Acesso e utilização de serviços odontológicos por gestantes: revisão integrativa de literatura

Cáren Coronel da Silva Cristiane Medianeira Savian Bruna Pivetta Prevedello Cláudia Zamberlan Débora Martini Dalpian Bianca Zimmermann dos Santos Sobre os autores

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as produções científicas sobre o acesso e utilização de serviços odontológicos por gestantes. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura com busca nas bases de dados BVS e MEDLINE/PubMed. Na base BVS os descritores foram: “acesso aos serviços de saúde”, “saúde bucal” e “gestantes”, e na PubMed: “Health services accessibility”, “oral health” e “pregnant women”, associados entre si pelo operador booleano AND. Foram encontrados cinco estudos que preencheram os critérios de inclusão e exclusão, sendo sistematizados em duas categorias empiricas e co-relacionadas: número expressivo de gestantes que não realizam o pré-natal odontológico e importância de medidas educativas que sinalizem a necessidade de receberem acompanhamento odontológico durante as consultas de pré-natal. Existe a necessidade de mais estudos, para embasar políticas de saúde pública que contemplem esta temática. As pesquisas existentes demonstram baixa adesão ao pré-natal odontológico e que os principais fatores observados como complicadores do acesso e utilização dos serviços odontológicos foram os relacionados aos aspectos socioeconômicos, culturais e educacionais.

Palavras-chave
Saúde bucal; Acesso aos serviços de saúde; Gestantes

Introdução

O período gestacional é marcado por diversas transformações, tanto físicas, hormonais como psicológicas, e as mesmas requerem atenção durante a realização do pré-natal11 Codato LA, Nakama L, Cordoni Jr L, Higasi MS. Atenção odontológica à gestante: papel dos profissionais de saúde. Cien Saude Colet 2011; 16(4):2297-2301.. Nesta etapa, tornam-se favoráveis abordagens para a promoção de saúde22 Andrade FS, Maria A, Dias D. Gestantes frente ao tratamento odontológico. Rev Bras Odontol 2012; 69(1):125-130. pois a gestante está receptiva a adquirir informações, mudar seus hábitos e melhorar suas práticas de saúde para seu próprio benefício e também do seu bebê11 Codato LA, Nakama L, Cordoni Jr L, Higasi MS. Atenção odontológica à gestante: papel dos profissionais de saúde. Cien Saude Colet 2011; 16(4):2297-2301..

No decorrer da gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças relacionadas ao seu funcionamento, ocasionando alterações nos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona, que interferem na cavidade bucal, com o agravo de patologias, como as doenças periodontais33 Bressane LB, Costa LNB, Vieira JMR, Rebelo MAB. Oral health conditions among pregnant women attended to at a health care center in Manaus, Amazonas, Brazil. Rev Odonto Cien 2011; 26(4):291-296.. Para populações com alta ocorrência de parto prematuro e baixo peso ao nascer, o tratamento periodontal parece reduzir o risco destes desfechos negativos para a gestação44 Schwendicke F, Karimbux N, Allareddy V, Gluud C. Periodontal treatment for preventing adverse pregnancy outcomes: a meta- and trial sequential analysis. PLoS One 2015; 10(6):e0129060..

Neste contexto, fica clara a necessidade da mulher receber o acompanhamento odontológico, também durante a gestação55 Azofeita A, Yeung LF, Alverson CJ, Beltrán-Aguilar E. Oral health conditions and dental visits among pregnant and nonpregnant women of childbearing age in the United States, national health and nutrition examination survey, 1999-2004. Prev Chronic Dis 2014; 11:E163.. Entretanto, parece existir, por parte das gestantes, desinformação sobre a importância da consulta odontológica no pré-natal e/ou receio de realizá-la, já que muitas vezes acreditam que esta possa implicar em riscos para a sua saúde e a de seu filho66 Santos Neto ET, Oliveira AE, Zandonade E, Leal MC. Acesso à assistência odontológica no acompanhamento pré-natal. Cien Saude Colet 2012; 17(11):3057-3068.

7 Hunter LP, Yount SM. Oral health and oral health care practices among low-income pregnant women. J Midwifery Womens Health 2011; 56(2):103-109.
-88 Honkala S, Al-Ansari J. Self-report oral health, oral hygiene habits, and dental attendance of pregnant women in Kuwait. J Clin Periodontol 2005; 32(7):809-814.. Ainda, corroborando com este fato, há profissionais que consideram adiar ou mesmo não realizar procedimentos clínicos no período gestacional, por desconhecimento ou receio de causar algum agravo à saúde do binômio mãe-bebê66 Santos Neto ET, Oliveira AE, Zandonade E, Leal MC. Acesso à assistência odontológica no acompanhamento pré-natal. Cien Saude Colet 2012; 17(11):3057-3068.

