. Modos de trabalhar, modos de subjetivar: tempos de reestruturação produtiva - um estudo de caso. Porto Alegre: UFRGS; 2002., constituindo-se como um importante fator de risco ao bem-estar psicossocial do individuo, afetando diretamente a saúde e a qualidade de vida afetiva, social e profissional, tendo como consequências o baixo desempenho, alta rotatividade, absenteísmo e violência no local de trabalho66. Costa MAS. O estresse no trabalho e a auto-avaliação da saúde entre os trabalhadores da enfermagem das unidades de urgências e emergências da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS.[dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2010..

Os aspectos do ambiente laboral associados ao estresse ocupacional envolvem fatores da organização, administração e sistema de trabalho e da qualidade das relações humanas77. Costa JRA, Lima JV, Almeida PC. Stress no trabalho do enfermeiro.Rev Esc Enferm 2003; 37(3):63-71.. Os principais estressores organizacionais identificados na literatura são os de origem física, que envolvem questões como barulho, ventilação e iluminação do local de trabalho, ou psicossocial, relacionado às funções desempenhadas, fatores intrínsecos ao trabalho, relacionamento interpessoal, a autonomia/controle na execução das tarefas e os fatores relacionados ao desenvolvimento da carreira88. Paschoal T, Tamayo A. Validação da escala de estresse no trabalho.Estudos de Psicologia 2004; 9(1):45-52.. Em virtude desta diversidade de fatores, diversas são as abordagens para o estudo do estresse no ambiente laboral. Entre eles, estão os propostos por Siegrist99. Siegrist J. Adverse effects of high-effort/low-rewards conditions. J Occup Health Psychol 1996; 1(1):27-41., Lipp1010. Lipp MEN. Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL). São Paulo: Casa do Psicólogo; 1998. e o modelo demanda-controle desenvolvido por Robert Karasek1111. França LA, Rodrigues AL. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática. 4ª ed. São Paulo: Atlas; 2007.. Este último tem sido largamente utilizado, e tem proporcionado base comparativa importante para os estudos no campo de saúde e trabalho1212. Araújo TM, Graça CC, Araújo E. Estresse ocupacional e saúde: contribuições do Modelo Demanda-Controle. Cien Saude Colet2003; 8(4):991-1003., fornecendo elementos-chave para intervenções nas principais políticas internacionais sobre o estresse ocupacional1313. Sampaio RF, Coelho CM, Barbosa FB, Mancini MC, Parreira VF. Work ability and stress in a bus transportation company in Belo Horizonte, Brazil.Cien Saude Colet 2009; 14(1):287-296..

Neste contexto, o objetivo deste estudo foi estimar a prevalência de estresse ocupacional em funcionários de uma rede bancária da Grande Vitória/ES e verificar sua associação com variáveis socioeconômicas, demográficas e características do trabalho.

Métodos

O presente estudo constitui-se de uma investigação observacional transversal e seus dados foram derivados de outro que investigou síndrome metabólica, resistência à insulina e fatores associados em bancários1414. Salaroli LB, Saliba RAD, Zandonade E, Molina MCB, Bissoli NSB. Prevalence of metabolic syndrome and related factors in bank employees according to different defining criteria, Vitória/ES, Brazil. Clinics2013; 68(1):69-74.. A amostra foi constituída de funcionários de uma rede bancária do estado do Espírito Santo, com idade entre 20 a 64 anos, de ambos os sexos, que trabalhassem na região da Grande Vitória e estivessem em plena atividade laboral. A coleta de dados ocorreu no período de agosto de 2008 a agosto de 2009.

Para o cálculo do tamanho amostral, considerou-se como população do estudo, todos os 1410 bancários da instituição onde foi realizada a pesquisa, prevalência de estresse ocupacional esperada de aproximadamente 50%1515. Silva LS, Barreto SM. Adverse psychosocial working conditions and minor psychiatric disorders among bank workers. BMC Public Health 2010; 10:686-693. (considerando os níveis de maior exposição ao estresse e mais nocivos a saúde do trabalhador – alta exigência e trabalho passivo), nível de significância de 5%, erro amostral de 6% e efeito do desenho igual a dois (efeito dos conglomerados das agências). O cálculo foi realizado pelo programa Epidat Versão 4.0, utilizando-se a fórmula para estimar uma prevalência. O tamanho mínimo da amostra calculada foi de 450 funcionários. Como forma de compensar as possíveis perdas considerou-se todos os 525 bancários sorteados aleatoriamente para o projeto original.

As variáveis sociodemográficas utilizadas neste estudo foram: sexo, faixa etária, escolaridade, raça/cor, classe socioeconômica e estado civil. A classe socioeconômica foi estabelecida de acordo com o critério de classificação econômica do Brasil1616. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP).Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). São Paulo: ABEP; 2003..

