Inovações na Atenção Primária em Saúde: o uso de ferramentas de tecnologia de comunicação e informação para apoio à gestão local

Luiz Felipe Pinto Cristianne Maria Famer Rocha Sobre os autores

Resumo

As mídias sociais têm sido utilizadas em diversos contextos como forma de dinamizar o fluxo de dados e informações para a tomada de decisão, contribuindo para a questão da produção do conhecimento em redes e a ampliação dos canais de comunicação para acesso aos serviços de saúde. O artigo descreve os resultados da implementação da Rede de 16 Observatórios de Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços de Saúde – Rede OTICS-RIO – pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro no apoio à integração da atenção primária, vigilância e promoção da saúde. Trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo. Os resultados obtidos relacionam-se ao apoio na formação dos trabalhadores, na disseminação de dados, comunicação, qualificação e gestão da informação em atenção primária em saúde. Essa forma inovadora de comunicação em saúde, com custo muito reduzido para o Sistema Único de Saúde (SUS), permitiu o registro semanal do processo de trabalho das equipes de 193 unidades de atenção primária em saúde (APS) em blogs, cujo total de acessos alcançou a marca de sete milhões em meados de 2015. Como perspectivas, a possibilidade de uso de ferramentas de EAD pode auxiliar nos processos de formação e de educação permanente dos profissionais das equipes de Saúde da Família.

Comunicação em saúde; Atenção Primária à Saúde; Saúde da família; Tecnologia de informação

Introdução

O uso de novas tecnologias de informação e comunicação em saúde tem crescido nas últimas décadas, com o advento do uso de email e de mídias sociais, que dinamizam o fluxo de dados e informações para a tomada de decisão de gerentes e gestores, assim como contribuem para a questão da produção do conhecimento em redes e ampliação dos canais de comunicação para acesso aos serviços de saúde11. Norman AH, Tesser CD. Acesso ao cuidado na Estratégia Saúde da Família: equilíbrio entre demanda espontânea e prevenção/promoção da saúde. Saude soc 2015; 24(1):165-179.,22. Atherton H. Use of email for consulting with patients in general practice. British Journal of General Practice 2013; 63(608):11811-11819.. Diversas experiências que combinam e integram o uso de ferramentais digitais vêm sendo construídas por intermédio de “Observatórios de Saúde Pública” e são continuamente aperfeiçoadas e regularmente atualizadas.

Ferreira33. Ferreira AI. Projeções de Taxa de Mortalidade [dissertação]. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; 2012. é quem modernamente melhor define o que é um Observatório de Saúde Pública, quando afirma que:

[...] para além de serem centros de análise são também estruturas bem claras de comunicação para dentro (informando/ apoiando/ avaliando a tomada de decisão e a intervenção, nomeadamente, a nível local) e para fora do sector de saúde (fazendo a advocacia da saúde e influenciando as políticas públicas com maior impacto na saúde).

Na revisão da literatura feita por esta autora, ela destaca que, em geral, são estruturas nacionais e/ou regionais, criadas como resultado de uma decisão estratégica do gestor principal de uma instância governamental, financiadas total ou parcialmente pelo governo. Quando são formados regionalmente, funcionam de modo articulado com atuação “em rede” e plano de trabalho comum. Permitem observar e analisar de uma forma crítica, continuada e sistemática a evolução de indicadores de estado de saúde de uma população em geral ou uma subpopulação específica, reunindo para isto, equipes multidisciplinares, especialistas de uma determinada temática, com a finalidade de identificar e analisar realidades, contextos, fatos e processos.

A análise histórica dos Observatórios de Saúde na América do Sul e Central revela que a opção esteve focada entre a questão da gestão de profissionais de saúde/saúde dos trabalhadores nos serviços de saúde44. Siqueira CE, Carvalho F. The Observatory of the Americas as a network in environmental and worker health in the Americas. Cien Saude Colet 2003, 8(4):897-902.,55. Novelli VF. Observatório de Saúde: uma revisão sistemática [dissertação]. São Paulo: Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo; 2006..

No Brasil, uma possibilidade levantada por Pinto66. Pinto LF. Estratégias de integração e utilização de Bancos de Dados Nacionais para Avaliação de Políticas de Saúde no Brasil. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2006, 207p. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=640
http://bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/doc...
, um dos primeiros autores a trazer esta abordagem multifacetada, refere-se ao uso de um conjunto de dimensões para monitoramento de um sistema ou serviço de saúde, do micro ao macro de um espaço geográfico: setor censitário, microárea de uma Equipe de Saúde da Família, bairro, distrito, município, enfim qualquer locorregião de interesse. Essas dimensões – demográfica, socioeconômica, mortalidade, morbidade e fatores de risco, cobertura, recursos (físicos, humanos e financeiros) – podem ser instrumentalizadas em fichas de qualificação77. Brasil. Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA). Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações. Brasília: Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), 2008, 2ª ed. 349p. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/livroidb/2ed/indicadores.pdf
http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/liv...
que facilitam a compreensão e a interpretação dos limites e potencialidades para cada indicador de saúde apresentado. As abordagens podem ser de cunho longitudinal e/ou transversal.

Na Europa, a opção tem sido de comparar os sistemas e serviços de saúde, interfaceando atenção primária em saúde e atenção hospitalar e indicadores sociais, econômicos, ambientais, morbimortalidade e desigualdades em saúde44. Siqueira CE, Carvalho F. The Observatory of the Americas as a network in environmental and worker health in the Americas. Cien Saude Colet 2003, 8(4):897-902..

