Principais Mosquitos de Importância Sanitária no Brasil. Rotraut A. G. B. Consoli & Ricardo L. de Oliveira Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1994. 228 p.

ISBN 85-85676-05-5 R$ 19,00

 

Trata-se de livro que objetiva, para os que se interessam em iniciar-se na especialidade, apresentar os elementos fundamentais do estudo dos mosquitos Culicidae. Nesse sentido preocupa-se, de início, com a morfologia externa e a biologia e a morfologia interna desses animais. A partir do Capítulo 3 e no total de cinco que compõem o livro, o texto é dedicado a classificação, identificação e o fornecimento de alguns dados sobre a biologia de espécies de interesse epidemiológico. Termina dedicando o Capítulo 5 à descrição de técnicas de estudo.

Obviamente, não se pode dizer que se trata de texto largamente abrangente, mas sim especializado em populações vetoras epidemiologicamente significantes no Brasil. Dentro do objetivo a que se propôs; constitui texto aproveitável e útil para estagiários de nível médio que se destinem à operacionalização de campanhas sanitárias de controle. Nesse sentido recomenda-se para laboratórios de saúde pública e mesmo para novos cursos de parasitologia de escolas médicas.

 

Oswaldo Paulo Forattini
Faculdade de Saúde Pública
Universidade de São Paulo

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br