Associação de variáveis sociodemográficas e clínicas com os tempos para início do tratamento do câncer de próstata

Raone Silva Sacramento Luana de Jesus Simião Kátia Cirlene Gomes Viana Maria Angélica Carvalho Andrade Maria Helena Costa Amorim Eliana Zandonade Sobre os autores

Resumo

Disparidades na atenção ao câncer de próstata têm sido reveladas e associadas a fatores sociodemográficos e clínicos, os quais determinam os tempos para diagnóstico e início do tratamento. O objetivo deste artigo é avaliar a associação de variáveis sociodemográficas e clínicas com os tempos para o início do tratamento do câncer de próstata. Estudo de coorte longitudinal prospectivo utilizando dados secundários, cuja população é de homens com câncer de próstata atendidos nos períodos de 2010-2011 e 2013-2014 no Hospital Santa Rita de Cássia, Vitória, Espírito Santo, Brasil. A população do estudo foi de 1.388 homens, do total, os com idade inferior a 70 anos (OR = 1,85; IC = 1,49-2,31), não brancos (OR = 1,30; IC = 1,00-1,70), com menos de oito anos de estudo (OR = 1,52; IC = 1,06-2,17) e encaminhados pelos serviços do Sistema Único de Saúde (OR = 2,52; IC = 1,84-3,46) apresentaram maior risco de atraso no tratamento. Da mesma forma, quanto menor o escore de Gleason (OR = 1,78; IC = 1,37-2,32) e os níveis de Antígeno Prostático Específico (OR = 2,71; IC = 2,07-3,54) maior a probabilidade de atraso para iniciar o tratamento. Portanto, as características sociodemográficas e clínicas exerceram uma forte influência no acesso ao tratamento do câncer de próstata.

Palavras-chave
Acesso aos serviços de saúde; Equidade em saúde; Tempo para tratamento; Câncer de próstata

Introdução

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais acomete a população masculina e a quinta causa de morte de homens ao redor do mundo11 Ferlay J, Soerjomataram I, Dikshit R, Eser S, Mathers C, Rebelo M, Parkin DM, Forman D, Bray, F. Cancer incidence and mortality worldwide: Sources, methods and major patterns in GLOBOCAN 2012. Int J Cancer 2015; 136(5):E359-E386.. No Brasil, a estimativa para o biênio 2016/2017 é de 61.200 casos novos, representando um risco estimado de 61,82 casos a cada 100 mil homens22 Brasil. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2015.. Sua taxa de mortalidade apresenta um caráter ascendente similar ao da sua incidência, embora sua magnitude seja menor22 Brasil. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2015..

Apesar das taxas de sobrevida após o diagnóstico do câncer de próstata terem melhorado nas ultimas duas décadas, as análises de sobrevida referentes ao status socioeconômico sugerem desigualdades, indicando pior prognóstico para os indivíduos de menor renda33 Klein J, von dem Knesebeck O. Socioeconomic inequalities in prostate cancer survival: A review of the evidence and explanatory factors. Soc Sci Med 2015; 142:9-18.. Assim como, os homens negros apresentam maior risco de serem acometidos e morrerem por este tipo de câncer, o que pode estar relacionado a dificuldades no acesso aos serviços de saúde e diferenças na abordagem terapêutica44 Barocas DA, Penson DF. Racial variation in the pattern and quality of care for prostate cancer in the USA: mind the gap. BJU Int 2010; 106(3):322-328.,55 Siegel R, Ward E, Brawley O, Jemal A. The Impact of Eliminating Socioeconomic and Racial Disparities on Premature Cancer Deaths. CA Cancer J Clin 2011; 61(4):212-236..

Estudo revelou que homens diagnosticados em sistemas de saúde que servem principalmente populações de baixa condição socioeconômica tendem a ter, significativamente, maior risco e estádio da doença quando comparados com aqueles atendidos em outros serviços (mesmo tendo idades comparáveis), sendo um fenômeno que não parece possível explicar unicamente por distribuições raciais66 Cooperberg MR. Re-Examining Racial Disparities in Prostate Cancer Outcomes. J Clin Oncol 2013; 31(24):2979-2980.. Logo, o acesso desigual aos serviços de saúde desempenha claramente um papel determinante no atraso para o diagnóstico e tratamento77 Barocas DA, Grubb R, Black A, Penson DF, Fowke JH, Andriole G, Crawford D. Association Between Race and Follow-Up Diagnostic Care After a Positive Prostate Cancer Screening Test in the Prostate, Lung, Colorectal, and Ovarian Cancer Screening Trial. Cancer 2013; 119(12):2223-2229..

Em 2012, o governo brasileiro publicou a Lei 12.732 que institui o prazo de 60 dias para o início do tratamento após o diagnóstico para todos os tipos de neoplasias no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de minimizar e eliminar as diferenças no acesso ao tratamento do câncer88 Brasil. Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012. Dispõe sobre o primeiro tratamento de paciente com neoplasia maligna comprovada e estabelece prazo para seu início. Diário Oficial da União 2012; 23 nov.. Para tanto, pressupõe-se a realização de uma abordagem universal e integral, conforme os preceitos doutrinários do SUS.

Desta forma, para verificar se o acesso ao tratamento do câncer de próstata tem sido oportunizado de forma equânime pela rede de atenção a saúde, o presente estudo tem como objetivo avaliar a associação de variáveis sociodemográficas e clínicas com os tempos para início do tratamento de homens atendidos em um hospital de referência em oncologia do Estado do Espírito Santo, Brasil.