Observatórios de Saúde na Europa

O Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde é coordenado pelo Escritório Regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS). É uma parceria que inclui os Governos da Áustria, Bélgica, Finlândia, Irlanda, Países Baixos, Noruega, Eslovénia, Espanha, Suécia e Reino Unido, a Região do Vêneto na Itália, a União Nacional Francesa de Fundos de Seguro de Saúde (UNCAM), a Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento, o Banco Mundial, a London School of Economics and Political Science (LSE) e London School of Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM) e a própria OMS. Promove a saúde baseada em evidências por meio de uma análise abrangente e rigorosa da dinâmica dos sistemas de saúde na Europa, envolvendo-se diretamente com os gestores públicos. Atua em parceria com pesquisadores, centros de pesquisa, governos e organizações internacionais. Seus valores incluem a pesquisa para o benefício da população, excelência, integridade, responsabilização (‘accountability’) e a garantia de que as análises de dados realizadas não discriminem grupos sociais, étnicos, culturais e religiosos88. European Observatory on Health Systems and Policies (EOHSP). Escritório Regional na Europa da OMS. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.euro.who.int/en/about-us/partners/observatory
http://www.euro.who.int/en/about-us/part...
. Apóia e financia pesquisas com comparações entre os sistemas de saúde da Europa e países desenvolvidos fora da Europa, de que é exemplo o clássico de Saltman et al.99. Saltman RB, Rico A, Boerma W. Primary care in the driver’s seat? European Observatory on Health Systems and Policies Series. Open University Press, 2006, 251p. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0006/98421/E87932.pdf
http://www.euro.who.int/__data/assets/pd...
que analisam a atenção primária em saúde e como a organização desta área com outras áreas do sistema de saúde poderiam melhorar o resultado em saúde de um país, assim como busca compreender de que forma o uso de novas tecnologias podem ser integradas a este nível de atenção.

Hemmings e Wilkinson1010. Hemmings J, Wilkinson J. What is a public health observatory? Public Health Policy and Practice. Journal of Epidemiology & Community Health 2003; 57:324-326. descreveram a Rede Nacional de Observatórios Regionais de Saúde Pública criada na Inglaterra, em 1999, para reforçar a disponibilidade e uso de informações sobre saúde a nível local, em cada sistema de saúde regional do País. Inicialmente, os Observatórios estavam associados às universidades para dar um maior rigor acadêmico ao seu trabalho. Suas principais tarefas seriam o apoio às entidades locais no monitoramento de saúde e doença, identificando lacunas de informação de saúde, orientando sobre os métodos de saúde e avaliando o impacto da desigualdade de saúde, além de poder traçar cenários para fazer alertas precoces de futuros problemas de saúde pública1111. Dobson F. Saving lives: our healthier nation, Department of Health, London: The Stationery Office, 1999. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20130107105354/http://www.archive.official-documents.co.uk/document/cm43/4386/4386-00.htm
http://webarchive.nationalarchives.gov.u...
.

Essa Rede de Observatórios se baseou no primeiro Observatório que já existia quando o Governo decidiu criar a Rede Nacional: o Liverpool Public Health Observatory, criado na década de 1990. Conforme pode ser analisado, ainda nos dias de hoje, este Observatório Regional é o que possui a maior produção do conhecimento disseminada na Inglaterra, além de ferramentas para pesquisa científica em Saúde Pública1212. North West Public Health Observatory (NWPHO). Public Health England, Department of Health, England. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.nwph.net/nwpho/
http://www.nwph.net/nwpho/...
. Algumas das temáticas analisadas incluem planejamento familiar, fertilidade e aborto, doenças coronarianas, serviços de recuperação de dependentes químicos, inclusive álcool, asma e poluição ambiental, causas ambientais de morte e incapacidade, tuberculose e pobreza.

Em 2014, existiam doze Observatórios Regionais de Saúde Pública no Reino Unido. Entre estes, nove desenvolviam suas atividades na Inglaterra de forma conjunta, a partir de um plano de trabalho que contém componentes nacionais e locais. Produzem informações, dados e inteligência para apoio à tomada de decisão dos gestores, sobre o cuidado em saúde da população de sua área de abrangência. Estas estruturas passaram a integrar o Departamento de Saúde do Governo, sendo, a partir de 1º de abril de 2013, gerenciado por uma das agências executivas do Ministério da Saúde – a Public Health England.

O Observatório de Saúde da Cidade de Londres1313. London Health Observatory (LHO). Public Health England, Department of Health, England. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.lho.org.uk/AboutUs/AboutTheLHO.aspx
http://www.lho.org.uk/AboutUs/AboutTheLH...
produz informações sobre os 7,8 milhões habitantes que vivem nesta cidade, além de desenvolver programas de capacitação para profissionais de saúde de todos os outros Observatórios Regionais e atuar em parceria com agências nacionais do Governo. Lidera a área temática de desigualdades em saúde e estudos sobre tabagismo e é a referência para todos os outros Observatórios Regionais.

O Yorkshire and Humber Public Health Observatory (YHPHO), criado em 2004, também produz informações, dados e inteligência para apoio à tomada de decisão dos gestores, sobre o cuidado em saúde da população de sua área de abrangência. Desenvolve suas atividades em parceria com o NHS, autoridades sanitárias locais, pesquisadores e agências nacionais. Sua área temática de atuação se refere a diabetes, economia da saúde, e saúde da criança, do adolescente e da mulher. Está localizado fisicamente dentro do campus da Universidade de York1414. Yorkshire and Humber Public Health Observatory (YHPHO). Public Health England, Department of Health, England. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.yhpho.org.uk/default.aspx?RID=8449
http://www.yhpho.org.uk/default.aspx?RID...
.

Por outro lado, tanto, o Eastern Region Public Health Observatory (ERPHO), como o North East Public Health Observatory (NEPHO) atuam nas áreas temáticas de doenças infecciosas e riscos ambientais, tais como radiações, riscos químicos e envenenamentos1515. Eastern Region Public Health Observatory (ERPHO). Public Health England, Department of Health, England. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.erpho.org.uk/ep/aboutErpho.aspx
http://www.erpho.org.uk/ep/aboutErpho.as...
,1616. North East Public Health Observatory (NEPHO). Public Health England, Department of Health, England. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.nepho.org.uk/about
http://www.nepho.org.uk/about...
.

Em 1999, foi criado o Observatório Português de Sistemas de Saúde (OPSS) associado à Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Sakellarides1717. Sakellarides C. Direcção estratégica e gestão de expectativas no sistema de saúde português: o papel de um observatório para os sistemas de saúde. Rev Portuguesa de Saúde Pública 2000; 18(1):27-34., que coordenou a criação desse Observatório, afirmou, na época, que “a criação de um observatório português para o sistema de saúde pode proporcionar uma análise contínua, prospectiva, interactiva e pedagógica da evolução do sistema de saúde português. Poderá constituir uma contribuição positiva das instituições de investigação e ensino do país para a superação da situação actual”.

