EDITORIAL

 

Interface: um projeto em movimento

 

 

Iniciamos 2013 fazendo um balanço parcial do que anunciávamos, há um ano, como metas deste periódico para o biênio 2012-2013.

O novo sítio da Interface na web já "está no ar" <www.interface.org.br>, permitindo acesso à versão fac-símile à impressa de cada fascículo publicado, que pode ser folheada na tela ou lida no tablet. Nossa página está também integrada às redes sociais – Facebook, Twitter e Blog – recém-criadas para implementar a comunicação da revista com leitores e colaboradores. É possível, ainda, navegar em algumas seções da Interface - Dossiê, Debates, Entrevistas e Criação – explorando o que foi publicado ao longo destes 16 anos. O novo design é a expressão do esforço da equipe editorial de Interface, desde seu projeto original, de abrir espaço para outras formas de expressão com maior liberdade formal e diálogo com as artes de um modo geral.

Outra mudança implementada refere-se ao uso, desde o início deste ano, de um novo sistema de gerenciamento editorial online o ScholarOne, da Thomson Reuters, mediante parceria oferecida pela Biblioteca SciELO Brasil, como parte de seus relevantes esforços de qualificação do processo editorial dos periódicos brasileiros. Nele, a submissão de manuscritos e os procedimentos para avaliação de mérito científico são bem mais simples e esperamos reduzir o tempo requerido de nossos colaboradores e tornar mais ágil o gerenciamento online dos editores. Atualmente, um dos maiores desafios dos editores de periódicos científicos brasileiros (depois do financiamento) é receber, do avaliador ad hoc, um parecer de qualidade e em tempo hábil. Com o ScholarOne os editores terão ferramentas para buscarem revisores entre os autores ativos, prática muito utilizada por periódicos internacionais, bem como para a produção de relatórios para a análise das diferentes etapas do processo de avaliação do mérito científico. O uso do sistema SciELO Submission para novas submissões foi encerrado em novembro de 2012 e será utilizado pela revista até a conclusão dos processos em andamento.

Por fim, mas não menos importante, decidimos encerrar a publicação da Interface em sua versão impressa em papel, a partir deste fascículo, disponibilizando em seu lugar, a mesma versão em formato digital, com opção de download para leitura em tablet. Esta deliberação, fruto de debate interno e do reconhecimento da tendência atual dos periódicos científicos pela adoção de versão eletrônica, visa reduzir custos que serão aplicados em outra de nossas metas para este biênio: a ampliação do número de artigos publicados em língua inglesa. Com isto esperamos alcançar maior difusão internacional do que é publicado na Interface, contribuindo com o esforço de nossa comunidade científica de ampliar o debate sobre nossa produção. Com muitas mudanças anunciadas para 2013, convidamos nossos colaboradores a participarem dos suplementos temáticos propostos: "A educação popular em saúde no Sistema Único de Saúde" (parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde - SGEP/MS) e "Apoio Institucional" (parceria com a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde -PNH/MS). As submissões estão abertas até 30 de abril.

Mais informações em nosso Blog: <http://revistainterface.blogspot.com.br/2013/ 02/suplemento-educacao-popular-em-saude-no.html> e <http://revistainterface.blogspot.com.br/2013/ 02/suplemento-apoioinstitucional.html>.

 

Antonio Pithon Cyrino
Lilia Blima Schraiber
Miriam Foresti
Editores

UNESP Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br