Em relação às características do trabalho foi utilizado o local de trabalho, cargo/função, tempo de trabalho no banco, tempo de trabalho na função atual e horas diárias de trabalho. Nos dados referentes ao trabalho, a variável cargo/função foi dicotomizada em “Agência” e “Unidade Administrativa”. Os indivíduos classificados como “Agência” correspondiam àqueles indivíduos que desempenhavam funções nas agências bancárias, tais como serviços de caixa e gerência. Os classificados como “Unidade administrativa” correspondiam àqueles indivíduos que desempenhavam cargos administrativos e de direção geral, realizando suas atividades sem contato direto com o público externo, em um prédio considerado a unidade administrativa, com estrutura física desvinculada das agências.

Todas as variáveis foram coletadas, no estudo original, através de um questionário estruturado aplicado por entrevistadores treinados.

Para determinação do estresse ocupacional utilizou-se a versão reduzida e adaptada para o Brasil do Job Stress Scale1717. Alves MGM, Chor D, Faerstein E, Werneck GL, Lopes CS. Versão resumida “job stress scale”: adaptação para o português. Rev Saude Publica 2004; 38(2):164-171., instrumento desenvolvido para investigação do estresse ocupacional de acordo com o modelo demanda-controle1818. Karasek R, Brisson C, Kawakami N, Houtman I, Bongers P, Amick B. The Job Content Questionnaire (JCQ):An Instrument for Internationally Comparative Assessments of Psychosocial Job Characteristics. J Occup Health Psychol 1998; 3(4):322-355.. Segundo Karasek e Theorell1919. Karasek R, Theorell T. Healthy work: stress, productivity and the reconstruction of working life. New York: Basic Books; 1990., as atividades que envolvem altas demandas psicológicas e baixo controle geram alto desgaste (jobstrain) no trabalhador, favorecendo o adoecimento físico e psicológico1919. Karasek R, Theorell T. Healthy work: stress, productivity and the reconstruction of working life. New York: Basic Books; 1990.. Também é prejudicial a situação que conjuga baixas demandas e baixo controle (trabalho passivo), na medida em que podem gerar desinteresse e perda de habilidades1717. Alves MGM, Chor D, Faerstein E, Werneck GL, Lopes CS. Versão resumida “job stress scale”: adaptação para o português. Rev Saude Publica 2004; 38(2):164-171.. Os quadrantes de menor risco à saúde do trabalhador são os referentes ao trabalho ativo e ao de baixa exigência.

A versão reduzida da Job Stress Scale possui 17 questões, cinco para avaliar a demanda psicológica do trabalho (variando de 5 a 20 pontos), seis para avaliar o controle sobre o trabalho (variando de 6 a 24 pontos) e seis para o apoio social (variando de 6 a 24 pontos). Cada dimensão gerou um escore por meio da soma dos pontos atribuídos a cada uma das perguntas, que foi dicotomizado em “baixo” e “alto” de acordo com a mediana.

Posteriormente, procedeu-se à interseção destes grupos para a definição dos quatro quadrantes do modelo demanda-controle: Alta exigência (alta demanda e baixo controle, correspondendo ao quadrante de maior exposição ao estresse ocupacional), trabalho passivo (baixa demanda e baixo controle), trabalho ativo (alta demanda e alto controle) e baixa exigência (baixa demanda e alto controle - situação ideal de trabalho).

Para a definição do apoio social, procedeu-se ao estabelecimento da mediana dos escores dessa dimensão, categorizando, posteriormente, em “alto” e “baixo” apoio social. Essa variável foi avaliada no grupo das referentes às características do trabalho.

Os dados foram organizados e analisados no programa SPSS® (Statistical Package of Social Sciences for Windows), versão 18.0. Para verificação de possíveis associações entre estresse ocupacional (considerando seus quatro quadrantes) e as demais variáveis, utilizou-se o teste qui-quadrado. Nos casos de significância estatística de até 10% no teste qui-quadrado, calculou-se o odds ratio ajustado pelo modelo de regressão logística múltipla, considerando a categoria “Baixa exigência” como padrão. O cálculo do odds ratio ajustado foi estimado para as categorias “trabalho ativo”, “trabalho passivo” e “alta exigência”, separadamente. O nível de significância final considerado foi de 5%.

O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo como complementação do estudo original.

Resultados

Dos 525 bancários convidados para participar do estudo, 521 (99,3%) completaram todos os questionários, e, portanto, foram efetivamente incluídos nas análises.

O escore geral da dimensão demanda psicológica variou de 5 a 20, com mediana de 15, e o da dimensão controle, variou de 6 a 24 com mediana de 17. A partir da classificação dos trabalhadores bancários de acordo com a exposição ao estresse ocupacional segundo o modelo demanda-controle, verificou-se que a maioria foi classificada no quadrante de trabalho passivo (34,4%, n = 179), considerado uma categoria de exposição intermediária ao estresse ocupacional, seguido do quadrante de trabalho de baixa exigência (26,3%, n = 137) e trabalho ativo (20,5%, n = 107). O quadrante considerado de maior risco para o estresse ocupacional apresentou o menor número de indivíduos (18,8%, n = 98).

