Complicações neurais e incapacidades em hanseníase em capital do nordeste brasileiro com alta endemicidade

Ana Eugênia Ribeiro de Araújo e Araújo Dorlene Maria Cardoso de Aquino Isabela Maria Bernardes Goulart Silma Regina Ferreira Pereira Ivan Abreu Figueiredo Humberto Oliveira Serra Poliana Cristina de Almeida Fonseca Arlene de Jesus Mendes Caldas Sobre os autores

Resumo

INTRODUÇÃO:

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, que se manifesta por sinais e sintomas dermatoneurológicos.

OBJETIVO:

investigar as complicações neurais e o grau de incapacidades físicas nos olhos, mãos e pés antes e após o tratamento, bem como o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes acometidos pela hanseníase.

MÉTODO:

Estudo epidemiológico do tipo longitudinal constituído por 155 pacientes com hanseníase, a partir da demanda espontânea, diagnosticados no período de março de 2010 a fevereiro de 2011 e tratados com poliquimioterapia (PQT) entre março de 2010 a julho de 2012, em um programa de eliminação da hanseníase, no município de São Luís (MA).

RESULTADOS:

Antes do tratamento, 46,5% dos pacientes apresentaram forma dimorfa, 51,6% possuíam alguma alteração nos olhos e 52,3% nos pés, sendo o nervo radial (18,7%) o mais acometido. Houve diferença estatisticamente significante entre as complicações do nervo radial no inicio e após o tratamento.

CONCLUSÕES:

Evidenciou-se a presença do diagnóstico tardio, posto que alguns pacientes já apresentavam complicações neurais e incapacidades físicas antes do tratamento.

Hanseníase; Terapêutica; Pessoas com incapacidade; Mycobacterium leprae; Degeneração neural; Epidemiologia


INTRODUÇÃO

A hanseníase ainda é considerada um grave problema de saúde pública, nos países em desenvolvimento. Em 2011, registrou-se no Brasil um coeficiente de detecção alto, de 15,88/100 mil habitantes, segundo parâmetros do Ministério da Saúde (MS)1. Ministério da Saúde. Distribuição da Hanseníase no Brasil. Brasília: Secretaria de Vigilância em Saúde; 2012.. O Maranhão, em 2011, apresentou detecção geral de 56,0/100 mil habitantes, sendo classificado como estado hiperendêmico. A prevalência chegou a 8,5/10 mil habitantes e suas taxas médias de detecção superaram a média do Nordeste e do Brasil2. Maranhão. Secretaria de Estado da Saúde. Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças. Programa de Controle da Hanseníase. Relatório da Secretaria de Estado da Saúde. São Luis; 2011.. O alcance da eliminação da hanseníase não tem sido fácil em algumas regiões, devido à complexidade da doença3. Lockwood DNJ, Suneetha S. Leprosy: too complex a disease for a simple elimination. Bull World Health Organ 2005; 83(3): 230-5..

A hanseníase caracteriza-se como uma doença infectocontagiosa crônica, com grande potencial incapacitante, cujo agente etiológico é a bactéria Mycobacterium leprae e cuja via de transmissão é o contato direto4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hanseníase: descrição da doença. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.. Caracteriza-se por acometimento dermatoneurológico, como lesões na pele e nervos periféricos de olhos, membros superiores e inferiores. Apresenta variadas formas clínicas que são determinadas de acordo com níveis de resposta imune celular a bactéria Mycobacterium leprae, classificadas como: indeterminada, tuberculoide, dimorfa e virchowiana5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Área Técnica de Dermatologia Sanitária. Hanseníase: atividades de controle e manual de procedimentos. Brasília, DF; 2007..

Quando diag nosticada e tratada tardiamente, pode gerar gra ves consequências, como incapacidades físicas nas mãos, pés e olhos resultantes do comprometimento dos nervos periféricos. Na evolução natural da doença, ocorrem inicialmente complicações da sen sibilidade térmica: hiperestesia, seguidas de hipoestesia e, após algum tempo, anestesia. Em seguida, ocorre perda progressiva da sensibilidade dolorosa e, por último, da tátil6. Goulart IM, Penna GO, Cunha G. Imunopatologia da hanseníase: a complexidade dos mecanismos da resposta imune do hospedeiro ao Mycobacterium leprae. Rev Soc Bras Med Trop 2002; 35(4): 365-75.. Em estágios mais avançados da manifestação clínica, encontramos o comprometimento neural troncular, capaz de trazer repercussões tais como parestesias e plegias musculares7. Trindade MAB, Nemes MIB. Incapacidades físicas em hanseníase no momento do diagnóstico: características epidemiológicas dos casos registrados de 1983 a 1988 no Estado de São Paulo. Hansen Int 1992; 17(1/2): 8-14.. Quando essas complicações são identificadas precocemente, antes da presença de danos neurais mais graves, a instalação de incapacidades pode ser evitada4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hanseníase: descrição da doença. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.. O atraso no diagnóstico é um fator de risco independente para a presença de incapacidades físicas no momento do diagnóstico8. Ferreira J. Validade do grau de incapacidades como indicador de diagnóstico tardio da hanseníase. Hansen Int 1998 (Esp): 79-84