Barbosa1818. Barbosa PAA. Política Social e Observatórios Sociais e de Saúde: que relação. Relatório de Estágio. Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS). Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2005, 164p. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.observaport.org/sites/observaport.org/files/PatBarbosa_PoliticasSociais.pdf
http://www.observaport.org/sites/observa...
analisou o OPSS, destacando que o mesmo contribuiu para o Observatório Europeu dos Sistemas de Saúde da OMS, promovendo a criação de redes interinstitucionais de investigação nessa área. Além dessa contribuição externa, este Observatório tinha como objetivos a análise prospectiva do sistema de saúde de Portugal, publicando periodicamente relatórios conjunturais em sua página institucional como o “Relatório da Primavera 2013”1919. Observatório Português de Sistema de Saúde (OPSS). Escola Nacional de Saúde Pública, Lisboa/Portugal, 2014. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.observaport.org/
http://www.observaport.org/...
. Além disso, este Observatório vem contribuindo, ao longo dos anos, para a análise do Sistema Nacional de Saúde português, composto conforme organograma do Ministério da Saúde de Portugal por órgãos da administração direta, indireta (em que se localizam as cinco administrações regionais de saúde) e empresas públicas2020. Portugal. Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Organograma do Ministério da Saúde. Lisboa, 2014. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/ministerio/organograma/organograma.htm
http://www.portaldasaude.pt/portal/conte...
.

O Observatório Regional de Saúde do Alentejo foi criado pela Administração Regional de Saúde do Alentejo/Ministério da Saúde para acompanhar e monitorar as reclamações, sugestões e elogios dos usuários do Serviço Nacional de Saúde, bem como das decisões a elas relacionadas. Atua disponibilizando informações sobre saúde pública para a população, divulgando indicadores que permitem avaliar a satisfação e participação dos usuários, além de desenvolver atividades de formação aos profissionais de saúde da região. Contudo, na análise desse Portal, não se constatou o uso de qualquer base de dados local em estudos próprios ou em parceria com outros órgãos, indicando, portanto, ser um “Observatório” que não produz dados de fonte primária nem analisa fontes secundárias. Limita-se a disponibilizar esses materiais e outras informações institucionais da administração de saúde local, servindo, portanto como uma grande biblioteca virtual em saúde local2121. Observatório Regional de Saúde do Alentejo (ORSA). Administração Regional de Saúde do Alentejo. Ministério da Saúde de Portugal, 2014. [acessado 4 março 2014]. Disponível em: http://www.arsalentejo.min-saude.pt/instituicoes/ObservatorioRegional/Paginas/ObservatorioRegional.aspx
http://www.arsalentejo.min-saude.pt/inst...
.

O Observatório Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo corresponde à área chamada de “Grande Lisboa”. Conforme Quitério et al.2222. Quiterio F, Pereira P, Santos B, Lopes M, Tavares A. Retrato da Saúde em Lisboa: contributo para o perfil da saúde da cidade. Lisboa: Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal, jun/2013, 161p. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.arslvt.min-saude.pt/observatorioregional/Documents/Perfil%20de%20Saude%20da%20Cidade%20de%20Lisboa-Junho%202013.pdf
http://www.arslvt.min-saude.pt/observato...
, a “Grande Lisboa” compreende nove conselhos e o Conselho de Lisboa é formado por 24 freguesias. Na área da saúde, este Conselho, em 2012, foi redividido em três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) com dezoito unidades de saúde: Lisboa Norte (com quatro centros de saúde), Lisboa Central (com nove centros de saúde) e Lisboa Ocidental e Conselho de Oeiras (com cinco centros de saúde). Em termos de comparação da divisão administrativa geográfica, com a realidade brasileira, a “Grande Lisboa” corresponderia a uma “Região Metropolitana”; o Conselho de Lisboa a um “município”; e cada Freguesia a um “bairro” ou “distrito” (subdivisão de um município).

Este Observatório foi criado pela Administração Regional de Saúde local/Ministério da Saúde para apoiar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em áreas temáticas como: nutrição, saúde infantil, saúde materna, saúde reprodutiva, imunização, HIV/AIDS, tuberculose, água e saneamento. As dimensões pesquisadas incluem mortalidade, carga da doença, doenças transmissíveis e não transmissíveis, fatores de risco, saúde ambiental, violência e equidade. Seus objetivos incluem: divulgar a cadeia de informação, através da integração do conhecimento existente sobre os fatores de risco e os seus efeitos na saúde, de forma a permitir uma melhor compreensão desta problemática, análise das situações de saúde dos agrupamentos de centros de saúde para apoiar a elaboração dos Planos Regionais de Saúde, melhoria da comunicação do risco junto à população, promoção da integração do conhecimento e da inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país2323. Observatório Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ORSLVT). Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Ministério da Saúde de Portugal, 2014. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.arslvt.min-saude.pt/observatorioregional/Paginas/OBSERVAT%C3%93RIOREGIONALDESA%C3%9ADELISBOAEVALEDOTEJO.aspx
http://www.arslvt.min-saude.pt/observato...
. Uma de suas principais contribuições foi a consolidação do “Relatório do Perfil da Cidade de Lisboa e arredores”2424. Pereira M, Neves P. Perfil de Saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Lisboa: Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal, 2010, 106p. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.arslvt.min-saude.pt/Documents/ARS_Perfil%20de%20Saude_Final.pdf
http://www.arslvt.min-saude.pt/Documents...
e do “Retrato da Saúde em Lisboa”2222. Quiterio F, Pereira P, Santos B, Lopes M, Tavares A. Retrato da Saúde em Lisboa: contributo para o perfil da saúde da cidade. Lisboa: Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal, jun/2013, 161p. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.arslvt.min-saude.pt/observatorioregional/Documents/Perfil%20de%20Saude%20da%20Cidade%20de%20Lisboa-Junho%202013.pdf
http://www.arslvt.min-saude.pt/observato...
.

