REGISTRO

 

Informe DEPEA

 

 

Os "CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA" têm a satisfaça de registrar um resumo das atividades desenvolvidss pelo Departamento de Estudos e Pesquisas Aplicadas do BNH/ DEPEA. Estas atividades estão relatadas, com maior detalhe, no Vol. 1, nº 1, junho de 1986 da publicação "INFORME DEPEA".

 

PROJETOS APROVADOS

· Foram firmados, no início de 1986, Convênios de Cooperação Técnica com as seguintes Instituições: Fundação José Bonifácio (FUJB), através do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PUR) e da Faculdade de Economia e Administração (FEA), e Instituto de Economia Industrial (IEI); com a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia (COPPE), todos da UFRJ; também com a Universidade Estadual do RJ (UERJ) — Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais (NEPES) e com a Sociedade Brasileira de Instrução/Instituto Universitário de Pesquisa do RJ (IUPERJ).

· Pesquisa sobre Mercado Habitacional em Áreas Urbanas do Estado de Santa Catarina, contrato firmado em 23/02/86, através da Universidade Federal de Santa Catarina/Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária (UFSC/FAPEU) com prazo até 23/10/86.

· Pesquisa sobre Demanda Habitacional na Grande João Pessoa, contrato firmado em 23/02/86, através do Instituto de Planejamento da Paraíba (IPLAN), com prazo até 23/10/86.

 

PROJETOS CONCLUÍDOS

· Aperfeiçoamento do Telhão e Transferência da Técnica Construtiva desenvolvida pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CEPED).

· Condições Reais de Intervenção para Recuperação e Revitalização dos Sítios Históricos de Olinda, desenvolvida pela FCPSHO — Fundação Centro de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda.

· Demanda Habitacional na Grande Natal, foi outro contrato firmado através da CAERN — Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte.

· Pesquisa sobre Capacidade de Investimento de Estados e Municípios e Desenvolvimento Urbano, decorrente de contrato firmado com o IBAM — Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

· Soluções Alternativas de Infra-Estrutura e Serviços Urbanos em Áreas do PROMORAR, contrato firmado com o CEPAM — Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal.

 

PROJETOS EM ANDAMENTO

· Estudos para Determinação de Novos Parâmetros e Critérios de Projetos de Redes de Esgotos Utilizando o Modelo de Otimização, em desenvolvimento pela FEEMA — Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente.

· Monitoramento e Avaliação dos Sistemas Alternativos de Saneamento Implantados no Triângulo de Peixinhos, em desenvolvimento pela URB-OLINDA — Empresa de Urbanização e Desenvolvimento Integrado de Olinda.

· Pesquisa de Mercado Habitacional em Áreas Urbanas do Mato Grosso do Sul, abrangendo os municípios de Campo Grande, Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, em execução pela Fundação Instituto de Desenvolvimento do Mato Grosso do Sul (FIPLAN), com o objetivo de realizar um diagnóstico das áreas urbanas dos municípios referidos, com base em informações sobre a oferta de infra-estrutura, serviços urbanos e unidades habitacionais para venda e aluguel; identificação, qualificação e localização, nos cinco municípios, da demanda habitacional existente e sua preferência quanto à tipologia e localização dos imóveis.

· Programa de Assiténcia Técnica ao Plano Integrado de Apoio ao Município (PROMUNICIPIO), em desenvolvimento pelo Instituto Brasileiro de Administração (IBAM), visando o apoio às administrações municipais, no aprimoramento de suas capacidades técnicas e operacionais, no planejamento e elaboração de projetos de melhorias habitacionais, infra-estrutura urbana e equipamentos comunitários enquadráveis no PROMUNICIPIO, programa do BNH que pretende incrementar a municipalização dos investimentos do SIFHAP.

· Programa Nacional de Assistência Técnica e Capacitação de Recursos Humanos para as COHAB e Órgãos Assemelhados (PRONATEC) está sendo desenvolvido pela Associação Brasileira de COHAB (ABC). O Programa pretende aprimorar as capacidades técnicas, administrativas e gerenciais das Companhias de Habitação Popular, visando a um melhor desempenho daqueles agentes do SIFHAP, desenvolvido segundo duas atividades específicas: assistência técnica e capacitação de recursos humanos Durante o ano de 1985, foram elaborados instrumentos administrativos como: Manual de Composição de Custos; Modelo Geral de Administração; Modelo Geral de Planejamento e Controle e Plano de Contas, já implantados em diversas COHAB.

 

TRABALHOS PUBLICADOS

· Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, Natal. Pesquisa de soluções de esgotamento sanitário para comunidades urbanas no interior do Estado, relatório final Rio de Janeiro, BNH/DEPEA, 1984.68 p. 1. Esgoto Sanitário. I. Banco Nacional de Habitação, Rio de Janeiro. Departamento de Estudos e Pesquisas Aplicadas. II. Título.

· Centro de Pesquisas e Desenvolvimento. Programa de Tecnologias da Habitação. Camaçari. Cartilha para fabricação do telhão em argamassa armada. Convênio BNH/DEPED Rio de Janeiro, Banco Nacional da Habitação, 1985.25 p.il.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br