A incapacidade física acomete aproximadamente 23,0% dos pacientes com hanseníase após a alta9. Gonçalves SD, Sampaio RF, Antunes CM. Fatores preditivos de incapacidades em pacientes com hanseníase. Rev Saúde Pública 2009; 43(2): 267-74.. A avaliação e o monitoramento do estado em que se encontram os pacientes são essenciais para a preservação da estrutura e função do nervo periférico, contribuindo para a identificação precoce de complicações neurais e incapacidades6. Goulart IM, Penna GO, Cunha G. Imunopatologia da hanseníase: a complexidade dos mecanismos da resposta imune do hospedeiro ao Mycobacterium leprae. Rev Soc Bras Med Trop 2002; 35(4): 365-75..

A atual meta mundial para a redução da carga da hanseníase é definida pela "Estratégia Global Aprimorada para Redução Adicional da Carga da Hanseníase: 2011 - 2015", e define a redução da taxa de casos novos diagnosticados com grau 2 de incapacidade por 100 mil habitantes em, pelo menos, 35% até o final de 2015. Também contribuirá para o diagnóstico correto e oportuno de casos novos antes que se desenvolvam incapacidades e complicações neurais e colaborará para a redução das repercussões sociais e econômicas na vida dos sujeitos acometidos pela doença1010 . Organização Mundial da Saúde. Estratégia global aprimorada para redução adicional da carga da hanseníase: período do plano: 2011-2015. Brasília: Organização Mundial da Saúde; 2010..

Considerando a importância da avaliação e monitoramento dos pacientes com hanseníase, este trabalho tem como objetivo investigar as complicações neurais e o grau de incapacidades físicas nos olhos, mãos e pés antes e após o tratamento, bem como identificar o perfil sociodemográfico e clínico dos pacientes acometidos pela hanseníase.

MÉTODOS

Estudo epidemiológico do tipo longitudinal constituído por 161 pacientes com hanseníase, atendidos em um programa de eliminação da hanseníase em São Luís (MA). Houve uma perda de seis sujeitos (3,7%), totalizando uma amostra de 155 pacientes. A amostra foi de conveniência a partir da demanda espontânea, diagnosticados no período de março de 2010 a fevereiro de 2011. Foram incluídos os paciente sem tratamento prévio; caso novo, residente em São Luís (MA). Não foram incluídos os pacientes que apresentaram sequelas de outras doenças incapacitantes neurológicas, traumato-ortopédicas, e/ou reumatológicas ou outras associadas.

Os pacientes foram avaliados por enfermeiros e terapeuta ocupacional com experiência em avaliação dermatoneurológica, treinados de modo a haver uma uniformização da técnica para avaliação dos pacientes, utilizando-se o protocolo nacional de avaliação neurológica simplificada e a classificação do grau de incapacidade conforme os parâmetros adotados pelo Ministério da Saúde do Brasil1111 . Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Centro Nacional de Epidemiologia, Coordenação Nacional de Dermatologia Sanitária. Guia de controle da hanseníase. Brasília: Ministério da Saúde; 1994. , 1212 . Rodrigues AL, Almeida-Sobrinho EF, Dias EP, Traple G, Vieth H, Oliveira IR et al. Manual de prevenção de incapacidade. Brasília: Fundação Nacional de Saúde; 1997.. As avaliações foram realizadas antes e após o tratamento poliquimioterápico (PQT) preconizado pela OMS1111 . Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Centro Nacional de Epidemiologia, Coordenação Nacional de Dermatologia Sanitária. Guia de controle da hanseníase. Brasília: Ministério da Saúde; 1994.. Para a coleta dos dados referentes às condições sociodemográficas e clínicas utilizou-se um questionário específico contendo questões diretas a serem respondidas pelos pacientes, após os mesmos assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Maranhão (processo no. 23115-003005/2009-36).

