Crise e saúde: implicações para a política, a gestão e o cuidado em saúde

Lilian Miranda Antônio Ivo de Carvalho Claudia Brito Maria Helena Magalhães de Mendonça Maurício Teixeira Leite de Vasconcellos Sheyla Maria Lemos Lima Sobre os autores

No contexto contemporâneo, as crises política, social, econômica e de valores se alastraram nos países desenvolvidos e repercutiram tardiamente naqueles de economias emergentes, evidenciando conflitos diversos. Passou-se a observar, então, uma crise na constituição da democracia, e riscos à garantia e/ou instauração de direitos sociais e humanos, redutores das desigualdades. Por conseguinte, crescem antagonismos entre as classes sociais em sua relação com usufruto de privilégios e aquisição de nova cidadania11 Santos BS. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Editora Boitempo; 2016..

Experimentadas como irrupção inesperada, perdas de sentido, descontinuidades de narrativas e mesmo da sensação de existência, as crises, em suas diferentes dimensões, provocam sofrimentos, paralisias, mas também evocam o pensamento inovador e o compartilhamento de reflexões22 Kaës R. Crisis, ruptura y superación: análisis transicional en psicoanálisis individual y grupal. 5ª ed. Buenos Aires: Publicación; 1982.. Valorizando tais evocações, o objetivo deste número temático foi estimular discussões sobre as diversas dimensões da crise e sua relação com a saúde, em perspectiva abrangente, abordando seus condicionantes, expressões e desfechos. Tratou-se de uma tarefa desafiadora, dada a concomitância entre a experimentação da crise e a necessidade de estudá-la com algum distanciamento crítico.

Sem fugir desse desafio, este número temático é aberto por dois trabalhos: uma entrevista desenvolvendo diagnóstico da atual crise brasileira e suas implicações nos campos da ciência, da cultura e da educação. E uma revisão sistemática de literatura, apresentando possíveis efeitos, na saúde, das medidas oriundas das políticas de austeridade adotadas como resposta a crises econômicas e fiscais.

Os demais artigos originam-se de investigações científicas e reflexões desenvolvidas em instituições de ensino e pesquisa, algumas delas em parceria com serviços de saúde. Localizados no âmbito nacional, sub-regional, local e internacional, apresentam diversas abordagens metodológicas, caracterizando-se como pesquisa empírica, documental, resenha, artigo de opinião ou ensaio, cada qual orientado por pelo menos um dos seguintes eixos: repercussões sociais e epidemiológicas associadas à crise; efeitos da crise sobre financiamento e gasto em saúde; repercussões da crise na formulação e implementação de políticas sociais e de saúde; implicações da crise na regulação e gestão dos sistemas, serviços e trabalho em saúde; implicações da crise nos modelos de atenção, serviços de saúde e cuidado; direitos, participação e controle social na saúde em contextos de crise.

Desejamos boa leitura!

  • Editores convidados

Referências

  • 1
    Santos BS. A difícil democracia: reinventar as esquerdas São Paulo: Editora Boitempo; 2016.
  • 2
    Kaës R. Crisis, ruptura y superación: análisis transicional en psicoanálisis individual y grupal 5ª ed. Buenos Aires: Publicación; 1982.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Nov 2019
  • Data do Fascículo
    Dez 2019
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br