Microdatasus: pacote para download e pré-processamento de microdados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS)

Microdatasus: a package for downloading and preprocessing microdata from Brazilian Health Informatics Department (DATASUS)

Microdatasus: paquete para descarga y pre-procesamiento de microdatos del Departamento de Informática del SUS (DATASUS)

Raphael de Freitas Saldanha Ronaldo Rocha Bastos Christovam Barcellos Sobre os autores

Resumos

O objetivo do estudo foi desenvolver um algoritmo capaz de realizar o download e o pré-processamento de microdados fornecidos pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS) para diversos sistemas de informações em saúde para a linguagem de programação estatística R. O pacote desenvolvido permite o download e o pré-processamento de dados de diversos sistemas de informação em saúde, com a inclusão da rotulagem dos campos categóricos nos arquivos. A função de download foi capaz de acessar diretamente e reduzir o volume de trabalho para a seleção de arquivos e variáveis de microdados junto ao DATASUS. Já a função de pré-processamento foi capaz de efetuar a codificação automática de diversos campos categóricos. Dessa forma, a utilização desse pacote possibilita um fluxo de trabalho contínuo no mesmo programa, no qual esse algoritmo permite o download e o pré-processamento, e outros pacotes do R permitem a análise de dados dos sistemas de informação em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Palavras-chave:
Software; Processamento Eletrônico de Dados; Sistemas de Informação em Saúde


This study aimed to develop an algorithm for downloading and preprocessing microdata furnished by the Brazilian Health Informatics Department (DATASUS) for various health information systems, using the R statistical programming language. The package allows downloading and preprocessing data from various health information systems, with the inclusion of labeling categorical fields in the files. The download function was capable of directly accessing and reducing the workload for the selection of microdata files and variables in DATASUS, while the preprocessing function enabled automatic coding of various categorical fields. The package thus enables a continuous workflow in the same program, in which the algorithm allows downloading and preprocessing and other packages in R allow analyzing data from the health information systems in the Brazilian Unified National Health System (SUS).

Keywords:
Software; Electronic Data Processing; Health Information Systems


El objetivo del estudio fue desarrollar un algoritmo capaz de realizar la descarga y pre-procesamiento de microdatos, proporcionados por el Departamento de Informática del SUS (DATASUS), para diversos sistemas de información en salud, así como para el lenguaje de programación estadístico R. El paquete desarrollado permite la descarga y preprocesamiento de datos de diversos sistemas de información en salud, con la inclusión del rótulo de los campos categóricos en los archivos. La función de descarga se mostró capaz de acceder directamente y reducir el volumen de trabajo para la selección de archivos y variables de microdatos a través del DATASUS, mientras que la función de pre-procesamiento fue capaz de efectuar la codificación automática de diversos campos categóricos. De esta forma, la utilización de este paquete posibilita un flujo de trabajo continuo en el mismo programa, donde este algoritmo permite la descarga y preprocesamiento y otros paquetes del R permiten el análisis de datos de los sistemas de información en salud del Sistema Único de Salud (SUS).

Palabras-clave:
Programas Informáticos; Procesamiento Automatizado de Datos; Sistemas de Información en Salud


Introdução

A melhoria dos sistemas de saúde e de seus processos de decisão depende fortemente da produção de dados sobre o seu funcionamento 11. Handley K, Boerma T, Victora C, Evans TG. An inflection point for country health data. Lancet Glob Health 2015; 3:e437-8.. No Brasil, após a Constituição Federal de 1988 ter estabelecido o Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) em 1991 visando à coleta e organização de dados referentes ao SUS 22. Ministério da Saúde. DATASUS: trajetória 1991-2002. Brasília: Ministério da Saúde; 2002..

Os sistemas de informação em saúde mantidos pelo DATASUS, ou em colaboração com ele, cobrem diversos aspectos da saúde populacional. Alguns são de natureza epidemiológica, como o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), que utilizam dados dos cartórios. Já outros sistemas têm objetivos administrativos, como o Sistema de Internações Hospitalares (SIH) e o Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), usando dados provenientes diretamente da assistência à saúde. Mesmo os sistemas de informação de origem administrativa e financeira contêm dados relevantes acerca da situação de saúde brasileira 33. Bittencourt SA, Camacho LAB, Leal MC. O Sistema de Informação Hospitalar e sua aplicação na saúde coletiva. Cad Saúde Pública 2006; 22:19-30..

A disseminação desses dados é realizada pelo DATASUS por meio de duas interfaces oferecidas aos usuários: TabNet e TabWin 44. Silva NP. A utilização dos programas TABWIN e TABNET como ferramentas de apoio à disseminação das informações em saúde [Dissertação de Mestrado]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz; 2009.. O TabNet é uma interface de produção de tabelas de dados agregados por meio do acesso a microdados contidos nos seus servidores de dados. Ele também possibilita a consulta de dados e indicadores de diferentes sistemas de informação em saúde agregados em unidades de tempo ou unidades geográficas.