A incapacidade física do paciente foi classificada em:

  • Grau 0 refere-se à ausência de incapacidade física (quando não há comprometimento neural nos olhos, nas mãos e nos pés;

  • Grau 1 refere-se à presença de incapacidade (quando há somente diminuição ou perda de sensibilidade nos olhos, nas mãos e/ou nos pés);

  • Grau 2 refere-se à presença de incapacidade e complicações (nos olhos, como lagoftalmo e/ou ectrópio, triquíase, opacida de corneana, acuidade visual menor que 0,1 ou quando o paciente não conta os dedos do examinador a 6 metros de distância; nas mãos e nos pés, correspondendo às lesões tróficas e/ou traumáticas, garras, reabsorção óssea,"mão ou pé caídos" ou contratura do tornozelo).

Foi realizada uma análise descritiva de todas as variáveis estudadas. A variável quantitativa (idade) foi apresentada no formato de média e desvio padrão por apresentar normalidade, conforme o teste Shapiro-Wilk. Para avaliar as frequências de complicações neurais e incapacidades físicas no início e ao final do tratamento, foi aplicado o teste de Mc-Nemar com nível de significância igual ou inferior a 0,05 e intervalo de confiança de 95%. O pacote estatístico utilizado foi o Stata(r) (versão 10).

A pesquisa não possui conflitos de interesse.

RESULTADOS

A amostra foi constituída por 25,7% de estudantes, com faixa etária entre 16 e 30 anos (29,7%), de cor pele parda (58,6%), em relacionamento conjugal (57,4%), ensino fundamental incompleto (32,9%) e renda familiar igual ou maior a três salários mínimos (52,3%) (Tabela 1).

Tabela 1
Caracterização sociodemográfica e clínica de pacientes com hanseníase no município de São Luís (MA), 2012.

Observou-se que, no inicio do tratamento, 51,6% dos pacientes possuíam complicações nos olhos e, após o tratamento, houve uma diminuição na proporção de pacientes com essas complicações (45,8%). Em relação ao nariz, 7,1% dos pacientes apresentaram complicações ao diagnóstico e, ao final do tratamento, houve um aumento (11,0%) (Tabela 2).

Tabela 2
Comparação entre as complicações nos olhos, nariz, mãos e pés antes e depois do tratamento em pacientes com hanseníase no município de São Luís (MA), 2012.

No inicio do tratamento, 40,6% dos pacientes tinham complicações nas mãos e, depois do tratamento, 32,9% possuíam complicações. Verificou-se, portanto, uma melhora dos pacientes em relação às complicações nas mãos, após o tratamento. No que se refere às complicações nos pés, houve uma melhora nas proporções de complicações, uma vez que 52,3% possuíam complicações no diagnostico e, após do tratamento, 47,1% (Tabela 2).

No início do tratamento, os pacientes apresentaram complicações nos nervos, sendo 18,7% radial, 9,7% mediano, 11,0% ulnar, 16,8% fibular e 14,8% tibial. Verificou-se uma diminuição na proporção de complicações nos nervos ulnar (1,3%) e tibial (3,8%), e aumento nas proporções de pacientes com complicações nos nervos radial (11%), mediano (3,9%) e fibular (0,6%), ao final do tratamento. Houve significância estatística (p = 0,005) apenas para as complicações observadas no nervo radial, quando foram comparadas as proporções de complicações no início (18,7%) e no final (29,7%) do tratamento (Tabela 3).

Tabela 3
Comparação entre as complicações dos nervos (espessamento e/ou dor espontânea ou à palpação) nos membros superiores e inferiores no início e após o tratamento em pacientes com hanseníase no município de São Luís, Maranhão, 2012.

Ao diagnóstico, os pacientes apresentaram grau 1 ou 2 de incapacidade, sendo 11,0% nas mãos, 12,3% nos olhos e 25,8% nos pés. Ao final do tratamento foi verificada uma diminuição na proporção de incapacidades nos olhos (0,7%) e nas mãos (2,0%) e um aumento de 2,6% na proporção de pacientes com incapacidade nos pés (Tabela 4).

Tabela 4
Comparação das incapacidades físicas nos olhos, mãos e pés antes e após o tratamento em pacientes com hanseníase no município de São Luís, Maranhão, 2012.

