A autoria científica em CSP

Marcia Cristina Leal Cypriano Pietrukowicz Leandro Carvalho Carolina Krause Ribeiro Sobre os autores

Com o objetivo de informar autores e leitores, CSP utiliza este espaço para apresentar suas normas e políticas no que diz respeito à autoria de artigos científicos.

A autoria de publicações científicas é um tema com diversos aspectos para discussão: critérios para atribuição de autoria, aspectos éticos e morais, ordem dos autores, autor de correspondência etc.

O Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE; http://www.icmje.org) desenvolveu critérios de autoria para serem usados pelos periódicos das áreas de Medicina e de Saúde; tais critérios auxiliam os editores científicos a estabelecerem as normas e políticas de seus veículos. Os critérios estabelecidos pelo ICMJE 11. International Committee of Medical Journal Editors. Defining the role of authors and contributors. http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html (acessado em 17/Ago/2018).
http://www.icmje.org/recommendations/bro...
têm como base os seguintes pontos: “(1) contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho; (2) elaboração de versões preliminares do artigo ou revisão crítica de importante conteúdo intelectual; (3) aprovação final da versão a ser publicada; (4) concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas”.

Os autores são diretamente responsáveis pela elaboração e revisão do artigo em si. Pesquisadores que não atendem aos quatro pontos citados, tendo apenas colaborado na coleta de dados, transcrição das entrevistas, análise dos dados, supervisão de atividades, tarefas administrativas, entre outros, não devem receber crédito de autoria. Seus nomes devem ser indicados nos agradecimentos do artigo, como forma de reconhecimento pela contribuição no desenvolvimento da pesquisa que originou o trabalho. Assim, ao se preparar um artigo para submissão em uma revista científica, deve-se atentar para os aspectos éticos e morais relacionados à participação de cada indivíduo na elaboração do mesmo.

Outro ponto relevante nesta discussão é a ordem de autoria, cujas regras variam entre as diversas áreas acadêmicas. Enquanto algumas atribuem ao primeiro autor a responsabilidade pelo trabalho e ao último a supervisão ou coordenação da pesquisa, outras adotam a ordem alfabética para evitar conflito entre os autores 22. Marques F. Hierarquia complexa. Pesquisa FAPESP 2011; (184). http://revistapesquisa.fapesp.br/2011/06/19/hierarquia-complexa/ (acessado em 17/Ago/2018).
http://revistapesquisa.fapesp.br/2011/06...
. Para CSP, a ordem de autoria é de responsabilidade dos próprios autores. Esses devem chegar a um consenso e estabelecer critérios próprios.

Em CSP, o autor de correspondência é aquele responsável pela submissão do artigo e é com ele que o periódico entrará em contato durante o processo editorial. Ele é o responsável por informar aos demais autores sobre todas as etapas do processo de avaliação do artigo, inclusive o resultado final. De certa forma, ele também é responsável por adequar o artigo às normas da revista e assegurar que todas as informações contidas no manuscrito sejam preservadas, estejam precisas com os originais e em conformidade com todos os autores 33. Nassi-Calò L. Critérios de autoria preservam a integridade na comunicação científica. SciELO em Perspectiva 2018. https://blog.scielo.org/blog/2018/03/14/criterios-de-autoria-preservam-a-integridade-na-comunicacao-cientifica/#.W3a1oxgnZCU (acessado em 17/Ago/2018).
https://blog.scielo.org/blog/2018/03/14/...
. Deve estar disponível durante todo o processo de avaliação e, no caso de aprovação, também nas etapas subsequentes. Além disso, deve cumprir os prazos estabelecidos pelo Conselho Editorial 11. International Committee of Medical Journal Editors. Defining the role of authors and contributors. http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html (acessado em 17/Ago/2018).
http://www.icmje.org/recommendations/bro...
. Após a aprovação, receberá a comunicação de aceitação do artigo e a prova de prelo junto com as declarações a serem assinadas por todos os autores; durante esta etapa, caso seja necessário, será o responsável por dirimir as dúvidas de formatação. Ele é o elo de comunicação entre a equipe técnica de CSP e os demais autores, e deve estar atento às demandas e solicitações para não haver atrasos.

Por fim, por exigência das bases de indexação, CSP passará a requerer, para submissão e publicação, que todos os autores tenham registro na ORCID (Open Researcher and Contributor ID - ID Aberto de Pesquisador e Contribuidor) que é um identificador digital não proprietário, para a identificação exclusiva de cientistas, pesquisadores, autores acadêmicos e colaboradores. É uma organização sem fins lucrativos com o suporte de uma comunidade global de membros organizacionais, que incluem editoras, grupos de pesquisa, financiadores, associações de profissionais e outras organizações com interesse em pesquisa. “A ORCID fornece um identificador digital persistente que a diferencia de qualquer outro pesquisador e, através da integração em fluxos de trabalho de pesquisa chave, como manuscritos e solicitações de bolsas, suporta a conexão automática entre você e suas atividades profissionais, garantindo que seu trabalho seja reconhecido44. ORCID. Conectando pesquisas e pesquisadores. https://orcid.org/ (acessado em 17/Ago/2018).
https://orcid.org/...
. O autor deve entrar no site e efetuar o passo a passo para registro. O identificador gerado será o seu registro que poderá ser usado para diversos fins, como publicações (evitando autores homônimos), financiamentos etc.

Sabemos das especificidades de cada área no que se refere à autoria em artigos científicos, mas buscamos uma conformidade e valorização àqueles que realmente merecem os créditos e méritos de serem autores de um artigo científico publicado em uma revista de grande circulação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Nov 2018
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br