RESENHA REVIEW

 

Mario B. Aragão

Departamento de Ciências Biológicas
Escola Nacional de Saúde Pública

 

 

Ecologia Nutricional de Insetos e suas Implicações no Manejo de Pragas . A. R. Panizzi & J. R. P. Parra, (organizadores). São Paulo: Manole/Brasília: CNPq, 1991. 359p.
ISBN 85-204.0004-3
Cr$ 614.000,00

Nada mais agradável do que encontrar um livro editado por um amigo, o ex-colega Antonio Panizzi. Além disso, ele traz uma apresentação de Marcos Kogan, ex-pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, radicado nos Estados Unidos desde a administração do Ministro Rocha Lagoa. Esta apresentação é excepcional tanto pelo primor da redação quanto pelas idéias expostas.

"Consumo e utilização de alimentos por insetos", de J. R. Parra, apresenta, de maneira singela, o "estado da arte". Para assuntos especializados, são indicadas revisões recentes. Este capítulo dá uma idéia do grande desenvolvimento alcançado no conhecimento da nutrição dos insetos.

W. R. Terra inicia "Digestão do alimento e suas implicações na biologia dos insetos" com uma discussão sobre filogenia e morfologia intestinal. O capítulo termina com uma bela exposição sobre a filogênese dos processos digestivos em algumas ordens de insetos.

Um capítulo brilhante é o de M. A. Pizzamiglio, "Ecologia das interações inseto/planta". Tivemos oportunidade de tratar este assunto nestes "Cadernos" (Cadernos de Saúde Pública, 4: 420, 1988). Porém, a exposição de Pizzamiglio é detalhada. Começa com a evolução das plantas e dos insetos na coluna geológica. Ao tratar das substâncias secundárias que protegem as plantas e que, depois, são usadas por alguns insetos para se defenderem, chega ao mimetismo batesiano descoberto na Amazônia por Henry Walter Bates.

Em um ambiente como o nosso, em que os pesquisadores gostam de trabalhar com muitos auxiliares, é bom lembrar que esse famoso naturalista viajante mordia ele mesmo as mariposas para saber quais dela tinham sabor agradável ou desagradável.

H. G. Fowler et al. encarregaram-se das formigas. Capítulo interessantíssimo, porém, como se observa em outras partes do livro, o seu entendimento exige um conhecimento razoável da entomologia. No final vem uma exposição sobre o emprego das formigas no controle das pragas e, também, sobre os estudos básicos que permitiram a fabricação de iscas formicidas.

Em "Ecologia nutricional de abelhas sociais", Ramalho et al. apresentam uma discussão muito interessante sobre os diversos tipos de alimentação.

"Ecologia nutricional de insetos sugadores de sementes", de A. R. Panizzi, é uma revisão feita por um grande especialista no assunto.

Em ecologia nutricional de parasitóides e predadores terrestres", M. A. Garcia dá uma visão panorâmica do conhecimento disponível sobre estes insetos. O autor aproveita para chamar a atenção para a necessidade de se modificar a atual estrutura dos agroecossistemas, isto é, extensas monoculturas.

Em "A ecologia nutricional e o manejo integrado de pragas", Panizzi & Parra, depois de discutirem as diversas técnicas usadas no manejo integrado, enfatizam a necessidade de serem desenvolvidos agroecossistemas mistos. Lembram que, nesses estudos, não se pode desprezar os conhecimentos adquiridos pelos produtores rurais.

A leitura deste livro leva a uma conclusão melancólica. Trata-se de atraso em que se encontra a entomologia médica. Temos a impressão de que nenhum destes capítulos poderia ser escrito para insetos de interesse médico.

Está na hora dos órgãos da saúde pública se interessarem pelo assunto.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br