EDITORIAL

 

 

Encerramos o ano de 2009 com um crescimento de 75% no total de submissões recebidas (717) em relação a 2008. Esta evolução exigiu um grande esforço do corpo editorial no julgamento de mérito científico dos manuscritos frente aos limites de publicação de nosso periódico. A despeito disto, temos conseguido reduzir o tempo decorrido entre submissão e publicação, em função tanto da adoção de pré-avaliação de todas as submissões recebidas, quanto pelo uso do sistema Scielo Submission de gerenciamento eletrônico dos processos. A pré-avaliação imprimiu, também, maior agilidade no processo de avaliação com a redução do volume de artigos em julgamento.

Buscando aprimorar nosso trabalho editorial, no próximo ano Interface iniciará a pré-publicação (ahead of print) dos manuscritos já aprovados na biblioteca SciELO, permitindo uma maior difusão junto à comunidade científica e, com a atribuição de um número doi, o imediato e correto registro das citações recebidas. Ainda como iniciativa para ampliar o acesso, especialmente o internacional, os autores cujos artigos aprovados foram submetidos em português ou espanhol serão convidados a apresentar o texto em inglês para publicação na versão eletrônica da revista. Esses manuscritos também serão incluídos na Biblioteca Scielo Social Sciences, como tem sido feito desde 2006. É interessante informar que, recentemente, artigo publicado pela Interface dentro da Scielo Social Sciences foi convidado a integrar coletânea publicada em inglês por editora universitária da Índia, que tomou conhecimento do mesmo nessa Biblioteca, o que reforça a relevância deste espaço de difusão internacional de nossos periódicos.

O aumento das submissões e publicação de artigos de autores vinculados a instituições estrangeiras (6% do total de artigos publicados em 2009) é, também, resultado da visibilidade alcançada pelas Biblioteca Scielo Brasil e Scielo Social Sciences.

Visando dar continuidade ao esforço de internacionalização de nosso periódico, para o próximo ano buscaremos conquistar a indexação de Interface em novas bases de dados.

Todas essas informações indicam que 2010 será mais um ano de muito trabalho para o Corpo Editorial da revista e todos os nossos colaboradores! E, esperamos, de novas conquistas!

 

Os editores

UNESP Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br