ERRATUM

 

Arrais PSD, Barreto ML, Coelho HLL. Aspectos dos processos de prescrição e dispensação de medicamentos na percepção do paciente: estudo de base populacional em Fortaleza, Ceará, Brasil. Cad Saúde Pública 2007; 23:927-37.

A revista foi informada sobre o erro em trecho da página 930, não detectado em tempo pelos autores por ocasião da revisão da prova de prelo. O trecho correto é:

The journal has been advised of an error on page 930 which was not detected in time by the authors while reviewing the proof. The correct wording is:

Nos casos nos quais não ocorreu o repasse das informações/orientações por parte dos médicos, os pacientes, também, não tomaram a iniciativa de perguntar, na maioria das vezes (Tabela 3).

Com relação à data da última compra ou recebimento na farmácia, 41,5% dos indivíduos visitaram a farmácia/drogaria há menos de 30 dias da realização da entrevista; 15,0%, entre um e dois meses; 11,5%, entre dois e quatro meses; 5,2%, entre quatro e seis meses; e 13,0%, entre seis ou mais meses. Oito pessoas não lembraram a data da última visita, 63 não responderam às perguntas, 23 informaram que a compra ou recebimento era atribuição de outra pessoa, e 38 indivíduos referiram nunca terem ido à farmácia. Ao final, 833 pessoas responderam às questões sobre a última aquisição de medicamentos na farmácia ou drogaria.

Na Tabela 2, pode-se observar a distribuição dos dados relativos à experiência com a última dispensação de medicamentos na farmácia ou drogaria, de acordo com o local da dispensação, dispensação com apresentação de prescrição e perguntas sobre alergia anterior e uso de outros medicamentos.

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br