A Tabela 1 apresenta os valores absolutos e percentuais das variáveis socioeconômicas e demográficas segundo o total da amostra e os quadrantes de Karasek. Os resultados revelaram equilíbrio entre os sexos, com 51,4% (n = 268) dos bancários sendo do sexo masculino, predominância de indivíduos na faixa etária entre 30 a 50 anos (61,6%, n = 321), e de elevada escolaridade, uma vez que 74,1% (n = 386) possuíam ensino superior ou pós-graduação. A maioria dos bancários era casada ou vivia com companheiro (64,3%, n = 335) e pertencia a classe socioeconômica A ou B (55%, n = 289). Com relação à raça/cor 58% (n = 302) se declararam de cor branca. A escolaridade (p = 0,001), a classe socioeconômica (p = 0,008), e o estado civil (p = 0,015) apresentaram associação estatisticamente significante com os quadrantes.

Tabela 1
Valores absolutos e percentuais das variáveis sociodemográficas segundo o total da amostra e os quadrantes do modelo demanda-controle em bancários da Grande Vitória (ES), Brasil.

Com relação às características do trabalho (Tabela 2), 55% (n = 236) dos bancários desempenhavam suas funções na “unidade administrativa”, e a maior parte (73%, n = 381) trabalhava no banco há mais de cinco anos. Em contrapartida, apenas 43% (n = 222) relataram trabalhar na função atual há mais de cinco anos. Do total, 59% (n = 309) trabalhavam mais de seis horas diárias e 66% (n = 343) dos bancários residiam na mesma cidade de trabalho. O baixo apoio social foi verificado em 52% (n = 269) da população avaliada. Houve diferenças estatisticamente significativas entre os quadrantes de Karasek e as variáveis cargo/função (p = 0,001), tempo de trabalho no banco (p = 0,038), horas diárias de trabalho (p = 0,001) e apoio social (p = 0,001).

Tabela 2
Valores absolutos e percentuais das variáveis de trabalho segundo o total da amostra e os quadrantes do modelo demanda-controle em bancários da Grande Vitória (ES), Brasil.

A Tabela 3 apresenta os resultados da regressão logística múltipla, considerando as variáveis associadas aos quadrantes de Karasek na análise bivariada. Foram calculados os valores de Odds Ratio para as categorias trabalho ativo, trabalho passivo e alta exigência quando comparados com a categoria baixa exigência. Mantiveram-se associados aos quadrantes de Karasek, a escolaridade, o estado civil, o cargo/função, as horas diárias de trabalho, o tempo de trabalho no banco e o apoio social.

Tabela 3
Regressão logística múltipla, considerando as variáveis associadas aos quadrantes do modelo demanda-controle e a categoria de baixa exigência como padrão, em bancários da Grande Vitória (ES), Brasil.

No grupo de variáveis socioeconômicas, a baixa escolaridade aumentou em 3,6 vezes a chance (IC 1,64 – 8,28) dos bancários pertencerem ao quadrante de trabalho passivo. Com relação ao estado civil, ser casado ou viver com companheiro reduziu as chances de pertencer ao quadrante de trabalho ativo (Odds 0,46; IC 0,22-0,29) e trabalho passivo (Odds 0,35; IC 0,18 – 0,69). Ser separado, divorciado ou viúvo também reduziu as chances dos bancários pertencerem ao quadrante de trabalho ativo (Odds 0,34; IC 0,11 – 1,00).

No grupo de variáveis relativas às características do trabalho, desempenhar atividades nas agências bancárias aumentou em 2,55 vezes (IC 1,36 – 4,77) a chance de pertencer ao quadrante de maior desgaste e em 2 vezes (IC 1,10 - 3,68) a chance de pertencer ao quadrante de trabalho ativo. Os indivíduos com tempo total de trabalho no banco maior que cinco anos, apresentaram 3,32 vezes (IC1,89 - 5,81) mais chance de pertencer ao trabalho passivo quando comparados aos bancários com menos de cinco anos. No que se refere às horas de trabalho, trabalhar até seis horas diárias aumentou as chances de o indivíduo enquadrar-se no trabalho ativo. O baixo apoio social aumentou em mais do que o dobro as chances dos bancários pertencerem ao quadrante de trabalho de alta exigência (IC 1,45 - 4,56) e de trabalho ativo (IC 1,25 - 3,71), não estando associado, no entanto, ao quadrante de trabalho passivo.

Discussão

Na presente investigação, constatou-se que um maior número de bancários, 179 (34,5%), situou-se no quadrante de trabalho passivo que, apesar de nocivo à saúde do trabalhador1919. Karasek R, Theorell T. Healthy work: stress, productivity and the reconstruction of working life. New York: Basic Books; 1990., é considerado um quadrante de risco intermediário ao estresse. Estudo conduzido por Silva e Barreto1515. Silva LS, Barreto SM. Adverse psychosocial working conditions and minor psychiatric disorders among bank workers. BMC Public Health 2010; 10:686-693. envolvendo 2500 trabalhadores de uma rede bancária brasileira, encontrou predomínio de bancários no quadrante de baixa exigência (n = 672, 32,7%), seguido pelo de alta exigência (n = 672, 32,7%) e trabalho ativo (n = 300, 14,6%). O quadrante de trabalho passivo foi aquele com menor número de bancários (n = 300, 14,6%).