Métodos

Trata-se de um estudo de coorte longitudinal prospectivo utilizando dados secundários. A população do estudo é composta por homens com câncer de próstata atendidos no período de 2010 a 2014, excetuando o ano de 2012, no Hospital Santa Rita de Cássia - Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (HSRC-AFECC), situado no município de Vitória, Espírito Santo, Brasil. O hospital é credenciado pelo SUS como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), sendo referência no Estado do Espírito Santo.

Foram excluídos os homens que iniciaram o tratamento em outra instituição hospitalar, em vigilância ativa, com tratamento pago por planos de saúde ou particular, assim como os casos com não completude de registro das variáveis relativas ao tempo. A exclusão desses indivíduos justifica-se pelo estudo ter sido realizado em um Hospital de referência, e pelo estudo ter tido o interesse de avaliar a população em todas as etapas do tratamento custeado pelo SUS. Os casos diagnosticados no ano de 2012 não foram incluídos na pesquisa com o intuito de evitar possível efeito da adequação do serviço em cumprimento a Lei 12.732. Logo, como 2012 foi o ano de implantação optou-se por não incluí-lo.

Os dados foram extraídos das Fichas de Registro de Tumor que fornece dados para o Sistema de Informação dos Registros Hospitalares de Câncer (SISRHC) e prontuários. Para a coleta dos dados que não constavam nas Fichas de Registro de Tumor, foi feita a análise dos prontuários e utilizado um instrumento específico, elaborado pelo pesquisador, contendo as seguintes variáveis: estadiamento clínico, escore de Gleason, níveis de antígeno prostático específico (PSA), desfecho, data da ultima consulta e data do encaminhamento para o HSRC-AFECC.

Os dados foram tabulados no programa Microsoft Office Excel 2007 e posteriormente analisados por meio do Pacote Estatístico para Ciências Sociais (SPSS), versão 20.0. A análise estatística utilizou cálculos de frequência, medidas de tendência central (média e mediana) e de variabilidade (desvio-padrão). Foram aplicados testes do qui-quadrado de associação entre os tempos entre o diagnóstico e o início do tratamento e entre a primeira consulta e o início do tratamento com as variáveis sociodemográficas e clínicas do estudo. O nível de significância adotado foi de 0,05. Foram calculados os Odds ratios (razão de chances) brutos e ajustados pelo modelo de regressão logística para todas as variáveis que apresentaram p-valor < 0,10.

O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo e aprovado.

Resultados

No período do estudo foram atendidos no HSRC-AFECC 1.940 homens com diagnóstico de câncer de próstata. Desse total, foram excluídos 304 (15,6%) por terem iniciado o tratamento fora do HSRC-AFECC, 190 (9,8%) por estarem em vigilância ativa e/ou não terem gerado valor de receita, 34 (1,7%) por terem tido o tratamento custeado por plano de saúde ou particular, e 14 (0,7%) sem informação. A população do estudo foi de 1388 homens.

A Tabela 1 apresenta os resultados das associações das variáveis sociodemográficas e os tempos de atendimento.

Tabela 1
Características sociodemográficas de homens com câncer de próstata atendidos no HSRC-AFECC, Vitória/ES - Brasil.

Verificou-se que o maior percentual de homens que tiveram o tratamento iniciado em até 60 dias, contados a partir da primeira consulta no HSRC-AFECC, tinham idade igual ou superior a 71 anos (p = 0,001). No entanto, os não brancos apresentaram um intervalo de tempo superior a 60 dias entre a primeira consulta e o tratamento (p = 0,050). Quanto ao grau de instrução, os mais escolarizados em sua maioria iniciaram o tratamento em até 60 dias, tanto a partir da data do diagnóstico (p = 0,027) como da data da primeira consulta no hospital (p = 0,022). Desta forma, ter abaixo de 70 anos, ser não branco e menos de oito anos de estudo constituíram como determinantes para atraso no início do tratamento.

Em relação aos efeitos da Lei 12.732, verifica-se que não houve diferença no tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, contudo, ocorreu uma piora no intervalo entre a data da primeira consulta e o início do tratamento (p = 0,020).

Os indivíduos que são encaminhados ao hospital sem confirmação diagnóstica apresentaram um tempo menor para o início do tratamento, tanto a partir do diagnóstico (p = 0,001) como da primeira consulta no HSRC-AFECC (p = 0,001). O mesmo ocorreu com aqueles cuja origem do encaminhamento é de serviços não SUS, apresentando em sua maioria o intervalo de tempo de até 60 dias para iniciar o tratamento, contados a partir da primeira consulta na instituição (p = 0,001).

Na Tabela 2, que apresenta as variáveis clínicas, é possível observar que, quanto maior é o estadiamento clínico, o escore de Gleason e os níveis de PSA, maior é a probabilidade de o tratamento ter inicio em até 60 dias, tanto quando se tem como base a data do diagnóstico (p = 0,001), como a data da primeira consulta no HSRC-AFECC (p = 0,001). Os homens com doença mais avançada têm prioridade no estabelecimento e início de tratamento definitivo, enquanto que os com doença localizada tendem a esperar maior tempo para o início do tratamento.

Tabela 2
Características clínicas de homens com câncer de próstata atendidos no HSRC-AFECC, Vitória/ES - Brasil.

A Tabela 3 apresenta os Odds brutos e ajustados pelo modelo de regressão logística das variáveis sociodemográficas e clínicas que apresentaram p<0,10, quando associadas ao tempo entre o diagnóstico e a primeira consulta no serviço especializado. O OR ajustado evidenciou maior risco de atraso no tempo entre o diagnóstico e a primeira consulta no HSRC-AFECC dos homens que chegaram à instituição com diagnóstico (OR = 3,08; IC = 1,79-5,29), que foram encaminhados pelos serviços dos SUS (OR = 2,45; IC = 1,56-3,85), que tiveram o escore de Gleason entre 2 a 6 (OR = 2,59; IC = 1,55-4,32), e com os níveis de PSA abaixo de 10 ng/dL (OR = 4,42; IC = 2,59-7,54).