O Observatório Regional de Saúde da Ilha de França (Observatoire Régional de Santé Île-de-France) foi criado em 1974 como apoio à Prefeitura local e, posteriormente, tornou-se um Departamento Técnico do Instituto de Desenvolvimento e Urbanismo da Região de Paris (IAURP). A Região da Ilha de França é composta por oito departamentos. Muitas vezes a região é confundida com a Aglomeração Parisiense, cuja área corresponde a apenas 20% da Região de Île-de-France, embora concentre 90% da sua população.

Seus objetivos se relacionam ao apoio à gestão local na área da saúde pública, sendo financiado por um Conselho Regional e pela Agência Regional de Saúde da Ilha de França2525. Observatoire Regional de Sante Île de France (ORS). L’Institut d’aménagement et d’urbanisme de La Région Parisienne (IAURP), France. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.ors-idf.org/
http://www.ors-idf.org/...
. Este Observatório observa, acompanha, analisa e informa. Elabora anualmente seu plano de trabalho com seus parceiros locais, inclusive instituições científicas e financiadores. Participa na elaboração de diferentes planos regionais de saúde pública, realiza estudos de demanda de coletividades locais, analisa problemas de saúde em programas regionais, compreende os determinantes sociais, econômicos e ambientais e as desigualdades entre os territórios em que atua. Desenvolve estudos sobre a percepção das pessoas e seus comportamentos de prevenção, acompanhando a evolução e tendências ao longo dos anos.

Estuda, além disso, os diversos ciclos de vida e analisa morbidade e mortalidade, comportamentos e uso de álcool, tabaco e drogas, modos de vida (nutrição, sexualidade e contracepção), saúde ambiental. Suas metodologias incluem abordagem quali-quantitativa, cruzamento e avaliação de dados, realização de enquetes, construção de indicadores sociossanitários e georreferenciamento dos eventos2525. Observatoire Regional de Sante Île de France (ORS). L’Institut d’aménagement et d’urbanisme de La Région Parisienne (IAURP), France. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.ors-idf.org/
http://www.ors-idf.org/...
.

Outros países europeus também utilizam estratégias semelhantes, algumas de âmbito nacional, outras de âmbito regional. Na Espanha, o Observatório do Sistema Nacional de Saúde é um órgão dependente do Ministério da Saúde e Consumo e proporciona uma análise permanente do Sistema Nacional de Saúde em seu conjunto, através de estudos comparados dos serviços de saúde das comunidades autônomas a respeito da organização, prestação de serviços e gestão sanitária, com a elaboração, entre outros documentos, do Relatório Anual sobre o Sistema Nacional de Saúde2626. España. Ministerio de Sanidad, Servicios Sociales e Igualdad. Organización Institucional. [acessado 2015 mar 3]. Disponível em: http://www.msssi.gob.es/organizacion/sns/informeAnualSNS/
http://www.msssi.gob.es/organizacion/sns...
. Em âmbito regional, destacamos o Observatório de Saúde Pública de Cantabria (OSPC), criado em 2006, como uma unidade de investigação, análise e informação sobre a situação de saúde dessa região localizada no extremo norte da Espanha2727. Observatorio de Salud Pública de Cantabria (OSPC). Dirección General de Salud Pública, Cantabria, España. [acessado 2015 maio 4]. Disponível em: http://www.ospc.es/el-observatorio/bienvenida-y-presentacion
http://www.ospc.es/el-observatorio/bienv...
. Sua finalidade é gerar informações relevantes para os formuladores de políticas, gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e o público em geral para melhorar as políticas, programas e serviços, para que eles respondam de forma equitativa e eficiente às necessidades de saúde da população e à redução das desigualdades saúde em Cantabria2727. Observatorio de Salud Pública de Cantabria (OSPC). Dirección General de Salud Pública, Cantabria, España. [acessado 2015 maio 4]. Disponível em: http://www.ospc.es/el-observatorio/bienvenida-y-presentacion
http://www.ospc.es/el-observatorio/bienv...
.

O Observatório da Saúde das Asturias (OBSA) – uma comunidade autônoma e uma província espanhola, também localizada no extremo norte do país - é um projeto desenvolvido pela Direção-Geral de Saúde Pública do Governo das Astúrias, em colaboração com o Population Health Institute da Universidade de Wisconsin, que “trata de gerar informações, conversações e ações”2828. Observatório de Salud en Asturias, 2015. [2015 nov 10]. Disponível em: http://www.obsaludasturias.com/obsa/
http://www.obsaludasturias.com/obsa/...
. Um dos objetivos do Observatório, lançado em maio de 2011, é fornecer informações sobre a situação da saúde da região e de seus municípios, através de uma série resumida de indicadores de determinantes de saúde (sistema de saúde, condutas, entorno socioeconômico e meio ambiente) e de resultados de saúde2828. Observatório de Salud en Asturias, 2015. [2015 nov 10]. Disponível em: http://www.obsaludasturias.com/obsa/
http://www.obsaludasturias.com/obsa/...
.

Após esta breve revisão da literatura sobre alguns dos mais importantes Observatórios em Saúde Pública, na Europa, destacamos algumas possibilidades de análise utilizadas nos diversos países e regiões pesquisadas:

  1. monitoramento do estado de saúde da população ou subpopulações, identificando suas necessidades de saúde;

  2. integração das diversas bases de dados de interesse da saúde, em um grande repositório para análises futuras (‘big data’);

  3. realização da vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis e não transmissíveis no âmbito da saúde ambiental;

  4. monitoramento e avaliação dos efeitos e impacto do desempenho dos serviços e programas de saúde, sobretudo na melhoria da saúde e diminuição das desigualdades em saúde;

  5. realização e apoio de pesquisas operacionais e aplicadas, utilizando-se a captura e coleta de dados inclusive online;

  6. compartilhamento em rede da produção do conhecimento gerada;

  7. proposição de recomendações e comunicação adequada ao público-alvo (public health reporting);

  8. disseminação e atualização periódica dos resultados em mídias sociais adequadas e devidamente formatadas para esta finalidade;

  9. utilização de fonte de dados secundárias e outras bases de dados geradas pelos Institutos Nacionais de Estatística, Ministério da Saúde, e regiões específicas de cada País.

Assim, o presente artigo tem por objetivo descrever os resultados obtidos com a implementação da Rede de Observatórios locais pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, no âmbito das dez áreas de planejamento em saúde da cidade.