Comparando-se com outras categorias profissionais, o predomínio do trabalho passivo também foi verificado em profissionais de enfermagem66. Costa MAS. O estresse no trabalho e a auto-avaliação da saúde entre os trabalhadores da enfermagem das unidades de urgências e emergências da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS.[dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2010.,2020. Urbanetto JS, Silva PC, Hoffmeister E, Negri BS, Costa BEP, Figueiredo CEP. Estresse no trabalho da enfermagem em hospital de pronto-socorro: análise usando a Job Stress Scale. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2011; 19(5):1122-1131.,2121. Silva AA, Souza JM, Borges FN, Fischer FM. Health-related quality of life and working conditions among nursing providers. Rev Saude Publica 2010; 44(4):718-725., funcionários técnico-administrativos2222. Alves MGM, Chor D, Faerstein E, Werneck GL, Lopes CS. Estresse no trabalho e hipertensão arterial em mulheres no Estudo Pró-Saúde: Estudo Pró-Saúde (Pro-Health Study). Rev Saude Publica 2009; 43(5):893-896., trabalhadores de empresas multinacionais da Malásia2323. Maizura H, Retneswari M, Moe H. Job strain among Malaysian office workers of a multinational company. Occup Med (Lond) 2010; 60(3):219-224. e em médicos cirurgiões de hospitais da Alemanha2424. Klein J, Frie KG, Blum K, Knesebeck O. Psychosocial stress at work and perceived quality of care among clinicians in surgery. BMC Health Services Research 2011; 11(109):1-8.

O efeito negativo do trabalho passivo deve-se ao fato de que, por conjugar baixas demandas psicológicas e baixo controle, poderia levar a uma atrofia gradual no aprendizado e desenvolvimento de habilidades. A falta de desafios no trabalho e as rígidas restrições impediriam que o indivíduo pudesse utilizar suas próprias ideias para melhorar seu processo de trabalho, culminando a longo prazo com uma extrema desmotivação, insatisfação e redução na produtividade1919. Karasek R, Theorell T. Healthy work: stress, productivity and the reconstruction of working life. New York: Basic Books; 1990..

O quadrante considerado de maior risco para o estresse ocupacional (alta exigência) foi o que apresentou menor número de bancários neste estudo. Estes resultados foram diferentes do esperado, tendo em vista que a realidade atual do trabalho bancário, caracterizado por rigorosas metas, concorrência acirrada, redução nos postos de trabalho, exigências de qualificação constante, intensificação e sobrecarga de tarefas e aumento do controle e pressão sobre os trabalhadores44. Silva JL, Navarro VL. Organização do trabalho e saúde de trabalhadores bancários. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2012; 20(2):226-234.,2525. Segnini LRP. Reestruturação nos bancos do Brasil: desemprego, subcontratação e intensificação do trabalho. Educ Soc 1999; 20(67):185-211., elevaria os riscos de estresse ocupacional nesta categoria profissional.

Deve-se destacar que o modelo demanda-controle avalia o risco de estresse centrando-se na forma de organização do trabalho1717. Alves MGM, Chor D, Faerstein E, Werneck GL, Lopes CS. Versão resumida “job stress scale”: adaptação para o português. Rev Saude Publica 2004; 38(2):164-171., não levando em consideração outros aspectos importantes no desenvolvimento e na percepção do estresse ocupacional, o que pode ter limitado uma avaliação mais ampla do nível de estresse da população estudada. Além disso, deve-se destacar que o estudo reflete apenas a realidade de uma rede bancária e, consequentemente, a forma como esta organiza seus processos de trabalho, limitando, portanto, a generalização dos resultados encontrados.

Analisando-se as variáveis sociodemográficas após regressão logística, ser casado ou viver com companheiro, em relação ao solteiro, reduziu o risco dos indivíduos pertencerem às categorias intermediárias de estresse ocupacional, fato que reforça a idéia de que o apoio do companheiro pode atenuar o estresse2626. Montanholi LL, Tavares DMS, Oliveira GR. Estresse: fatores de risco no trabalho do enfermeiro hospitalar. Rev Bras Enferm 2006; 59(5):661-665.. O núcleo familiar atuaria, portanto, como suporte social, mediando à percepção dos indivíduos sobre os estressores ambientais2727. Pinheiro FA, Gunther IA. Estresse ocupacional e indicadores de saúde em gerentes de um banco estatal. Revistar rPot Psicologia: Organizações e Trabalho 2002; 2(2):65-84.. Apesar disso, no presente estudo, ser separado ou divorciado também reduziu as chances de pertencer ao quadrante de trabalho ativo.

Ainda no grupo das variáveis sociodemográficas, possuir apenas o primeiro ou segundo grau aumentou em mais de três vezes a chance dos bancários pertencerem ao quadrante de trabalho passivo. Resultados semelhantes foram encontrados por outros autores em profissionais de enfermagem2020. Urbanetto JS, Silva PC, Hoffmeister E, Negri BS, Costa BEP, Figueiredo CEP. Estresse no trabalho da enfermagem em hospital de pronto-socorro: análise usando a Job Stress Scale. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2011; 19(5):1122-1131.,2828. Araújo TM, Aquino E, Menezes G, Santos CO, Aguiar L. Aspectos psicossociais do trabalho e distúrbios psíquicos entre trabalhadoras de enfermagem. Rev Saude Publica 2003; 37(4):424-433..