DISCUSSÃO

O presente estudo mostrou uma maior frequência de portadores de hanseníase do sexo feminino. Esse achado concorda com Figueiredo e Silva1313 . Figueiredo IA, Silva AAM. Aumento na detecção de casos de Hanseníase em São Luis, Maranhão, Brasil, de 1993 a 1998. A endemia está em expansão? Cad. Saúde Pública 2003; 19(2): 439-45., que avaliaram a expansão da hanseníase em São Luís (MA) no período de 1993 a 1998. Um outro estudo, realizado no município de Buriticupu (MA), também relatou uma maior frequência de pacientes com hanseníase no gênero feminino1414 . Leite KKC, Costa JML, Barral A, Caldas AJM, Corrêa RGCF, Aquino DMC. Perfil epidemiológico dos contatos de casos de hanseníase em área hiperendêmica na Amazônia do Maranhão. Cad Saude Coletiva 2009; 17: 235-49.. Entretanto, há pesquisas1515 . Silva AR, Matos WB, Silva CCB, Gonçalves EGR. Hanseníase no município de Buriticupu, Estado do Maranhão: busca ativa de casos na população adulta. Rev Soc Bras Med Trop 2010; 43(6): 691-4. , 1616 . Oliveira FFL, Macedo LC. Perfil epidemiológico dos portadores de hanseníase em um município da região centro-oeste do Paraná. SaBios: Rev. Saúde e Biol 2012; 7(1): 45-51. que encontraram maior percentual de indivíduos do sexo masculino. Tem sido sugerido que a maior preocupação com a estética corporal e políticas especificas para a população feminina justificaria o predomínio do sexo feminino1414 . Leite KKC, Costa JML, Barral A, Caldas AJM, Corrêa RGCF, Aquino DMC. Perfil epidemiológico dos contatos de casos de hanseníase em área hiperendêmica na Amazônia do Maranhão. Cad Saude Coletiva 2009; 17: 235-49..

Foi observada maior frequência de indivíduos na fase economicamente produtiva da vida, dos 16 aos 30 anos. Resultado semelhante foi verificado no estudo de Oliveira et al.1616 . Oliveira FFL, Macedo LC. Perfil epidemiológico dos portadores de hanseníase em um município da região centro-oeste do Paraná. SaBios: Rev. Saúde e Biol 2012; 7(1): 45-51., em um município da região Centro-Oeste do Paraná. O maior acometimento de pessoas na fase economicamente produtiva da vida tem importância social e econômica, pois a hanseníase possui alto potencial incapacitante, o que interfere no trabalho e na vida social do paciente, acarretando perdas econômicas e traumas psicológicos1717 . Aquino DMC, Caldas AJM, Silva AAM, Costa JML. Perfil dos pacientes com hanseníase em área hiperendêmica da Amazônia do Maranhão, Brasil. Rev Soc Bras Med Trop 2003; 36(1): 54-64.. Em relação aos pacientes menores de 15 anos, evidenciou-se uma frequência de 12,2% acometidos pela doença, resultados superiores aos preconizados pelo Ministério da Saúde, sugerindo que a infecção é recente e ativa no município estudado4. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hanseníase: descrição da doença. Brasília: Ministério da Saúde; 2007..

Quanto à situação conjugal, houve predomínio de pessoas com companheiro, semelhante ao relatado por Aquino et al.1717 . Aquino DMC, Caldas AJM, Silva AAM, Costa JML. Perfil dos pacientes com hanseníase em área hiperendêmica da Amazônia do Maranhão, Brasil. Rev Soc Bras Med Trop 2003; 36(1): 54-64., ao estudar pacientes com hanseníase no município de Buriticupu/Amazônia do Maranhão.

Com relação à escolaridade, observou-se um predomínio de sujeitos com ensino médio, mas chama atenção a frequência de pacientes sem escolaridade e com apenas o ensino fundamental. Discordando do presente estudo, dados encontrados no Brasil, em 2009, mostraram que 67,5% dos casos de hanseníase registrados tinham ensino fundamental incompleto e 11,7% dos casos eram analfabetos1818 . Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.125, de 7 de outubro de 2010. Aprova as Diretrizes para Vigilância, Atenção e Controle da Hanseníase. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Disponível em http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/105834-3125.html (Acessado em 20 de outubro de 2012).
http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/...
. Assim como semelhante ao estudo de Morais1919 . Morais SG. Avaliação das ações de controle de hanseníase no município de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, no período de 2001 a 2006 (dissertação de mestrado). Minas Gerais: Universidade Vale do Rio Doce, Governador Valadares; 2010., realizado na cidade de Governador Valadares (MG), quando foi observado que 55,1% dos indivíduos com hanseníase tinham até o ensino fundamental e 11,6% eram analfabetos. Sabe-se que o baixo nível educacional está associado à baixa renda familiar, sendo esse um importante fator de risco à saúde.

Com relação à ocupação profissional, a maior parte das pessoas com hanseníase, neste estudo, era estudante, e 18,7% eram assalariadas e estavam empregadas e trabalhando no momento do diagnóstico, diferentemente dos dados obtidos em estudo de Costa2020 . Costa MD. Avaliação da qualidade de vida de pacientes em surto reacional de hanseníase identificadas em Centro de Referência de Belo Horizonte, MG, no período de 2007 e 2008 (dissertação de mestrado). Minas Gerais: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte; 2009., em que 53,0% estavam aposentados ou em licença médica; entretanto, essa autora avaliou pacientes com hanseníase em episódios reacionais, enquanto, na presente estudo, foram avaliados casos novos.

