DEBATE DEBATE

 

Debate sobre o artigo de Minayo & Sanches

 

Debate on the paper by Minayo & Sanches

 

 

Euclides Ayres de Castilho

Centro de Informação Científica e Tecnológica Fundação Oswaldo Cruz

 

 

Recebi a solicitação do editor da revista Cadernos de Saúde Pública, no sentido de comentar o artigo de Minayo & Sanches, em um momento muito particular. Sucedeu após ler pareceres de um periódico científico estado-unidense sobre um artigo de minha co-autoria, contendo comentários do tipo "paragraphes nos 2, 5, and 7 should be deleted", "writing could de tigher", etc. Dá para imaginar que é desnecessário, diante do impacto gerado pela espécie dos pareceres, enfatizar o aprazimento causado ao saber que a renomada Cadernos de Saúde Pública está contemplando distintas maneiras de se divulgar conhecimentos, reflexões e posturas científicas, que não só aquela baconiana, requerida pela quase totalidade dos corpos editoriais contemporâneos, baseada em falsas objetividade e neutralidade, nas quais vejo inseridos os citados pareceres.

Muitos já atentaram, no prédio de uma unidade de pesquisas em Ciências Sociais da Universidade de Chicago, uma placa com os seguintes dizeres do físico Kelvin: "if you cannot measure, your knowledge is meager and unsatisfactory". Esta assertiva certamente lá não estaria se dependesse do entender de Minayo & Sanches sobre a complementariedade entre o qualitativo e o quantitativo na compreensão da realidade social.

Pergunto, todavia, como e quando se passa a integração na área da Saúde Pública?

Profundamente anelo ver um desdobramento deste pontapé inicial de Minayo & Sanches especificamente dirigido para aquele domínio. Creio que a especificidade da complementariedade seria, então, melhor apreendida se fossem arrolados pleo menos três elementos, a saber: a natureza intelectual e intríseca das idéias sobre o objeto da Saúde Pública; seu contexto histórico e social; e as peculiaridades das pessoas que deram maiores contribuições para o campo. Foi deste modo que muito acrescentou-me a leitura do livro intitulado Quantification: a History of the Meaning of Measurements in the Natural and Social Sciences, editado por Harry Woolf (Indianapolis, 1961, The Bobbs - Merril Company Inc.).

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br