Estes achados podem ser avaliados à luz das mudanças produtivas do setor bancário que acarretaram a elevação do nível de escolaridade exigido para a categoria, com consequente desqualificação dos funcionários com baixa escolaridade remanescentes2929. Merlo ARC, Barbarini N. Reestruturação produtiva no setor bancário brasileiro e sofrimento dos caixas executivos: um estudo de caso.Psicol. Soc. 2002; 14(1):103-122.. Uma vez que o baixo nível de instrução apresenta-se associado ao baixo controle sobre as atividades desenvolvidas no ambiente laboral66. Costa MAS. O estresse no trabalho e a auto-avaliação da saúde entre os trabalhadores da enfermagem das unidades de urgências e emergências da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS.[dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2010., esta “marginalização” pode ter reduzido o número de atribuições destinadas a esses profissionais, ao mesmo tempo em que pode ter contribuído para a redução do controle sobre a execução das mesmas, fato que poderia justificar os resultados encontrados.

No que se refere às características do trabalho, desempenhar as atividades nas agências revelou-se como fator de risco ao estresse ocupacional, com aumento nas chances de pertencer ao trabalho de alta exigência e trabalho passivo. Deve-se considerar que nas agências bancárias da instituição avaliada há o predomínio das funções de gerente e caixa. Apesar de inerentes a toda a categoria bancária, estas funções caracterizam-se por contato mais direto com o público externo, maior exposição ao risco de assaltos, insultos e agressões físicas e à problemática e dificuldade das pessoas atendidas3030. Jacques MGC, Amazarray MR. Trabalho bancário e saúde mental no paradigma da excelência. Boletim da Saúde 2006; 20(1):93-105.,3131. Sznelwar LI. Saúde dos bancários/organização. São Paulo: Editora Grafica Atitude Ltda; 2011.. Além disso, as estratégias mercadológicas dos bancos impõem a estes trabalhadores, metas geralmente estabelecidas por níveis hierárquicos superiores, e não raramente consideradas inatingíveis, incluindo a necessidade de venda de produtos financeiros, o que aumenta consideravelmente a pressão imposta a estes trabalhadores, que nem sempre, apesar de todas as demandas a serem cumpridas, possuem controle suficiente sobre a forma de execução dos trabalhos3030. Jacques MGC, Amazarray MR. Trabalho bancário e saúde mental no paradigma da excelência. Boletim da Saúde 2006; 20(1):93-105.,3131. Sznelwar LI. Saúde dos bancários/organização. São Paulo: Editora Grafica Atitude Ltda; 2011..

No caso dos gerentes, o maior controle sobre os processos de trabalho acaba sendo acompanhando pelo aumento de seus encargos e responsabilidades e, em consequência, a pressão emocional a que está submetido3232. Larangeira SMG. Reestruturação produtiva no setor bancário: a realidade dos anos 90. Educação e sociedade 1997; 18(61):110-138.. Assim, a liberdade proveniente do maior controle, acompanhada das grandes demandas às quais os gerentes são submetidos, pode agir como estressor e não como uma variável de satisfação no trabalho3333. Silva RR. Uma análise da pressão no trabalho, da liberdade e do apoio social entre servidores de um tribunal. Cad. psicol. soc. trab2009; 12(1):123-135..

O maior tempo de trabalho no banco elevou em 3,31 vezes o risco de pertencer ao quadrante de trabalho passivo quando comparado ao de baixa exigência. Era de se esperar que quanto maior o tempo no emprego, maior seria o aprendizado proveniente das experiências vivenciadas, o que tornaria o indivíduo mais bem preparado para executar as tarefas de trabalho3434. Borges SBJ, Gallo-penna EC. Estresse e suas implicações em um grupo de bancários. FAZU em Revista 2009; 6:121-192., minimizando, consequentemente, as chances de pertencer a um quadrante nocivo à saúde, como o de trabalho passivo. No entanto, a incorporação constante de novas tecnologias no âmbito das atividades bancárias, e a contratação de pessoas cada vez mais qualificadas, provoca uma desqualificação dos funcionários mais antigos que apresentam dificuldades para ajustar-se a estas mudanças, tanto em nível tecnológico, quanto em termos de desempenho de funções3232. Larangeira SMG. Reestruturação produtiva no setor bancário: a realidade dos anos 90. Educação e sociedade 1997; 18(61):110-138., o que poderia torna-los, mais estressados e mais susceptíveis ao desgaste, conforme demostrando nos resultados encontrados.

Em relação às horas trabalhadas, uma jornada de até seis horas aumentou as chances dos bancários pertencerem ao quadrante de trabalho ativo. Deve-se considerar que a maior propensão ao estresse neste grupo comparado com o quadrante de menor exigência, pode ser devido à ausência de pausas ou tempo muito reduzido para descanso durante a jornada de trabalho. Estes intervalos, segundo Karasek e Theorell1919. Karasek R, Theorell T. Healthy work: stress, productivity and the reconstruction of working life. New York: Basic Books; 1990., além da liberdade de ação, também atuariam como mecanismos para aliviar as tensões durante o dia de trabalho. Apesar disso, trabalhar até seis horas não aumentou os riscos para o quadrante de trabalho passivo e de alta exigência, considerados mais prejudiciais à saúde quando comparado com os demais.