No tocante à renda familiar, o maior percentual da população estudada tinha renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos, diferentemente dos achados de Aquino et al.1717 . Aquino DMC, Caldas AJM, Silva AAM, Costa JML. Perfil dos pacientes com hanseníase em área hiperendêmica da Amazônia do Maranhão, Brasil. Rev Soc Bras Med Trop 2003; 36(1): 54-64., em que maioria da população estudada tinha renda familiar menor que um salário mínimo. Esse aumento no número de salários mínimos pode ter se dado pelo aumento da renda do brasileiro, resultante da implementação de políticas públicas no Brasil que estão favorecendo um maior poder socioeconômico para a população menos favorecida.

A destinação adequada dos dejetos foi a mais relatada pela população estudada, porém o uso da fossa pelos pacientes teve frequência importante (35,5%) Leite et al.1414 . Leite KKC, Costa JML, Barral A, Caldas AJM, Corrêa RGCF, Aquino DMC. Perfil epidemiológico dos contatos de casos de hanseníase em área hiperendêmica na Amazônia do Maranhão. Cad Saude Coletiva 2009; 17: 235-49., em estudo com contatos feito em Buriticupu (MA), encontraram resultados distintos, em que apenas 4,1% apresentavam destinação adequada dos dejetos e 58,9% direcionavam os resíduos para a fossa.

A forma clínica multibacilar (dimorfa e virchowiana) foi a mais frequente entre os pacientes estudados. O trabalho de Lima et al.2121 . Lima LS, Jadão FRS, Fonseca RNM, Silva Junior GF, Barros Neto RC. Caracterização clínica-epidemiológica dos pacientes diagnosticados com hanseníase no município de Caxias, MA. Rev Bras Clin Med 2009; 7: 74-83. também encontrou maior frequência da forma clínica dimorfa, seguida das formas tuberculoide, indeterminada e virchowiana. Resultados similares foram verificados no estudo de Corrêa et al.2222 . Corrêa RGCF, Aquino DMC, Caldas AJM, Amaral DKCR, França FS, Mesquita ERRBP. Epidemiological, clinical, and operational aspects of leprosy patients assisted at a referral service in the state of Maranhão, Brazil. Rev Soc Bras Med Trop 2012; 45(1): 89-94., também realizado no programa de eliminação da hanseníase no Hospital Universitário Presidente Dutra (MA) entre 2008 e 2009, em que 42,3% dos pacientes avaliados pertenciam à forma clínica virchowiana, o que demonstra que o diagnóstico da hanseníase foi realizado tardiamente, havendo maior probabilidade de transmissão da doença, bem como o desenvolvimento de complicações neurais e incapacidades físicas no paciente.

Quanto à frequência de complicações neurais, observou-se que mais da metade dos indivíduos possuía, antes do tratamento, alguma alteração nos olhos e nos pés. Em estudo realizado por Carvalho e Alvarez2323 . Carvalho GA, Alvarez RRA. Avaliação de incapacidades físicas neuro-músculo-esqueléticas em pacientes com hanseníase. Hansen Int 2000; 25(1): 39-48., houve elevada frequência de incapacidades nos pés, isoladamente, quando comparada com os resultados encontrados nas mãos. A menor evidência de lesões nas mãos pode ser justificada pelo maior autocuidado e percepção mais precoce dos problemas incapacitantes nas mãos, o que não ocorre com os pés.

Não houve significância estatística na comparação das complicações neurais nos olhos, mãos e pés antes e após o tratamento. Foi observada apenas uma diminuição nas proporções dessas complicações. De acordo com Meima et al.2424 . Meima A, Saunderson PR, Gebre S, Desta K, Habbema JD. Dynamics of impairment during and after treatment: the AMFES cohort. Lepr Rev 2001; 72(2): 158-70., as complicações neurais ocorrem principalmente antes do diagnóstico.

A frequência de complicações nasais aumentou ao final do tratamento. O estudo de Julio et al.2525 . Julio MVRF, Nardi SMT, Pedro HSP, Paschoal VD. Evolução das lesões nasais em pacientes com hanseníase. Hansen Int 2010; 35(1): 29-35. expressou que houve uma piora das lesões nasais de 4,2% em 7,0% dos casos, apesar das orientações dadas pelos profissionais de saúde quanto aos cuidados necessários para evitar a evolução das lesões. Uma das explicações para essa ocorrência pode estar no conhecido efeito colateral da clofazimina, um dos medicamentos utilizados na po liquimioterapia, que provoca ressecamento da pele e das mucosas2626 . Brasil. Ministério da Saúde. Guia para controle da hanseníase Brasil. Brasília, DF; 2002..

