APRESENTAÇÃO FOREWORD

 

Apresentação

 

 

Cristina de Albuquerque Possas

Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico
Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PN-DST/Aids)
Secretaria de Vigilância em Saúde
Ministério da Saúde

Correspondência | Correspondence

 

 

O sucesso internacionalmente reconhecido da resposta brasileira à epidemia do HIV/Aids e às doenças sexualmente transmissíveis (DST) tem decorrido, além de sua política de acesso universal à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento e da qualidade das informações disponíveis, sobretudo, de estudos e pesquisas das várias áreas do conhecimento. Os resultados desses estudos e pesquisas, apoiados pelo Programa Nacional de DST/Aids (PN-DST/Aids) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e pelas agências de fomento à pesquisa nos diferentes níveis de governo, vêm subsidiando diversas estratégias governamentais nesse campo.

Uma parcela significativa desses novos conhecimentos freqüentemente resulta em processos e produtos inovadores de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo gerada por profissionais de saúde dedicados à investigação em serviço e não se restringe ao espaço das universidades e institutos de pesquisa.

Dada a sua especificidade, a investigação em DST/Aids em saúde pública orienta-se, por sua dimensão social, para a incorporação dos resultados da pesquisa ao processo decisório governamental. Por esta razão, além do necessário investimento nacional em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a investigação em DST/Aids requer o estímulo à rápida disseminação dos resultados dos projetos apoiados, por meio de adequada divulgação em revistas de impacto.

Com esse entendimento, o PN-DST/Aids solicitou ao Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo a elaboração de um projeto pioneiro, sob coordenação da professora Cássia Buchalla e equipe. Tal projeto possibilitou a adequada capacitação de pesquisadores brasileiros em HIV/Aids e DST na publicação dos resultados de suas pesquisas em periódicos de impacto internacional, tendo sido elaborado e realizado em colaboração com o Prof. Norman Hearst, da University of California San Francisco.

Com esse objetivo, o PN-DST/Aids abriu um processo seletivo nacional para que pesquisadores pudessem submeter suas propostas de publicação, cujas pesquisas estivessem em fase de conclusão e com bancos de dados já disponíveis. Estas propostas, avaliadas e selecionadas por um comitê de seleção, após a muito bem sucedida estratégia de capacitação implementada pela USP, resultaram em importantes publicações internacionais. Citam-se entre outras, o suplemento especial do periódico AIDS sobre a pesquisa em Aids no Brasil, que pela primeira vez dedicou um suplemento à pesquisa em um único país, em outubro de 2005.

O PN-DST/Aids apoiou também outra iniciativa semelhante: um curso organizado pelo Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (Nepaids), voltado à formação de recursos humanos para a pesquisa, que contou também com financiamento da World AIDS Foundation e da Fogarty Foundation e a colaboração do Programa Municipal de DST/Aids da cidade de São Paulo.

Este suplemento, que consolida parte desses resultados, destaca a importância de ambas as iniciativas e constitui um marco na parceria recente entre o PN-DST/Aids, a Universidade de São Paulo e o Nepaids. Essa parceria é bastante promissora e renderá importantes frutos na qualificação de pesquisadores brasileiros nas diferentes áreas do conhecimento. O suplemento certamente contribuirá para maior visibilidade nacional e internacional do significativo esforço brasileiro em pesquisa e desenvolvimento tecnológico nesse campo.

 

 

Correspondência | Correspondence:
Cristina de A. Possas
Secretaria de Vigilância em Saúde
Programa Nacional de DST/Aids
Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico
SEPN 511 - Bloco C - Asa Norte
70750-543 Brasília, DF, Brasil
E-mail: cpossas@aids.gov.br

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@org.usp.br