Preprints em CSP

Luciana Dias de Lima Marilia Sá Carvalho Luciana Correia Alves Sobre os autores

Os preprints são artigos contendo relatos de pesquisa acadêmica ainda não validados por pares nem aprovados para publicação em periódico científico. Disponibilizados em sistemas de acesso aberto (denominados repositórios ou servidores), eles permitem acelerar o processo de comunicação e divulgação de informações. Os servidores foram projetados para ampliar o envolvimento da comunidade acadêmica, cujas críticas e sugestões podem contribuir para o aprimoramento do manuscrito, antes mesmo da sua submissão formal e publicação em revista científica. Adicionalmente, artigos depositados em repositórios preprints possuem registro de DOI (digital object identifier), que assegura a autoria e permite sua citação.

O artigo de Camargo Jr. & Coeli 11. Camargo Jr. KR, Coeli CM. The challenge of preprints for public health. Cad Saúde Pública 2022; 38:e00168222., publicado neste fascículo, aborda as vantagens e desvantagens dos preprints, bem como as controvérsias da literatura sobre o tema. Os autores destacam os possíveis benefícios da divulgação rápida, em acesso aberto, de conteúdo científico relevante, mas também os riscos de difusão de trabalhos com baixa qualidade e seus possíveis impactos negativos na saúde da população.

CSP é uma revista que garante o acesso público e gratuito de todo seu acervo para o público leitor, parte essencial dos princípios da Ciência Aberta. Além disso, CSP reconhece a importância dos preprints no cenário da publicação científica da atualidade e, desde 2020, aceita artigos depositados previamente em repositórios de preprints não comerciais (p.ex.: arXiv, bioRxiv, medRxiv, Zenodo e SciELO Preprints), antes da submissão à revista ou durante o processo de avaliação por pares.

Nessas duas situações, é necessário que o autor comunique à equipe editorial do periódico e informe o nome do servidor de preprints e o DOI atribuído ao artigo 22. Cadernos de Saúde Pública. Instrução para autores. http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/submissao/instrucao-para-autores (acessado em 10/Out/2022).
http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/subm...
. Entretanto, a prática de publicação em servidor de preprints de artigo já aprovado em CSP não é recomendada. Nesse caso, a participação da comunidade científica debatendo com o autor não contribuirá para o aperfeiçoamento do artigo e a duplicidade de DOI pode prejudicar os autores e o periódico.

Além disso, a partir de 2022, o tempo entre aprovação e publicação dos artigos diminuiu consideravelmente (Figura 1). Atualmente, o tempo médio de publicação pós-aprovação é de cerca de dois meses - rápido, portanto.

Figura 1
Tempo entre aprovação e publicação de artigos em CSP, janeiro de 2020 a outubro de 2022.

Ressalta-se que o depósito do artigo em servidor de preprints é uma decisão do autor. Cabe, entretanto, observar as implicações para o sistema duplo-cego de revisão por pares, adotado por CSP, uma vez que torna possível a identificação da autoria.

Diversos aspectos e requisitos para o avanço das práticas abertas e do compartilhamento do conhecimento integram o debate contemporâneo da publicação científica, por exemplo, a avaliação por pares aberta e a disponibilização das bases de dados utilizadas nos artigos. CSP vêm fazendo um processo cuidadoso, bem fundamentado, procurando, sempre, na interação com as necessidades do campo da Saúde Pública/Saúde Coletiva, aprimorar o processo de comunicação científica.

_____

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Nov 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    10 Out 2022
  • Aceito
    10 Out 2022
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@ensp.fiocruz.br