Tabela 3
Frequência absoluta e percentual do total por tempo entre o diagnóstico e a primeira consulta e frequência ajustada das variáveis sociodemográficas, clínicas dos homens com câncer de próstata atendidos no HSRC-AFECC, Vitória/ES - Brasil.

Enquanto a Tabela 4 expressa os Odds brutos e ajustados das variáveis sociodemográficas e clínicas, associadas ao tempo entre a primeira consulta e o início do tratamento no HSRC-AFECC. É possível identificar que o OR ajustado confere maior risco de atraso para o tratamento em homens com até 54 anos (OR = 2,59; IC = 1,13-5,96), não brancos (OR = 1,45; IC = 1,01-2,11), com até 8 anos de estudo (OR = 2,04; IC = 1,20-3,48), proveniente do SUS (OR = 2,26; IC = 1,49-3,44), com PSA abaixo de 10 ng/dL (OR = 2,38; IC = 1,60-3,54), e naqueles com PSA entre 10 a 19 ng/dL (OR = 2,18; IC = 1,43-3,33). Contudo, chegar ao hospital com diagnóstico e sem tratamento representou um fator protetor (OR = 0,03; IC = 0,01-0,09).

Tabela 4
Frequência absoluta e percentual do total por tempo entre a consulta e o início do tratamento e frequência ajustada das variáveis sociodemográficas, clínicas dos homens com câncer de próstata atendidos no HSRC-AFECC, Vitória/ES - Brasil.

Discussão

Este estudo tem como pressuposto a análise dos fatores associados a atrasos no atendimento, diagnóstico e início do tratamento de homens com câncer de próstata atendidos em um hospital de referência estadual em oncologia.

Observou-se que os homens acima de 71 anos, em sua maioria, iniciaram o tratamento em até 60 dias a partir da primeira consulta na instituição, enquanto os com idade inferior a 70 anos superaram esse prazo. Estudo realizado no Canadá99 Stevens C, Bondy SJ, Loblaw A. Wait times in prostate cancer diagnosis and radiation treatment. Can Urol Assoc J 2010;4(4):243-248. identificou que os indivíduos com mais de 70 anos apresentaram maior atraso no encaminhamento para o urologista. No entanto, aqueles abaixo de 70 anos demoraram mais para receber a primeira fração de radioterapia. Pesquisa desenvolvida em Baltimore, Estados Unidos1010 O'Brien D, Loeb S, Carvalhal GF, McGuire BB, Kan D, Hofer MD, Casey JT, Helfand BT, Catalona WJ. Delay of surgery in men with low risk prostate cancer. J Urol 2011; 186(6):2143-2147., revelou que a média de idade dos homens que tiveram um atraso inferior a seis meses para cirurgia foi de 59 anos, enquanto, a idade média dos que retardaram mais de seis meses para a cirurgia foi de 61 anos. No Reino Unido1111 Redaniel MT, Martin RM, Gillatt D, Wade J, Jeffreys M. Time from diagnosis to surgery and prostate cancer survival: a retrospective cohort study. BMC Cancer 2013; 13:559-564., longos intervalos de tempo entre o diagnóstico e a cirurgia foram associados com o aumento da idade, os indivíduos acima de 65 anos apresentavam em média 97 dias de espera para a cirurgia. Os resultados encontrados nessa pesquisa parecem indicar que a instituição de saúde vem reduzindo obstáculos ao acesso e utilização das ações de saúde, priorizando atender às necessidades individuais da pessoa idosa.

A Raça/Cor tem sido tratada como variável que condiciona o acesso aos serviços de saúde. No presente trabalho, mais da metade (55%) dos não brancos demoraram mais de 60 dias para iniciar o tratamento a partir da primeira consulta, apontando para as inter-relações entre as desigualdades socioeconômicas e raciais que geram essas diferenças no acesso à saúde. Nos Estados Unidos1212 Kinlock BL, Thorpe Junior RJ, Howard DL, Bowie JV, Ross LE, Fakunle DO, LaVeist TA. Racial Disparity in Time Between First Diagnosis and Initial Treatment of Prostate Cancer. Cancer Control 2016; 23(1):47-51., pesquisa também identificou que os homens negros apresentaram maior probabilidade de demora em iniciar o tratamento quando comparados com os homens brancos. Outro estudo americano1313 Stokes WA, Hendrix LH, Royce TJ, Allen IM, Godley PA, Wang AZ, Chen RC. Racial differences in time from prostate cancer diagnosis to treatment initiation: a population-based study. Cancer 2013; 119(13):2486-2493. revelou que os afro-americanos possuíam os maiores intervalos entre o diagnóstico e o tratamento em todos os grupos de risco, ficando essa diferença mais acentuada no grupo de alto risco. No Brasil1414 Nardi AC, Reis RB, Zequi SC, Nardozza Junior A. Comparison of the epidemiologic features and patterns of initial care for prostate cancer between public and private institutions: a survey by the Brazilian Society of Urology. Int Braz J Urol 2012; 38(2):150-161., pesquisa apontou que a cor da pele influenciou o tipo de tratamento, na qual negros eram menos propensos ao procedimento cirúrgico. As disparidades raciais na atenção ao câncer de próstata têm sido documentadas em todas as etapas de gestão da neoplasia, desde a apresentação, diagnóstico, tratamento, sobrevida até a morte, com os homens negros com a maior carga em todo o processo de atenção1515 Chornokur G, Dalton K, Borysova M, Kumar N. Disparities at presentation, diagnosis, treatment and survival in african american men, affected by prostate cancer. Prostate 2011; 71(9):985-997.. Tais disparidades são complexas e envolvem determinantes de natureza biológica, socioeconômica e sociocultural1515 Chornokur G, Dalton K, Borysova M, Kumar N. Disparities at presentation, diagnosis, treatment and survival in african american men, affected by prostate cancer. Prostate 2011; 71(9):985-997.