7 Hunter LP, Yount SM. Oral health and oral health care practices among low-income pregnant women. J Midwifery Womens Health 2011; 56(2):103-109.

8 Honkala S, Al-Ansari J. Self-report oral health, oral hygiene habits, and dental attendance of pregnant women in Kuwait. J Clin Periodontol 2005; 32(7):809-814.
-99 Nogueira LT, Valsecki Júnior A, Martins CR, Rosell FL, Silva SRC. Retardo na procura do tratamento odontológico e percepção da saúde bucal em mulheres grávidas. Odontol Clín Cient 2012; 11(2):127-131..

Outros fatores também parecem estar associados a um menor acesso e utilização dos serviços odontológicos por gestantes, entre eles o nível socioeconômico, desinteresse, falta de tempo e necessidade de repousar devido à hipertensão, impossibilitando o deslocamento para a consulta33 Bressane LB, Costa LNB, Vieira JMR, Rebelo MAB. Oral health conditions among pregnant women attended to at a health care center in Manaus, Amazonas, Brazil. Rev Odonto Cien 2011; 26(4):291-296.. Quanto à escolaridade das mães, observa-se que independentemente do nível, a maioria recusa-se ao tratamento odontológico no período gestacional, evidenciando que a falta de informação sobre o tema não é restrita às gestantes com menor nível educacional99 Nogueira LT, Valsecki Júnior A, Martins CR, Rosell FL, Silva SRC. Retardo na procura do tratamento odontológico e percepção da saúde bucal em mulheres grávidas. Odontol Clín Cient 2012; 11(2):127-131..

Diante do exposto, o objetivo deste estudo é identificar as produções científicas desenvolvidas sobre o acesso e utilização de serviços odontológicos por gestantes.

Metodologia

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado através de uma revisão integrativa de literatura, que permite a identificação, síntese e a realização de uma análise ampliada da literatura, acerca de uma temática específica1010 Garuzi M, Achitti O, Sato CA, Rocha SA, Spagnuolo RS. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa. Rev Panam Salud Publica 2014; 35(2):144-149..

Para tanto, foram seguidas as seguintes etapas: definição do tema e elaboração da questão de pesquisa; elaboração dos critérios de elegibilidade, inclusão e exclusão dos estudos; levantamento das publicações nas bases de dados; categorização e análise das informações encontradas nas publicações; avaliação dos estudos selecionados; apresentação dos resultados, incluindo análise crítica dos achados e síntese da revisão1111 Mendes KD, Silveira RC, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Rev Texto Contexto Enferm 2008; 17(4):758-764..

Para direcionar a presente revisão delineou-se como questão: “Qual o conhecimento científico produzido na literatura sobre o acesso e utilização de serviços odontológicos por gestantes?”.

Para a construção deste trabalho, as bases de dados utilizadas foram a BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e a MEDLINE/PubMed. A busca dos artigos foi realizada em formulário avançado, sendo considerados os descritores do DeCS para a base de dados BVS: “acesso aos serviços de saúde”, “saúde bucal” e “gestantes”. Já para a busca na MEDLINE/PubMed foram considerados os termos indexados no MeshDatabasehealth services accessibility”, “oral health” e “pregnant women”. Todos foram associados entre si pelo operador booleano AND. A busca foi realizada no mês de março de 2017.

Foram elencados como critérios de inclusão: artigos completos disponíveis integralmente, nas bases de dados elencadas. Não houve restrições em relação ao tempo de publicação, nem ao idioma. Foram excluídas publicações que não respeitassem a delimitação do tema e o objetivo do estudo; bem como as resultantes de artigos de opinião, estudos de caso ou reflexão, editoriais, documentos ministeriais, capítulos de livro, teses e dissertações.

Na primeira fase, dois revisores treinados (R1 e R2) fizeram a leitura e avaliação independente dos títulos e resumos dos artigos identificados nas bases de dados eletrônicas. Conforme os critérios de inclusão/exclusão pré-estabelecidos, selecionaram os artigos para leitura completa. Quando houve divergências entre os revisores sobre a inclusão dos estudos e estes não entraram em um consenso, foi considerada a opinião de um terceiro revisor (R3). Na segunda fase, quando foram lidos os artigos na íntegra, novamente foi solicitada a opinião de um terceiro revisor (R3), quando os revisores R1 e R2 discordaram e não chegaram a um acordo sobre a inclusão final dos artigos.

