APRESENTAÇÃO
Nesta edição de número 18 completamos nossa "maioridade", mas experimentamos uma triste e dura perda. Deixou-nos Maria Lúcia Toralles Pereira, editora e criadora desta revista, nossa amiga e parceira de jornada ininterrupta de experimentação e criação editorial.
Nos dois últimos anos, mesmo em tratamento, Lúcia manteve-se envolvida em um dos trabalhos que mais lhe faziam brilhar os olhos: pensar e discutir cada novo projeto da Interface. Com cuidado e esmero, a cada nova edição estabelecia um diálogo entre produção de conhecimento, ciência, pensamento e arte, mediante singular articulação gráfico-textual. Com genuína alegria, partilhava esta construção com os outros parceiros de trabalho, fazendo brotar, de sua delicadeza, a leveza e a força que sempre nutriram nosso projeto editorial.
Inúmeras obras e seus criadores estiveram presentes em diferentes edições da revista; em outras, foram "antropofagicamente" apropriadas, como nas primeiras seis capas, criadas por Lúcia (em parceria com Ricardo Teixeira) e inspiradas em Mondrian. Nesta edição, Lúcia é nossa artista convidada para expor seu tempo de criação e ajudar-nos a reinventar sobre seus sonhos. Sua marca, presente na capa e nas imagens deste número, aparece, também, na seção Criação. Pensada por Mariângela Quarentei e composta por Adriana Ribeiro, traz um mosaico de fecundas e múltiplas vivências _ como arte-educadora, docente, pesquisadora, editora _ todo o tempo perpassadas pela contagiante alegria do Criar.
Convidamos para a leitura dessa síntese criativa e dos demais trabalhos que compõem esta edição, com temas de interesse, como a formação em saúde, o papel do livro na difusão do conhecimento e a dimensão política das práticas de saúde.
Com o número 18 fechamos o volume 9 da revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação que, excepcionalmente, circulou com três edições neste ano de 2005. Em 2006, de volta à periodicidade semestral, passará a circular nos meses de junho e dezembro. Já em 2007, dado o aumento expressivo de trabalhos recebidos para avaliação, esperamos circular com periodicidade quadrimestral (abril, agosto e dezembro).
Os editores