A influência da carga horária no desenvolvimento do estresse também pode estar relacionada às características das atribuições dos cargos/funções desempenhados pelos bancários que realizam até 6 horas, no entanto, este aspecto não foi avaliado neste estudo.

O importante papel desempenhado pelo apoio social, considerada a variável situacional mais bem conhecida contra a tensão de trabalho3535. Bakker AB, Demerouti E. The Job Demands-Resources model: state of the art. Journal of Managerial Psychology 2007; 22(3):309-328., foi evidente no presente estudo. O baixo apoio social elevou em 2,55 vezes a chance dos bancários pertencerem ao quadrante de alta exigência. A capacidade preditiva desta variável na redução do estresse ocupacional também é consistente com outras pesquisas66. Costa MAS. O estresse no trabalho e a auto-avaliação da saúde entre os trabalhadores da enfermagem das unidades de urgências e emergências da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS.[dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2010.,2020. Urbanetto JS, Silva PC, Hoffmeister E, Negri BS, Costa BEP, Figueiredo CEP. Estresse no trabalho da enfermagem em hospital de pronto-socorro: análise usando a Job Stress Scale. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2011; 19(5):1122-1131.,3636. Leong C, Furnham A, Cooper C. The moderating effect of organizational commitment on the occupational stress outcome relationship.Human Relations 1996; 49(10):1345-1363..

A integração social, a confiança no grupo e a ajuda na realização das tarefas por parte de colegas e superiores, verificado em situações de alto apoio social, poderiam atuar como protetores dos efeitos do desgaste no trabalho sobre a saúde3737. Griep RH, Rotenberg L, Landsbergis P, Vasconcellos-Silva PR. Uso combinado de modelos de estresse no trabalho e a saúde auto-referida na enfermagem. Rev Saude Publica 2011; 45(1):145-152., apresentando-se, portanto, como uma importante estratégia na redução da percepção dos níveis de tensão. De fato, maior concentração de cortisol, hormônio liberado em situações de estresse, foi encontrado em mulheres com baixo apoio social3838. Evolahti A, Hultcrantz M, Collins A. Women’s work stress and cortisol levels: a longitudinal study of the association between the psychosocial work environment and serum cortisol. J Psychosom Res2006; 61(5):645-652., fato que fortalece as evidências do efeito protetor advindo do mesmo.

Estudo conduzido por Noblet et al.3939. Noblet A, Rodwell J, McWilliams J. The job strain model is enough for managers: No augmentation needed. Journal of Managerial Psychology 2001; 16(8):635-649., revelou que nem todas as fontes de apoio social são preditores na redução da tensão do trabalho. Embora a família e os amigos possam ser capazes de fornecer apoio emocional valioso que auxilia o indivíduo a lidar com períodos mais exigentes, apenas as chefias, os colegas de trabalho e os subordinados são capazes de preparar ou fornecer a assistência necessária para reduzir efetivamente a carga de trabalho. Diferente dos achados de Sargent e Terry4040. Sargent LD, Terry DJ. The moderating role of social support in Karasek’s job strain model. Work And Stress 2000; 14(3):245-261. que sugerem que diferentes fontes de apoio social, incluindo o suporte promovido fora do ambiente de trabalho, são importantes na atenuação dos efeitos negativos do trabalho com altos níveis de estresse.

Como limitações deste estudo, pode-se destacar o delineamento transversal, que não permite o estabelecimento de relação temporal entre os eventos estudados. Além disso, para as analises estatísticas deste artigo, utilizou-se o cálculo do Odds Ratio que não é apropriado para um estudo transversal. Apesar disso, é considerada a melhor medida de aproximação do risco neste tipo de estudo para o tipo de desfecho utilizado. O presente estudo foi conduzido com trabalhadores de um banco específico e, por isso, a generalização destes achados para outros colaboradores do setor financeiro ou para as demais categorias profissionais é limitada. Destaca-se ainda que o modelo demanda-controle, utilizado neste artigo para identificação do estresse, por focar-se predominantemente na forma como o trabalho é organizado, não capta todos os aspectos relativos à produção do estresse no trabalho. Por isso, tendo em vista a realidade complexa e subjetiva da percepção do estresse, sua compreensão pode ser ampliada com a utilização de metodologias que avaliem o estresse ocupacional levando em consideração a influência de outros aspectos, como as características individuais, a sintomatologia somática e psicológica desenvolvida e as relações entre os esforços empregados no desenvolvimento das funções e as recompensas recebidas1010. Lipp MEN. Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL). São Paulo: Casa do Psicólogo; 1998.,4141. Santos AFO, Cardoso CL. Profissionais de saúde mental: estresse e estressores ocupacionais stress e estressores ocupacionais em saúde mental.Psicologia em Estudo 2010; 15(2):245-253.,4242. Silva LS, Barreto SM. Adaptação transcultural para o português brasileiro da escala effort-reward imbalance: um estudo com trabalhadores de banco. Rev Panam Salud Publica 2010; 27(1):32-36.. A avaliação de questões subjetivas também deve ser considerada, podendo ser de grande valia, a utilização de metodologias qualitativas como entrevistas individuais e grupos focais3333. Silva RR. Uma análise da pressão no trabalho, da liberdade e do apoio social entre servidores de um tribunal. Cad. psicol. soc. trab2009; 12(1):123-135..