Resultados

A busca resultou em 17 publicações na base de dados BVS e 46 publicações na base de dados MEDLINE/PubMed, totalizando 63 publicações. Foram excluídos os resumos repetidos dentro da própria base de dados, bem como os repetidos em ambas as bases. Após a leitura dos títulos e resumos com aplicação dos critérios de inclusão, permaneceram 20 artigos que foram lidos na íntegra. Após leitura e análise final dos manuscritos, mantiveram-se apenas 5 artigos na seleção final (Figura 1).

Figura 1
Fluxograma de seleção de artigos que enfocam o acesso e utilização dos serviços odontológicos por gestantes, 2017.

Com o propósito de sistematizar os dados destes artigos, foi utilizado um instrumento de coleta denominado de quadro sinóptico, adaptado de Garuzi et al.1010 Garuzi M, Achitti O, Sato CA, Rocha SA, Spagnuolo RS. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa. Rev Panam Salud Publica 2014; 35(2):144-149., contemplando: título do estudo, nome dos autores, ano de publicação, periódico e base de dados de indexação, idioma, país de origem, objetivos, método empregado e os principais resultados e conclusões referentes ao acesso e utilização de serviços odontológicos por gestantes (Quadro 1).

Quadro 1
Quadro sinóptico, apresentando a síntese dos principais dados referentes às publicações incluídas, que enfocam o acesso e utilização dos serviços odontológicos por gestantes, 2017.

Os artigos incluídos foram publicados nos últimos dez anos. Observou-se que todos eles são observacionais, quatro com delineamento transversal e um do tipo caso-controle. Quanto aos objetivos dessas pesquisas, em nenhuma delas o principal era analisar o acesso e utilização de serviços odontológicos por gestantes, apesar dos seus resultados apresentarem dados referentes a este desfecho (Quadro 1).

A leitura do corpus de análise permitiu a sistematização dos artigos em duas categorias empíricas consideradas complementares e diretamente relacionadas: número expressivo de gestantes que não realizam o pré-natal odontológico66 Santos Neto ET, Oliveira AE, Zandonade E, Leal MC. Acesso à assistência odontológica no acompanhamento pré-natal. Cien Saude Colet 2012; 17(11):3057-3068.,1212 Rosa PC, Iser BPM, Rosa MAC, Slavutzky SMB. Indicadores de saúde bucal de gestantes vinculadas ao programa de pré-natal em duas unidades básicas de saúde em Porto Alegre/RS. Arq Odontol 2007; 43(1):36-43.,1313 Karunachandra NN, Perera IR, Fernando G. Oral health status during pregnancy: rural-urban comparisons of oral disease burden among antenatal women in Sri Lanka. Rural Remote Health 2012; 12:1902.; importância de medidas educativas que sinalizem para as gestantes a necessidade de receberem acompanhamento odontológico durante as consultas de pré-natal66 Santos Neto ET, Oliveira AE, Zandonade E, Leal MC. Acesso à assistência odontológica no acompanhamento pré-natal. Cien Saude Colet 2012; 17(11):3057-3068.,1414 Milgrom P, Lee RSY, Huebner CE, Conrad DA. Medicaid reforms in Oregon and suboptimal utilization of dental care by women of childbearing. J Am Dent Asso 2010; 141(6):688-695.,1515 Buerlein JK, Horowitz AM, Child WL. Perspectives of Maryland women regarding oral health during pregnancy and early childhood. J Public Health Dent 2011; 71(2):131-135. (Quadro 1).

Discussão

Este trabalho teve como proposição verificar como se dá o acesso e utilização dos serviços odontológicos por gestantes, assunto de grande relevância, tendo em vista as consequências da não realização do pré-natal odontológico para o binômio mãe-bebê1616 Khader YS, Ta'ani Q. Periodontal diseases and the risk of pre term birth and low birth weight: a meta-analysis. J Periodontol 2005; 76(2):161-165.,1717 Shetty M, Shetty PK, Ramesh A, Thomas B, Prabhu S, Rao A. Periodontal disease in pregnancy is a risk factor for preeclampsia. Acta Obstet Gynecol Scand 2010; 89(5):718-721., bem como a forte influência que a mãe terá sobre seu filho, em relação à transmissão de hábitos de saúde bucal1818 Prakash P, Subramaniam P, Durgesh BH, Konde S. Prevalence of early childhood caries and associate risk factors in preschool children of urban Bangalore, India: A cross-sectional study. Eur J Dent 2012; 6(2)141-152.. Entretanto, chamou a atenção a escassez de pesquisas sobre o tema, nesta população específica. Devido ao forte caráter complementar e relação direta das categorias empíricas, que emergiram da leitura dos artigos incluídos nesta revisão integrativa, optou-se pela construção de uma discussão ampliada, contemplando ambos os eixos temáticos de forma interligada.