A Rede de Estações Observatório de Serviços de Saúde das Áreas de Planejamento da Cidade do Rio de Janeiro

A Rede de Estações “Observatório de Tecnologias de Informação em Serviços de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro” (OTICS-RIO) é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) e diversas instituições acadêmicas. A Rede tem como visão “ser a referência do SUS carioca para os projetos estratégicos de formação, extensão e apoio em rede da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde – SUBPAV”2929. Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde. Rede de Estações-Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços de Saúde. Rio de Janeiro/RJ, Secretaria Municipal de Saúde, 2012. [acessado 2015 maio 6]. Disponível em: http://www.redeoticsrio.org/
http://www.redeoticsrio.org/...
para as dez áreas de planejamento da saúde da cidade. Como missão, promover a integração entre as ações de extensão e educação em saúde dos serviços de atenção primária, vigilância e promoção da saúde e, em particular, apoiar as ações em rede dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs). Como principais valores, informação em tempo real, interatividade, profissionalismo, simplicidade, transparência, solidariedade em rede, inovação, foco nos resultados. A Rede é formada por dezesseis Estações divididas entre as dez Áreas de Planejamento da cidade do Rio de Janeiro. Sua implantação consolida a produção das Equipes de Saúde da Família em mídias sociais, tais como blogs, com manutenção periódica pelos próprios profissionais de saúde, desde 2011, assim como permite a análise de indicadores estratégicos consolidados nos prontuários eletrônicos da atenção primária em saúde - como o “Tabnet-Ficha-A”, lançado pela Rede3030. Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde. Rede de Estações-Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços de Saúde. Rio de Janeiro/RJ, Secretaria Municipal de Saúde. Tabnet – Fichas A, 2015. [acessado 2015 maio 6]. Disponível em: http://tabnet.oticsrio.org/cgi-bin/deftohtm.exe?ficha/pessoas_cadas.def
http://tabnet.oticsrio.org/cgi-bin/defto...
– e de todo o processo de territorialização em mapas por equipe de saúde da família/microáreas, construídos pelos agentes comunitários de saúde e validados pelos demais membros de suas equipes, gerentes e gestores locais3131. Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde. Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária em Saúde do Município do Rio de Janeiro (CEMAPS). Contribuições para a construção de uma linha de base para os cadastros das microáreas da estratégia de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro. Rede de Estações-Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços de Saúde. Rio de Janeiro/RJ, Secretaria Municipal de Saúde, 2013. [acessado 2015 maio 6]. Disponível em: http://www.redeoticsrio.org/cemapsrio2014.html
http://www.redeoticsrio.org/cemapsrio201...
.

Os espaços físicos das Estações “Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços de Saúde” da Cidade do Rio de Janeiro surgiram como resposta da SMS-RJ à necessidade de estruturação de espaços para acolher, com qualidade, 47 turmas com alunos do Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (PROFORMAR) da Fiocruz, no ano de 2009. Esta formação em larga escala, a partir das 1.392 vagas inicialmente ofertadas, finalizou seu processo formativo em 2011. Atualmente, cada Estação funciona junto ao espaço físico de uma unidade municipal de saúde, sendo formada por um auditório, sala de tutoria/leitura, laboratório de informática e uma secretaria acadêmica.

Juntamente com a estruturação destes espaços, houve a criação de um espaço virtual – um Portal –, que teve duas fases de implementação: uma, no ano de 2010, com apoio acadêmico, e outra a partir de 2011. Nesta segunda fase, as Estações se organizaram para formar o Portal das Estações, chamado de REDE OTICS-RIO (Figura 1), desenvolvido pela própria SMS-RJ para dar conta da crescente expansão das unidades de saúde em cada uma das dez APs.

Figura 1
Portal da Rede de Estações Observatório de Serviços de Saúde das Áreas de Planejamento da Cidade do Rio de Janeiro, disponível em http://www.redeoticsrio.org/.

Essa nova diretriz de manutenção da Rede pela própria SMS foi fundamental para assegurar a atualização diária das mídias sociais na APS, e descentralizar as ações desenvolvidas para as Áreas de Planejamento. Os profissionais que atuam nas Estações da “Rede de Observatórios locais” começaram então a capacitar e multiplicar o conhecimento desenvolvido em oficinas junto aos profissionais das Equipes de Saúde da Família na formação de blogueiros em APS. Contudo, a parceria com docentes e outros pesquisadores, que existia até 2010 (primeira fase do Projeto), foi mantida, como forma de enriquecer com diferentes olhares e inovações da rede de blogs da atenção primária em saúde. Portanto, já a partir de 2011, a REDE passou a ser “real” (espaços físicos constituídos, chamados de “ESTAÇÕES”) e “virtual” (Portal da REDE, blogs, twitteres e instagram de cada ESTAÇÃO), reunindo soluções e conhecimentos para a educação permanente e continuada em saúde, no âmbito da integração das ações da atenção primária, vigilância e promoção da saúde, e permitindo aos usuários (de diferentes lugares) conhecer o dia-a-dia das Equipes de Saúde da Família da Cidade do Rio de Janeiro. Afinal, segundo Ramalho3232. Ramalho JA. Mídias Sociais na prática. São Paulo: Elsevier; 2010., as mídias sociais deram voz para milhões de pessoas manifestarem suas opiniões e experiências para uma audiência global a custo zero ou próximo a isso”.

Resultados do uso de mídias sociais na Atenção Primária em Saúde

Na cidade do Rio de Janeiro, 860 Equipes de Saúde da Família e 346 Equipes de Saúde Bucal estavam ativas em maio de 2015, conforme dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde3333. Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Informática do SUS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 2015. [acessado 2015 maio 20]. Disponível em: http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Es_Municipio.asp?VEstado=33&VCodMunicipio=330455&NomeEstado=RIO%20DE%20JANEIRO
http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Es_Muni...
.

Ao longo de 2014, todas as Estações foram institucionalizadas pela SMS-RJ, a partir do seu registro junto ao CNES, passando a ter, como uma de suas ações, a produção de atividades educativas de promoção da saúde e vigilância em saúde, informadas mensalmente no código SIA-SUS, adequado como produção ambulatorial. No ano de 2014, foram desenvolvidas um total de 15.782 ações de promoção e vigilância em saúde (Tabela 1).