O TabWin é uma interface de acesso do tipo “cliente”, que permite a leitura dos arquivos de microdados do DATASUS disponibilizados no formato DBC. A utilização dos microdados anonimizados disponibilizados pelo DATASUS permite a realização de pesquisas com maior flexibilidade e detalhamento por parte do usuário por não estarem agregados em unidades preestabelecidas de tempo ou região.

Contudo, o TabWin apresenta algumas limitações 44. Silva NP. A utilização dos programas TABWIN e TABNET como ferramentas de apoio à disseminação das informações em saúde [Dissertação de Mestrado]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz; 2009.,55. Jorge MHPM, Laurenti R, Gotlieb SLD. Avaliação dos sistemas de informação em saúde no Brasil. Cad Saúde Colet (Rio J.) 2010; 18:7-18.. Dentre elas, pode-se mencionar que ele pode ser executado apenas em um sistema operacional (Microsoft Windows) e não oferece a opção de download direto dos microdados, que devem ser baixados e organizados previamente pelo usuário. Além disso, a análise de dados no TabWin é limitada e precisa ser realizada em pacotes estatísticos dedicados.

Como alternativa à interface ao TabWin e superando algumas de suas limitações, este trabalho desenvolveu e disponibilizou um pacote para o programa estatístico R (http://www.r-project.org), com funções de download e pré-processamento de microdados do DATASUS. Ainda que o R apresente uma curva de aprendizado árdua, considera-se que esta dificuldade inicial é recompensada pela gama de possibilidades de manipulação e análise de dados que o programa permite.

Métodos

O programa estatístico R é uma linguagem de programação versátil, que permite desde a manipulação de dados à sua análise por meio de métodos estatísticos.

A quantidade e finalidade dos comandos ou funções do R podem ser livremente ampliadas pela criação de novos pacotes de funções. O algoritmo desenvolvido foi disponibilizado num pacote denominado microdatasus, seguindo as recomendações de desenvolvimento de pacotes 66. Wickham H. R packages: organize, test, document, and share your code. Sebastopol: O'Reilly; 2015.. Ele oferece funções para o download e o pré-processamento de microdados disponibilizados pelo DATASUS.

Instalação do pacote

O pacote pode ser instalado por meio de seu repositório no website GitHub (https://github.com/). Com o pacote devtools previamente instalado no R, o pacote microdatasus pode ser instalado da seguinte forma:

Função fetch_datasus

Para o acesso, download e leitura dos arquivos de microdados no formato DBC foi desenvolvida a função fetch_datasus. Após especificar à função qual sistema de informação em saúde e qual a cobertura no tempo desejada, ela realiza o download dos respectivos microdados disponíveis no website do DATASUS (http://datasus.saude.gov.br/). A importação dos dados é realizada utilizando-se, internamente, o pacote read.dbc (https://CRAN.R-project.org/package=read.dbc).

A função apresenta a seguinte estrutura básica:

Onde year_start é o ano do início da cobertura dos dados; month_start é o mês do início da cobertura dos dados; year_end é o ano do fim da cobertura dos dados; month_end é o mês do fim da cobertura dos dados; uf é a lista das Unidades Federativas que devem ser baixadas, informadas por intermédio de suas siglas oficiais [p.ex.: uf = c(“RJ”, “MG”, “SP”)]; information_system é a sigla do sistema de informação de saúde que deve ser acessado; e vars é a lista de variáveis que deve ser mantida após o download. Por padrão, a função mantém todas as variáveis encontradas nos microdados.

Em sua versão atual, a função fetch_datasus permite o download e a leitura dos arquivos de microdados dos sistemas SIM, SINASC, SIH, CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde) e SIA, conforme o Quadro 1.

Quadro 1
Sistemas de informação, subdivisões, siglas e períodos de cobertura.

Cabe destacar que os argumentos relativos à época de cobertura dos dados (year_start, month_start, year_end e month_end) são referentes aos anos e meses de processamento dos casos pelo DATASUS. Por exemplo, óbitos ocorridos em dezembro de 2017 podem ser encontrados em arquivos de dezembro de 2017 e janeiro de 2018.

Os argumentos month_start e month_end são aplicados no download de dados dos sistemas de informação cujos arquivos de microdados são mensais, conforme Quadro 1.

A utilização do argumento vars pode ser de interesse quando pretende-se aplicar a função em um grande período temporal ou grande abrangência regional de cobertura, o que resulta em um grande número de registros. Para poupar recursos computacionais nesse caso, pode-se limitar o número de variáveis de interesse por meio do argumento vars, reduzindo o tamanho final do data.frame.

Cabe destacar que o download dos arquivos de microdados são realizados para uma pasta temporária do R no computador cliente e eliminados após a execução da função.

Funções de pré-processamento

Foram criadas funções de pré-processamento específicas para cada sistema de informação em saúde. Essas funções realizam o tratamento dos campos de acordo com o sistema de informação em saúde obtido, convertendo cada variável ao seu formato correto (texto, número inteiro, número decimal ou categórico) e imputando rótulos dos campos categóricos.

A versão atual do pacote permite o pré-processamento do SIM (todas as subdivisões), SINASC e SIH-RD, conforme o Quadro 2.