16 Xu J, Janise J, Ruterbusch J, Ager J, Schwartz KL. Racial differences in treatment decision-making for men with clinically localized prostate cancer: a population-based study. J Racial and Ethnic Health Disparities 2016; 3(1):35-45.
-1717 Schmid M, Meyer CP, Reznor G, Choueiri TK, Hanske J, Sammon JD, Abdollah F, Chun FK, Kibel AS, Tucker-Seeley RD, Kantoff PW, Lipsitz SR, Menon M, Nguyen PL, Trinh QD. Racial differences in the surgical care of medicare beneficiaries with localized prostate cancer. JAMA Oncol 2016;2(1):8593.. Apesar do recente debate sobre preconceito e discriminação, como em outras sociedades marcadas por uma história de colonização e escravidão, existe preconceito étnico e racial no Brasil, assim como desigualdades desfavoráveis a pretos, pardos e indígenas1818 Schmidt MI, Ducan BB, Azevedo e Silva G, Menezes AM, Monteiro CA, Barreto SM, Chor D, Menezes PR. Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais. Lancet 2011; 377(9781):61-74..

Com relação às dificuldades ou desigualdades de acesso a procedimentos diagnósticos e tratamento no Brasil, é importante ainda destacar que as pessoas que identificam sua raça ou cor da pele como parda ou preta tendem a pertencer a grupos de renda mais baixa e menor escolaridade1919 Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet 2011; 377(9781):11-31.. A escolaridade exerceu influência tanto no tempo entre o diagnóstico e o tratamento, como no período entre a primeira consulta no HSRC-AFECC e o início do tratamento. Em ambos os tempos, os homens com até oito anos de estudo, geralmente, iniciavam o tratamento em um intervalo de tempo superior a 60 dias, em contrapartida, os mais escolarizados recebiam o primeiro tratamento em um intervalo menor. Nos dois estudos norte-americanos citados acima1212 Kinlock BL, Thorpe Junior RJ, Howard DL, Bowie JV, Ross LE, Fakunle DO, LaVeist TA. Racial Disparity in Time Between First Diagnosis and Initial Treatment of Prostate Cancer. Cancer Control 2016; 23(1):47-51.,1313 Stokes WA, Hendrix LH, Royce TJ, Allen IM, Godley PA, Wang AZ, Chen RC. Racial differences in time from prostate cancer diagnosis to treatment initiation: a population-based study. Cancer 2013; 119(13):2486-2493., ambos constataram que os homens negros eram mais jovens, apresentavam menor renda, assim como menor nível de escolaridade quando comparados com os brancos. Contudo, um estudo espanhol2020 Bonfill X, Martinez-Zapata MJ, Vernooij RW, Sánchez MJ, Suárez-Varela MM, de la Cruz J, Emparanza JI, Ferrer M, Pijoán JI, Ramos-Goñi JM, Palou J, Schmidt S, Abraira V, Zamora J Clinical intervals and diagnostic characteristics in a cohort of prostate cancer patients in Spain: a multicentre observational study. BMC Urol 2015; 15:60-69. não encontrou associação entre o tempo discorrido do diagnóstico ao primeiro tratamento com o nível de escolaridade. Apesar das desigualdades por nível educacional no uso de serviços de saúde estarem diminuindo de forma consistente, no Brasil1919 Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet 2011; 377(9781):11-31., ainda consiste em um enorme desafio. Entretanto, essas desigualdades também podem ser atribuídas a diferenças de comportamento no momento de buscar cuidados de saúde. As pessoas dos grupos de menor escolaridade talvez adiem a decisão de buscar cuidado de saúde em função das experiências negativas para obter atendimento na rede básica, ou preconceitos e medos relacionados ao toque retal problematizado pela masculinidade hegemônica2121 Gomes R, Rebello LEFS, Araújo FC, Nascimento EF. A prevenção do câncer de próstata: uma revisão da literatura. Cien Saude Colet 2008; 13(1):235-246., ou ainda devido a outros fatores, como a impossibilidade de faltar ao trabalho.

Em relação à Lei 12.732, percebe-se que a mesma ainda não exerceu nenhum impacto sobre o tempo entre o diagnóstico e o tratamento na instituição hospitalar, repercutindo apenas sobre o intervalo entre a primeira consulta e o tratamento, de forma negativa. Nos anos subsequentes à Lei, aproximadamente, 60% dos homens com câncer de próstata passaram a receber a terapêutica em um período superior a 60 dias contados da primeira consulta no hospital. Pesquisas referentes ao tempo de espera para o tratamento de homens com câncer de próstata no país são incipientes, inexistindo no período posterior a publicação da Lei. Nesse contexto, um importante aspecto a ser considerado diz respeito às recomendações para a prevenção e o tratamento do câncer de próstata, que apresentam tanto uma diversidade quanto certa polêmica entre os diferentes posicionamentos2121 Gomes R, Rebello LEFS, Araújo FC, Nascimento EF. A prevenção do câncer de próstata: uma revisão da literatura. Cien Saude Colet 2008; 13(1):235-246., incluindo a indicação de conduta expectante como abordagem terapêutica, especialmente para indivíduos mais velhos ou os que têm outros problemas importantes de saúde.