Tabela 1
Estações da Rede de Observatórios e produção registrada - Secretaria Municipal de Saúde, Rio de Janeiro, 2014.

No período de 2011 a 2013, as principais ações desenvolvidas e os resultados obtidos podem ser agrupados em três grandes objetivos iniciais, planejados quando da concepção da Rede em 2009-2010: (i) apoio à formação dos trabalhadores do SUS, (ii) apoio à disseminação de dados e comunicação em saúde, (iii) apoio à qualificação e gestão da informação em atenção primária em saúde (Quadro 1).

Quadro 1
Rede de Estações OTICS-RIO: objetivos, ações e principais resultados alcançados, Secretaria Municipal de Saúde, Rio de Janeiro, 2011-2013.

A partir do desenvolvimento da equipe da Rede de Observatórios descentralizados em todas as Áreas de Planejamento, foi possível a consolidação de 193 blogs semi-institucionais, criados após a realização de Oficinas para formação de blogueiros nas unidades de atenção primária em saúde ou nas Estações, e utilizando-se como ferramenta uma hospedagem gratuita na internet. Registrou-se um total de cerca de sete milhões de acessos aos blogs, até maio de 2015 (Tabela 2). O fato dos moradores das áreas cobertas em cada uma dessas comunidades e bairros acessar um blog é um indicativo indireto da comunicação realizada no cotidiano entre o poder público e os cidadãos, na medida em que como dissemos, nesta ferramenta de mídia social, estão disponíveis diversas informações, desde o horário de funcionamento, contato telefônico, território de abrangência e lista de ações/atividades de saúde desenvolvidas em cada Centro Municipal de Saúde e Clínica da Família na Atenção Primária em Saúde.

Tabela 2
Distribuição das unidades de atenção primária em saúde por ano de inauguração das unidades, implantação da Estratégia de Saúde da Família, número de equipes, número de acessos ao blog da unidade, segundo Áreas de Planejamento da Saúde (AP) - Secretaria Municipal de Saúde, Rio de Janeiro, maio/2015.

Os blogs tentam induzir boas práticas de comunicação e informação com a população, na medida em que alguns conteúdos mínimos são padronizados (“categorias”) e o layout é comum para todos. Isto é realizado mediante o fomento de um Concurso de Blogs de Saúde da Família do SUS, em que a Secretaria Municipal de Saúde lança um Edital e reconhece os melhores blogs em diversas categorias: (1) Melhor agenda disponibilizada em tempo real, (2) Conheça esta história contada por um ACS, (3) Como eu faço, (4) Melhor fotografia, (5) Melhor vídeo de curta metragem, (6) Programa Academia Carioca, (7) Protagonismo juvenil, (8) Melhor cobertura fotográfica, (9) Melhor cobertura audiovisual, (10) Melhor conteúdo, (11) Melhor interatividade, (12) Maior criatividade, (13) Saúde nas Escolas, (14) Melhor integração ensino-serviço-comunidade, (15) Melhor integração entre vigilância e Saúde da Família, (16) Melhor blog.

Outra ferramenta que pode ser utilizada para a gestão do conteúdo das mídias sociais em atenção primária em saúde é a “nuvem de palavras” (Word clouds)3434. Feinberg J. Word clouds, 2015. [acessado 2015 maio 6]. Disponível em: http:// http://www.wordle.net/
http://www.wordle.net/...
. Ela ajuda na consolidação de um grande volume de textos, questionários ou outras enquetes para gestão, permitindo análises temáticas, tal como aquelas preconizadas por Bardin3535. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta; 1994..

Considerações finais

Os Observatórios de Saúde tem-se constituído em estratégias de ampliação e disponibilização de informações e evidências para a tomada de decisões no campo da saúde, incluindo as áreas de vigilância, promoção, atenção primária e gestão da educação em saúde. A importância dos Observatórios está relacionada à qualidade da informação disponibilizada, mas também à possibilidade de produzir análises que permitam a monitorização e a avaliação dos dados e suas tendências. Além disso, enquanto plataformas tecnológicas, os Observatórios permitem contínuas atualizações e facilitam a interação e colaboração entre os vários atores interessados.

No caso do OTICS-RIO, essa forma inovadora de comunicação social, com custo muito reduzido para o SUS e com uso das tecnologias de informação, permite um registro mais ágil do dia-a-dia de cada unidade de saúde, assim como viabiliza o acessado tempo real de documentos, vídeos, fotografias e outros registros que podem ser compartilhados com a sociedade. Permite, ainda, a troca de experiências e o reconhecimento institucional das melhores práticas. Nos últimos cinco anos, a criação de uma cultura organizacional permitiu incorporar ao processo de trabalho das ESF, a atualização regular dos blogs de cada unidade que servem como um dos principais canais de comunicação com a população de suas áreas cobertas. A partir de 2014, o diretor ou gerente de cada unidade passou a ser responsável pela validação dos conteúdos dos blogs e foi introduzida essa discussão no âmbito das reuniões semanais das equipes.

A principal limitação da Rede OTICS-RIO é a falta de integração em alguns dos atuais Centros de Estudos das áreas de planejamento que focam apenas no apoio à formação dos alunos em estágios curriculares e extracurriculares dos Cursos de Graduação parceiros da SMS em capacitações pontuais, não conseguindo acompanhar a velocidade das inovações implementadas nas unidades de saúde.

Como perspectivas para a Rede de Observatórios OTICS-RIO, temos: a construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com ferramenta de educação a distancia que possa mediar a troca de informações e formações enunciadas pelos profissionais de saúde, quer seja na modalidade de educação permanente em saúde, quer seja como educação continuada. Nesse sentido, considerando-se a rotatividade de profissionais das Equipes de Saúde da Família, a capilaridade da REDE OTICS-RIO potencializa, através das ferramentas EAD, o compartilhamento de conteúdos multimídia.