Os estudos avaliados verificaram que poucas gestantes realizam o pré-natal odontológico, como relatam pesquisadores, ao avaliar em mulheres grávidas nas maternidades públicas e conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil, onde aproximadamente 20% das gestantes foram assistidas na gravidez a nível odontológico preventivo, e a nível curativo, os procedimentos mais realizados foram consultas de urgência66 Santos Neto ET, Oliveira AE, Zandonade E, Leal MC. Acesso à assistência odontológica no acompanhamento pré-natal. Cien Saude Colet 2012; 17(11):3057-3068., quando a paciente já sente dor, fato que poderia ser evitado com o acompanhamento odontológico contínuo.

Observou-se que na saúde materna que engloba a saúde da criança, da mulher e o planejamento familiar, o cuidado pré-natal é um elemento chave. Para eles, mulheres grávidas devem receber cuidados de saúde no sistema público, podendo ser encaminhadas para a clínica odontológica mais próxima para realização de exames bucais e tratamentos necessários, independente de status socioeconômico e localização geográfica. As sessões de educação sobre saúde bucal devem objetivar sensibilizar as mulheres para a importância desta durante a gravidez e os cuidados com a saúde bucal do bebê1313 Karunachandra NN, Perera IR, Fernando G. Oral health status during pregnancy: rural-urban comparisons of oral disease burden among antenatal women in Sri Lanka. Rural Remote Health 2012; 12:1902.. Por todo o contexto que envolve a gestação, normalmente, é uma fase em que a mulher está mais disposta a receber novos conhecimentos que proporcionem melhorias à sua vida e à de seu bebê1919 Russell SL, Mayberry LJ. Pregnancy and oral health: a review and recommendations to reduce gaps in practice and research. MCN Am J Matern Child Nurs 2008; 33(1):32-37.,2020 Acharya S. Factors affecting oral health-related quality of life among pregnant women. Int J Dent Hyq 2009; 7(2):102-107..

Um dos motivos para a baixa procura pelo acompanhamento de um cirurgião dentista durante o período gestacional deve-se às crenças e mitos de que o tratamento odontológico possa ser prejudicial ao bebê. Independente da região, estudos concordam que a expectativa da dor física e a insegurança são determinantes na opção pela não realização do pré-natal odontológico66 Santos Neto ET, Oliveira AE, Zandonade E, Leal MC. Acesso à assistência odontológica no acompanhamento pré-natal. Cien Saude Colet 2012; 17(11):3057-3068.,2121 SAS, Rocha NB, Saliba O, Garbin CAS. O acesso de gestantes ao tratamento odontológico. Rev Odontol Univ São Paulo 2007; 19(1):39-45.. Ao entrevistar 170 gestantes, pesquisadores verificaram que 89% relataram medo do tratamento dentário, 53% tinham medo de perder o bebê decorrente de uma hemorragia genital provocada pelo tratamento odontológico e 32,6% acreditavam que estes tratamentos causassem danos ao bebê. Ainda foi observado que 22,4% das entrevistadas não procuram o dentista pelos seguintes motivos: “grávida não pode ir ao dentista”, “o médico obstetra não autorizou”, “o cirurgião dentista recusou-se a atender”. Assim, nota-se que mesmo necessitando de tratamento odontológico, devido às crenças e a desinformação a respeito da importância dos cuidados em saúde bucal, as gestantes muitas vezes evitam o tratamento nesse período99 Nogueira LT, Valsecki Júnior A, Martins CR, Rosell FL, Silva SRC. Retardo na procura do tratamento odontológico e percepção da saúde bucal em mulheres grávidas. Odontol Clín Cient 2012; 11(2):127-131..

Outro motivo pelos quais as gestantes não realizam o atendimento odontológico é o fato de que muitos cirurgiões dentistas não têm segurança para atendê-las e acabam protelando o tratamento odontológico para depois do nascimento do bebê, sendo que na maioria das vezes o problema pode ser resolvido durante a gestação2222 Nascimento EP, Andrade FS, Costa AMD, Terra FS. Gestante frente ao tratamento odontológico. Rev Bras Odontol 2012; 69(1):125-130.. É sabido que desde que o profissional tenha conhecimento sobre os cuidados que deve ter no acompanhamento odontológico à gestante, incluindo posição desta durante o atendimento, tipos de anestésicos que são recomendados, indicação de exames radiográficos e medicação, não haverá problemas para o binômio mãe-bebê2121 SAS, Rocha NB, Saliba O, Garbin CAS. O acesso de gestantes ao tratamento odontológico. Rev Odontol Univ São Paulo 2007; 19(1):39-45.