Observou-se que chegar ao hospital sem diagnóstico e sem tratamento pressupõe maior probabilidade de iniciar o tratamento no prazo de 60 dias, contados tanto a partir da primeira consulta na instituição como da data do diagnóstico. Este fato também pode ser identificado em um estudo que analisou o tempo entre o diagnóstico e o tratamento de mulheres idosas com câncer de mama, ao relatar que as mulheres que receberam o diagnóstico e todo o tratamento no serviço avaliado obtiveram melhores tempos2222 Souza CB, Fustinoni SM, Amorim MHC, Zandonade E, Matos JC, Schirmer J. Estudo do tempo entre o diagnóstico e início do tratamento do câncer de mama em idosas de um hospital de referência em São Paulo, Brasil. Cien Saude Colet 2015; 20(12):3805-3816.. Não obstante, pesquisa prévia realizada no HSRC-AFECC2323 Zacchi SR, Amorim MHC, Souza MAC, Miotto MHMB, Zandonade E. Associação de variáveis sociodemográficas e clínicas com o estadiamento inicial em homens com câncer de próstata. Cad. Saúde Colet 2014; 22(1):93-100. identificou que os homens que chegaram com diagnóstico e sem tratamento tiveram menor probabilidade de apresentar-se em estádio tardio, enquanto os que vieram sem diagnóstico e sem tratamento tenderam a apresentar estádios mais avançados. Neste caso, deve-se considerar, em especial, a fragilidade na organização da rede regionalizada de serviços, com mecanismos ainda pouco eficazes de regulação e de referência e contrarreferência, decorrentes de obstáculos estruturais, procedimentais e políticos, como: desequilíbrio de poder entre integrantes da rede, falta de responsabilização dos atores envolvidos, descontinuidades administrativas e a alta rotatividade de gestores.

Referente à origem do encaminhamento, os homens encaminhados pelos estabelecimentos do SUS apresentaram maiores intervalos de tempo entre o diagnóstico e o tratamento como da consulta ao tratamento, em comparação com os indivíduos encaminhados pelos estabelecimentos privados de saúde. Estudo norte-americano1515 Chornokur G, Dalton K, Borysova M, Kumar N. Disparities at presentation, diagnosis, treatment and survival in african american men, affected by prostate cancer. Prostate 2011; 71(9):985-997. destacou que uma adequada cobertura do plano de saúde pode ser um importante determinante na detecção do tumor do câncer de próstata em estádio curável, viabilizando um tratamento oportuno e reduzindo disparidade. Outro estudo desenvolvido nos Estados Unidos2424 Schymura MJ, Kahn AR, German RR, Hsieh M, Cress RD, Finch JL, Fulton JP, Shen T, Stuckart E. Factors associated with initial treatment and survival for clinically localized prostate cancer: results from the CDCNPCR Patterns of Care Study (PoC1). BMC Cancer 2010; 10:152. encontrou associação entre ter plano de saúde público com tratamento conservador, assim como, idade avançada, negros, solteiros, PSA acima de 20 ng/dl, baixo escore de Gleason (2-4), e comorbidades. Pesquisa realizada no Estado de São Paulo1414 Nardi AC, Reis RB, Zequi SC, Nardozza Junior A. Comparison of the epidemiologic features and patterns of initial care for prostate cancer between public and private institutions: a survey by the Brazilian Society of Urology. Int Braz J Urol 2012; 38(2):150-161. descreveu o perfil dos homens com câncer de próstata do SUS como sendo negros, idosos, com PSA elevado, maior chance de metástase e menor probabilidade de receber tratamento definitivo, como a cirurgia. Os achados da pesquisa brasileira demonstram similaridades com a pesquisa americana supracitada, apesar de ambas terem sido realizadas em contextos de sistema de saúde diferentes, sendo um universal e o outro não.

Embora a utilização de serviços varie amplamente entre pessoas que possuem seguros de saúde e as que não os possuem, tem se verificado que a diferença entre esses dois grupos está diminuindo1919 Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet 2011; 377(9781):11-31.. Entretanto, segundo estes autores, à medida que a participação do setor privado no mercado aumenta, as interações entre os setores publico e privado criam contradições e injusta competição, gerando resultados negativos na equidade, no acesso aos serviços de saúde e nas condições de saúde1919 Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet 2011; 377(9781):11-31.,2121 Gomes R, Rebello LEFS, Araújo FC, Nascimento EF. A prevenção do câncer de próstata: uma revisão da literatura. Cien Saude Colet 2008; 13(1):235-246.. A diferença no atendimento entre os indivíduos SUS e NÃO SUS nos remete à questão da dupla porta, a qual se refere às instituições que atendem pacientes SUS e pacientes privados, como é o caso do HSRC-AFECC que é um hospital filantrópico. Isto ressalta possíveis atalhos que os indivíduos com plano de saúde ou particular adotam para cortar a fila de espera para atendimento no hospital pago pelo SUS. Nos estabelecimentos de saúde em que se verifica a dupla porta é notória a tendência em priorizar o atendimento privado em detrimento do paciente custeado pelo sistema público2525 Teixeira MF, Patrício RG. O fenômeno da "fila dupla" ou "segunda porta" no Sistema Único de Saúde e a inobservância ao princípio da impessoalidade: um exercício de aproximação de conceitos. Rev. Direito Sanitário 2011; 11(3):50-62.

