RESENHA/REVIEW

 

 

Fernando Lefèvre

Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo

 

 

Remédio: Saúde ou Indústria? A Produção de Medicamentos no Brasil. Jorge Bermudez. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992. 124 p., bibliografia. (Brochura) ISBN 85-85427-12-4 Cr$ 99.000,00

Não se vai fazer aqui um resumo do livro de Bermudez. Quem desejar saber do que, globalmente, trata o referido livro, encontrará na quarta capa do mesmo um breve e competente resumo.

Antes de mais nada, é preciso dizer que se trata de um trabalho sério e engajado, por ter sido feito por alguém que reúne a dupla qualidade de pesquisador, ou seja, estudioso da matéria, e de profissional que, na direção de empresas estatais ligadas ao setor, viveu ou vivenciou, na primeira pessoa, o objeto de sua reflexão.

Nesse sentido, obtém-se, do livro, para quem o deseja, informação farta e posicionamentos claros sobre temas polêmicos como o papel da Ceme, o setor estatal de produção, a delicada questão das patentes — num contexto histórico como o atual, onde, sem dúvida, é necessário, digamos, um certo "jogo de cintura" para defender, elegantemente, uma posição nacionalista — e a produção de imunobiológicos.

Gostaria de indicar para reflexão algo que é, apenas aparentemente, uma questão formal. Trata-se do título do livro.

Com efeito, quem ler o título poderá imaginar que o referido livro diz respeito a uma oposição, no que toca ao medicamento como objeto de reflexão, entre "saúde" e "indústria". Ou seja, o título sugere que o livro deverá dirimir a seguinte dúvida: entre a "indústria" e a "saúde", com qual das duas deve ficar o medicamento?

Ora, ao se ler o pertinente trabalho do Prof. Bermudez, chega-se à conclusão que o livro não trata da referida oposição, mas das condições para uma adequada política industrial, sobretudo pública, de medicamentos.

Deste tema, reitero, o livro trata muito bem.

Pode-se compreender a escolha do título; muitas vezes ela é baseada em critérios mercadológicos.

Talvez com este título o livro venda mais, o que é bom, porque se trata de um bom trabalho.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br