Considerações finais

No presente estudo, observou-se o predomínio de bancários no quadrante de trabalho passivo, considerado nocivo à saúde dos trabalhadores. Além disso, esta investigação reforça as evidências da associação entre variáveis sociodemográficas e características do trabalho com o estresse ocupacional avaliado segundo o modelo demanda-controle. Estiveram associados aos quadrantes de maior risco para o estresse ocupacional, considerando a categoria de baixa exigência como padrão, a baixa escolaridade, trabalhar nas agências bancárias, trabalhar no banco há mais de cinco anos, ter carga horária diária de trabalho de 6 horas e, principalmente, apresentar baixo apoio social. Ser casado/viver com companheiro ou ser separado/divorciado/viúvo quando comparado com os solteiros, apresentou-se associado à redução nos riscos de estresse ocupacional.

Os achados deste estudo podem servir como base teórica para a proposição de estratégias organizacionais que visem minimizar o estresse no trabalho e, consequentemente, o seu impacto sobre a saúde do trabalhador. É de suma importância, que estas estratégias tenham como pilar, a reestruturação dos processos, de modo a promover, sempre que possível, a autonomia do funcionário, a inexistência de demandas contraditórias, o equilíbrio no volume de tarefas a serem executadas e, imprescindivelmente, o fortalecimento do apoio social no ambiente de trabalho.

Agradecimentos

Os autores gostariam de agradecer a todos os funcionários do banco que colaboraram para este estudo e à instituição financeira que permitiu e financiou o desenvolvimento desta pesquisa.