Quadro 2
Sistemas de informação e funções de pré-processamento.

Os argumentos dessas funções são: data (objeto criado com a função fetch_datasus); municipality_data (enriquecimento dos dados referentes ao município de residência); e information_system (sistema de informações em saúde específico).

O argumento municipality_data acrescenta informações referentes ao município de residência do caso, como o nome do município, nome da Unidade Federativa, latitude, longitude da sede administrativa e área territorial.

O argumento information_system existe apenas na função dedicada a dados do SIH. Atualmente, essa função suporta apenas dados do SIH-RD, e toma esse argumento como padrão. Futuramente, a função será expandida para suportar arquivos de outros subsistemas do SIH.

A rotulagem dos campos categóricos é a tarefa principal dessa função. As informações referentes aos códigos dos campos categóricos foram obtidas baseando-se nos arquivos de definição (extensão DEF) criados para o aplicativo TabWin. Destaca-se que algumas variáveis de alguns sistemas não são contempladas por esses arquivos de definição do TabWin, não permitindo assim a rotulagem dessas variáveis.

Os esquemas de rotulagem completos estão documentados detalhadamente na página do projeto, acessível em https://github.com/rfsaldanha/microdatasus.

Resultados

A utilização das duas funções contempladas no pacote microdatasus permitiu realizar o download e o pré-processamento conforme observa-se:

Foram encontradas 1.227.039 declarações de óbitos no Brasil para o período, compondo um banco de dados com 103 variáveis. Dessas declarações, 532.362 óbitos foram do sexo feminino e 693.922 do sexo masculino. Sobre raça/cor, 51,24% dos óbitos foram identificados como de pessoas da cor branca e 4,93% não continham informações.

Foram encontradas 261.076 declarações de óbitos para o Estado do Rio de Janeiro no período especificado. Além das três variáveis selecionadas na consulta, outras oito variáveis foram adicionadas sobre o município de residência com a função process_sim, em que o argumento municipality_data é verdadeiro por padrão.

Foram encontrados 1.147.627 declarações de nascidos vivos na Região Sudeste para os arquivos processados no ano de 2013. Nota-se que 99,43% desses nascimentos ocorreram em hospitais.

Foram encontradas 5.722.339 Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) no Brasil para o primeiro semestre de 2014. Dessas, 6,37% foram classificadas como de alta complexidade.

Discussão

A criação deste pacote tornou possível o acesso aos dados dos sistemas de informação em saúde mantidos pelo DATASUS diretamente por meio do programa R. Isso torna possível a adoção de um fluxo de trabalho linear, sem a necessidade de utilização de diferentes programas para aquisição, pré-processamento e análise de dados, dando celeridade e otimizando o processo de trabalho e a organização dos dados pelo usuário.

Políticas sobre dados abertos em entidades governamentais estão sendo amplamente discutidas atualmente e pode-se afirmar que o Ministério da Saúde, por intermédio do DATASUS, detém ampla experiência neste quesito, demonstrando um inegável pioneirismo na disseminação de dados em um sistema de cobertura universal.

Melhorias e modernizações são possíveis nos mecanismos de disseminação desses dados 55. Jorge MHPM, Laurenti R, Gotlieb SLD. Avaliação dos sistemas de informação em saúde no Brasil. Cad Saúde Colet (Rio J.) 2010; 18:7-18., como na documentação dos arquivos, metadados, estratégias de versionamento e melhor distinção entre data de processamento e real data do evento. Isso vem reforçar a necessidade de manutenção e investimento nos sistemas de informação em saúde para o conhecimento amplo e incondicional das condições de saúde da população brasileira.

Agradecimentos

Este artigo é parte integrante da tese de doutorado vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), intitulada Da Aquisição a Visualização de Dados: Aplicações do Processo KDD em Saúde. O presente trabalho foi em parte financiado pela Fiocruz.

Referências

  • 1
    Handley K, Boerma T, Victora C, Evans TG. An inflection point for country health data. Lancet Glob Health 2015; 3:e437-8.
  • 2
    Ministério da Saúde. DATASUS: trajetória 1991-2002. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.
  • 3
    Bittencourt SA, Camacho LAB, Leal MC. O Sistema de Informação Hospitalar e sua aplicação na saúde coletiva. Cad Saúde Pública 2006; 22:19-30.
  • 4
    Silva NP. A utilização dos programas TABWIN e TABNET como ferramentas de apoio à disseminação das informações em saúde [Dissertação de Mestrado]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz; 2009.
  • 5
    Jorge MHPM, Laurenti R, Gotlieb SLD. Avaliação dos sistemas de informação em saúde no Brasil. Cad Saúde Colet (Rio J.) 2010; 18:7-18.
  • 6
    Wickham H. R packages: organize, test, document, and share your code. Sebastopol: O'Reilly; 2015.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Set 2019
  • Data do Fascículo
    2019

Histórico

  • Recebido
    20 Fev 2019
  • Revisado
    01 Maio 2019
  • Aceito
    17 Jun 2019
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br