Foram encontradas, neste estudo, baixas frequências de complicações nos nervos superiores e inferiores no início do tratamento. No estudo de Pimentel et al.2727 . Pimentel MI, Nery JA, Borges E, Gonçalves RR, Sarno EM. Impairments in multibacillary leprosy; a study from Brasil. Lepr Rev 2004; 75(2): 143-52., foi observado que 67,0% dos pacientes apresentavam espessamento e/ou dor nos nervos no início do tratamento. De acordo com Kumar et al.2828 . Kumar A, Girdhar A, Girdhar BK. Nerve thickening in leprosy patients and risk of paralytic deformities: a field based study in Agra, India. Lepr Rev 2004; 75(2): 135-42., dois terços dos casos novos no diagnóstico já têm algum grau de espessamento no nervo. Entre os pacientes novos, 62,0% tinham pelo menos um nervo espessado.

Na comparação da presença de espessamento e/ou dor nos nervos periféricos no início e ao final do tratamento, foi encontrado aumento significante nas complicações apenas no nervo radial. A pesquisa realizada por Orsini2929 . Orsini MBP. Estudo da função dos nervos periféricos de pacientes com hanseníase acompanhados por um período médio de 18 anos após o início da poliquimioterapia (dissertação de mestrado). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2008., que avaliou a frequência de complicações nos nervos inferiores e superiores antes e após a alta dos pacientes, coincide com os achados deste estudo, pois também observou piora nos nervos de membros superiores após o tratamento (p = 0,03). O mesmo autor2929 . Orsini MBP. Estudo da função dos nervos periféricos de pacientes com hanseníase acompanhados por um período médio de 18 anos após o início da poliquimioterapia (dissertação de mestrado). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2008. questiona se essa piora poderia estar relacionada com a melhora técnica do examinador ou pelo tipo de atividade doméstica (lavar roupa, lavar louça), considerada de alto impacto na articulação radioulnar, favorecendo o acometimento do nervo radial. é importante ressaltar que, no diagnóstico tardio, reações e traumas poderão aumentar o comprometimento nos nervos.

As frequências de incapacidades físicas no início do tratamento foram baixas, sendo mais comum a presença de incapacidade física nos pés. O estudo de Schiapati3030 . Schiapati T. Grau de incapacidade atribuído aos casos novos em hanseníase no momento de sua admissão. Hansen Int 2005; 30: 124, que verificou o grau de incapacidade atribuído aos casos novos de hanseníase, mostrou uma grande maioria dos pacientes sem incapacidades no início da doença. Oliveira et al.3131 . Oliveira CR, Alencar MJ, Sena NSA, Lehman LF, Schereuder PA. Impairments and Hansen´s disease control in Rondônia state, Amazon region of Brazil. Lepr Rev 2003; 74(4): 337-48., em seu estudo de coorte, mostraram que cerca de 20,0% dos pacientes apresentavam incapacidades físicas durante ou depois do tratamento. Contrariando esses achados, a pesquisa de Aquino et al.1717 . Aquino DMC, Caldas AJM, Silva AAM, Costa JML. Perfil dos pacientes com hanseníase em área hiperendêmica da Amazônia do Maranhão, Brasil. Rev Soc Bras Med Trop 2003; 36(1): 54-64. apontou resultados preocupantes: elevada frequência de incapacidades grau 1 ou 2. Em ambos os trabalhos, a maior frequência de incapacidades ocorreu principalmente nos pés.

Possivelmente, essa discordância do presente estudo com Aquino et al.17 17 . Aquino DMC, Caldas AJM, Silva AAM, Costa JML. Perfil dos pacientes com hanseníase em área hiperendêmica da Amazônia do Maranhão, Brasil. Rev Soc Bras Med Trop 2003; 36(1): 54-64.deu-se em função de este estudo ter sido realizado na capital do Estado (São Luís, MA), onde o acesso ao serviço e às ações de saúde é melhor. Por outro lado, os dados observados nos municípios do interior do Estado, nos quais o acesso aos serviços de saúde são escassos, observa-se que ocorre o comprometimento do diagnóstico precoce e tratamento adequado, que são as melhores estratégias para prevenir a evolução da doença.

No tocante à comparação da frequência de incapacidades no início e ao final do tratamento, não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes. O estudo de Ribeiro3232 . Ribeiro GC. Fatores relacionados à prevalência de incapacidades físicas em Hanseníase na microrregião de Diamantina, Minas Gerais (dissertação de mestrado). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2012. mostrou uma diminuição de 21,5% na frequência de incapacidades físicas de pacientes após a alta. O trabalho de Julio et al.2525 . Julio MVRF, Nardi SMT, Pedro HSP, Paschoal VD. Evolução das lesões nasais em pacientes com hanseníase. Hansen Int 2010; 35(1): 29-35. também mostrou diminuição da frequência de incapacidades físicas ao longo do tratamento, sendo essa diminuição significante, ao contrário do presente estudo. A maior presença e o aumento da frequência de incapacidades físicas, principalmente nos pés, podem ser explicados pela negligência com orientações relacionadas ao autocuidado.