22 Nascimento EP, Andrade FS, Costa AMD, Terra FS. Gestante frente ao tratamento odontológico. Rev Bras Odontol 2012; 69(1):125-130.
-2323 Corrêa EM, Andrade EDV. Tratamento odontológico em gestantes. Escolha da solução anestésica local. Rev ABO Nacional 2003; 11(2):107-110..

Em estudo realizado nos Estados Unidos, mais de 80% dos cursos de formação em odontologia dedicam apenas duas horas sobre os desfechos desfavoráveis na gestação relacionados à condição periodontal da gestante em seus currículos, o que certamente gera insegurança aos profissionais da área2424 Wilder RS, Thomas KM, Jared H. Periodontal-Systemic Disease Education in United States Dental Hygiene Programs. J Dent Educ 2008; 72(6):669-679.. O resultado de um programa de atenção às gestantes, no Brasil, relatou que acadêmicos de odontologia, mesmo sendo preparados previamente, possuem dificuldades quanto à administração medicamentosa, realização de procedimentos clínicos invasivos e conhecimento sobre cuidados com o bebê2121 SAS, Rocha NB, Saliba O, Garbin CAS. O acesso de gestantes ao tratamento odontológico. Rev Odontol Univ São Paulo 2007; 19(1):39-45.. Assim, observa-se escasso o conhecimento dos profissionais de odontologia na área, que acabam por reproduzir crenças do senso comum, acarretando insegurança e medo nas gestantes que protelam a consulta odontológica11 Codato LA, Nakama L, Cordoni Jr L, Higasi MS. Atenção odontológica à gestante: papel dos profissionais de saúde. Cien Saude Colet 2011; 16(4):2297-2301..

Também, observou-se por meio da literatura científica encontrada, que o acesso e utilização dos serviços odontológicos por gestantes podem estar relacionados às questões referentes ao local de moradia1313 Karunachandra NN, Perera IR, Fernando G. Oral health status during pregnancy: rural-urban comparisons of oral disease burden among antenatal women in Sri Lanka. Rural Remote Health 2012; 12:1902., pois embora programas assistenciais para populações vulneráveis sejam criados, muitas vezes eles não alcançam os resultados almejados1313 Karunachandra NN, Perera IR, Fernando G. Oral health status during pregnancy: rural-urban comparisons of oral disease burden among antenatal women in Sri Lanka. Rural Remote Health 2012; 12:1902.. Como a maioria das pesquisas66 Santos Neto ET, Oliveira AE, Zandonade E, Leal MC. Acesso à assistência odontológica no acompanhamento pré-natal. Cien Saude Colet 2012; 17(11):3057-3068.,1212 Rosa PC, Iser BPM, Rosa MAC, Slavutzky SMB. Indicadores de saúde bucal de gestantes vinculadas ao programa de pré-natal em duas unidades básicas de saúde em Porto Alegre/RS. Arq Odontol 2007; 43(1):36-43.,1313 Karunachandra NN, Perera IR, Fernando G. Oral health status during pregnancy: rural-urban comparisons of oral disease burden among antenatal women in Sri Lanka. Rural Remote Health 2012; 12:1902. são realizadas com gestantes que frequentam os serviços públicos de saúde, não foi possível aferir diferenças com o serviço privado.

Durante a gestação a mulher encontra-se mais suscetível e determinada a adquirir novos conhecimentos e modificar alguns hábitos que possam intervir na saúde e desenvolvimento do bebê. Assim, as gestantes tornam-se um grupo estratégico para a educação em saúde, sendo essencial que essas orientações sejam realizadas de maneira multidisciplinar e que vise garantir a introdução de hábitos saudáveis desde o início da gestação2525 Silva SRC, Rosell FL, Valsecki Júnior A. Percepção das condições de saúde bucal por gestantes atendidas em uma unidade de saúde no município de Araraquara, São Paulo, Brasil. Rev Bras Saude Matern Infant 2006; 6(4):405-410.

26 George A, Shamim S, Johnson M, Ajwani S, Bhole S, Yeo AE. How do dental and prenatal care practitioners perceive dental care during pregnancy? Current evidence and implications. Birth 2012; 39(3):238-247.
-2727 Hashim R. Self-reported oral health, oral hygiene habits and dental service utilization among pregnant women in United Arab Emirates. Int J Dent Hyq 2012; 10(2):142-146.. Portanto, este é um período apropriado para desmistificar apreensões e crenças sobre o tratamento odontológico2828 Konishi F, Abreu e Lima F. Odontologia Intra-Uterina: a construção da saúde bucal antes do nascimento. RBO 2002; 59(5):294-295..