26 Cohn A, Elias PE, Ianni AMZ. "Subsídio Cruzado" ou "Dupla Porta": o público e o privado no Hospital das Clínicas de São Paulo. Série Didática n° 6. 2002. [acessado 2016 Out 9]. Disponível em: http://www.cedec.org.br/files_pdf/didati6-hc.pdf
http://www.cedec.org.br/files_pdf/didati...
-2727 Van den Bergh RC, Albertsen PC, Bangma CH, Freedland SJ, Graefen M, Vickers A, van der Poel HG. Timing of curative treatment for prostate cancer: a systematic review. Eur Urol 2013; 64(2):204-215.. Críticas apontam para o fato da “dupla porta” gerar uma dupla fila de espera e de percurso no interior da instituição, portanto, segregando e/ou excluindo não apenas do lado de fora, mas também do lado de dentro do hospital2626 Cohn A, Elias PE, Ianni AMZ. "Subsídio Cruzado" ou "Dupla Porta": o público e o privado no Hospital das Clínicas de São Paulo. Série Didática n° 6. 2002. [acessado 2016 Out 9]. Disponível em: http://www.cedec.org.br/files_pdf/didati6-hc.pdf
http://www.cedec.org.br/files_pdf/didati...
.

Em relação às variáveis clínicas, em ambos os tempos foi encontrado associação entre estádio avançado, alto escore de Gleason e PSA elevado (acima de 20 ng/dL) com menores tempos para início do tratamento. No Canadá99 Stevens C, Bondy SJ, Loblaw A. Wait times in prostate cancer diagnosis and radiation treatment. Can Urol Assoc J 2010;4(4):243-248., pesquisa revelou que do diagnóstico ao início da radioterapia, os homens de intermediário e alto risco tiveram tempo de espera menor quando comparados com os de baixo risco. Assim como, na Espanha2020 Bonfill X, Martinez-Zapata MJ, Vernooij RW, Sánchez MJ, Suárez-Varela MM, de la Cruz J, Emparanza JI, Ferrer M, Pijoán JI, Ramos-Goñi JM, Palou J, Schmidt S, Abraira V, Zamora J Clinical intervals and diagnostic characteristics in a cohort of prostate cancer patients in Spain: a multicentre observational study. BMC Urol 2015; 15:60-69., homens com PSA elevado e alto escore de Gleason obtiveram um intervalo entre o diagnóstico e o tratamento menor.

Autores destacam que para homens de intermediário e alto risco o prazo de três meses constitui-se como aceitável para a escolha do tratamento, não devendo as listas de espera desses pacientes ultrapassar esse período2727 Van den Bergh RC, Albertsen PC, Bangma CH, Freedland SJ, Graefen M, Vickers A, van der Poel HG. Timing of curative treatment for prostate cancer: a systematic review. Eur Urol 2013; 64(2):204-215.. Eles ainda evidenciam que o atraso no tratamento pode favorecer a perda da janela de curabilidade em homens com alto risco, porém, o atraso pode não ter impacto sobre os resultados entre homens com tumor de menor risco2727 Van den Bergh RC, Albertsen PC, Bangma CH, Freedland SJ, Graefen M, Vickers A, van der Poel HG. Timing of curative treatment for prostate cancer: a systematic review. Eur Urol 2013; 64(2):204-215..

Foi possível verificar os determinantes que condicionam a abordagem terapêutica dos homens com câncer de próstata atendido no HSRC-AFECC, revelando iniquidades no acesso, pois são os homens de baixo nível socioeconômico (não brancos, menos escolarizados e usuários dos serviços do SUS) que mais demoram em iniciar o tratamento. As associações encontradas entre os tempos com as variáveis sociodemográficas revelam diferenças que podem ser consideradas como injustas, pois prejudicam os que mais carecem de atenção, não havendo fundamentação ou recomendação para tal abordagem. Este achado suprime o princípio da equidade que deveria fundamentar as ações dos serviços de saúde, o qual almeja a igualdade no acesso dos diferentes grupos populacionais no SUS, por meio da redução das diferenças sistemáticas que são desnecessárias e evitáveis2828 Organização Pan-americana de Saúde (OPS). Monitoreo de equidad en el acceso a los servicios básicos de salud: guía metodológica. Washington: OPS, OMS; 2000..

No entanto, quanto aos achados da pesquisa em relação às variáveis clínicas, vai de encontro ao que é preconizado na atenção ao câncer de próstata. Os indivíduos em estádios mais avançados têm prioridade no início do tratamento, enquanto os com estádios mais precoces tendem a esperar maior tempo para a definição da terapêutica, pois o câncer de próstata é uma neoplasia de desenvolvimento lento na grande maioria dos casos. Contudo, a Lei 12.732 se aplica a todos os tipos de neoplasia, não entrando em detalhe sobre as especificidades de cada câncer. Desta forma, o prazo de até 60 dias para início do tratamento deve ser aplicado em todas as situações.

Disparidades nos modos de atendimentos em um serviço que se propõe ser universal, integral e equânime não devem jamais prevalecer, pelo contrário, é necessário eliminá-las do processo de trabalho. Para isso, a avaliação das práticas de trabalho e organização do serviço de saúde, constitui ferramenta chave para o planejamento e promoção de adequações nos modos de atendimento. Assim, viabilizar condições mínimas de acesso à população deveria ser premissa básica de todos os serviços, uma vez que é por meio dele que se interage com o sistema de saúde. Com o crescimento populacional é essencial buscar fórmulas que permitam satisfazer as necessidades quantitativamente crescentes e, ao mesmo tempo, de maneira mais equitativa, eficiente e efetiva2929 Franco SC, Campos GWS. Acesso a ambulatório pediátrico de um hospital universitário. Rev Saude Publica 1998; 32(4):352-360..