Este estudo apresentou como limitação o uso do método de investigação do grau de incapacidade, de acordo com Ministério da Saúde, o qual, mesmo sendo um dos instrumentos mais utilizados, a alteração do limiar de sensibilidade relativo ao grau 0 a 1 pode variar muito. Deve ser destacada a relevância deste trabalho, pois se trata de um estudo com acompanhamento de sujeitos com hanseníase durante o tratamento. Foi possível realizar a caracterização sociodemográfica de 155 indivíduos com diagnóstico de hanseníase, bem como a avaliação das suas características clínicas, sendo possível avaliar as complicações e incapacidades físicas que foram mais frequentes, tanto no início como ao final do tratamento.

CONCLUSÃO

Evidencia-se que grande parte dos sujeitos com hanseníase foram diagnosticados tardiamente, posto que alguns já apresentavam alterações neurais e incapacidades grau 1 e 2 no momento do diagnóstico, sendo estas de alto poder incapacitante do indivíduo. Antes do tratamento, mais da metade dos indivíduos apresentaram complicações nos olhos e nos pés, e o nervo mais acometido foi o radial. Não foram observadas mudanças significantes na presença de complicações neurais e incapacidade física na primeira abordagem e após o tratamento. Vale destacar que a população deste estudo foi constituída em sua maioria por estudantes entre 16 e 30 anos e com renda maior ou igual a três salários mínimos. Nesse sentido, deverão ser desenvolvidas políticas públicas que visem ao incentivo dos profissionais e gestores para o aprimoramento do diagnóstico precoce da hanseníase, avaliação dos casos, seguimento e serviços de prevenção de complicações neurais e incapacidade dos pacientes com hanseníase.