Registra-se, por fim, que a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade reconheceu o uso da ferramenta “blog” para comunicação em saúde para as Equipes de Saúde da Família (ESF), convidando a equipe do OTICS-RIO para ministrar oficinas de edição de vídeos, territorialização em atenção primária em saúde e elaboração de blogs em seus últimos congressos científicos nacionais, realizados nas cidades de Belém (2013)3838. Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. XII Congresso Brasileiro. Minicursos: Edição de vídeos para área da saúde. Territorialização em Saúde da Família com o uso do Google Earth. Criação de Blogs para saúde. Belém/Pará. [acessado 2015 out 30]. Disponível em: http://www.eventosecongressos.com.br/oceano/familia2013/p/index_programado_forum.php#2276
http://www.eventosecongressos.com.br/oce...
e de Gramado (2014)3939. Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. 12th WONCA World Rural Health Conference / IV South Brazilian Congress of Family and Community Medicine. Oficinas: Territorialização em saúde da família com uso do Google Earth. Elaboração de Blogs para unidades de atenção primária em saúde. Gramado/Rio Grande do Sul, 03-05 abril 2014. [acessado 2015 out 30]. Disponível em: http://www.eventosecongressos.com.br/oceano/familia2013/p/index_programado_forum.php#2276
http://www.eventosecongressos.com.br/oce...
. As oficinas de territorialização permitem que os agentes comunitários em saúde possam revisar/consolidar as microáreas de abrangência de sua responsabilidade e auxiliam a gestão local na redefinição de novos territórios além de aproximar os agentes de vigilância em saúde na discussão do território integrado com a APS.