O acesso não enfoca somente características relacionadas a questões geográficas ou de disponibilidade de um serviço em um determinado momento e/ou lugar3030 Cunha ABO, Vieira-da-silva LM. Acessibilidade aos serviços de saúde em um município do Estado da Bahia, Brasil, em gestão plena do sistema. Cad Saude Publica 2010; 26(4):725-737.,3131 Souza ECF, Vilar RLA, Rocha NSPD, Uchoa AC, Rocha PM. Acesso e acolhimento na atenção básica: uma análise da percepção dos usuários e pro?ssionais de saúde. Cad Saude Publica 2008; 24(Supl.1):100-110., representa a forma como as pessoas entram em contato com o sistema de saúde3232 Starfield B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Ministério da Saúde; 2004.. Assegurar esse direito à população requer pensar em todos os aspectos que podem afetar a institucionalização desta categoria analítica, como os fatores socioeconômico, culturais, demográficos e relacionais3232 Starfield B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Ministério da Saúde; 2004.

33 Paskulin LMG, Valer DB, Vianna LAC. Utilização e acesso de idosos a serviços de atenção básica em Porto Alegre (RS, Brasil). Cien Saude Colet 2011; 16(6):2935-2944.
-3434 Unglert CVS, Rosenburg CP, Junqueira CB. Acesso aos serviços de saúde: uma abordagem de geografia em saúde pública. Rev Saude Publica 1987; 21(5):439-446.. Assim, ter o acesso como instrumento de avaliação das ações em saúde presume uma visão maior dos processos operacionalizados pela rede SUS de atenção, como também a organização dos métodos de trabalho, dentro de uma perspectiva ética e de direito a cidadania2929 Franco SC, Campos GWS. Acesso a ambulatório pediátrico de um hospital universitário. Rev Saude Publica 1998; 32(4):352-360..

As limitações do estudo estão relacionadas a possível viés de informação e seleção, pois foi utilizada fonte de dados de base secundária, estando sujeita a variações nos registros e não preenchimento de todas as informações. Outra limitação é o possível viés de amostragem, uma vez que um número maior de casos em estádios tardios podem ter sido referenciados ao HSRC-AFECC com maior frequência, já que é uma instituição referência em oncologia2323 Zacchi SR, Amorim MHC, Souza MAC, Miotto MHMB, Zandonade E. Associação de variáveis sociodemográficas e clínicas com o estadiamento inicial em homens com câncer de próstata. Cad. Saúde Colet 2014; 22(1):93-100..

Portanto, para superar os desafios enfrentados pelo sistema de saúde brasileiro, será necessária uma revisão profunda das relações público-privadas e das desigualdades persistentes, a fim de assegurar acesso universal e equânime em todos os níveis de cuidado. Cabe aos gestores e profissionais analisarem os fluxos de atenção e de atendimento para promoverem adequações na organização e estrutura do processo de trabalho, para assim desenvolver uma prática humanizada, acolhedora e isenta de desigualdades.