Referências bibliográficas

  • 1
    Ministério da Saúde. Distribuição da Hanseníase no Brasil. Brasília: Secretaria de Vigilância em Saúde; 2012.
  • 2
    Maranhão. Secretaria de Estado da Saúde. Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças. Programa de Controle da Hanseníase. Relatório da Secretaria de Estado da Saúde. São Luis; 2011.
  • 3
    Lockwood DNJ, Suneetha S. Leprosy: too complex a disease for a simple elimination. Bull World Health Organ 2005; 83(3): 230-5.
  • 4
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hanseníase: descrição da doença. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.
  • 5
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Área Técnica de Dermatologia Sanitária. Hanseníase: atividades de controle e manual de procedimentos. Brasília, DF; 2007.
  • 6
    Goulart IM, Penna GO, Cunha G. Imunopatologia da hanseníase: a complexidade dos mecanismos da resposta imune do hospedeiro ao Mycobacterium leprae. Rev Soc Bras Med Trop 2002; 35(4): 365-75.
  • 7
    Trindade MAB, Nemes MIB. Incapacidades físicas em hanseníase no momento do diagnóstico: características epidemiológicas dos casos registrados de 1983 a 1988 no Estado de São Paulo. Hansen Int 1992; 17(1/2): 8-14.
  • 8
    Ferreira J. Validade do grau de incapacidades como indicador de diagnóstico tardio da hanseníase. Hansen Int 1998 (Esp): 79-84
  • 9
    Gonçalves SD, Sampaio RF, Antunes CM. Fatores preditivos de incapacidades em pacientes com hanseníase. Rev Saúde Pública 2009; 43(2): 267-74.
  • 10
    Organização Mundial da Saúde. Estratégia global aprimorada para redução adicional da carga da hanseníase: período do plano: 2011-2015. Brasília: Organização Mundial da Saúde; 2010.
  • 11
    Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Centro Nacional de Epidemiologia, Coordenação Nacional de Dermatologia Sanitária. Guia de controle da hanseníase. Brasília: Ministério da Saúde; 1994.
  • 12
    Rodrigues AL, Almeida-Sobrinho EF, Dias EP, Traple G, Vieth H, Oliveira IR et al. Manual de prevenção de incapacidade. Brasília: Fundação Nacional de Saúde; 1997.
  • 13
    Figueiredo IA, Silva AAM. Aumento na detecção de casos de Hanseníase em São Luis, Maranhão, Brasil, de 1993 a 1998. A endemia está em expansão? Cad. Saúde Pública 2003; 19(2): 439-45.
  • 14
    Leite KKC, Costa JML, Barral A, Caldas AJM, Corrêa RGCF, Aquino DMC. Perfil epidemiológico dos contatos de casos de hanseníase em área hiperendêmica na Amazônia do Maranhão. Cad Saude Coletiva 2009; 17: 235-49.
  • 15
    Silva AR, Matos WB, Silva CCB, Gonçalves EGR. Hanseníase no município de Buriticupu, Estado do Maranhão: busca ativa de casos na população adulta. Rev Soc Bras Med Trop 2010; 43(6): 691-4.
  • 16
    Oliveira FFL, Macedo LC. Perfil epidemiológico dos portadores de hanseníase em um município da região centro-oeste do Paraná. SaBios: Rev. Saúde e Biol 2012; 7(1): 45-51.
  • 17
    Aquino DMC, Caldas AJM, Silva AAM, Costa JML. Perfil dos pacientes com hanseníase em área hiperendêmica da Amazônia do Maranhão, Brasil. Rev Soc Bras Med Trop 2003; 36(1): 54-64.
  • 18
    Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.125, de 7 de outubro de 2010. Aprova as Diretrizes para Vigilância, Atenção e Controle da Hanseníase. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Disponível em http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/105834-3125.html (Acessado em 20 de outubro de 2012).
    » http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/105834-3125.html
  • 19
    Morais SG. Avaliação das ações de controle de hanseníase no município de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, no período de 2001 a 2006 (dissertação de mestrado). Minas Gerais: Universidade Vale do Rio Doce, Governador Valadares; 2010.
  • 20
    Costa MD. Avaliação da qualidade de vida de pacientes em surto reacional de hanseníase identificadas em Centro de Referência de Belo Horizonte, MG, no período de 2007 e 2008 (dissertação de mestrado). Minas Gerais: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte; 2009.
  • 21
    Lima LS, Jadão FRS, Fonseca RNM, Silva Junior GF, Barros Neto RC. Caracterização clínica-epidemiológica dos pacientes diagnosticados com hanseníase no município de Caxias, MA. Rev Bras Clin Med 2009; 7: 74-83.
  • 22
    Corrêa RGCF, Aquino DMC, Caldas AJM, Amaral DKCR, França FS, Mesquita ERRBP. Epidemiological, clinical, and operational aspects of leprosy patients assisted at a referral service in the state of Maranhão, Brazil. Rev Soc Bras Med Trop 2012; 45(1): 89-94.
  • 23
    Carvalho GA, Alvarez RRA. Avaliação de incapacidades físicas neuro-músculo-esqueléticas em pacientes com hanseníase. Hansen Int 2000; 25(1): 39-48.
  • 24
    Meima A, Saunderson PR, Gebre S, Desta K, Habbema JD. Dynamics of impairment during and after treatment: the AMFES cohort. Lepr Rev 2001; 72(2): 158-70.
  • 25
    Julio MVRF, Nardi SMT, Pedro HSP, Paschoal VD. Evolução das lesões nasais em pacientes com hanseníase. Hansen Int 2010; 35(1): 29-35.
  • 26
    Brasil. Ministério da Saúde. Guia para controle da hanseníase Brasil. Brasília, DF; 2002.
  • 27
    Pimentel MI, Nery JA, Borges E, Gonçalves RR, Sarno EM. Impairments in multibacillary leprosy; a study from Brasil. Lepr Rev 2004; 75(2): 143-52.
  • 28
    Kumar A, Girdhar A, Girdhar BK. Nerve thickening in leprosy patients and risk of paralytic deformities: a field based study in Agra, India. Lepr Rev 2004; 75(2): 135-42.
  • 29
    Orsini MBP. Estudo da função dos nervos periféricos de pacientes com hanseníase acompanhados por um período médio de 18 anos após o início da poliquimioterapia (dissertação de mestrado). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2008.
  • 30
    Schiapati T. Grau de incapacidade atribuído aos casos novos em hanseníase no momento de sua admissão. Hansen Int 2005; 30: 124
  • 31
    Oliveira CR, Alencar MJ, Sena NSA, Lehman LF, Schereuder PA. Impairments and Hansen´s disease control in Rondônia state, Amazon region of Brazil. Lepr Rev 2003; 74(4): 337-48.
  • 32
    Ribeiro GC. Fatores relacionados à prevalência de incapacidades físicas em Hanseníase na microrregião de Diamantina, Minas Gerais (dissertação de mestrado). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2012.

  • Fonte de financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) através do edital MCT/CNPQ/CT-SAÚDE/MS/SCTIE/DECIT nº 034/2008

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    10 Set 2013
  • Revisado
    30 Mar 2014
  • Aceito
    09 Maio 2014
Associação Brasileira de Pós -Graduação em Saúde Coletiva São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br