Roda viva

Há cerca três anos, recebi em minha sala no Icict (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fiocruz) uma inesperada visita do Carlos Coimbra Jr. com a surpreendente notícia de que estava se preparando para deixar a Editoria de CSP, função que desempenhou por 20 anos. Veio conversar e solicitar minha colaboração nessa transição. Passei então a meditar sobre a difícil tarefa de se buscar um substituto para alguém que me parecia insubstituível. Em pouco tempo, ficou claro que o modelo precisava ser mudado. Conversamos sobre a ideia de ter-se três Editores-Chefe, o que se transformou na melhor alternativa. Dali a alguns dias, Coimbra Jr. já tinha feito suas escolhas – seríamos três Editoras-Chefe mulheres. Convidou-me para participar do trio, o que aceitei com muito interesse, mas em caráter transitório, já que àquela altura eu também tinha 20 anos de CSP. Inicialmente, no Conselho Editorial e em seguida como Editora Associada. Para compor o trio convidou Marilia Sá Carvalho e Cláudia Medina Coeli. Pesquisadoras com experiências bem distintas, atuando em diferentes áreas da Saúde Coletiva, o que trouxe um pouco da diversidade do campo para a Editoria de CSP. Em curto tempo, já formávamos um grupo coeso de Editoras-Chefe completamente absorvidas pela nova e desafiante tarefa. Ganhamos imediatamente de Evangelina de Oliveira o inspirado acrônimo “mc2”.

Com a troca de posição para Editora-Chefe finalmente pude conhecer o processo editorial por completo. Os primeiros meses foram realmente intensos. Muitas conversas, leituras e discussões que resultaram na construção da base de nossa política editorial, expressa nos vários editoriais que publicamos juntas neste período, coloridos de rosa 11. Carvalho MS, Travassos C, Coeli CM. Um ano cor de rosa. Cad Saúde Pública 2013; 29:2365-7.. Trabalhar com Marilia e Cláudia foi sempre instigante, um imenso prazer. Um trabalho criativo e denso intelectualmente, voltado para a disseminação de uma ciência de qualidade, relevante e eticamente comprometida, na produção de uma revista capaz de atrair o interesse de nossos leitores, engajada com temas conjunturais da Saúde Coletiva e da política de saúde brasileira. Essas reflexões foram compartilhadas com um grande e competente grupo de Editores Associados, sendo que alguns deles são companheiros de CSP de longa data. As demandas geradas pelas expressivas mudanças ocorridas na publicação científica contemporânea, com destaque para a crescente mercantilização e o intenso uso de novas tecnologias, nos levaram a ampliar nosso escopo de atuação. Buscamos novas parcerias. Nesses anos participamos ativamente do processo coletivo que culminou na criação do Fórum de Editores Científicos da Fiocruz e do Portal de Periódicos da Fiocruz (http://periodicos.fiocruz.br/pt-br), e também do Fórum de Editores da Saúde Coletiva da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).

Durante todo esse tempo compartilhei meu trabalho com os Editores Assistentes e demais companheiros que cotidianamente fazem de CSP uma revista que se destaca pelo profissionalismo editorial e pela qualidade gráfica. Um convívio sempre agradável com pessoas comprometidas e que expressam orgulho pelo trabalho que realizam. Agora, minha atuação como Editora-Chefe está chegando ao fim. Nós, Editoras, programamos encerrá-la em setembro, exatamente quando completa três anos. Quisemos manter um trio feminino. Convidamos Kalu, a pesquisadora Luciana Dias de Lima do DAPS/Ensp (Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz). Ser sucedida por Kalu é sentir a roda da vida em movimento. Em várias oportunidades trabalhamos juntas, Kalu mais jovem e ainda em formação. Os anos passaram, o “ tempo rodou num instante... ” (trecho da canção Roda Viva de Chico Buarque). Kalu chega com muita determinação, energia, domínio do seu campo de conhecimento e compromisso com a Saúde Coletiva. Assim, a roda mantém-se viva, girando. O trio de Editoras-Chefe de CSP ganha nova energia e segue o seu importante trabalho.

Claudia Travassos
Editora

  • 1
    Carvalho MS, Travassos C, Coeli CM. Um ano cor de rosa. Cad Saúde Pública 2013; 29:2365-7.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Set 2015
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br