Os profissionais da área médica, principalmente ginecologistas e obstetras, têm fundamental participação na orientação à gestante em realizar o pré-natal odontológico. Cerca de 78% das gestantes atendidas no consultório particular ou através de convênios e 50% das atendidas no SUS relataram não terem recebido orientação pelo ginecologista sobre saúde bucal2222 Nascimento EP, Andrade FS, Costa AMD, Terra FS. Gestante frente ao tratamento odontológico. Rev Bras Odontol 2012; 69(1):125-130.. Em estudo pregresso verificou-se que apenas 5% das gestantes receberam alguma informação sobre saúde bucal durante o pré-natal2828 Konishi F, Abreu e Lima F. Odontologia Intra-Uterina: a construção da saúde bucal antes do nascimento. RBO 2002; 59(5):294-295.. Em outra pesquisa foi observado que o conhecimento sobre os cuidados odontológicos, repassado às gestantes no Programa de Saúde da Família (PSF), atual Estratégia de Saúde da Família (ESF), pelos profissionais de saúde, foi baixo para a maioria dos itens de promoção e prevenção da saúde bucal2929 Albuquerque OMR, Abegg C, Rodrigues CS. Percepção de gestantes do Programa Saúde da Família em relação a barreiras no atendimento odontológico em Pernambuco, Brasil. Cad Saude Publica 2004; 20(3):789-796..

O ideal é que a mulher seja encaminhada ao cirurgião dentista tão logo descubra a gravidez2525 Silva SRC, Rosell FL, Valsecki Júnior A. Percepção das condições de saúde bucal por gestantes atendidas em uma unidade de saúde no município de Araraquara, São Paulo, Brasil. Rev Bras Saude Matern Infant 2006; 6(4):405-410.. Inclusive é uma recomendação do Ministério da Saúde, sendo que consta na Caderneta da Gestante que esta pode e deve fazer tratamento odontológico durante a gestação3030 Brasil. Ministério da saúde (MS). Caderneta da Gestante. Brasília: MS; 2014..

A cárie dentária1212 Rosa PC, Iser BPM, Rosa MAC, Slavutzky SMB. Indicadores de saúde bucal de gestantes vinculadas ao programa de pré-natal em duas unidades básicas de saúde em Porto Alegre/RS. Arq Odontol 2007; 43(1):36-43.,3131 Moimaz SAS, Saliba NA, Santos KT, Queiroz APG, Garbim CAS. Prevalência de cárie dentária em gestantes atendidas no Sistema Único de Saúde em Município Paulista. Rev Odontol Arac 2011; 32(1):44-48. e as doenças gengivais e periodontais3232 Albandar JM, Rams TE. Global epidemiology of periodontal diseases: an overview. Periodontol 2000 2002; 29:7-10. têm alta prevalência entre gestantes, apresentando mecanismos biológicos que podem afetar a gestação, sendo consideradas fatores de risco para a pré-eclâmpsia, para o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso3333 Zanatta FB, Machado E, Zanatta GB, Fiorini T. Doença periodontal materna e nascimento prematuro e de baixo peso: uma revisão crítica das evidências atuais. Rev ACM 2007; 36(1):96-102.. Dados esses que reforçam a importância da gestante consultar o cirurgião dentista para a prevenção e tratamento dessas doenças. Outro fator importante é que a manutenção da saúde bucal da gestante traz bons hábitos de saúde oral para o futuro bebê11 Codato LA, Nakama L, Cordoni Jr L, Higasi MS. Atenção odontológica à gestante: papel dos profissionais de saúde. Cien Saude Colet 2011; 16(4):2297-2301.,3434 Reis DM, Pitta DR, Ferreira HMB, Jesus MCP, Moraes MEL, Soares MG. Educação em saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. Cien Saude Colet 2010; 15(1):269-276. e uma melhora na qualidade de vida da mulher durante o período gestacional2727 Hashim R. Self-reported oral health, oral hygiene habits and dental service utilization among pregnant women in United Arab Emirates. Int J Dent Hyq 2012; 10(2):142-146.,3535 Moimaz SAS, Rocha NB, Garbim AJ, Garbim CA, Saliba O. Influence of oral health on quality of life in pregnant women. Acta Odontol Latinoam 2016; 29(2):186-193..

Conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)3636 Brasil. Ministério da Saúde (MS). Pesquisa de prevalência de aleitamento materno em município brasileiro. Brasília: MS; 2010., as mulheres no período gestacional são prioridade nos serviços de saúde, sendo consideradas um grupo alvo para a aplicação de programas de educação em saúde bucal3434 Reis DM, Pitta DR, Ferreira HMB, Jesus MCP, Moraes MEL, Soares MG. Educação em saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. Cien Saude Colet 2010; 15(1):269-276.. No entanto, conforme o exposto, essa população ainda encontra-se, muitas vezes, desprovida de cuidado.