Referências

  • 1
    Ferlay J, Soerjomataram I, Dikshit R, Eser S, Mathers C, Rebelo M, Parkin DM, Forman D, Bray, F. Cancer incidence and mortality worldwide: Sources, methods and major patterns in GLOBOCAN 2012. Int J Cancer 2015; 136(5):E359-E386.
  • 2
    Brasil. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2015.
  • 3
    Klein J, von dem Knesebeck O. Socioeconomic inequalities in prostate cancer survival: A review of the evidence and explanatory factors. Soc Sci Med 2015; 142:9-18.
  • 4
    Barocas DA, Penson DF. Racial variation in the pattern and quality of care for prostate cancer in the USA: mind the gap. BJU Int 2010; 106(3):322-328.
  • 5
    Siegel R, Ward E, Brawley O, Jemal A. The Impact of Eliminating Socioeconomic and Racial Disparities on Premature Cancer Deaths. CA Cancer J Clin 2011; 61(4):212-236.
  • 6
    Cooperberg MR. Re-Examining Racial Disparities in Prostate Cancer Outcomes. J Clin Oncol 2013; 31(24):2979-2980.
  • 7
    Barocas DA, Grubb R, Black A, Penson DF, Fowke JH, Andriole G, Crawford D. Association Between Race and Follow-Up Diagnostic Care After a Positive Prostate Cancer Screening Test in the Prostate, Lung, Colorectal, and Ovarian Cancer Screening Trial. Cancer 2013; 119(12):2223-2229.
  • 8
    Brasil. Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012. Dispõe sobre o primeiro tratamento de paciente com neoplasia maligna comprovada e estabelece prazo para seu início. Diário Oficial da União 2012; 23 nov.
  • 9
    Stevens C, Bondy SJ, Loblaw A. Wait times in prostate cancer diagnosis and radiation treatment. Can Urol Assoc J 2010;4(4):243-248.
  • 10
    O'Brien D, Loeb S, Carvalhal GF, McGuire BB, Kan D, Hofer MD, Casey JT, Helfand BT, Catalona WJ. Delay of surgery in men with low risk prostate cancer. J Urol 2011; 186(6):2143-2147.
  • 11
    Redaniel MT, Martin RM, Gillatt D, Wade J, Jeffreys M. Time from diagnosis to surgery and prostate cancer survival: a retrospective cohort study. BMC Cancer 2013; 13:559-564.
  • 12
    Kinlock BL, Thorpe Junior RJ, Howard DL, Bowie JV, Ross LE, Fakunle DO, LaVeist TA. Racial Disparity in Time Between First Diagnosis and Initial Treatment of Prostate Cancer. Cancer Control 2016; 23(1):47-51.
  • 13
    Stokes WA, Hendrix LH, Royce TJ, Allen IM, Godley PA, Wang AZ, Chen RC. Racial differences in time from prostate cancer diagnosis to treatment initiation: a population-based study. Cancer 2013; 119(13):2486-2493.
  • 14
    Nardi AC, Reis RB, Zequi SC, Nardozza Junior A. Comparison of the epidemiologic features and patterns of initial care for prostate cancer between public and private institutions: a survey by the Brazilian Society of Urology. Int Braz J Urol 2012; 38(2):150-161.
  • 15
    Chornokur G, Dalton K, Borysova M, Kumar N. Disparities at presentation, diagnosis, treatment and survival in african american men, affected by prostate cancer. Prostate 2011; 71(9):985-997.
  • 16
    Xu J, Janise J, Ruterbusch J, Ager J, Schwartz KL. Racial differences in treatment decision-making for men with clinically localized prostate cancer: a population-based study. J Racial and Ethnic Health Disparities 2016; 3(1):35-45.
  • 17
    Schmid M, Meyer CP, Reznor G, Choueiri TK, Hanske J, Sammon JD, Abdollah F, Chun FK, Kibel AS, Tucker-Seeley RD, Kantoff PW, Lipsitz SR, Menon M, Nguyen PL, Trinh QD. Racial differences in the surgical care of medicare beneficiaries with localized prostate cancer. JAMA Oncol 2016;2(1):8593.
  • 18
    Schmidt MI, Ducan BB, Azevedo e Silva G, Menezes AM, Monteiro CA, Barreto SM, Chor D, Menezes PR. Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais. Lancet 2011; 377(9781):61-74.
  • 19
    Paim J, Travassos C, Almeida C, Bahia L, Macinko J. O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios. Lancet 2011; 377(9781):11-31.
  • 20
    Bonfill X, Martinez-Zapata MJ, Vernooij RW, Sánchez MJ, Suárez-Varela MM, de la Cruz J, Emparanza JI, Ferrer M, Pijoán JI, Ramos-Goñi JM, Palou J, Schmidt S, Abraira V, Zamora J Clinical intervals and diagnostic characteristics in a cohort of prostate cancer patients in Spain: a multicentre observational study. BMC Urol 2015; 15:60-69.
  • 21
    Gomes R, Rebello LEFS, Araújo FC, Nascimento EF. A prevenção do câncer de próstata: uma revisão da literatura. Cien Saude Colet 2008; 13(1):235-246.
  • 22
    Souza CB, Fustinoni SM, Amorim MHC, Zandonade E, Matos JC, Schirmer J. Estudo do tempo entre o diagnóstico e início do tratamento do câncer de mama em idosas de um hospital de referência em São Paulo, Brasil. Cien Saude Colet 2015; 20(12):3805-3816.
  • 23
    Zacchi SR, Amorim MHC, Souza MAC, Miotto MHMB, Zandonade E. Associação de variáveis sociodemográficas e clínicas com o estadiamento inicial em homens com câncer de próstata. Cad. Saúde Colet 2014; 22(1):93-100.
  • 24
    Schymura MJ, Kahn AR, German RR, Hsieh M, Cress RD, Finch JL, Fulton JP, Shen T, Stuckart E. Factors associated with initial treatment and survival for clinically localized prostate cancer: results from the CDCNPCR Patterns of Care Study (PoC1). BMC Cancer 2010; 10:152.
  • 25
    Teixeira MF, Patrício RG. O fenômeno da "fila dupla" ou "segunda porta" no Sistema Único de Saúde e a inobservância ao princípio da impessoalidade: um exercício de aproximação de conceitos. Rev. Direito Sanitário 2011; 11(3):50-62.
  • 26
    Cohn A, Elias PE, Ianni AMZ. "Subsídio Cruzado" ou "Dupla Porta": o público e o privado no Hospital das Clínicas de São Paulo Série Didática n° 6. 2002. [acessado 2016 Out 9]. Disponível em: http://www.cedec.org.br/files_pdf/didati6-hc.pdf
    » http://www.cedec.org.br/files_pdf/didati6-hc.pdf
  • 27
    Van den Bergh RC, Albertsen PC, Bangma CH, Freedland SJ, Graefen M, Vickers A, van der Poel HG. Timing of curative treatment for prostate cancer: a systematic review. Eur Urol 2013; 64(2):204-215.
  • 28
    Organização Pan-americana de Saúde (OPS). Monitoreo de equidad en el acceso a los servicios básicos de salud: guía metodológica Washington: OPS, OMS; 2000.
  • 29
    Franco SC, Campos GWS. Acesso a ambulatório pediátrico de um hospital universitário. Rev Saude Publica 1998; 32(4):352-360.
  • 30
    Cunha ABO, Vieira-da-silva LM. Acessibilidade aos serviços de saúde em um município do Estado da Bahia, Brasil, em gestão plena do sistema. Cad Saude Publica 2010; 26(4):725-737.
  • 31
    Souza ECF, Vilar RLA, Rocha NSPD, Uchoa AC, Rocha PM. Acesso e acolhimento na atenção básica: uma análise da percepção dos usuários e pro?ssionais de saúde. Cad Saude Publica 2008; 24(Supl.1):100-110.
  • 32
    Starfield B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Ministério da Saúde; 2004.
  • 33
    Paskulin LMG, Valer DB, Vianna LAC. Utilização e acesso de idosos a serviços de atenção básica em Porto Alegre (RS, Brasil). Cien Saude Colet 2011; 16(6):2935-2944.
  • 34
    Unglert CVS, Rosenburg CP, Junqueira CB. Acesso aos serviços de saúde: uma abordagem de geografia em saúde pública. Rev Saude Publica 1987; 21(5):439-446.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2019
  • Data do Fascículo
    Set 2019

Histórico

  • Recebido
    25 Ago 2017
  • Revisado
    31 Jan 2018
  • Aceito
    02 Fev 2018
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br