NOTAS BREVES

 

Didática no Ensino Superior*

 

 

Miriam Celí Pimentel Porto Foresti; Maria Lúcia Toralles Pereira

Departamento de Educação, Instituto de Biociências, UNESP/Botucatu, email: foresti@laer.com.br, toralles@laser.com.br

 

 


Palavras-chave: didática; pedagogia; ensino superior; hipermídia.


 

 

Didática no Ensino Superior, em hipermídia1, representa uma síntese provisória de nossas experiências e reflexões sobre a prática docente na universidade e sobre o uso pedagógico de novas tecnologias de comunicação. Como síntese materializada em um CD-ROM, pretende ser uma contribuição aos profissionais que, oriundos de diferentes áreas do conhecimento, desempenham ou virão a desempenhar o papel de educadores, construindo seu caminho na prática cotidiana da sala de aula da universidade.

Trabalhando a partir da diversidade de nossas próprias experiências pessoais, ambas com a formação do educador, em diferentes níveis de ensino, numa interface entre educação e comunicação, também nós temos construído nosso caminho. E, nessa trajetória, a vivência de situações quase sempre conflituosas estimulou questionamentos, levando-nos a reorganizar teorias e a elaborar algumas sínteses. O compromisso com a Didática2 e a Pedagogia3, dentro e fora da sala de aula, sempre esteve implícito, em experiências e estudos sobre formação docente, metodologia de ensino, relação professor-aluno, paradigmas de interpretação da realidade, construção de conhecimento, meios de comunicação, ética. Em síntese, o envolvimento com o trabalho pedagógico, formativo.

Nos últimos anos, a possibilidade de uma convivência conjunta na universidade, trabalhando com profissionais de diferentes áreas e departamentos, em atividades de assessoria pedagógica, cursos de formação pedagógica e parceria nos Conselhos de Curso, levou-nos a concentrar nossas atividades de pesquisa em duas questões centrais, presentes nos trabalhos que passamos a realizar: educação continuada e interface comunicação e educação.

Didática no Ensino Superior, em hipermídia, é um dos resultados da articulação dessas questões e da reconstrução conjunta de teorias e práticas individuais.

Comprometidas, assim, com o processo formativo e abertas aos desafios e às possibilidades de um caminhar juntas, explicitando cada vez mais nossas diferenças, retomamos um projeto individual de utilização de sistemas hipermídia em educação e consolidamos o processo de já há algum tempo ensaiado.

O objetivo de produzir um material hipermídia foi articular ensino presencial com ensino mediatizado pelo computador, explorando as características particulares deste tipo de "software"- estrutura não linear de navegação, integração de diferentes mídias, interatividade - para veicular informações relevantes sobre teoria da educação e teoria de ensino, trabalhadas durante as aulas das disciplinas pedagógicas na pós-graduação.

Tendo como metáfora de interface com o usuário a idéia de caminho em construção, o programa foi delineado para ter uma estrutura de navegação composta, prevendo tanto situações de navegação pré-determinada, ramificada, quanto a possibilidade do usuário navegar livremente pelo sistema, a partir do Menu Principal, após as telas de apresentação. Este inclui quatro nós-âncora4 de navegação, todos integrando texto, imagem e som.

Além do acesso aos Créditos do Programa, à Biblioteca e ao Editorial, que sintetiza a história do projeto, em cada tela o usuário do sistema dispõe livremente das ferramentas Anotar, Imprimir, Retorno, Menu Principal e Sair.

Como síntese mais elaborada, mas sempre provisória, incorporando outros projetos5 e consolidando antigas e novas parcerias, Didática em hipermídia pretende favorecer a troca de idéias e a discussão coletiva em torno da formação pedagógica e da prática docente na universidade, em uma proposta de educação continuada mais abrangente, pautada por um processo aberto e interativo, tendo o computador como uma das mediações pedagógicas.

 

 

* Projeto desenvolvido mediante convênio Pró-Reitoria de Graduação/UNESP e IBM do Brasil
1 combinação interativa de múltiplas mídias - texto, som, imagem - sob a monitoração do computador
2 ramo da ciência pedagógica, cujo objeto de estudo é o processo de ensino e suas múltiplas determinações. Caracteriza-se como mediação entre "o que", "como" e "para que" desse processo com a intenção de promover o encontro formativo entre o aluno e a matéria de ensino. Explicita o vínculo entre teoria do ensino e teoria do conhecimento.
3 campo de conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação intencional, investigando os fatores que contribuem para a formação do homem, os processos e os meios dessa formação. Os resultados desta investigação servem de orientação à ação educativa, determinando princípios e formas de atuação, que dão direção à atividade de educar.
4 contexto caminhos da prática a práxis como caminho novos caminhos
5 Na intenção de contribuir para a compreensão crítica das articulações entre as concepções e as ações pedagógicas de profissionais de diferentes áreas, articulamos os conteúdos de Pedagogia e Didática em uma única disciplina, trabalhando com uma metodologia alicerçada na idéia de conhecimento como construção e comunicação de significados, propostas que possibilitaram, inclusive, a edição da revista Interface, com a consolidação de novas e importantes parcerias.

UNESP Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br