Entre os artigos selecionados nesta revisão integrativa, observou-se que a maior parte deles não teve como objetivo principal avaliar o acesso e utilização dos serviços odontológicos por gestantes, mas sim avaliar outros desfechos relacionados à saúde bucal da gestante, sendo este considerado um desfecho secundário. Quase todos os trabalhos se tratavam de estudos transversais, não permitindo o estabelecimento da relação de causa-efeito, além disso, se basearam em informações relatadas pelas participantes das pesquisas, assim pode haver um viés relacionado à fidedignidade dos relatos. Portanto, estas limitações devem ser consideradas na interpretação dos seus resultados. Sugere-se que sejam realizadas outras pesquisas, voltadas especificamente para este tema, com metodologia apropriada, para que seus resultados possam subsidiar medidas de saúde pública voltadas para os cuidados com a saúde bucal na gestação.

Considerações finais

Existem poucos estudos sobre o acesso e utilização de serviços odontológicos por gestantes. Estes demonstram baixa adesão ao pré-natal odontológico e que os principais fatores observados como complicadores do acesso e utilização desses serviços foram relacionados aos aspectos socioeconômicos, culturais e educacionais.

Apesar do progresso do conhecimento científico-tecnológico e da evolução da área odontológica, na tentativa de aprimorar a qualidade de vida do ser humano, a saúde bucal de gestantes ainda necessita de atenção. Por meio da literatura disponível, foi verificada a importância de medidas educativas que sinalizem para as gestantes, a necessidade de receberem acompanhamento odontológico durante as consultas de pré-natal e sua segurança, contribuindo para o bem-estar do binômio mãe-bebê.