Referências

  • 1
    Norman AH, Tesser CD. Acesso ao cuidado na Estratégia Saúde da Família: equilíbrio entre demanda espontânea e prevenção/promoção da saúde. Saude soc 2015; 24(1):165-179.
  • 2
    Atherton H. Use of email for consulting with patients in general practice. British Journal of General Practice 2013; 63(608):11811-11819.
  • 3
    Ferreira AI. Projeções de Taxa de Mortalidade [dissertação]. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; 2012.
  • 4
    Siqueira CE, Carvalho F. The Observatory of the Americas as a network in environmental and worker health in the Americas. Cien Saude Colet 2003, 8(4):897-902.
  • 5
    Novelli VF. Observatório de Saúde: uma revisão sistemática [dissertação]. São Paulo: Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo; 2006.
  • 6
    Pinto LF. Estratégias de integração e utilização de Bancos de Dados Nacionais para Avaliação de Políticas de Saúde no Brasil Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: ENSP/Fiocruz, 2006, 207p. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=640
    » http://bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=640
  • 7
    Brasil. Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA). Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações. Brasília: Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), 2008, 2ª ed. 349p. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/livroidb/2ed/indicadores.pdf
    » http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/livroidb/2ed/indicadores.pdf
  • 8
    European Observatory on Health Systems and Policies (EOHSP). Escritório Regional na Europa da OMS. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.euro.who.int/en/about-us/partners/observatory
    » http://www.euro.who.int/en/about-us/partners/observatory
  • 9
    Saltman RB, Rico A, Boerma W. Primary care in the driver’s seat? European Observatory on Health Systems and Policies Series. Open University Press, 2006, 251p. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0006/98421/E87932.pdf
    » http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0006/98421/E87932.pdf
  • 10
    Hemmings J, Wilkinson J. What is a public health observatory? Public Health Policy and Practice. Journal of Epidemiology & Community Health 2003; 57:324-326.
  • 11
    Dobson F. Saving lives: our healthier nation, Department of Health, London: The Stationery Office, 1999. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20130107105354/http://www.archive.official-documents.co.uk/document/cm43/4386/4386-00.htm
    » http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20130107105354/http://www.archive.official-documents.co.uk/document/cm43/4386/4386-00.htm
  • 12
    North West Public Health Observatory (NWPHO). Public Health England, Department of Health, England. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.nwph.net/nwpho/
    » http://www.nwph.net/nwpho/
  • 13
    London Health Observatory (LHO). Public Health England, Department of Health, England. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.lho.org.uk/AboutUs/AboutTheLHO.aspx
    » http://www.lho.org.uk/AboutUs/AboutTheLHO.aspx
  • 14
    Yorkshire and Humber Public Health Observatory (YHPHO). Public Health England, Department of Health, England. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.yhpho.org.uk/default.aspx?RID=8449
    » http://www.yhpho.org.uk/default.aspx?RID=8449
  • 15
    Eastern Region Public Health Observatory (ERPHO). Public Health England, Department of Health, England. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.erpho.org.uk/ep/aboutErpho.aspx
    » http://www.erpho.org.uk/ep/aboutErpho.aspx
  • 16
    North East Public Health Observatory (NEPHO). Public Health England, Department of Health, England. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.nepho.org.uk/about
    » http://www.nepho.org.uk/about
  • 17
    Sakellarides C. Direcção estratégica e gestão de expectativas no sistema de saúde português: o papel de um observatório para os sistemas de saúde. Rev Portuguesa de Saúde Pública 2000; 18(1):27-34.
  • 18
    Barbosa PAA. Política Social e Observatórios Sociais e de Saúde: que relação Relatório de Estágio. Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS). Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2005, 164p. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.observaport.org/sites/observaport.org/files/PatBarbosa_PoliticasSociais.pdf
    » http://www.observaport.org/sites/observaport.org/files/PatBarbosa_PoliticasSociais.pdf
  • 19
    Observatório Português de Sistema de Saúde (OPSS). Escola Nacional de Saúde Pública, Lisboa/Portugal, 2014. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.observaport.org/
    » http://www.observaport.org/
  • 20
    Portugal. Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Organograma do Ministério da Saúde Lisboa, 2014. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/ministerio/organograma/organograma.htm
    » http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/ministerio/organograma/organograma.htm
  • 21
    Observatório Regional de Saúde do Alentejo (ORSA). Administração Regional de Saúde do Alentejo. Ministério da Saúde de Portugal, 2014. [acessado 4 março 2014]. Disponível em: http://www.arsalentejo.min-saude.pt/instituicoes/ObservatorioRegional/Paginas/ObservatorioRegional.aspx
    » http://www.arsalentejo.min-saude.pt/instituicoes/ObservatorioRegional/Paginas/ObservatorioRegional.aspx
  • 22
    Quiterio F, Pereira P, Santos B, Lopes M, Tavares A. Retrato da Saúde em Lisboa: contributo para o perfil da saúde da cidade. Lisboa: Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal, jun/2013, 161p. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.arslvt.min-saude.pt/observatorioregional/Documents/Perfil%20de%20Saude%20da%20Cidade%20de%20Lisboa-Junho%202013.pdf
    » http://www.arslvt.min-saude.pt/observatorioregional/Documents/Perfil%20de%20Saude%20da%20Cidade%20de%20Lisboa-Junho%202013.pdf
  • 23
    Observatório Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ORSLVT). Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Ministério da Saúde de Portugal, 2014. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.arslvt.min-saude.pt/observatorioregional/Paginas/OBSERVAT%C3%93RIOREGIONALDESA%C3%9ADELISBOAEVALEDOTEJO.aspx
    » http://www.arslvt.min-saude.pt/observatorioregional/Paginas/OBSERVAT%C3%93RIOREGIONALDESA%C3%9ADELISBOAEVALEDOTEJO.aspx
  • 24
    Pereira M, Neves P. Perfil de Saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo Lisboa: Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Portugal, 2010, 106p. [acessado 2014 mar 4]. Disponível em: http://www.arslvt.min-saude.pt/Documents/ARS_Perfil%20de%20Saude_Final.pdf
    » http://www.arslvt.min-saude.pt/Documents/ARS_Perfil%20de%20Saude_Final.pdf
  • 25
    Observatoire Regional de Sante Île de France (ORS). L’Institut d’aménagement et d’urbanisme de La Région Parisienne (IAURP), France. [acessado 2014 mar 3]. Disponível em: http://www.ors-idf.org/
    » http://www.ors-idf.org/
  • 26
    España. Ministerio de Sanidad, Servicios Sociales e Igualdad. Organización Institucional. [acessado 2015 mar 3]. Disponível em: http://www.msssi.gob.es/organizacion/sns/informeAnualSNS/
    » http://www.msssi.gob.es/organizacion/sns/informeAnualSNS/
  • 27
    Observatorio de Salud Pública de Cantabria (OSPC). Dirección General de Salud Pública, Cantabria, España. [acessado 2015 maio 4]. Disponível em: http://www.ospc.es/el-observatorio/bienvenida-y-presentacion
    » http://www.ospc.es/el-observatorio/bienvenida-y-presentacion
  • 28
    Observatório de Salud en Asturias, 2015. [2015 nov 10]. Disponível em: http://www.obsaludasturias.com/obsa/
    » http://www.obsaludasturias.com/obsa/
  • 29
    Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde. Rede de Estações-Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços de Saúde Rio de Janeiro/RJ, Secretaria Municipal de Saúde, 2012. [acessado 2015 maio 6]. Disponível em: http://www.redeoticsrio.org/
    » http://www.redeoticsrio.org/
  • 30
    Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde. Rede de Estações-Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços de Saúde. Rio de Janeiro/RJ, Secretaria Municipal de Saúde. Tabnet – Fichas A, 2015. [acessado 2015 maio 6]. Disponível em: http://tabnet.oticsrio.org/cgi-bin/deftohtm.exe?ficha/pessoas_cadas.def
    » http://tabnet.oticsrio.org/cgi-bin/deftohtm.exe?ficha/pessoas_cadas.def
  • 31
    Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Saúde. Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atenção Primária em Saúde do Município do Rio de Janeiro (CEMAPS). Contribuições para a construção de uma linha de base para os cadastros das microáreas da estratégia de Saúde da Família do município do Rio de Janeiro. Rede de Estações-Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços de Saúde. Rio de Janeiro/RJ, Secretaria Municipal de Saúde, 2013. [acessado 2015 maio 6]. Disponível em: http://www.redeoticsrio.org/cemapsrio2014.html
    » http://www.redeoticsrio.org/cemapsrio2014.html
  • 32
    Ramalho JA. Mídias Sociais na prática São Paulo: Elsevier; 2010.
  • 33
    Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Informática do SUS. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 2015. [acessado 2015 maio 20]. Disponível em: http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Es_Municipio.asp?VEstado=33&VCodMunicipio=330455&NomeEstado=RIO%20DE%20JANEIRO
    » http://cnes.datasus.gov.br/Lista_Es_Municipio.asp?VEstado=33&VCodMunicipio=330455&NomeEstado=RIO%20DE%20JANEIRO
  • 34
    Feinberg J. Word clouds, 2015. [acessado 2015 maio 6]. Disponível em: http:// http://www.wordle.net/
    » http://www.wordle.net/
  • 35
    Bardin L. Análise de conteúdo Lisboa: Edições Setenta; 1994.
  • 36
    Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Histórico de Cobertura da Saúde da Família. [página da Internet] [acessado 2015 ago 20]. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/historico_cobertura_sf.php
    » http://dab.saude.gov.br/portaldab/historico_cobertura_sf.php
  • 37
    Cazelli C. Avaliação da implementação do Programa de Saúde da Família no Município do Rio de Janeiro [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública; 2003.
  • 38
    Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. XII Congresso Brasileiro. Minicursos: Edição de vídeos para área da saúde. Territorialização em Saúde da Família com o uso do Google Earth. Criação de Blogs para saúde. Belém/Pará. [acessado 2015 out 30]. Disponível em: http://www.eventosecongressos.com.br/oceano/familia2013/p/index_programado_forum.php#2276
    » http://www.eventosecongressos.com.br/oceano/familia2013/p/index_programado_forum.php#2276
  • 39
    Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. 12th WONCA World Rural Health Conference / IV South Brazilian Congress of Family and Community Medicine. Oficinas: Territorialização em saúde da família com uso do Google Earth. Elaboração de Blogs para unidades de atenção primária em saúde. Gramado/Rio Grande do Sul, 03-05 abril 2014. [acessado 2015 out 30]. Disponível em: http://www.eventosecongressos.com.br/oceano/familia2013/p/index_programado_forum.php#2276
    » http://www.eventosecongressos.com.br/oceano/familia2013/p/index_programado_forum.php#2276

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Maio 2016

Histórico

  • Recebido
    10 Nov 2015
  • Revisado
    14 Dez 2015
  • Aceito
    16 Dez 2015
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br