Referências

  • 1
    Brasil. Ministério da Saúde (MS). Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde.Brasília: MS; 2001.
  • 2
    Silva LS, Pinheiro TMM, Sakurai E. Reestruturação produtiva, impactos na saúde e sofrimento mental: o caso de um banco estatal em Minas Gerais, Brasil. Cad Saude Publica 2007; 23(12):2949-2958.
  • 3
    Jinkings N. Os trabalhadores bancários em face a reestruturação do capitalismo contemporâneo. Cadernos de Pesquisa 2001; 28:1-21.
  • 4
    Silva JL, Navarro VL. Organização do trabalho e saúde de trabalhadores bancários. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2012; 20(2):226-234.
  • 5
    Campello JC. O Trabalho bancário e seus reflexos sobre a saúde. In: Fonseca TMG, organizador. Modos de trabalhar, modos de subjetivar: tempos de reestruturação produtiva - um estudo de caso. Porto Alegre: UFRGS; 2002.
  • 6
    Costa MAS. O estresse no trabalho e a auto-avaliação da saúde entre os trabalhadores da enfermagem das unidades de urgências e emergências da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande/MS.[dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; 2010.
  • 7
    Costa JRA, Lima JV, Almeida PC. Stress no trabalho do enfermeiro.Rev Esc Enferm 2003; 37(3):63-71.
  • 8
    Paschoal T, Tamayo A. Validação da escala de estresse no trabalho.Estudos de Psicologia 2004; 9(1):45-52.
  • 9
    Siegrist J. Adverse effects of high-effort/low-rewards conditions. J Occup Health Psychol 1996; 1(1):27-41.
  • 10
    Lipp MEN. Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL). São Paulo: Casa do Psicólogo; 1998.
  • 11
    França LA, Rodrigues AL. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática 4ª ed. São Paulo: Atlas; 2007.
  • 12
    Araújo TM, Graça CC, Araújo E. Estresse ocupacional e saúde: contribuições do Modelo Demanda-Controle. Cien Saude Colet2003; 8(4):991-1003.
  • 13
    Sampaio RF, Coelho CM, Barbosa FB, Mancini MC, Parreira VF. Work ability and stress in a bus transportation company in Belo Horizonte, Brazil.Cien Saude Colet 2009; 14(1):287-296.
  • 14
    Salaroli LB, Saliba RAD, Zandonade E, Molina MCB, Bissoli NSB. Prevalence of metabolic syndrome and related factors in bank employees according to different defining criteria, Vitória/ES, Brazil. Clinics2013; 68(1):69-74.
  • 15
    Silva LS, Barreto SM. Adverse psychosocial working conditions and minor psychiatric disorders among bank workers. BMC Public Health 2010; 10:686-693.
  • 16
    Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP).Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) São Paulo: ABEP; 2003.
  • 17
    Alves MGM, Chor D, Faerstein E, Werneck GL, Lopes CS. Versão resumida “job stress scale”: adaptação para o português. Rev Saude Publica 2004; 38(2):164-171.
  • 18
    Karasek R, Brisson C, Kawakami N, Houtman I, Bongers P, Amick B. The Job Content Questionnaire (JCQ):An Instrument for Internationally Comparative Assessments of Psychosocial Job Characteristics. J Occup Health Psychol 1998; 3(4):322-355.
  • 19
    Karasek R, Theorell T. Healthy work: stress, productivity and the reconstruction of working life. New York: Basic Books; 1990.
  • 20
    Urbanetto JS, Silva PC, Hoffmeister E, Negri BS, Costa BEP, Figueiredo CEP. Estresse no trabalho da enfermagem em hospital de pronto-socorro: análise usando a Job Stress Scale. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2011; 19(5):1122-1131.
  • 21
    Silva AA, Souza JM, Borges FN, Fischer FM. Health-related quality of life and working conditions among nursing providers. Rev Saude Publica 2010; 44(4):718-725.
  • 22
    Alves MGM, Chor D, Faerstein E, Werneck GL, Lopes CS. Estresse no trabalho e hipertensão arterial em mulheres no Estudo Pró-Saúde: Estudo Pró-Saúde (Pro-Health Study). Rev Saude Publica 2009; 43(5):893-896.
  • 23
    Maizura H, Retneswari M, Moe H. Job strain among Malaysian office workers of a multinational company. Occup Med (Lond) 2010; 60(3):219-224.
  • 24
    Klein J, Frie KG, Blum K, Knesebeck O. Psychosocial stress at work and perceived quality of care among clinicians in surgery. BMC Health Services Research 2011; 11(109):1-8.
  • 25
    Segnini LRP. Reestruturação nos bancos do Brasil: desemprego, subcontratação e intensificação do trabalho. Educ Soc 1999; 20(67):185-211.
  • 26
    Montanholi LL, Tavares DMS, Oliveira GR. Estresse: fatores de risco no trabalho do enfermeiro hospitalar. Rev Bras Enferm 2006; 59(5):661-665.
  • 27
    Pinheiro FA, Gunther IA. Estresse ocupacional e indicadores de saúde em gerentes de um banco estatal. Revistar rPot Psicologia: Organizações e Trabalho 2002; 2(2):65-84.
  • 28
    Araújo TM, Aquino E, Menezes G, Santos CO, Aguiar L. Aspectos psicossociais do trabalho e distúrbios psíquicos entre trabalhadoras de enfermagem. Rev Saude Publica 2003; 37(4):424-433.
  • 29
    Merlo ARC, Barbarini N. Reestruturação produtiva no setor bancário brasileiro e sofrimento dos caixas executivos: um estudo de caso.Psicol. Soc. 2002; 14(1):103-122.
  • 30
    Jacques MGC, Amazarray MR. Trabalho bancário e saúde mental no paradigma da excelência. Boletim da Saúde 2006; 20(1):93-105.
  • 31
    Sznelwar LI. Saúde dos bancários/organização São Paulo: Editora Grafica Atitude Ltda; 2011.
  • 32
    Larangeira SMG. Reestruturação produtiva no setor bancário: a realidade dos anos 90. Educação e sociedade 1997; 18(61):110-138.
  • 33
    Silva RR. Uma análise da pressão no trabalho, da liberdade e do apoio social entre servidores de um tribunal. Cad. psicol. soc. trab2009; 12(1):123-135.
  • 34
    Borges SBJ, Gallo-penna EC. Estresse e suas implicações em um grupo de bancários. FAZU em Revista 2009; 6:121-192.
  • 35
    Bakker AB, Demerouti E. The Job Demands-Resources model: state of the art. Journal of Managerial Psychology 2007; 22(3):309-328.
  • 36
    Leong C, Furnham A, Cooper C. The moderating effect of organizational commitment on the occupational stress outcome relationship.Human Relations 1996; 49(10):1345-1363.
  • 37
    Griep RH, Rotenberg L, Landsbergis P, Vasconcellos-Silva PR. Uso combinado de modelos de estresse no trabalho e a saúde auto-referida na enfermagem. Rev Saude Publica 2011; 45(1):145-152.
  • 38
    Evolahti A, Hultcrantz M, Collins A. Women’s work stress and cortisol levels: a longitudinal study of the association between the psychosocial work environment and serum cortisol. J Psychosom Res2006; 61(5):645-652.
  • 39
    Noblet A, Rodwell J, McWilliams J. The job strain model is enough for managers: No augmentation needed. Journal of Managerial Psychology 2001; 16(8):635-649.
  • 40
    Sargent LD, Terry DJ. The moderating role of social support in Karasek’s job strain model. Work And Stress 2000; 14(3):245-261.
  • 41
    Santos AFO, Cardoso CL. Profissionais de saúde mental: estresse e estressores ocupacionais stress e estressores ocupacionais em saúde mental.Psicologia em Estudo 2010; 15(2):245-253.
  • 42
    Silva LS, Barreto SM. Adaptação transcultural para o português brasileiro da escala effort-reward imbalance: um estudo com trabalhadores de banco. Rev Panam Salud Publica 2010; 27(1):32-36.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2015

Histórico

  • Recebido
    19 Set 2014
  • Revisado
    6 Abr 2015
  • Aceito
    8 Abr 2015
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br