RESENHA/REVIEW

 

 

Frederico Simões Barbosa

Professor Titular, Núcleo de Doenças Endêmicas Samuel Pessoa, Ensp/Fiocruz

 

 

Parasitologia, por Luís Rey, Editora Guanabara-Koogan (Rio de Janeiro), 2a Edição, 1991: 731 pp., 16 pranchas coloridas, tabelas, referências, índice. Cr$ 28.257,00 (capa dura).

É de todo louvável o surgimento da segunda edição deste livro. Trata-se de fato de um novo livro, tamanhas são as diferenças, em conteúdo e forma,entre esta e a primeira edição.

Luís Rey apresenta-se, através de seu livro,como um tratadista de primeira mão, comparável aos grandes autores que produziram os clássicos tratados de parasitologia médica.

Parasitologia é um livro moderno, tratando didaticamente assuntos da maior relevância médico-sanitária, sempre com o suporte do conhecimento atualizado e integrado de disciplinas afins, como a ecologia, a imunologia, a bioquímica, a patologia geral, a epidemiologia, e outras. Ênfase é dada aos aspectos integrativos do complexo holocenótico. As condições de vida, habitação, situação econômica, e outros fatores ambientais ligados às atividades humanas estão sempre lembrados em relação à maior exposição aos riscos de infecção.

Não obstante a preocupação do Autor em condensar seu trabalho para torná-lo mais didático e compreensivo, Parasitologia consegue abrangência fora do comum para uma obra escrita com estes objetos, que também foram fielmente cumpridos.

Estamos todos de parabéns, profissionais, professores e estudantes das diferentes áreas da saúde, com esta publicação que veio, sem dúvida, enriquecer a literatura médica brasileira.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br