Referências

  • 1
    Codato LA, Nakama L, Cordoni Jr L, Higasi MS. Atenção odontológica à gestante: papel dos profissionais de saúde. Cien Saude Colet 2011; 16(4):2297-2301.
  • 2
    Andrade FS, Maria A, Dias D. Gestantes frente ao tratamento odontológico. Rev Bras Odontol 2012; 69(1):125-130.
  • 3
    Bressane LB, Costa LNB, Vieira JMR, Rebelo MAB. Oral health conditions among pregnant women attended to at a health care center in Manaus, Amazonas, Brazil. Rev Odonto Cien 2011; 26(4):291-296.
  • 4
    Schwendicke F, Karimbux N, Allareddy V, Gluud C. Periodontal treatment for preventing adverse pregnancy outcomes: a meta- and trial sequential analysis. PLoS One 2015; 10(6):e0129060.
  • 5
    Azofeita A, Yeung LF, Alverson CJ, Beltrán-Aguilar E. Oral health conditions and dental visits among pregnant and nonpregnant women of childbearing age in the United States, national health and nutrition examination survey, 1999-2004. Prev Chronic Dis 2014; 11:E163.
  • 6
    Santos Neto ET, Oliveira AE, Zandonade E, Leal MC. Acesso à assistência odontológica no acompanhamento pré-natal. Cien Saude Colet 2012; 17(11):3057-3068.
  • 7
    Hunter LP, Yount SM. Oral health and oral health care practices among low-income pregnant women. J Midwifery Womens Health 2011; 56(2):103-109.
  • 8
    Honkala S, Al-Ansari J. Self-report oral health, oral hygiene habits, and dental attendance of pregnant women in Kuwait. J Clin Periodontol 2005; 32(7):809-814.
  • 9
    Nogueira LT, Valsecki Júnior A, Martins CR, Rosell FL, Silva SRC. Retardo na procura do tratamento odontológico e percepção da saúde bucal em mulheres grávidas. Odontol Clín Cient 2012; 11(2):127-131.
  • 10
    Garuzi M, Achitti O, Sato CA, Rocha SA, Spagnuolo RS. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa. Rev Panam Salud Publica 2014; 35(2):144-149.
  • 11
    Mendes KD, Silveira RC, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Rev Texto Contexto Enferm 2008; 17(4):758-764.
  • 12
    Rosa PC, Iser BPM, Rosa MAC, Slavutzky SMB. Indicadores de saúde bucal de gestantes vinculadas ao programa de pré-natal em duas unidades básicas de saúde em Porto Alegre/RS. Arq Odontol 2007; 43(1):36-43.
  • 13
    Karunachandra NN, Perera IR, Fernando G. Oral health status during pregnancy: rural-urban comparisons of oral disease burden among antenatal women in Sri Lanka. Rural Remote Health 2012; 12:1902.
  • 14
    Milgrom P, Lee RSY, Huebner CE, Conrad DA. Medicaid reforms in Oregon and suboptimal utilization of dental care by women of childbearing. J Am Dent Asso 2010; 141(6):688-695.
  • 15
    Buerlein JK, Horowitz AM, Child WL. Perspectives of Maryland women regarding oral health during pregnancy and early childhood. J Public Health Dent 2011; 71(2):131-135.
  • 16
    Khader YS, Ta'ani Q. Periodontal diseases and the risk of pre term birth and low birth weight: a meta-analysis. J Periodontol 2005; 76(2):161-165.
  • 17
    Shetty M, Shetty PK, Ramesh A, Thomas B, Prabhu S, Rao A. Periodontal disease in pregnancy is a risk factor for preeclampsia. Acta Obstet Gynecol Scand 2010; 89(5):718-721.
  • 18
    Prakash P, Subramaniam P, Durgesh BH, Konde S. Prevalence of early childhood caries and associate risk factors in preschool children of urban Bangalore, India: A cross-sectional study. Eur J Dent 2012; 6(2)141-152.
  • 19
    Russell SL, Mayberry LJ. Pregnancy and oral health: a review and recommendations to reduce gaps in practice and research. MCN Am J Matern Child Nurs 2008; 33(1):32-37.
  • 20
    Acharya S. Factors affecting oral health-related quality of life among pregnant women. Int J Dent Hyq 2009; 7(2):102-107.
  • 21
    SAS, Rocha NB, Saliba O, Garbin CAS. O acesso de gestantes ao tratamento odontológico. Rev Odontol Univ São Paulo 2007; 19(1):39-45.
  • 22
    Nascimento EP, Andrade FS, Costa AMD, Terra FS. Gestante frente ao tratamento odontológico. Rev Bras Odontol 2012; 69(1):125-130.
  • 23
    Corrêa EM, Andrade EDV. Tratamento odontológico em gestantes. Escolha da solução anestésica local. Rev ABO Nacional 2003; 11(2):107-110.
  • 24
    Wilder RS, Thomas KM, Jared H. Periodontal-Systemic Disease Education in United States Dental Hygiene Programs. J Dent Educ 2008; 72(6):669-679.
  • 25
    Silva SRC, Rosell FL, Valsecki Júnior A. Percepção das condições de saúde bucal por gestantes atendidas em uma unidade de saúde no município de Araraquara, São Paulo, Brasil. Rev Bras Saude Matern Infant 2006; 6(4):405-410.
  • 26
    George A, Shamim S, Johnson M, Ajwani S, Bhole S, Yeo AE. How do dental and prenatal care practitioners perceive dental care during pregnancy? Current evidence and implications. Birth 2012; 39(3):238-247.
  • 27
    Hashim R. Self-reported oral health, oral hygiene habits and dental service utilization among pregnant women in United Arab Emirates. Int J Dent Hyq 2012; 10(2):142-146.
  • 28
    Konishi F, Abreu e Lima F. Odontologia Intra-Uterina: a construção da saúde bucal antes do nascimento. RBO 2002; 59(5):294-295.
  • 29
    Albuquerque OMR, Abegg C, Rodrigues CS. Percepção de gestantes do Programa Saúde da Família em relação a barreiras no atendimento odontológico em Pernambuco, Brasil. Cad Saude Publica 2004; 20(3):789-796.
  • 30
    Brasil. Ministério da saúde (MS). Caderneta da Gestante Brasília: MS; 2014.
  • 31
    Moimaz SAS, Saliba NA, Santos KT, Queiroz APG, Garbim CAS. Prevalência de cárie dentária em gestantes atendidas no Sistema Único de Saúde em Município Paulista. Rev Odontol Arac 2011; 32(1):44-48.
  • 32
    Albandar JM, Rams TE. Global epidemiology of periodontal diseases: an overview. Periodontol 2000 2002; 29:7-10.
  • 33
    Zanatta FB, Machado E, Zanatta GB, Fiorini T. Doença periodontal materna e nascimento prematuro e de baixo peso: uma revisão crítica das evidências atuais. Rev ACM 2007; 36(1):96-102.
  • 34
    Reis DM, Pitta DR, Ferreira HMB, Jesus MCP, Moraes MEL, Soares MG. Educação em saúde como estratégia de promoção de saúde bucal em gestantes. Cien Saude Colet 2010; 15(1):269-276.
  • 35
    Moimaz SAS, Rocha NB, Garbim AJ, Garbim CA, Saliba O. Influence of oral health on quality of life in pregnant women. Acta Odontol Latinoam 2016; 29(2):186-193.
  • 36
    Brasil. Ministério da Saúde (MS). Pesquisa de prevalência de aleitamento materno em município brasileiro Brasília: MS; 2010.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2020
  • Data do Fascículo
    Mar 2020

Histórico

  • Recebido
    29 Set 2017
  • Aceito
    05 Jul 2018
  • Publicado
    07 Jul 2018
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revscol@fiocruz.br